Existem diversos tipos de panela no mercado e, por isso, é essencial conhecer qual é a ideal para você cozinhar no seu fogão. Além disso, na hora de escolher o utensílio, também é importante saber qual a qualidade da panela, qual o material que a reveste, se libera ou não substâncias tóxicas e as vantagens e desvantagens dela.

Para preparar uma comida saborosa, ter uma panela boa é fundamental para alcançar o seu objetivo. Pensando em te ajudar na compra, veja a seguir uma lista com diferentes tipos de panela, indicações sobre para que tipo de fogão elas são recomendadas, e também diferentes opções de modelo, de marcas como Tramontina, Marpal, Garcima, entre outros.

Quer deixar sua cozinha completa? Veja opções de melhores jogos de panela para comprar!

Você conhece as vantagens e desvantagens dos diversos tipos de panela? Confira a seguir (Imagem: Shutterstock)

Panelas esmaltadas

Além de bonitas, esse tipo de panela ganha uma camada especial de esmalte, com vários minerais, que ajudam a resistir às altas temperaturas e ainda ajudam a evitar a contaminação da comida por bactérias.

As panelas esmaltadas aquecem rápido e são indicadas para cozinhar uma menor quantidade de alimentos, como molho e sopas. Uma desvantagem desse tipo de material é que elas são muito delicadas e descascam com muita facilidade. Por isso, na hora de lavá-las, dê preferência pelo uso de produtos neutros e nunca utilize esponja de aço.

Para que tipo de fogão é indicada

Muito versáteis, as panelas esmaltadas podem ser utilizadas em fogões a gás, elétrico, vitrocerâmico e a lenha, mas não são indicadas para fogões de indução.

Você está pensando em morar sozinho? Confira dicas sobre o que comprar para montar sua casa ou apartamento e deixá-lo bem completo.

Panelas antiaderentes

As panelas antiaderentes são ideais para serem usadas sem óleo, justamente por não grudarem os alimentos nela. Esse tipo de panela é o mais comum no mercado e possui baixo custo. Normalmente, as panelas são produzidas em alumínio, com uma camada antiaderente, feita de Teflon.

Os cuidados com ela devem ser redobrados: as panelas não devem ser lavadas de qualquer jeito. Não é recomendado usar produtos abrasivos e deve-se dar preferência pelo uso do lado macio da esponja. Na hora de preparar alimentos, também evite usar utensílios de metal, que podem arranhar o Teflon e fazer com que a panela perca sua camada antiaderente.

Para que tipo de fogão é indicada

Assim como o modelo anterior, a panela antiaderente é indicada para a maior parte dos tipos de fogão, seja a gás ou elétrico, incluindo cooktops. Porém, elas não funcionam em fogão de indução.

Veja qual é a melhor frigideira antiaderente para preparar alimentos sem grudar.

Panelas de cerâmica

Esse tipo de panela demora a esquentar a comida, mas uma ótima vantagem é que também mantém o calor por muito tempo. Os modelos de panelas de cerâmica são ótimos para preparar sopas ou ainda para aquele feijão bem requintado.

Uma dica para quando você for lavar é secar a panela ainda no fogo. Não use produtos abrasivos, dê preferência a produtos mais delicados, como um detergente neutro. Na hora de comprar uma panela de cerâmica, é muito importante que você verifique se tem selo de qualidade, indicando, por exemplo, a ausência de chumbo (que é prejudicial à saúde).

Para que tipo de fogão é indicada

As panelas cerâmicas são indicadas para fogão a gás, forno comum e fogão elétrico. Importante dizer que esse tipo de panela também não funciona em fogão de indução.

Você está pensando em mais comodidade na hora de cozinhar? A gente te ajuda a descobrir se a panela elétrica vale a pena?

Panelas de fundo triplo

As panelas de fundo triplo são ideais para quem busca por panelas resistentes. Elas normalmente são feitas de aço e possuem o fundo revestido: uma camada de inox + uma camada de alumínio (ou cobre) + uma camada de aço inox.

Ela funciona da seguinte forma, a primeira camada da panela entra em contato diretamente com o alimento, a segunda camada distribui o calor (de forma uniforme) e ajuda a manter a temperatura por mais tempo, já a terceira camada garante a resistência e a durabilidade do material.

Para que tipo de fogão é indicada

A panela de fundo triplo pode ser utilizada em todos os tipos de fogão ou cooktop, inclusive o fogão de indução.

Veja quais são e como escolher os tipos de panelas para cooktop a gás, elétrico e de indução.

Panelas de alumínio

As panelas de alumínio possuem a vantagem de esquentar rapidamente o alimento e, quando comparadas com outras, são geralmente mais baratas. No entanto, há algumas pessoas que resistem em usá-las, já que alguns estudos indicam que o metal pode ser liberado para a comida. Mas, como as pesquisas não são conclusivas no assunto, uma recomendação é evitar apenas arranhá-las com utensílios pontudos, para não retirar o alumínio.

Esse tipo de panela é ideal para realizar frituras. Na hora da limpeza, dê preferência por produtos "limpa alumínio", que facilitam bastante o trabalho.

Para que tipo de fogão é indicada

Por ser um dos tipos de panela mais comuns, ela pode ser usada em quase todos os tipos de fogão, com exceção do fogão por indução.

Medo de panela de pressão? Veja como usar o item e garantir a segurança nos preparos.

Panelas de inox

Esse tipo de panela é conhecido pela sua qualidade e durabilidade, por ser resistente e distribuir bem o calor. Justamente por isso, a panela de inox pode ser encontrada por um preço mais alto, quando comparada com outros tipos, como as panelas de alumínio.

Para frituras, a panela de inox não é a mais indicada. Além de atingir uma temperatura muito alta, exigindo um maior cuidado, é necessário que o utensílio esteja bem fervido, para não transferir o níquel para a comida. Uma boa dica para quem usa esse tipo de panela é: assim que você terminar de usá-la, lave imediatamente para que ela não manche.

Para que tipo de fogão é indicada

A panela de inox é indicada para todos os tipos de fogão, inclusive o de indução.

Panelas de ferro

As panelas de ferro aquecem com facilidade e mantém a temperatura por mais tempo. Alguns estudos comprovaram que, durante o cozimento, o ferro pode ir para comida. Mas, nesse caso, diferentemente da panela de alumínio, é uma vantagem, já que ela pode contribuir, por exemplo, para a saúde de quem tem anemia.

Esse tipo de panela também costuma ser mais pesado. Então, se você deseja ter uma na sua cozinha, escolha as que possuem cabo de madeira, já que esse tipo de revestimento, além de não esquentar, facilita o manuseio. Com relação à limpeza, lave-a com cuidado, para que o material não se solte. Use apenas detergente ou sabão de coco.

Para que tipo de fogão é indicada

A panela de ferro é mais uma opção que pode ser usada em qualquer tipo de fogão, inclusive no cooktop ou fogão de indução.

Deseja conhecer mais sobre as panelas de ferro? Veja os detalhes de seis opções de panelas da marca Le Creuset.