Aulas online já eram uma realidade para quem gosta de fazer cursos livres e alunos universitários, mas a pandemia do coronavírus alavancou o uso de plataformas e a necessidade de equipamentos para aproveitar essa forma de lecionar. Independentemente do lado que você ocupe (aluno ou professor), é interessante usar alguns equipamentos que vão melhorar a experiência ou deixá-la mais estável.

É bem provável que você já esteja fazendo algum tipo de aula online ou esteja prestes a começar. Se está encarando problemas nesse modelo novo, vamos sugerir ao longo do artigo alguns equipamentos que vão fazer com que tenha como dar aulas online com mais qualidade, ou assisti-las também.

Está procurando por uma maneira de viabilizar ou melhorar suas aulas online? Então é só continuar com a gente logo abaixo!

Aulas online são particularmente difíceis com crianças, então manter uma conexão estável e de boa qualidade vai ajudar a evitar distrações (Fonte: Shutterstock/Sun Shock)

Como funcionam as aulas online?

Não há muito mistério em como funcionam as aulas online. Por meio dos aplicativos de videoconferência como o Google Meet ou o Zoom Meetings (clique no nome para aprender como se usa o app!), o professor e os alunos podem se ver e interagir em tempo real. As plataformas mencionadas, especialmente por conta da pandemia, deram aos professores algumas ferramentas úteis para ajudar nas aulas.

Entre elas um quadro branco virtual, que podem escrever e desenhar à vontade, por exemplo. Alguns até mesmo permitem incluir questionários, que possibilitam aos alunos fazer exercícios da mesma maneira que fariam em uma sala de aula.

Ou seja, de modo prático, não há muita diferença em relação ao modelo presencial. Ainda assim, o fato de a aula ser remota e cada um estar em seu próprio ambiente torna a atividade mais desafiadora. Especialmente quando falamos na maior possibilidade de distrações e da necessidade de ter uma internet estável.

Por outro lado, as gigantes da tecnologia também disponibilizam plataformas desenhadas para as aulas online. Um exemplo disso é o Google Classroom, que é disponibilizado gratuitamente para professores que dão aulas particulares, além de ser possível cadastrar sua escola para usar a plataforma. Quer saber mais sobre ele? Então dá uma olhada nesse guia que montamos sobre como usar o Google Classroom!

É por isso mesmo que ter os equipamentos indicados a seguir são tão importantes. Com eles, você pode tanto melhorar a qualidade de suas aulas online quanto garantir um ambiente estável para os seus alunos. Ainda que alguns fatores, como a conexão dos próprios alunos, esteja fora do seu controle, pelo menos os produtos abaixo farão com que consiga cumprir sua parte e tenha como dar aulas online de qualidade.

Ferramentas internas dos apps de reunião online facilitam a vida de professores (Fonte: Shutterstock/Travelpixs)

Melhores equipamentos para aulas online

Com tudo que falamos antes, agora chegou a hora de indicar produtos e equipamentos para aulas online. Itens essenciais como notebooks ou smartphones, produtos para melhorar a experiência como webcams e microfones e opções para te ajudar a ter uma conexão mais estável estão listadas logo a seguir. Confira abaixo!

Notebooks ou Desktops

Entre todas as ferramentas para assistir ou dar aulas online, os notebooks são os mais indicados. Isso porque eles possibilitam tanto assistir às aulas online quanto fazer os exercícios, já que o teclado de um notebook facilita a escrita. Um computador de mesa também vai te ajudar, mas vale mencionar que apenas um computador completo vai te entregar tudo o que precisa para fazer as aulas. Caso contrário, terá de comprar monitor, teclado, mouse, microfone e webcam também, o que pode resultar em um investimento bem alto.

Apesar de todos os periféricos citados ajudarem a ter uma melhor experiência, comprá-los todos simultaneamente será um gasto desnecessário. Afinal, um notebook te oferece tudo isso a princípio, reduzindo o quanto você precisaria investir. Aqui no site temos uma lista com nossas indicações de melhores notebooks para estudar, mas você também pode conferir os exemplos abaixo.

Tablets

Outro dispositivo ideal para assistir às aulas online é o tablet. Por ter uma tela grande, o aparelho facilita a visualização do conteúdo. Além disso, o modelo é mais leve e portátil do que um notebook, por exemplo. Os tablets também trazem câmeras frontais, para você usar nas apresentações. Há ainda modelos compatíveis com conexão 4G. Dessa forma, você pode usar o aparelho para suas aulas online, mesmo se estiver for de casa ou de algum lugar com Wi-Fi.

O dispositivo é ideal para alunos, mas também pode ser usados por professores, em aplicativos de videoconferência que permitem transmitir a tela. Se você estiver em busca de um aparelho para aulas online, vale conferir nossa lista com os melhores tablets para estudar. Antes de comprar, outra dica é conhecer os melhores tablets de 2021.

O Galaxy Tab A7 é uma opção interessante entre esses modelos. Ele tem versão com 4G e traz uma câmera frontal ideal para ser usada na horizontal. Outro ótimo modelo é o Galaxy Tab S6 Lite, que traz caneta S Pen para facilitar o uso. Aproveite para conferir também o review do Galaxy Tab A7.

Smartphones

No caso dos alunos, o celular também é um bom dispositivo para assistir às aulas online. Para isso, você pode optar por um modelo com tela grande e de alta qualidade. Assim, garante que verá o conteúdo com facilidade. Além do display, vale ficar atento às demais especificações. Nós recomendamos que você escolha, pelo menos, um intermediário para ter certeza de que terá um bom desempenho, sem riscos de travamentos durante as aulas.

O Moto G60, por exemplo, tem tela de 6,8 polegadas, com resolução Full HD+, sendo ideal para assistir às aulas em vídeo. O modelo ainda tem a vantagem de ter taxa de atualização de 120 Hz, que deixa as imagens mais fluidas. Veja outros detalhes no review do Moto G60.

Outra opção de smartphone intermediário com ótima tela é o Galaxy A72. O modelo da Samsung tem tela de 6,7 polegadas com resolução Full HD+. O destaque fica para o display Super AMOLED, que oferece cores mais vivas e nítidas, além da taxa de atualização de 90 Hz. Aproveite para conferir as listas de celulares com tela grande e de melhores smartphones de 2021, com opções de várias marcas e em diferentes faixas de preços.

Por fim, um acessório que pode te ajudar bastante a assistir às aulas online pelo celular é o tripé. Com ele, você consegue equilibrar o smartphone em uma altura que facilite a visualização e que também capture melhor a sua imagem. Conheça diferentes modelos de tripé para celular.

Webcam

Embora as webcams de notebook sejam o suficiente para "quebrar um galho" e sejam o suficiente para assistir aulas online, elas são indicadas quem está lecionando. A melhor resolução das webcams permitirão aos alunos te enxergar em maior detalhe, além de conseguirem observar melhor qualquer material de ensino físico que esteja a mostrar para a câmera.

Por isso, confere com a gente nossa seleção com as melhores webcams para PC do ano e, abaixo, três dos melhores exemplos dessa lista.

Microfone

Outro item que costuma ser mais relevante para os professores do que para os alunos, um microfone vai aumentar consideravelmente a qualidade do áudio que os estudantes escutam. Desse modo, você será capaz de reduzir o número de dúvidas causadas simplesmente porque um aluno não te escutou bem.

Mas valem algumas exceções aqui. Dependendo do caso, o microfone também é uma excelente opção para quem está estudando. Por exemplo, para quem está fazendo aulas de inglês online, ou até mesmo para quem está aprendendo qualquer idioma. Com o microfone, seu treino de conversação terá menos ruído, além de uma melhor captação de som na hora de responder exercícios vocais.

Outro exemplo é quem está fazendo aula de canto online. Com um microfone, você diminui as chances de ter de repetir uma performance porque o som não saiu bem. Apesar de não ser pensado em primeiro lugar, o microfone é um item que beira o essencial para quem quer fazer ou dar aulas online.

Sendo assim, confira a seguir nossa lista com os melhores microfones para PC!

Esse microfone da Blue é uma opção básica para quem não pode gastar muito, mas que já apresenta qualidade bem superior ao microfone embutido em notebooks (Fonte: Divulgação/Blue)

Headset ou fone de ouvido

Para garantir uma boa qualidade de áudio e ter certeza de que você não será incomodado por ruídos externos nas aulas online, vale apostar em um bom fone de ouvido. Esses dispositivos são compatíveis com diferentes aparelhos, como notebooks, tables e smartphones.

Se você vai passar muito tempo assistindo a aulas online (ou lecionando), os headsets são uma opção interessante. Esses modelos, principalmente os gamers, costumam ser muito confortáveis e têm microfone físico, que deixa o som bem claro. Confira a lista com os melhores headsets gamers para comprar em 2021.

Para quem quer uma opção mais simples e prática, vale apostar no tradicional fone Bluetooth. Os modelos TWS também vêm com microfone e deixam livre de fios. Além disso, alguns deles ainda oferecem cancelamento de ruído para que você possa se concentrar mais nos estudos. É o caso do AirPods Pro e do Galaxy Buds Pro, que estão entre os melhores fones TWS.

Há ainda os clássicos headphones Bluetooth. A maioria desses dispositivos consegue abafar bem os ruídos externos. Nós recomendamos que você escolha um modelo circumaural, aquele que envolve toda a orelha e é bem mais confortável. Aproveite para conhecer os melhores fones de ouvido Bluetooth e os melhores headphones sem fio.

Monitor

Se você tem um computador de mesa, o monitor é essencial para qualquer atividade, inclusive as aulas online. Agora, se você tem um notebook, ele é um adicional bem interessante e que pode melhorar bastante a sua produtividade.

Isso porque o monitor pode ser usado como segunda tela, na qual você pode deixar material para consulta, enquanto faz um exercício na tela do notebook, por exemplo. Existem diversos modos de aproveitar uma segunda tela em aulas online, além de ser uma ótima opção também para quem trabalha no PC. Gostamos tanto dessa opção que já ensinamos como usar dois monitores aqui no site.

Como estamos fazendo até o momento, temos uma lista completa com os melhores monitores do ano e te convidamos a dar uma conferida nela. Além disso, confira abaixo alguns dos modelos mais indicados.

Mouse sem fio

Mesmo que o notebook tenha um trackpad, algumas vezes ele pode ser bem desconfortável, até te fazendo demorar mais para executar tarefas simples. Se está se sentindo assim, é bem provável que fique melhor usando um mouse.

Você pode usar qualquer tipo de mouse e ele oferecerá o mesmo resultado. Porém, escolhemos o modelo sem fio pela facilidade no transporte e por ser mais fácil de organizá-lo na sua mesa para notebook. Afinal de contas, nada pior do que ficar desembolando fios quando não há a necessidade de tê-los.

Por isso, confira nossa lista com os melhores mouses sem fio de 2021, além de alguns modelos abaixo.

Teclado sem fio

Essencial para computadores de mesa, ele até é um recurso opcional para quem usa notebooks. Por outro lado, teclados costumam oferecer melhores respostas ao toque, sem te deixar imaginando se uma tecla foi apertada ou não.

Eles também costumam ser boas opções para quem costuma usar suportes para notebook, o que acaba suspendendo o teclado embutido nele e deixando a experiência desconfortável. Se esse é o seu caso, um teclado sem fio pode ser de grande ajuda.

Claro que um teclado cabeado também dará conta do serviço, mas optamos por indicar os sem fio pelo mesmo motivo do mouse: te deixar com um espaço de estudo mais organizado. Sendo assim, veja nossas melhores opções de teclado sem fio do ano. Além disso, também oferecemos uma seleção completa de kits teclado e mouse.

Um teclado simples, o Logitech K270 te oferecerá mais produtividade, mas sem atrapalhar sua organização (Fonte: Divulgação/Logitech)

Roteador

A conexão com a internet é uma das questões mais complexas de se lidar quando falamos em aulas online. Afinal, cada aluno e professor presente em uma está usando operadoras e equipamentos diferentes. O que faz com que, enquanto uns não tenham problemas para assistir as aulas, outros não consigam participar por conta de uma conexão fraca.

Um bom roteador de internet pode fazer a diferença aqui, melhorando a qualidade da sua conexão e evitando que perca conteúdo. Vale lembrar que o roteador vai ajudar tanto quem faz aulas online pelo computador quanto quem prefere usar o tablet ou smartphone.

Outro ponto importante de lembrar é que, na maioria das vezes, os roteadores fornecidos pela sua operadora de internet são recondicionados. Ou seja, são equipamentos já usados previamente por outros assinantes e que podem estar obsoletos.

Com isso, veja nossa seleção com os melhores roteadores Wi-Fi de 2021, junto com alguns modelos abaixo.

Repetidor Wi-Fi

Enquanto o roteador é a central de comando da sua conexão com a internet, o repetidor tem a função de ampliar o sinal para cômodos onde ele é mais fraco. Ideal para casas com mais de um andar, seu uso normalmente se restringe a isso.

Ainda assim, o repetidor pode fazer a diferença entre um sinal fraco e de baixa qualidade para um sinal que irá funcionar e permitir que faça suas aulas online sem sofrer queda. Veja nossa lista com os melhores repetidores Wi-Fi do ano e alguns modelos a seguir.