O que são computadores all-in-one?
Saiba mais sobre os computadores sem CPU, ideais para o dia a dia
Publicado 02/08/2019 e atualizado 10/02/2021 às 20:04 min. de leitura
Em um computador all-in-one tudo fica dentro do monitor: HD, placas e afins. Isso quer dizer que esses modelos só contam com a tela, o mouse e o teclado; é um computador sem CPU.
Eles ainda são minoria se comparados aos tradicionais desktops com gabinete, mas podem ser uma opção interessante para quem quer um visual clean e moderno, sem fios para todo lado, além, claro, de ter opções de computador all-in-one bastante potentes.
Pensando em te ajudar a tomar a melhor decisão na hora da compra, o Buscapé separou as vantagens e desvantagens de ter um computador sem CPU. Confira nas linhas a seguir e veja se o modelo é a melhor opção para você
Leia também: Como montar o home office perfeito? Dicas de produtos para escritório
Antes de decidir comprar um PC all-in-one, você deve prestar atenção em alguns detalhes. O primeiro deles é a configuração. A maioria das máquinas desse tipo é bem parecida com os notebooks intermediários: placa de vídeo integrada, processador Intel Core i3, i5 ou i7, 4GB de RAM e 500GB de armazenamento.
Outro detalhe é que assim como nos notebooks, trocar peças em modelos de computadores all-in-one não é algo simples. Isso sem falar que eles costumam custar mais do que um desktop de configuração equivalente.
Vantagens de ter um computador all-in-one
A principal vantagem de um computador all-in-one é o espaço a menos que ele ocupa. Além disso, há modelos com teclado e mouse sem fio e até com tela touchscreen. Caso você tenha uma escrivaninha pequena, um computador sem CPU pode caber perfeitamente.
Outro ponto positivo é a facilidade na hora da instalação. O computador all-in-one não conta com muitos cabos, então caso você use mouse ou teclado Bluetooth, a sua única preocupação será o fio de energia para conectar o PC na tomada
Desvantagens de um computador all-in-one
Computadores all-in-one costumam ter configurações mais leves. Caso você queira uma máquina potente para edição de imagens, vídeos e jogos pesados, essa pode não ser uma boa opção. Então, antes de escolher o seu PC all-in-one, observe bem a configuração para ter certeza de que ela vai atender às suas necessidades, e compare os preços e as especificações entre máquinas com gabinete e notebooks para se certificar de que um computador all-in-one é a melhor escolha para você.
Outra desvantagem é a rara possibilidade de fazer atualizações. A maioria dos modelos de computador sem CPU não costuma ter slots para inserir um SSD ou mesmo trocar a placa mãe ou o pente de memória RAM. São poucos os modelos que contam com esses recursos.
Custo-benefício de um computador all-in-one
Caso você não seja um usuário muito exigente, mas mesmo assim não abre mão de ter um bom PC para trabalho e estudo, o computador all-in-one pode ser uma boa opção.
Se o seu objetivo for um PC para jogos e tarefas mais pesados, o melhor é procurar por um notebook mais avançado, como os modelos gamer.
Indicação: computador all-in-one LG 24V50N-C.BH32P1
Este computador all-in-one LG é um modelo intermediário com tela Full HD. Ele conta com processador Intel Core i5 e 8GB de memória RAM e é mais indicado para tarefas mais básicas como estudar, trabalhar e até mesmo para jogar games mais leves como League of Legends (LoL) e The Sims 4.
O ponto negativo desse computador sem CPU fica por conta da placa de vídeo integrada, presente na maioria dos PCs all-in-one.
Ficha técnica:
- Tela: 23 polegadas com resolução Full HD (1366 x 768 pixels)
- Processador: Intel Core i5 10210U
- Memória RAM: 8GB
- Armazenamento interno: HD de 1 TB
- Placa de vídeo: integrada
- Sistema operacional: Windows 10
Conheça o canal do Buscapé no YouTube: