Um notebook RTX 3060 é para quem espera um excelente desempenho gráfico. Isso é uma necessidade para qualquer gamer que encare os jogos mais modernos e também para quem trabalha com programas de design, de edição de imagens, modelagem 3D e arquitetura.

A função da placa de vídeo GeForce RTX 3060 é acelerar o processamento gráfico, deixando o processador livre para outras tarefas. Isso é possível devido a configurações potentes da placa, como 3.584 núcleos CUDA, clock base de 1,32 GHz (1,78 GHz com o boost), 12GB de memória GDDR6 e suporte às tecnologias Ray Tracing e DLSS.

Complicado para você? Em bom português, tudo isso significa que essa é uma placa poderosa, com recursos modernos e que suporta programas mais pesados e jogos de última geração em resolução Full HD e alguns até em 4K.

Se você quer um computador mais voltado para o dia a dia do trabalho ou dos estudos, pode escolher uma máquina mais simples e economizar bastante. Pode ser melhor olhar nossas listas de notebook custo-benefício ou de notebook com 8GB de RAM.

Já se você precisa de um notebook RTX 3060, prepare o bolso. Esse tipo de máquina tem que ter necessariamente um hardware mais avançado, e isso tem um impacto óbvio no preço. Nós vamos te ajudar nessa escolha listando as sete melhores opções com essa configuração. Acompanhe!

Notebook Gamer Dell G15 G15-a0700-MM20P

Você já vai verificar mesmo neste primeiro modelo da nossa lista as características de um notebook RTX 3060: configurações poderosas e um preço mais elevado do que os notebooks mais voltados para as tarefas do dia a dia.

O Notebook Gamer Dell G15 tem o processador AMD Ryzen 7 (clock de 3,2GHz), 16GB de RAM, SSD de 512GB e monitor Full HD de 15,6 polegadas e taxa de atualização de 165Hz. Apesar de ter o preço mais baixo da nossa lista, esse é um modelo bem potente.

Outro ponto importante em computadores de alto desempenho é o sistema de refrigeração, já que um sistema muito aquecido perde performance. Esse modelo da Dell, por exemplo, conta com entradas e saídas de ar para propiciar uma melhor refrigeração natural.

Por que escolher esse notebook RTX 3060?

  • Configuração poderosa, mas que não deixa o preço muito elevado
  • Design que permite uma melhor refrigeração natural
  • Ideal para quem quer alto desempenho a um preço mais em conta

Gamer Dell G15-i1100-M50P

Uma outra versão do Dell G15 com configuração potente, mas sem puxar tanto no preço, o G15-i1100-M50P vem com Windows 11 e tem 512GB de SSD, além da tela Full HD com 1650Hz de frequência, o que é bastante indicado para os jogos mais recentes.

A memória RAM te 16GB e o processador é um Intel Core i7 da 11ª geração, a mais recente da marca, com foco em performance. Ou seja, o trio processador / RAM / placa de vídeo é bem poderoso, ainda que não seja tão caro quanto os modelos mais potentes da nossa lista.

Claro, você sempre tem a possibilidade de reduzir um pouco as configurações, caso queira economizar mais. Se este é o seu caso, dê também uma olhada na nossa lista com o melhor notebook com a placa de vídeo RTX 2060. Você vai encontrar modelos com uma boa placa e preços mais em conta.

Por que escolher esse notebook RTX 3060?

  • Configuração poderosa, mas que não deixa o preço muito elevado
  • Processador i7 com clock máximo de 4,6GHz (alta performance)
  • Ideal para quem busca alto custo-benefício

Dell Alienware M15 R6 com SSD de 512GB

Outra excelente opção de notebook gamer RTX 3060 da Dell, o Alienware M15 R6 tem um processador Intel Core i7 de 11ª geração, com cache de até 24MB, um SSD de 512GB e memória de 16GB, expansível até 32GB.

Apenas isso já é o suficiente para o notebook ser veloz, mas não para por aí. O monitor tem 15,6 polegadas e resolução Full HD com uma alta taxa de atualização de 165Hz. A imersão e velocidade são garantidas com essa máquina!

A tecnologia de refrigeração é chamada pela Dell de Alienware Cryo-Tech, um eficiente sistema fabricado em liga de cobre e que tem ventoinhas de alta performance. O objetivo é manter CPU e GPU em temperatura ideal para o funcionamento sempre em máximo desempenho.

Por que escolher esse notebook RTX 3060?

  • Processador i7 com clock máximo de 4,6GHz (alta performance)
  • Sistema de refrigeração moderno e eficiente
  • Ideal para quem busca um notebook projetado para jogos

Dell Alienware M15 R6 com SSD de 1TB

Esse é basicamente o mesmo modelo que apresentamos acima. Ele tem processador Intel Core i7 de 11ª geração, RAM de 16GB (com possibilidade de expansão), monitor Full HD de 16,5 polegadas e taxa de atualização de 165Hz e tecnologia de refrigeração Alienware Cryo-Tech.

No entanto, há uma diferença significativa: a unidade SSD sobe dos 512GB para 1TB. Isso significa usar toda a velocidade desse padrão de armazenamento com muito mais espaço para guardar os arquivos. Por outro lado, o preço também sobe um pouco.

E se você quer também dar uma olhada em outros modelos e economizar investindo em uma placa mais básica, veja a nossa lista dos melhores notebooks com a placa GTX 1650.

Por que escolher esse notebook RTX 3060?

  • Processador i7 com clock máximo de 4,6GHz (alta performance)
  • Sistema de refrigeração moderno e eficiente
  • SSD de 1TB tem muito mais espaço de armazenamento
  • Ideal para quem busca um notebook projetado para jogos

Asus Zephyrus G14

A Asus lançou o Zephyrus G14 no fim de 2020 com a proposta de levar ao público configurações poderosas aliadas a um design inovador. Ele conta com um display AniMe Matrix na parte externa da tampa. Esse painel tem 1.215 mini-LEDs e pode ser personalizado com gráficos, animações e outros efeitos.

Outro ponto que agrada bastante é o peso de apenas 1,7kg, o que é bem baixo para um computador com toda a potência que esse modelo oferece. A altura dele (fechado) é de apenas 1,8cm. Ou seja, dá para levar essa supermáquina com facilidade em qualquer mochila.

Em relação às configurações, esse modelo gamer tem o processador AMD Ryzen 9 5900HS (até 4,5GHz), RAM de 16GB, armazenamento SSD de 512GB, monitor Full HD de 14 polegadas e 120Hz. Há ainda a presença de um leitor biométrico, o que ajuda a manter a segurança do sistema.

Por que escolher esse notebook RTX 3060?

  • Design inovador com display AniMe Matrix
  • Leve, fino e fácil de carregar
  • Leitor biométrico traz mais segurança
  • Ideal para quem quer um notebook moderno, potente e seguro

Razer Blade 14

Esse notebook RTX da Razer foi apresentado ao público pela primeira vez na E3 2021, uma das maiores feiras do mercado de games do mundo. Ele é o primeiro modelo da marca equipado com um chip AMD, no caso, o Ryzen 9 5900HS. O processador tem 4.5GHz de clock e 16MB de cache.

Ele tem também uma unidade SSD de 1TB e 16GB de RAM. Para aumentar a segurança dos dados e garantir que o sistema não será aberto por um desconhecido há um leitor biométrico. No entanto, o grande diferencial do conjunto é a tela.

Enquanto todos os modelos anteriores têm resolução Full HD (1920x1080 pixels), este é um modelo QuadHD (2560x1440 pixels) e taxa de atualização de 165Hz. Isso representa mais qualidade de vídeo e poder de imersão para o usuário.

Por que escolher esse notebook RTX 3060?

  • SSD de 1TB tem muito mais espaço de armazenamento
  • Leitor Biométrico traz mais segurança
  • Monitor QuadHD oferece melhor experiência visual
  • Ideal para quem quer uma experiência mais imersiva e tem um alto orçamento para gastar

MSI Gamer Pulse GL66

Encerrando a lista, um super notebook gamer RTX 3060 da MSI. Não entenda mal, os demais computadores que apresentamos já têm configurações de alto nível. O fato é que esse modelo é um monstro!

O processador é o Intel i7-11870H de 8 núcleos e 4.6GHz (no modo turbo), o armazenamento é SSD de 2TB e a memória RAM é de 64GB. Aliado a isso tudo, há um monitor Full HD de 15,6 polegadas e 144Hz, uma webcam High Definition 2.0 com fone digital e bateria de 53Whr para 8hrs de uso (em média).

O investimento, é claro, é bem alto. Por isso essa é uma máquina para quem ama sistemas ultravelozes e com a mais alta tecnologia. Se você é um pouco mais “pés no chão” e preza pelo custo-benefício, pode optar por um dos outros modelos da nossa lista ou ainda conhecer mais notebooks excelentes com placa de vídeo dedicada antes de fazer a sua escolha.

Por que escolher esse notebook RTX 3060?

  • SSD de 2TB tem muita capacidade de armazenamento
  • Memória RAM de altíssima capacidade (64GB)
  • Webcam de alta qualidade
  • Ótima autonomia de bateria
  • Ideal para quem quer uma máquina de desempenho monstruoso
Leia mais sobreNotebook