Logo Buscapé
Logo Buscapé
Carregando ofertas com cashback...

Buscando opções de como aquecer a casa no inverno? Nós podemos te ajudar! Atualmente, existem diversas formas de deixar o ambiente quentinho nos dias mais frios. Opções para todos os bolsos, espaços e gostos são facilmente encontrados. Seja ar-condicionado quente e frio, aquecedor elétrico, a óleo ou halogênio, e, ainda, sistema de calefação ou lareira. E, para te ajudar, explicamos um pouco sobre cada uma e destacamos os prós e contras de cada um. Confira a seguir e veja qual é a melhor alternativa de como aquecer a casa no inverno. Vamos lá?

Qual a melhor forma de aquecer minha casa no inverno?

Antes de tudo, é importante lembrar que existem diversas formas de aquecer a casa nos períodos de outono e inverno. Ar-condicionado quente e frio, aquecedor elétrico, calefação, aquecedor a óleo, lareira e aquecedor halógeno são opções. A melhor alternativa vai variar conforme o ambiente a ser aquecido. Uma lareira pode ser vantajosa para casas na serra, por exemplo, mas não para apartamentos ou ambientes corporativos.

A lareira é uma forma eficiente de como aquecer a casa durante o inverno (Imagem: Shutterstock)
Publicidade

Ar-condicionado quente e frio: uma opção para o ano todo

A primeira opção da nossa lista é o ar-condicionado quente e frio. A grande vantagem dele é que atende às necessidades em todas as estações do ano. Ao invés de comprar dois aparelhos diferentes, você compra apenas um com as duas funções. Entretanto, é importante lembrar que essa opção pode demandar um gasto a mais, pois os modelos são mais caros.

Ar-Condicionado Split Hi Wall LG Dual Inverter Voice 12000 BTUs Quente/Frio Inverter S4-W12JA31A

Ideal para ambientes de até 20m², esse ar-condicionado quente e frio split tem 12.000 BTUs. Por ser um modelo Inverter, ele é mais econômico e silencioso, e garante mais eficiência e economia na conta de luz. Moderno, ele funciona através de controle de voz, seja pelo Google Assistente ou Alexa. Ele tem, ainda, a função Autocleaning, que impede a formação de bactérias e mofo no interior do aparelho. Já o sistema Jet Dry ajuda a reduzir a umidade do ambiente.

Aquecedor a óleo: alto desempenho e fácil utilização

Diferente do que muitos pensam, o aquecedor a óleo também é elétrico, mas a sua resistência interna necessita de óleo. A principal vantagem dessa opção é o fato dele ser silencioso. E, ainda, ele não resseca o ar e proporciona um aquecimento por mais tempo. Entretanto, a desvantagem é que o tempo de aquecimento é mais lento, o que acaba aumentando o gasto de energia. Além disso, ele demanda um espaço no chão do ambiente para ser posicionado.

Se interessou pelo modelo? Veja 5 opções de aquecedor a óleo que valem a pena investir.

Aquecedor Elétrico a Óleo Philco PAQ1520P

Silencioso, esse aquecedor a óleo ocupa pouco espaço e aquece sem ressecar o ar. Ele funciona em três níveis de potência, que pode ser ajustado conforme preferência. Além disso, vem com sete aletas para direcionar o ar. No quesito segurança, ele acompanha chave de proteção, que faz com que ele desligue automaticamente caso ocorra uma queda. O cabo de alimentação tem 1,60 m de comprimento e o aparelho vem com rodinhas para movimentação e luz indicadora de funcionamento.

Aprenda como colocar o ar-condicionado no quente e otimize o funcionamento do seu aparelho.

O aquecedor elétrico é, sem dúvidas, o mais conhecido e preferido pelos usuários. A principal vantagem é que ele esquenta mais rápido do que o modelo a óleo, fazendo com que o ambiente fique na temperatura ideal em menos tempo. Além disso, costuma ser mais leve do que os demais tipos de aquecedores. Porém, vale lembrar que o aparelho concentra o calor nas proximidades, o que não é indicado para ambientes grandes.

Halógeno

O aquecedor halogênico funciona através de resistências que, conectadas à energia, aquecem o cômodo de forma rápida. Entretanto, ele consome muita energia e resseca o ar ambiente. O ideal é colocar o ambiente para aquecer antes de ir descansar no local. É importante lembrar que, em hipótese alguma, deve-se cobrir esse aquecedor com tecido, pois ele esquenta em si e pode queimar tecidos e até mesmo crianças e animais de estimação.

Aquecedor Elétrico Halogênio Mondial A-09

O aquecedor halogênio da Mondial é um aparelho 3 em 1, que aquece, circula e desumidifica. Ele vem com dois níveis de aquecimento e função ventilação, que permite controlar a temperatura desejada. Além disso, é portátil e fácil de ser carregado para outros ambientes. Em caso de queda, ele desliga automaticamente. Esse aquecedor halogênio tem 1.500W na versão 127V e 2.000W na versão 220V.

Quer ver mais modelos da marca? Confira os melhores aquecedores da Mondial para comprar.

Cerâmico

O modelo de aquecedor cerâmico também funciona através de resistência elétrica. A grande diferença é que ele esquenta uma placa de cerâmica que, por sua vez, esquenta o ambiente de maneira uniforme. Alguns modelos desligam automaticamente caso o ar fique abafado, ou através de temperatura pré-programada.

Aquecedor Elétrico Cerâmica Britânia AB1600P

Com 1.500W de potência, o aquecedor de cerâmica da Britânia é um modelo 2 em 1, e funciona em duas opções: aquecedor e ventilador. Além disso, pode ser usado em dois níveis diferentes de potência. O aparelho vem, ainda, com a função Oscilar, que movimenta o aquecedor na horizontal. O aquecedor Britânia vem com ajuste de termostato para controle de temperatura e chave de proteção que desliga automaticamente o aparelho caso haja tombamento. Disponível em 127V e 220V, ele vem com alça para facilitar o transporte.

O aquecedor de ambiente é uma excelente e prática opção para quem deseja esquentar o ambiente (Imagem: Shutterstock)

Outras formas de aquecer seu ambiente

Além das formas que já falamos acima, existem outras formas de como aquecer a casa nos períodos frios.

Ainda não sabe como escolher aquecedor de ambiente? Confira o nosso artigo e veja o que levar em conta na hora de fazer a compra.

Calefação

O sistema de calefação é, de forma resumida, um conjunto de equipamentos e dispositivos que formam um sistema de aquecimento. Ele pode ser implantado em ambientes residenciais ou comerciais. É uma opção muito usada em países com temperaturas mais rigorosas. Vale lembrar que a calefação funciona com diferentes tipos de fonte de energia, como combustíveis (gás propano, gasolina ou gás natural), ou energia elétrica instalada com cabos calefatores para pisos, por exemplo. A grande desvantagem é que demanda uma obra para instalação. Portanto, o ideal é que seja implantado durante a construção da obra.

Lareira

Opção mais antiga de como aquecer a casa, a lareira pode ser encontrada em diferentes tipos: a lenha, a gás, elétrica ou ecológica. Tudo vai depender da sua necessidade, espaço e objetivo. A lareira a lenha, por exemplo, proporciona um ar romântico ao ambiente, mas libera fumaça e fuligem, portanto, demanda uma chaminé. Já o modelo a gás não emite fumaça, aquece de forma uniforme o ambiente, mas é uma opção cara, que demanda energia e gás encanados e destinados a ela. A lareira elétrica é mais segura, fácil de ser instalada e tem baixo custo, mas tem maior consumo de energia e emite pouco calor. Por fim, a lareira ecológica funciona com um queimador a álcool e é barata, mas necessita de reabastecimento a cada uso.

Ainda não sabe qual modelo comprar? Conheça 7 opções de melhor aquecedor de ambiente que vale a pena investir.

Agora que você já conheceu as melhores opções para aquecer a sua casa no inverno, o que acha de receber de volta parte do dinheiro gasto na sua futura compra na plataforma do Buscapé? Quando você usa o Cashback Buscapé é possível! Não deixe de aproveitar, é super seguro e fácil!

Carregando comparador...
Leia mais sobreCasa+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade