No mundo fitness, termos como "bulking" e "cutting" são bem comuns, mas nem todos sabem o significado. Mas não se preocupe, nesse guia do Buscapé eu vou te ajudar a descobrir o que é cutting e entender como essa estratégia pode te ajudar a conquistar o corpo dos seus sonhos!

Vou te mostrar os princípios do cutting e te ensinar o que você precisa fazer durante o período. Vou te dar algumas dicas sobre como é o treino e a alimentação no cutting e quanto tempo deve durar a estratégia.

Conheça mais sobre o colunista Lucas Moreira:

O que é cutting?

Cutting, no mundo fitness, é o processo de reduzir a gordura corporal enquanto mantém a massa muscular. É o momento onde você tira o excesso para revelar os músculos trabalhados e definidos. É a fase em que os detalhes aparecem, mostrando todo o esforço do treino.

Esse período geralmente envolve uma dieta com menos calorias e um aumento nas atividades cardiovasculares. A ideia é queimar a gordura acumulada enquanto continua a treinar com pesos para preservar os músculos.

Essa fase vem depois do bulking, onde o atleta, seja profissional ou amador, consome mais calorias do que gasta para ganhar massa muscular, mesmo que isso implique em algum ganho de gordura.

Um ponto fundamental para uma estratégia eficiente é nunca executá-la por conta própria. O auxílio de um nutricionista para a elaboração da dieta e de um profissional de educação física para os treinos é indispensável.

Quer se preparar para a estação mais quente do ano? Conheça produtos para o projeto verão.

Casal fazendo exercício de prancha no chão do corredor da academia
O treino aeróbico faz parte do processo de cutting junto com a musculação (Foto: Shutterstock)
Publicidade

Como é o treino durante o cutting?

Durante o cutting, é necessário aumentar o volume dos exercícios, especialmente os aeróbicos. Mas é importante não iniciar o processo já com os níveis máximos de volume e intensidade. Já que em casos de estagnação, não haveria margem para um aumento, atrapalhando o planejamento.

Mas isso não quer dizer que os exercícios de força devam ser deixados de lado. Muito pelo contrário. No cutting é preciso manter este tipo de treinamento, inclusive, aumentando a sua intensidade.

Um dos pontos para que os resultados sejam os esperados é conseguir uma manutenção de boa parte da quantidade de massa muscular que foi ganha durante o bulking. E isto só é possível com o treinamento de força.

Não gosta de academia? Saiba mais sobre a calistenia.

Como é a alimentação no período de cutting?

Mulher sentada com roupa de academia enquanto come uma salada e sorri olhando para o horizonte
Veja como é a alimentação no período de cutting (Foto: Shutterstock)

A alimentação durante o cutting se baseia basicamente no déficit calórico. Isto é, uma dieta com uma ingestão menor de calorias do que o corpo gasta. A estratégia visa que o corpo use os estoques de gordura, para manter o seu funcionamento.

Para saber a quantidade exata de calorias a serem consumidas, será necessário a elaboração de um plano de alimentação, em que será levado em conta muitos fatores. Os principais são a quantidade de calorias gastas com o exercício, a taxa de metabolismo basal e o percentual de gordura.

Mas para um resultado satisfatório, a contagem das calorias a serem consumidas e a criação do plano alimentar, devem ser elaboradas exclusivamente por um nutricionista.

Buscando melhores resultados? Veja o que comer após o treino.

Quando fazer e quanto tempo dura o cutting?

A duração do cutting varia de acordo com o aluno/atleta. No caso dos fisiculturistas, a estratégia deve ser usada antes das competições. Esse é o período ideal para reduzir ao máximo o seu percentual de gordura. Isto garante a melhor definição muscular possível durante a competição.

O tempo vai depender da quantidade de gordura para ser eliminada, mas não costuma passar de dois meses.

Já para os amadores, que não tem uma data específica para atingir os objetivos, a estratégia é diferente. Nesse caso, o cutting pode durar até que o indivíduo atinja o percentual de gordura estipulado pelo nutricionista e pelo educador físico.

Quer se preparar para entrar na academia? Veja 7 opções de roupas de academia.

Mulher negra mostrando o biceps enquanto segura uma corda grossa de exercício
É importante tomar todos os cuidados com a alimentação e o treino durante o período de cutting (Foto: Shutterstock)

Cuidados com o cutting

Apesar da estratégia de cutting trazer bons resultados, são necessários alguns cuidados. Um risco é manter a estratégia de consumo baixo de calorias por longos períodos. Isto pode levar a alguns problemas, como a anemia, queda de cabelo, estresse e deficiências hormonais. Estes problemas são causados devido a uma ausência ou diminuição na ingestão de vitaminas e minerais.

Outro cuidado importante, é o acompanhamento pelo profissional de educação física e o nutricionista durante o processo. Isto é necessário para analisar possíveis perdas inesperadas de massa muscular ou dificuldade no processo de redução da gordura corporal. Dessa forma o problema pode ser revertido no momento certo.

Gosta de exercícios ao ar livre? Veja opções de bola para futevôlei.

Produtos para te ajudar durante o cutting

Para te ajudar na estratégia de cutting, selecionei alguns produtos aqui do Buscapé. Conheça um pouco sobre cada um e veja boas ofertas.

Bicicleta de Spinning

Um dos aparelhos que mais recomendo para ajudar no cutting, a bike de spinning simula uma pedalada realista e desafiadora, oferecendo inclinações e variações de resistência. Ideal para treinos intensos e uma maior queima calórica, é indicada tanto para atletas amadores quanto profissionais.

Se quiser mais opções, veja a melhor bike de spinning do momento.

Esteira ergométrica

Outro aparelho que indico bastante é a esteira ergométrica. Ela ajuda bastante no cutting, especialmente para você poder fazer o seu aeróbico em casa, sem precisar ir até a academia ou correr na rua. Ajuda bastante também para aqueles dias de chuva, onde sair de casa não é uma opção.

Procurando esteira boa e barata? Veja aqui a nossa seleção dos modelos mais em conta!

Corda para pular

Mais uma dica que eu dou para queimar calorias no cutting é pular corda. Este é um investimento pequeno e que não vai ocupar espaço na sua casa. E o melhor, é que com ele, você conseguirá queimar muitas calorias, contribuindo para a sua definição.

Gostou da ideia? Então conheça boas ofertas de cordas para pular.

Kit de Halteres

A minha última dica é um kit de halteres. Essa é uma dica diferente das anteriores, que focaram nos aeróbicos. Já os halteres, focam no treino de força. Com eles, você não vai perder nenhum dia de treino. Caso aconteça algum problema que te impeça de ir até a academia, com estes halteres a academia vai ser a sua própria casa.

Economize na compra dos produtos para o cutting com o Buscapé!

Agora que você já sabe o que é cutting, que tal ficar por dentro das ofertas de outros produtos? Aqui no Buscapé, temos uma infinidade de opções, desde beleza até informática! Para isso, é só baixar a extensão do Buscapé no Google Chrome do seu computador. Com esse recurso, o Buscapé vai te acompanhar durante toda a navegação e, inclusive, nas suas lojas favoritas.

E sabe qual é a vantagem? Sempre que você entrar na sua loja favorita, a extensão do Buscapé vai te entregar os melhores cupons, além de cashback, assistente de compras e outros benefícios. Quer saber mais sobre as nossas ferramentas? A gente te explica tudinho!

Carregando comparador...
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade