Encontrar o melhor ar-condicionado split é uma tarefa difícil com tantas boas opções no mercado. Por ter o motor localizado na área externa do cômodo, ele é considerado um dos mais silenciosos da categoria. Além disso, os modelos de ar-condicionado split costumam vir com tecnologias e funções que ajudam a torná-los mais econômicos que os modelos de janela.

Para te ajudar a encontrar o modelo certo, nós reunimos as melhores opções de ar-condicionado split para quem deseja se refrescar no verão. Com aparelhos de 9.000, 12.000 e 18.000 BTUs, nossa lista inclui também opções Inverter, bem como modelos com ciclo quente e frio, para quem busca versatilidade. Confira, a seguir, nossa seleção dos melhores aparelhos de ar-condicionado split do momento!

Precisando economizar na conta de luz? Veja nossa lista com os modelos de ar-condicionado que gastam menos energia para dar aquela folga no orçamento!

Descubra o que é ar-condicionado split e quais são os melhores modelos do momento (Foto: Shutterstock)

O que é um ar-condicionado split?

Dividido, conforme é a tradução da palavra “split” em inglês, esse ar-condicionado tem as partes evaporadora e condensadora separadas. A primeira, que é o corpo do aparelho, é instalada dentro do ambiente escolhido, enquanto a segunda precisa ficar na área externa da casa, ou do apartamento.

Existem diversos modelos de aparelhos de  ar-condicionado split como os convencionais, Inverter, Hi-Wall, cassete e de janela. Vale mencionar, porém, que é preciso fazer uma perfuração na parede para a instalação desse tipo de eletrodoméstico. Além de demandar mão-de-obra de técnicos especializados, é preciso levar em conta a estrutura do cômodo.

A conta de luz te preocupa no verão? Confira nossa lista de funções do ar-condicionado que podem te ajudar a economizar energia elétrica e sugestões de modelos econômicos!

Como escolhemos os melhores aparelhos de ar-condicionado split do momento?

Para chegarmos ao nosso ranking, alguns critérios importantes foram adotados. Levamos em conta modelos de ar-condicionado recentes e com boas tecnologias, além de avaliarmos as fichas técnicas, os comentários dos usuários e, é claro, o custo-benefício oferecido.

E, para quem achar os produtos muito caros ou tem um orçamento mais apertado, fique atento ao nosso Histórico de Preços. Também é possível criar de um Alerta de Preço para ser avisado quando houver queda de valores.

Ar-condicionado Samsung Wind Free

O primeiro da nossa lista é um ar-condicionado da Samsung, que foi lançado no segundo semestre de 2020. O WindFree foi nomeado em referência à tecnologia exclusiva da marca, que permite que o ar frio seja dispersado levemente pelo ambiente e não tenha sensação de vento direcionado. Vale dizer, também, que ele é um ar-condicionado quente/frio, ou seja, além de resfriar o ambiente ele também é capaz de esquentar nos dias mais frios do ano.

Este ar-condicionado split Inverter é capaz de economizar até 77% de energia e de garantir um resfriamento 43% mais rápido, na comparação com modelos tradicionais - de acordo com a fabricante -, graças a essa tecnologia. É importante dizer que este aparelho pode ser uma boa opção de ar-condicionado split 9.000 BTUs para quem precisa resfriar pequenos cômodos, entretanto também é encontrado com 12.000, 18.000, 22.000 e até 28.000 BTUs. Contudo, vale a pena ressaltar que está disponível apenas na voltagem de 220v.

Por fim, esse ar-condicionado split Samsung conta com inteligência artificial, que permite a conexão com outros dispositivos inteligentes da casa - através do aplicativo SmartThings da marca, e tem suporte para comando de voz em português que pode ser feito tanto pela Bixby, própria da Samsung, quanto pela Alexa, da Amazon.

Será que o ar-condicionado Samsung Wind Free é realmente bom? Confira nossa análise sobre o aparelho e saiba mais sobre a tecnologia da marca sul-coreana!

Ficha técnica do ar-condicionado Samsung Wind Free:

  • Tipo de ciclo: quente/frio
  • Potência: 9.000, 12.000, 18.000, 22.000 e 28.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética: sim
  • Compatível com assistentes pessoais: sim
  • Comando de voz: sim
  • Inverter: sim

Não sabe o que é a tecnologia Inverter? Conheça mais sobre os melhores modelos de ar-condicionado Inverter do mercado para comprar em 2021!

Ar-condicionado LG Dual Inverter Voice

Na sequência, temos um ar-condicionado split da LG: o Dual Inverter Voice com potências de 9.000 a 36.000 BTUs. Esse aparelho se destaca por oferecer comando de voz e compatibilidade com as assistentes da Google e da Amazon, a Alexa.

Aliás, por meio do aplicativo LG ThinQ, é possível conectar este ar-condicionado split Inverter a outros dispositivos inteligentes da casa. E mais: mesmo fora de casa, seja através do app ou das assistentes virtuais, é possível comandar o ar-condicionado LG à distância. Imagina: você está saindo do trabalho em um dia muito quente de verão e já consegue ligar o aparelho e gelar o ambiente antes mesmo de chegar em casa.

Por fim, a tecnologia Dual Inverter promete um menor consumo energético – até 70% menos que modelos tradicionais, segundo a fabricante - e um resfriamento até 40% mais rápido. Isso também faz com que ele seja um ar-condicionado silencioso. Este ar-condicionado split, como o último apresentado, também só está disponível na voltagem de 220v.

O que é Dual Inverter? Entenda como funciona o ar-condicionado da LG na nossa análise completa desse aparelho!

Ficha técnica do ar-condicionado LG Dual Inverter Voice:

  • Tipo de ciclo: Frio
  • Potência: 9.000, 12.000, 18.000 e 36.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética: sim
  • Compatível com assistentes pessoais: sim
  • Comando de voz: sim
  • Inverter: sim

Na dúvida entre o Samsung Wind Free e o LG Dual Inverter? Confira nosso comparativo completo e veja qual é o melhor!

Ar-condicionado Gree Eco Garden

Prosseguindo com a nossa lista, temos aqui um ar-condicionado split que, embora não disponha de tecnologias avançadas, como a inteligência artificial, chega com boas funcionalidades para o dia a dia. O Gree Eco Garden é uma opção de ar-condicionado split 18.000 BTUs, mas que também apresenta opções de potência de 9.000, 24.000 e 33.000 BTUs, porém com voltagem apenas de 220v.

Este ar-condicionado split é um modelo discreto e tem um display digital invisível, que não afeta a luminosidade do cômodo. Dispondo de ciclo quente e frio, esse aparelho Gree ainda é um ar-condicionado Inverter e tem Selo Procel A, que garante uma boa eficiência energética e não sobrecarrega a conta de luz.

Ficha técnica do ar-condicionado Gree Eco Garden:

  • Tipo de ciclo: quente/frio
  • Potência: 12.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética: sim
  • Compatível com assistentes pessoais: não
  • Comando de voz: não
  • Inverter: sim

Ar-condicionado Electrolux Ecoturbo

Um dos aparelhos de ar-condicionado split mais buscados, o Electrolux Ecoturbo tem potências de 9.000, 12.000, 18.000, 22.000 BTUs e é recomendado para diversos tamanhos de ambientes. Esse modelo da Electrolux também não vem com inteligência artificial, mas oferece recursos vantajosos. Para começar, o ar-condicionado split Ecoturbo dispõe de sistema Ultra Filter, feito de carvão ativado, que retém até 99% das bactérias - de acordo com a fabricante.

Enquanto isso, permitindo uma climatização mais bem distribuída, a Função Eco se baseia na temperatura corporal para estabelecer a ideal do ambiente, ajustando a temperatura autocamticamente para economizar energia durante a noite. Entre as funções disponíveis nesse ar-condicionado split Electrolux, há o Desumidificador, Auto, Sleep e Timer. Já o modo Turbo ajuda a resfriar o cômodo bem rapidamente.

Ficha técnica do ar-condicionado Electrolux Ecoturbo:

  • Tipo de ciclo: frio
  • Potência: 9.000, 12.000, 18.000, 22.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética: sim
  • Compatível com assistentes pessoais: não
  • Comando de voz: não
  • Inverter: não

Não precisa refrigerar grandes espaços? Veja nossa lista das melhores opções de ar-condicionado 9.000 BTUs!

Ar-condicionado Elgin Eco Power

Se você é daqueles que gosta de chegar em casa e ter o ambiente fresco o mais rápido possível, saiba que o último ar-condicionado split da nossa lista é um modelo com Wi-Fi. Assim, é possível controlar tudo através do smartphone, por exemplo, e deixar o local geladinho antes mesmo de chegar em casa.

Esse aparelho vem com controle remoto em português e tem painel digital discreto, e com ele é possível programar sua temperatura preferida durante o sono. Além disso, este ar-condicionado split também conta com Ion Air, que emite íons que combatem bactérias e fungos do ambiente.

Apesar de seu compressor não ser Inverter, esse aparelho vem com o Selo Procel A em eficiência energética, que atesta uma boa economia de energia. Vale dizer também que esse aparelho é uma opção de ar-condicionado 12.000 BTUs, mas é possível encontrá-lo com potências de 9.000 a 30.000 BTUs. Este ar-condicionado split Elgin vem com serpentina de cobre, que oferece maior resistência a oxidação e também apresenta melhor resposta térmica.

Ficha técnica do ar-condicionado Elgin Eco Power:

  • Tipo de ciclo: frio
  • Potência: 9.000, 12.000, 18.000, 24.000, 30.000 BTUs
  • Voltagem: 220V
  • Selo Procel A em eficiência energética: sim
  • Compatível com assistentes pessoais: não
  • Comando de voz: não
  • Inverter: não