Ar-condicionado portátil é bom?
Descubra se o ar-condicionado portátil é bom e se vale a pena investir em um modelo

Um dos motivos mais comuns para pensar em comprar um ar-condicionado portátil é quando o prédio não permite a instalação por conta da fachada ou por regras do condomínio. Apartamentos antigos ou casas pré-projetadas também podem sofrer essa limitação.
Se, por conta desses ou outros impedimentos, você está em busca de uma opção mais prática, os aparelhos de ar-condicionado portátil com controle remoto com certeza podem ser uma ótima alternativa.
Além disso, para quem busca entender se o ar-condicionado portátil vale a pena, esse tipo de modelo se mostra uma saída versátil, principalmente quando o espaço é limitado.
Para te ajudar a descobrir se o ar-condicionado portátil é bom, preparamos esse artigo com os prós e contras do aparelho. Confere aqui!
- Aproveite e confira as melhores marcas de ar-condicionado portátil!
Ar-condicionado portátil é bom?
No fim das contas, para descobrir se o ar-condicionado portátil vale a pena, você precisa analisar as características dele para saber se elas são ou não compatíveis com as suas necessidades.
A praticidade, por exemplo, é o maior ponto positivo do aparelho, que só pede um espaço em casa e perto da janela para o funcionamento.
Além disso, a mobilidade também é bastante atraente e algumas versões contam até com rodinhas para facilitar o deslocamento.
Em relação à eficiência, é possível encontrar modelos de ar-condicionado de chão de 9.000 e até mais potentes, como aparelhos de ar-condicionado portátil 12000 BTUs e até 14000 BTUs.
Em comparação com modelos de janela ou split, ele tem menor capacidade de refrigeração e deve ser usado em ambientes pequenos e médios.
Falando sobre ruído, um ar-condicionado portátil silencioso é uma opção buscada por quem valoriza conforto sonoro, embora nem todos os modelos apresentem essa vantagem.
Esse tipo de aparelho também pode contar com recursos extras, como o ar-condicionado portátil com função dormir, que ajusta a temperatura para maior comodidade durante a noite.

Porém, existem pontos negativos no ar-condicionado portátil: apesar de ser prático, seus tubos são curtos. Ou seja, ele vai precisar ficar perto de uma janela. Vale lembrar, também, que a mangueira fica exposta e é circular.
Então, se a sua janela for de abertura vertical, vedar a régua vai ser complicado. O peso também costuma enganar: alguns modelos chegam até 30kg atrapalhando, assim, o transporte.
- Você sabe qual a temperatura ideal do ar-condicionado? Saiba tudo em nosso artigo.
Como instalar um ar condicionado portátil?

A instalação ar-condicionado portátil costuma ser o maior ponto positivo do aparelho, já que ele não demanda a quebra de parede. As peças que são essenciais para o processo de instalação costumam vir junto da embalagem quando você compra.
São elas: a régua (superfície acoplada no vão da janela para saída da mangueira), o conector e a mangueira/tubo de exaustão. O passo a passo é simples:
- Separe um vão na abertura da sua janela;
- Encaixe a régua com cuidado para que a vedação seja total;
- Com o tubo encaixado no aparelho, rosqueie o conector na outra ponta;
- Encaixe-o no espaço vazado existente na régua e pronto!
Se você perdeu a régua com o tempo ou o seu ar-condicionado portátil para apartamento veio sem, há, também, a possibilidade de fazê-la em casa. Uma lâmina de PVC recortada cumpre bem a função.
Faça a medição com cuidado: corte-a no tamanho do vão da janela e, depois, recorte o tamanho da saída do conector. Simples assim!
- Descubra quanto gasta um ar-condicionado ligado 8h por dia e não tome um susto com a conta de luz.
Afinal, o ar condicionado portátil vale a pena?
Em relação ao preço, o ar-condicionado portátil varia bastante: existem modelos na faixa de R$1.899,00 enquanto outros passam dos R$5.000,00.
