Como escolher ar-condicionado com a capacidade certa?
Escolher a potência de ar-condicionado certo para o seu ambiente garante uma refrigeração eficiente
Publicado 02/08/2019 e atualizado 26/01/2022 às 19:10 min. de leitura
Se você quer refrescar o seu ambiente, uma característica que é preciso ficar de olho é a potência de ar-condicionado. Normalmente, ela vem explicada na própria caixa do aparelho em número acompanhado da sigla BTU. Se você não sabe o que é BTUs no ar-condicionado, a gente explica: BTU é a sigla para British Thermal Unit, ou seja, Unidade Térmica Britânica. É ela que determina qual será a potência de refrigeração do seu ar-condicionado.
Para entender melhor como é calculada a capacidade do ar-condicionado ideal, é preciso saber que 1 BTU é a quantidade de frio necessária para reduzir a temperatura de meio litro de água em 0,56°C. Para dimensionar a medida para espaços físicos, em m², é feito um cálculo levando em consideração a densidade e o peso da água. Na prática, isso vai afetar o tamanho do espaço onde seu condicionador de ar será instalado. Quanto mais BTUs ele tiver, maior pode ser o ambiente que o aparelho resfriará.
Para saber como escolher ar-condicionado, você deve lembrar que a quantidade de BTUs do ar-condicionado varia de acordo com o sol no ambiente e o uso de aparelhos eletrônicos. Confira nossas indicações na tabela a seguir.
Quer comprar um ar-condicionado, mas está com medo da conta de luz no fim do mês? Confira nossas dicas de como economizar na conta de luz!
Tabela de potência de ar-condicionado
Como você já sabe, a potência do ar-condicionado faz total diferença no resultado final. Para cômodos menores, indicamos uma capacidade de ar-condicionado por volta dos 7.500 BTUs, como o Springer Midea QCI078BB 7.500 TUs, que é um ar-condicionado ideal para apartamentos pequenos.
Mas se você está perguntando "ar-condicionado de 9000 BTUs refrigera quantos metros quadrados?", saiba que ele é indicado para ambientes de 10 a 12 metros quadrados. Mas é claro que o BTU do aparelho vai depender de outros fatores, como você acompanhou na tabela de potência de ar-condicionado acima.
Para entender como escolher ar-condicionado, lembre-se de observar a área do cômodo, se ele recebe sol da manhã, à tarde ou o dia todo. Lembre-se, também, de que até a quantidade de pessoas e de aparelhos eletrônicos no ambiente podem interferir na vazão do ar-condicionado.
Quer prolongar a vida útil do seu ar-condicionado? Confira a nossa matéria com 5 hábitos que você não deve ter com o seu aparelho, além de dicas de limpeza.
Com a quantidade certa de BTU, o ar-condicionado consome menos energia
Saber o que é BTUs no ar-condicionado e como calcular a quantidade indicada para o ambiente é importante para ter certeza de que ele será capaz de refrigerar o local. Mas também não é indicado escolher um modelo com potência acima do necessário.
Isso porque se a potência de ar condicionado for muito alta, ela pode aumentar o consumo de energia elétrica. E você provavelmente não quer fazer isso, certo? A tabela de potência de ar-condicionado acima te ajuda a encontrar o aparelho com capacidade ideal. Além disso, confira outras dicas para consumir menos energia ao usar o ar-condicionado:
- Opte por um modelo com motor Inverter ou Dual Inverter, que consome até 70% menos energia que os aparelhos convencionais;
- Busque um ar-condicionado que tenha selo Procel A de eficiência energética;
- Use o Modo Sleep durante a noite. Ele garante conforto térmico sem consumir muita luz;
- Mantenha as portas e janelas bem fechadas, para evitar que o ar frio "escape" do cômodo;
- Lembre-se de limpar o filtro com frequência para evitar sobrecarregar o aparelho.
Com todas essas dicas, agora você já sabe como escolher ar-condicionado com praticidade, seja ele um modelo de janela, do tipo split ou com motor inverter. Aqui temos muitos modelos para você conferir e comparar os preços!
Está com o orçamento apertado? Dê uma olhada em nossa lista ar-condicionado barato!
Confira opções de ar-condicionado com motor Inverter ou Dual Inverter
Os aparelhos de ar-condicionado com motor Inverter ou Dual Inverter são ótimas opções para quem, além de buscar um modelo que não consuma muita energia elétrica, faz questão de um ar-condicionado eficiente. Isso porque esse tipo de aparelho é conhecido por ser mais silencioso que os convencionais e, principalmente, pelo baixo consumo energético, o que significa que não pesam tanto na conta de luz.
Confira algumas opções de ar-condicionado Inverter ou Dual Inverter que valem a pena investir:
Encontre o ar-condicionado com selo Procel A ideal para você
Se você não pode ou não quer apostar em um ar-condicionado Inverter, mas procura um aparelho que não consuma muita energia elétrica, os modelos com selo Procel A de eficiência energética são uma boa alternativa. Esse selo garante uma boa capacidade de ar-condicionado atrelada ao consumo baixo de energia, ou seja, não sobrecarrega a sua conta de luz.
Conheça algumas opções de ar-condicionado split ou de janela com selo Procel A:
Agora que você já sabe tudo sobre capacidade de ar-condicionado, que escolher o seu ideal? Confira a nossa matéria com o melhor ar-condicionado 12.000 BTUs!