Se a ideia é elevar sua produtividade, o notebook 16GB RAM é sempre uma ótima escolha. Afinal, essa capacidade de memória contribui para um melhor desempenho das tarefas, sejam elas mais complexas ou não. Nos dias atuais, é quase impossível encontrar dispositivos que tenham memória inferior a 4GB de RAM. Logicamente, há exceções, como no caso daqueles que rodam o Chrome OS e alguns Linux.

Por outro lado, 8GB de RAM é um valor bem comum atualmente, o que já costuma ser a opção em notebooks que valorizam um bom custo-benefício. Mas, quando o assunto é 16GB de RAM, o cenário é de fato muito diferente. Esse valor é ideal para rodar, inclusive, games de última geração, além de realizar trabalhos de edição , por exemplo.

Embora esta lista tenha muitas opções, é bom lembrar que a Black Friday já está batendo na porta! Por isso, quanto mais conteúdos e dicas você tiver, melhor! Assim, na hora de escolher um notebook novinho, você terá certeza de estar vivenciando a melhor experiência de compra possível!

Por que comprar um notebook 16GB RAM?

O notebook 16GB RAM é mais potente e dispõe de uma engenharia avançada para executar programas e jogos complexos (Foto: Shutterstock)

O primeiro ponto que você deve considerar é que um notebook 16GB RAM está realmente em um patamar diferenciado. Em geral, suas GPUs são mais potentes, além de contar com uma engenharia bem mais avançada. Soma-se a isso telas com resoluções altas e outros recursos que fazem toda a diferença. Ou seja, não é só a memória que o destaca. Essas máquinas costumam ter excelentes componentes de hardware.

Por isso, são dispositivos comumente recomendados para quem quer elevar sua experiência na hora de jogar ou desenvolver projetos mais complexos. Ou seja, usar programas para produção e edição de vídeos pesados, projetos 3D e outros. Se você está imerso em um desses universos, esses notebooks são realmente as melhores alternativas!

Entretanto, é também válido deixar claro que, no geral, esses modelos possuem um valor mais elevado no mercado. Por esse motivo, é importante avaliar seus objetivos e necessidades e selecionar uma boa gama de opções. Assim, você poderá entender qual o investimento mais adequado para sua realidade!

Se você quer ver modelos com boa memória, mas acha que 16GB é acima do que você precisa, pode conferir nossa seleção de notebooks com 8GB de memória RAM.

Melhores opções de notebook 16GB de RAM

Como nós não costumamos brincar em serviço, fizemos uma boa triagem de modelos interessantes com memória RAM de 16GB. Para começar, você conhecerá quatro dispositivos para trabalhar e desenvolver seus projetos com muito mais produtividade e eficiência!

Notebook Samsung Galaxy Book Pro 360 NP930QDB-KS1BR

O Galaxy Book Pro 360 NP930QDB-KS1BR consiste em um notebook 16GB RAM i7 – vale mencionar que o processador faz parte da 11ª geração (Tiger Lake). Além disso, ele é um dispositivo 2 em 1, já que sua tela touch é dobrável, e conta com 13,3 polegadas, resolução Full HD e painel do tipo IPS. Isso significa cores mais nítidas e vibrantes na imagem.

Vale ainda destacar sua placa de vídeo integrada Intel Iris Xe Graphics G7 e SSD de 512GB, o que garante um sistema rápido. Ele também é bastante leve, com apenas 1kg, o que facilita na hora de levá-lo sempre que for necessário na bolsa ou mochila. Por fim, ele promete excelente performance para uso profissional.

  • Quer outras opções de dispositivos com processador semelhante ao desse modelo? Nós já recomendamos por aqui os melhores notebooks com Intel Core i7 para comprar em 2021.

O que você vai gostar nesse notebook 16GB RAM?

  • Quem gosta de versatilidade e mobilidade
  • Profissionais que dependam de um dispositivo com alta performance
  • Para quem prioriza uma webcam de boa resolução (HD 720p)

Notebook Samsung Galaxy Flex 2 I

Agora, se você busca um notebook 16GB RAM com processador Intel Core i7 e ainda uma boa gama de recursos extras, certamente poderá se identificar com o Samsung Galaxy Flex 2. Para começar, ele dispõe de conectividade 5G, o que já demonstra que ele foi projetado de olho nas novas tecnologias que estão para chegar no mercado.

Além disso, ele entrega SSD de 512GB, tela touch QLED com resolução Full HD de 13,3 polegadas e ainda dobrafiça flexível de 360°. Portanto, ele pode ser transformado em um tablet e possível compatibilidade com a S-Pen. Por fim, ele também é bem leve, com pouco mais de 1Kg apenas.

O que você vai gostar nesse notebook 16GB RAM?

  • Para quem quer investir em um dispositivo 2 em 1
  • Usuários que precisam ter facilidade em relação à mobilidade
  • Tela de alta definição, ideal para quem realiza projetos de artes digitais ou edição de vídeos.

Notebook Apple Macbook Air M1 - SSD 256 GB

Por sua vez, chegamos na marca da maçã, que sempre é figurinha carimbada em nossas listas! Esse notebook 16GB de memória RAM com SSD de 256GB apresenta uma das melhores autonomias de bateria, além de um desempenho interessante, graças ao seu chip M1 desenvolvido pela Apple.

É importante também mencionar sua tela, que conta com 13,3 polegadas, painel do tipo IPS e retroiluminação por LED. A alta resolução de 2560 x 1600p e ótimo nível de brilho ganha pontos para quem trabalha com produção de vídeos e imagens.

O que você vai gostar nesse notebook 16GB RAM?

  • É um notebook 16GB de RAM aliado ao chip M1 para melhor desempenho e economia de bateria
  • Tela de alta qualidade, ideal para produtores de vídeos e imagens
  • Tamanho compacto e fácil de transportar

Notebook Apple Macbook Pro M1 - SSD 1 TB

Tudo exatamente igual ao modelo anterior de notebook 16GB RAM. A maior diferença aqui é justamente a capacidade de armazenamento interno, de 1TB, ou seja, espaço mais do que suficiente para armazenar muitos documentos, vídeos, fotos e programas!

Os demais atributos se mantêm, como a tela de excelente qualidade e resolução alta, o tamanho compacto e, claro o chip M1 desenvolvido pela fabricante, que não apenas eleva o desempenho do dispositivo, como também contribui para uma autonomia superior da bateria.

O que você vai gostar nesse notebook 16GB RAM?

  • É um notebook 16GB de RAM aliado ao chip M1 para melhor desempenho e economia de bateria
  • Tela de alta qualidade, ideal para produtores de vídeos e imagens
  • Tamanho compacto e fácil de transportar
  • Maior capacidade de armazenamento interno

Modelos de notebook gamer 16GB RAM

Agora, você vai conhecer nada mais, nada menos do que sete bons motivos para investir em um notebook gamer 16GB RAM! Se a ideia é elevar sua experiência de jogo, principalmente em relação à performance e velocidade, os modelos a seguir poderão ser ótimas pedidas!

Além disso, todos os modelos selecionados possuem placa de vídeo dedicada, o que é sempre um recurso importante para dispositivos gamers e também para pessoas que fazem trabalhos gráficos ou de edição de vídeo.

Notebook Lenovo IdeaPad 3i Gaming 82CG0004BR

O primeiro notebook gamer 16GB RAM é o Lenovo IdeaPad 3i (82CG0004BR), que é classificado como um modelo de entrada no segmento. Ele vem equipado com processador Intel Core 17-10750H de 10ª geração, além de placa de vídeo dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650. Além disso, sua RAM de 16GB opera em dual-channel, o que permite maior velocidade.

Somado a todos esses pontos, é possível também contar com um SSD de 512GB (com possibilidade de expansão não informada pelo fabricante). Por fim, sua tela de 15,6 polegadas com resolução Full HD e painel do tipo IPS tem bordas bem finas.

O que você vai gostar nesse notebook 16GB RAM?

  • Quem quer investir em um notebook gamer de entrada pelo valor mais acessível
  • Usuários que queiram investir em bons gráficos e taxas de quadros
  • Além do público gamer, profissionais das áreas visuais também poderão se beneficiar dos recursos desse dispositivo.

Notebook Gamer Acer Nitro 5 AN515-55-50JB

Certamente, uma das linhas de notebooks mais populares atualmente no mercado é a Nitro 5. Esse notebook 16GB RAM entrega bons recursos, começando pelo seu processador Intel Core i5 de 10ª geração e também SSD de 512GB.

Vale mencionar que para esse modelo da linha passou por uma atualização, o que permitiu o uso da placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650 Ti com 4 GB GDDR6 – essa GPU é superior em comparação a sua irmã GTX 1650. Por fim, ele dispõe de tela de 15,6 polegadas Full HD e painel do tipo IPS.

O que você vai gostar nesse notebook 16GB RAM?

  • Esse é um notebook robusto; por isso, não é tão indicado para quem prioriza mobilidade.
  • O visual arrojado e totalmente voltado para o público gamer é um dos pontos altos desse modelo
  • Para ampliar sua capacidade, o usuário pode instalar um HD de 2,5″ SATA III até 2TB

Notebook Acer Predator Helios 300 PH315-52-79VM

Ainda entre os modelos da Acer, vale também destacar um lugar nesta lista para o notebook 16GB RAM Predator Helios 300 PH315-52-79VM. Ele vem com processador Intel Core i7 de 9ª geração e GPU GeForce RTX 2060, além de armazenamento interno híbrido com SSD de 256GB e HDD de 1TB.

Tudo isso ajuda a confirmar que esse dispositivo tem um bom poder de fogo, dando conta do recado na hora de rodar os mais diferentes títulos games da atualidade. Por fim, vale mencionar sua tela Full HD de 15,6 polegadas com painel IPS e 60Hz de frequência.

O que você vai gostar nesse notebook 16GB RAM?

  • Para quem prioriza uma boa autonomia de bateria, uma vez que o modelo pode ficar longe da tomada, segundo o fabricante, por até 6 horas
  • Usuários que querem um bom conjunto de hardware
  • Teclado numérico e retroiluminado são outros diferenciais, além de tecla Predador Sense que controla várias funções, incluindo perfis de jogos e até mesmo overclock

Notebook Lenovo Legion 5i 82CF0002BR

E, claro, quando o assunto é notebook gamer 16GB RAM, a Lenovo segue mantendo sua cadeirinha cativa! Prova disso é o modelo Lenovo Legion 5i 82CF0002BR, que não apenas conta com uma ótima memória RAM como também SSD 512GB. Outro ponto interessante é seu processador Intel Core i7 de 10ª geração.

Já a tela mantém o mesmo patamar dos outros modelos, com 15,6 polegadas, resolução Full HD e painel do tipo IPS, mas, o diferencial para o público gamer aqui é justamente sua taxa de atualização de 120Hz. Por fim, a poderosa placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 2060 com 6 GB GDDR6 dá conta do recado na hora de jogar títulos atuais!

O que você vai gostar nesse notebook 16GB RAM?

  • Para quem deseja rodar os principais lançamentos de games atuais e, também da próximas gerações
  • Usuários que também queiram executar programas voltados para edição de vídeos, arquitetura e até mesmo projetos 3D
  • Dispõe de um visual arrojado e mais discreto, fugindo um pouco da pegada voltada para o nicho gamer

Notebook Gamer Dell G3-3500-M40P

Agora, quem concorre de frente com o modelo da Lenovo é esse aqui: O notebook Dell G3. Ele também é um notebook 16GB RAM i7 (10ª geração) e que ainda entrega processamento gráfico digno de elogias. Isso graças à GeForce RTX 2060 com 6GB de VRAM. Essa é uma placa que promote um desempenho bastante eficiente para rodar games.

Além disso, ele não decepciona na hora de executar atividades de caráter profissional que exijam elevados níveis de complexidade. Para completar, seu armazenamento é de 512GB de SSD, tela de 15,6 polegadas Full HD com painel WVA, que é semelhante ao IPS e frequência de 144Hz.

O que você vai gostar nesse notebook 16GB RAM?

  • A frequência da tela permitirá que os jogos rodem de forma mais fluida, principalmente em cenas dinâmicas e que exijam velocidade
  • Recomendado para usuários exigentes em relação às configurações gráficas
  • Indicado também para profissionais de edição de vídeo e demais programas complexos

Notebook Gamer Dell G15

Um lançamento recente da Dell com uma placa de vídeo poderosíssima, a RTX 3060, da geração mais recente da Nvidia. Além da excelente placa de vídeo, ele 512GB de SSD e já vêm de fábrica com o Windows 11, versão mais recente do sistema da Microsoft.

Seu processador também promete excelente desempenho na hora de jogar, já que é um Intel Core i7 11800H, um chip de última geração da linha focada em performance. A tela Full HD de 165Hz é um show à parte para quem quer imagens mais fluidas e nítidas no seu notebook 16GB RAM.

Ao comprar esse notebook, o usuário ganha também 1 ano de licença do antivírus McAfee para proteger seu computador.

O que você vai gostar nesse notebook 16GB RAM?

  • Ele vai rodar os jogos mais recentes por algum tempo e vai demorar a ficar obsoleto
  • Inclui antivírus na compra do notebook
  • Placa de vídeo é uma das mais poderosas do mercado atualmente

Notebook Gamer Dell Alienware M15 R6

Para fechar a nossa lista, uma super máquina! Mais precisamente o Dell Alienware M15 R6, que é totalmente focado para o público gamer mais exigente, principalmente pela potência de seus componentes. Embora seja um dos modelos mais caros dessa seleção, eles são justificáveis, principalmente por conta do processador Intel Core i7 de 11ª geração, SSD de 1TB e ainda GPU NVIDIA GeForce RTX 3070 com 8 GB GDDR6.

Além disso, ele é também um notebook 16GB RAM, com tela de 15,6 polegadas Full HD e painel do tipo WVA que é similar ao IPS. Soma-se a isso a frequência de 165Hz, o que é um excelente nível para gamers competitivos e em um patamar profissional.

O que você vai gostar nesse notebook 16GB RAM?

  • Destinado a jogadores em nível competitivo ou profissional que queiram máxima performance na hora de jogar
  • Para quem prioriza rodar games pesados e também atuais
  • Ideal também para profissionais das áreas de engenharia e ainda design
Leia mais sobreNotebook