Os melhores computadores para você podem muito bem ser os de mesa, mesmo em tempos de alta portabilidade. A facilidade de levar o computador para cima e para baixo atrai a maioria dos usuários para os notebooks, mas nem sempre eles são a melhor escolha.

Se você, por exemplo, quer criar uma estação de trabalho, seja na sua casa ou em um escritório, o desktop pode ser uma opção melhor do que um notebook. Se, por um lado, o usuário perde portabilidade, por outro encontra preços bem melhores em conjuntos de configurações similares.

Além disso, quando falamos sobre alto desempenho, há a necessidade de um sistema eficaz de resfriamento, o que é sempre mais difícil nos notebooks. Como o desktop tem um espaço maior no gabinete, manter a temperatura ideal para o alto desempenho é bem mais fácil.

Como escolhemos os melhores computadores de 2022?

Nesta lista, você vai encontrar os melhores computadores para diversos perfis de usuários, sempre levando em conta o custo-benefício que a máquina traz para quem vai fazer a compra.

Com um computador desktop o usuário perde em portabilidade, mas consegue preços melhores por configurações mais potentes. (Foto: Shutterstock)

Por exemplo, um computador mais simples pode ser a melhor opção para um usuário que precisa trabalhar com programas mais básicos e navegar na internet. No entanto, essa sem dúvida não é a melhor escolha para o público que espera encarar jogos mais modernos.

Na nossa lista temos modelos para todos os gostos, mas sempre com a preocupação de ter preços justos por um conjunto de configurações bacana. Fique de olho na capacidade da memória RAM e do armazenamento SSD, se há ou não uma placa de vídeo dedicada e se o modelo já vem ou não com o monitor.

Também é fundamental estar atento à geração do processador. Essa é uma informação que muitas é omitida nas lojas, mas que tem relação direta com a performance da máquina. Quanto mais recente for a geração do chip, melhor será o desempenho.

Se tudo isso parece meio complicado para você, não se preocupe, vamos explicar tudo direitinho aqui embaixo. Confira os pontos altos e baixos de cada produto e faça a melhor compra!

PC Gamer G-Fire HTG-500

O PC Gamer G-Fire HTG-500 é um bom exemplo de computador bom e barato para quem está entrando no mundo gamer. O processador é o AMD Athlon 3000G, um processador intermediário, mas que é uma boa opção para montar um computador gamer mais em conta.

A placa de vídeo é integrada, a Radeon Vega 3, e o conjunto de memórias tem 8GB de RAM e armazenamento SSD de 120GB.

As configurações são suficientes para rodas jogos como o League of Legends a 100fps, o GTA 5 Grand Theft Auto a 50fps, o Couter Strike Global Offensive a 150fps e o Fortnite a 60fps. Mesmo que a qualidade não seja a máxima, o preço compensa bem o benefício que o computador traz.

Por que esse é um dos melhores computadores de 2022?

  • Processador AMD Athlon 3000G
  • RAM de 8GB e armazenamento SSD de 120GB
  • Placa de vídeo é integrada, a Radeon Vega 3
  • Ideal para gamers iniciantes

PC Gamer G-Fire HTG-718

Esse é mais um representante da série HTG da G-Fire na nossa lista, mas dessa vez comum desempenho ainda melhor, graças a configurações mais avançadas.

O processador também é da AMD, o Ryzen 5 5600. Com um clock de 3,9GHz a 4,4GHz, 13 núcleos (6 cpu + 7 gpu) e 12 Threads e placa de vídeo integrada Radeon Graphics. A memória RAM é de 8GB (dois pentes de 4GB) e o armazenamento é 256GB SSD.

Se tudo isso acha todos esses parâmetros meio complicados, a tradução é que o G-Fire HTG-718 é um computador bom, de intermediário. A promessa e de alta velocidade nas tarefas básicas, boa diversão com jogos (mas não em qualidade máxima) e velocidade bem razoável para renderizações.

Por que esse é um dos melhores computadores de 2022?

  • Processador Ryzen 5 5600
  • RAM de 8GB e armazenamento SSD de 256GB
  • Placa de vídeo integrada Radeon Graphics
  • Ideal para gamers intermediários

PC Gamer G-Fire HTG-725

A família G-Fire HTG tem um “irmão” ainda mais poderoso e bonito, o HTG-725. Começando pelo desempenho, ele é garantido pelo processador AMD Ryzen 7 5700G, que tem potência de sobra para encarar até os jogos mais modernos. A placa de vídeo é integrada, a Radeon Graphics. As memórias são de 8GB (RAM) e 256GGB (armazenamento SSD)

Na parte do design, o gabinete tem laterais em vidro, que deixam toda a parte interna do computador visível. Afinal, ter um pc bom, com desempenho elevado é ótimo, mas quando o visual ajuda fica melhor ainda!

Por que esse é um dos melhores computadores de 2022?

  • Processador Ryzen 7 5700G
  • RAM de 8GB e armazenamento SSD de 256GB
  • Placa de vídeo integrada Radeon Graphics
  • Para jogadores, criadores e usuários que buscam desempenho superior

All in One LG 24V570-C.BH32P1

Qual é o melhor computador? Ora, é aquele que resolve os problemas e traz os melhores benefícios para você com o custo em conta. Se você que um computador com TV integrada, esse modelo pode muito bem ser o All in One LG 24V570-C.BH32P1.

Ele tem o Intel Core i5-10210U de 10ª geração e que dá conta muito bem das tarefas mais básicas. A memória RAM de 8GB garante um bom desempenho em multitarefas, quando há vários programas ligados ao mesmo tempo. Já o armazenamento é HD, de 1TB. Esse tipo de memória é bem mais lento do que o SSD, mas garante um grande espaço para guardar arquivos.

O computador é integrado ao monitor de 23,8 polegadas e tem também TV Digital, basta sintonizar os canais. A tela tem resolução Full HD, garantia de boas imagens. Esse tipo de máquina é excelente para quem quer aliar um computador de bom nível para o home office e ainda curtir os melhores canais de TV nas horas livres.

  • Achou caro? Dá para economizar bastante. Veja a nossa lista com o melhor PC Gamer barato para comprar em 2022.

Por que esse é um dos melhores computadores de 2022?

  • Processador Intel Core i5-10210U
  • RAM de 8GB e armazenamento HD de 1TB
  • Computador integrado ao monitor
  • Suporte para TV Digital
  • Para quem quer unir o home office aos momentos de lazer

All in One Dell 5400-M30S

Mais um modelo com o monitor integrado, o All in One Dell 5400-M30S foi projetado para um bom desempenho na hora do trabalho e momentos de lazer bacanas com um streaming de alta qualidade.

Começando pelo desempenho, o usuário pode esperar um bom nível. O processador é o ótimo Intel Core i7 1165G7 e as memórias são poderosas (SSD de 512GB e RAM de 16GB).

O design conta com computador, monitor e alto-falantes integrados, no melhor estilo all in one, além de teclado e mouse sem fio Dell KM636 inclusos. A tela é InfinityEdge, que maximiza a área de exibição e melhora o poder de imersão no conteúdo que está na tela de 23,8 polegadas com resolução Full HD.

Por que esse é um dos melhores computadores de 2022?

  • Processador Intel Core i7 1165G7
  • RAM de 16GB e armazenamento SSD de 512GB
  • Computador integrado ao monitor
  • Para quem quer unir o home office com desempenho elevado aos momentos de lazer

Mac Mini Apple MGNT3BZ M1

O Mac Mini é... bom, é um mini computador. As dimensões são de apenas 3,6cm de altura, 19,7cm de largura, 19,7cm de espessura e peso de 1,2kg. Mesmo pequeno, ele impressiona pelas configurações que sugerem uma alta performance.

Isso é possível graças ao inovador chip M1, um processador da Apple que alto poder de processamento e grande portabilidade. São 16 bilhões de transistores, 8 núcleos (4 de desempenho e 4 de eficiência), GPU de 8 núcleos e Neural Engine de 16 núcleos.

Além disso, o Mac Mini conta com 8GB de RAM e 512GB de armazenamento SSD, além de suporte para todo o ecossistema que é marca registrada da Apple.

Por que esse é um dos melhores computadores de 2022?

  • Computador super compacto
  • Processador M1, 8GB de RAM e 512GB de armazenamento SSD
  • Ecossistema Apple
  • Ideal para quem busca um computador pequeno e moderno

iMac Apple M1

O processador M1 também está presente no iMac, que fecha a nossa lista de melhores computadores para comprar em 2022. Neste caso, trata-se de uma máquina de excelente nível, mas que também tem um preço mais salgado.

O conjunto principal de configurações conta com (além do chip M1) 8GB de RAM, 256GB de armazenamento SSD e monitor integrado. Aliás, a tela Retina 4.5K de 24 polegadas é uma atração à parte. São 500 nits de brilho, revestimento antirreflexo e o recurso True Tone, que ajusta automaticamente a temperatura de cor da sua tela à luz ambiente. E tem ainda a câmera de 1.080p, garantia de alta qualidade nas reuniões online.

O design é no estilo all in one, mas um pouco diferente. Todos os circuitos que formam a CPU estão dentro da caixa do monitor, que tem apenas 1,15cm. É literalmente um monitor que funciona como computador de alto desempenho.

Por que esse é um dos melhores computadores de 2022?

  • Computador all in one com design inovador
  • Processador M1, 8GB de RAM e 256GB de armazenamento SSD
  • Tela Retina 4.5K de 24 polegadas
  • Ideal para quem busca um computador cheio de inovações
Leia mais sobreInfo+