É possível encontrar modelos split com mais BTUs por um preço similar, mas vale lembrar que a instalação deles deve ser feita por um profissional e tende a ser cara.
No que se trata da capacidade, se o ambiente de instalação for pequeno e a janela tiver abertura que possibilite o encaixe, o ar-condicionado portátil eficiente é interessante.
Ele cumpre bem a função em locais adequados ao seu porte, como salas compactas e dormitórios.
Mas, lembre-se: se houver mudança de local, ele precisará ser instalado novamente e, nesse caso, o tamanho do cômodo deve ser compatível com a quantidade de BTUs do aparelho.
A durabilidade dos diferentes modelos de ar-condicionado de chão costuma ser boa, mas como sua exposição é grande, ele pode apresentar alguns defeitos com o tempo. O mais comum é o vazamento de água por conta do condensador.
Os aparelhos possuem um reservatório interno para armazenar a água gerada no uso e ele precisa ser esvaziado periodicamente para evitar esse tipo de problema.
Finalmente, se quebrar um buraco na parede ou ter um aparelho na fachada do seu prédio for realmente inviável, o ar-condicionado portátil vale a pena. Ele cumpre a função, consegue refrigerar os espaços e, de fato, é uma solução bem mais rápida que as convencionais.
Prós:
- Rápida instalação;
- Melhor mobilidade;
- Sem partes do aparelho para fora.
Contras:
- Ainda depende das janelas;
- O barulho costuma ser alto;
- Menor capacidade de refrigeração que um aparelho convencional;
- Tubulação exposta e curta;
- Reservatório pequeno para o armazenamento de água.
Confira 5 modelos de ar-condicionado portátil para comprar
Agora que você já sabe se o ar-condicionado portátil é bom para a sua necessidade, e quais são suas vantagens e pontos de atenção, chegou a hora de conferir boas opções de compra.
Ar-condicionado Portátil Philco 12.000 BTUs PAC12000QF5
O ar-condicionado portátil Philco PAC12000QF5 é uma excelente opção para quem busca um aparelho que atenda diferentes estações do ano.
Com 12.000 BTUs de potência, ele é capaz de resfriar, ventilar, desumidificar e purificar o ar, e possui o ciclo frio e quente.
No quesito funções, ele vem com o Dormir/Sleep, que proporciona conforto térmico durante o sono, Timer, que permite programar o tempo de uso do aparelho, Reinício Automático, para casos de picos de luz.
Já o sistema de filtragem desse ar-condicionado portátil 12000 BTUs atua contra fungos, bactérias e vírus.
Ficha técnica do ar-condicionado portátil Philco PAC12000QF5:
- Tipo de ciclo: quente e frio
- Potência: 12.000 BTUs
- Voltagem: 127 ou 220V
- Inverter: não
- Selo Procel A em eficiência energética: não informado pelo fabricante
- Compatível com assistentes pessoais: não
- Comando de voz: não
Conheça os melhores aparelhos com ciclo quente e frio disponíveis para compra em 2025.
Ar-condicionado Portátil Gree 10.000 BTUs Aovia GPC10AP-A6NNA1A
Outra excelente indicação quando você se perguntar se o ar-condicionado portátil é bom é o modelo Gree Avoia.
Com 10.000 BTUs de potência, ele é ideal para ambientes de até 12m² e está disponível em 127V. Apesar de não ser Inverter, ele tem selo A de eficiência energética, o que o classifica como um aparelho econômico.
Quanto às funções, ele vem com as opções Dormir, Timer e Reinício Automático. E, ainda, tem função desumificador, que proporciona um ar mais puro ao ambiente.
Ficha técnica do ar-condicionado portátil Gree Aovia GPC10AP-A6NNA1A:
- Tipo de ciclo: frio
- Potência: 10.000 BTUs
- Voltagem: 127V
- Inverter: não
- Selo Procel A em eficiência energética: sim
- Compatível com assistentes pessoais: não
- Comando de voz: não
Afinal, qual é a melhor marca de ar-condicionado? Descubra em nosso artigo!
Ar-condicionado Portátil Springer Midea MPH-12CRV
Agora que você sabe que o ar-condicionado portátil é bom, que tal investir em uma opção que ofereça ainda mais praticidade?
O grande diferencial do Springer Midea MPH-12CRV é o controle remoto, que permite regular as funções e temperaturas com facilidade.
Com 12.000 BTUs de potência e ciclo frio, ele vem com rodas para transporte, emite baixo nível de ruído e possui as funções Sleep/Dormir e Timer, que permitem maior conforto térmico e controle do tempo de uso do aparelho.
Além disso, esse ar-condicionado portátil com controle remoto vem com a opção Desliga as Luzes do Visor, ideal para quem gosta de dormir num ambiente sem nenhuma luz.
O filtro desse ar-condicionado portátil 12000 BTUs é lavável, o que facilita a limpeza.
Ficha técnica do ar-condicionado portátil Midea MPH-12CRV:
- Tipo de ciclo: frio
- Potência: 12.000 BTUs
- Voltagem: 127V ou 220V
- Inverter: não
- Selo Procel A em eficiência energética: não informado pelo fabricante
- Compatível com assistentes pessoais: não
- Comando de voz: não
Será que o ar-condicionado 12.000 BTUS refrigera qual espaço? Descubra em nosso artigo!
Ar-condicionado Portátil LG 14.000 BTUs LP1419IVSM:
Que tal uma opção de ar-condicionado econômica? O modelo LG LP1419IVSM é uma opção portátil e Inverter.
Isso significa que o seu motor é capaz de ajustar a temperatura automaticamente, de acordo com a necessidade do ambiente, evitando ligar e desligar continuamente. Tal característica proporciona menor consumo de energia e menor nível de ruído.
Com 14.000 BTUs de potência, ele funciona no ciclo frio e tem como diferencial a compatibilidade com assistente pessoal. Ou seja, é possível controlar o seu ar-condicionado portátil através de comando de voz de uma Google Assistente ou Alexa, por exemplo.
Vale lembrar, entretanto, que o seu preço pode ser um pouco elevado para os demais modelos da categoria.
Ficha técnica do ar-condicionado portátil LG LP1419IVSM:
- Tipo de ciclo: frio
- Potência: 14.000 BTUs
- Voltagem: 127V
- Inverter: sim
- Selo Procel A em eficiência energética: sim
- Compatível com assistentes pessoais: sim
- Comando de voz: sim
Aproveite e confira as melhores opções de ar-condicionado Inverter do mercado.
Ar-condicionado Portátil Hisense 10.000 BTUs AP-12CWBRNPS01
A nossa última indicação é o modelo de ar-condicionado portátil Hisense AP-12CWBRNPS01. Com 10.000 BTUs de potência, ele funciona apenas no ciclo frio. Para os alérgicos de plantão, a função desumificador pode ser uma boa opção.
Dentre as funcionalidades, podemos destacar a Sleep/Dormir, que proporciona um ambiente mais confortável na hora do descanso, e o Timer, que permite programar o tempo de uso.
Já o Reinício Automático possibilita que o aparelho ligue novamente após uma queda de luz, enquanto a função Swing distribui o ar de maneira uniforme pelo ambiente. Por fim, é importante lembrar que esse ar-condicionado portátil tem conexão Wi-Fi.
Ficha técnica do ar-condicionado portátil Hisense AP-12CWBRNPS01:
- Tipo de ciclo: frio
- Potência: 10.000 BTUs
- Voltagem: 127V
- Inverter: não
- Selo Procel A em eficiência energética: não informado pelo fabricante
- Compatível com assistentes pessoais: não
- Comando de voz: não
Aprenda como ligar o ar-condicionado pelo celular e torne sua vida mais prática.

