Comprar as melhores panelas para cooktop de indução é algo necessário para o pleno funcionamento do aparelho, que é mais tecnológico, mas você sabia que também existem opções ideais para os outros tipos de fogão cooktop? O modelo a gás e o elétrico também pedem atenção na hora da escolha dos recipientes que serão usados neles.

Para te ajudar, aqui embaixo nós vamos explicar como você pode escolher os melhores tipos de panela para cada um dele, levando em consideração o tamanho e o funcionamento dos cooktops. Dá uma olhada!  

Quer saber mais sobre a diferença entre os tipos de cooktop? Confira a nossa matéria!

Cooktop por indução: panelas de aço inox, fundo triplo ou ferro fundido são ideais

Esse tipo de cooktop é o mais tecnológico de todos e leva calor às panelas por meio de ondas eletromagnéticas. Por isso, ele necessita de panelas para fogão de indução, próprias para o preparo dos alimentos por meio de indução magnética. Por isso, as opções ideais são as de aço inox, fundo triplo ou ferro fundido. Uma ótima dica para saber se você pode usar ou não a sua panela no cooktop por indução é colocar um ímã na base dela. Se ele grudar, ótimo, a panela servirá.

Não use modelos de outros materiais, como alumínio, vidro ou cerâmica, já que eles não são magnéticos e não vão funcionar no cooktop por indução. É importante, também, que o diâmetro das panelas para fogão de indução seja proporcional ao queimador do cooktop e que o fundo delas seja totalmente plano. Para testar, gire uma régua lentamente sobre o fundo da panela e verifique se não há imperfeições.

Leia também: Panela para fogão de indução: veja quais são as melhores para comprar

Se você costuma usar panela de pressão para agilizar o preparo de diferentes tipos de alimentos, também precisa ter atenção ao material: escolha um modelo de pressão entre as opções de panela para cooktop de indução.

Cooktop elétrico: panelas de fundo plano e reforçado

Assim como nos modelos por indução, para funcionar no cooktop elétrico, as panelas devem ter o fundo plano. É fundamental que você use apenas panelas com fundo reforçado e, de preferência, que sejam feitas de ferro ou de aço. Materiais menos resistentes, como vidro, cerâmica ou cobre, devem ficar longe do cooktop elétrico.

Quanto ao tamanho, escolha uma panela em que a base cubra por completo o queimador do cooktop, para que o calor vá direto para os alimentos, no fundo da panela. Aqui também vale o teste do ímã: se ele grudar na sua panela, você pode usá-la.

Cooktop a gás: fique atento aos tamanhos

Para o cooktop a gás, fique atento às panelas de fundo plano e veja se o tamanho delas combina com o dos queimadores: isso garante a sua segurança e ainda diminui o consumo de gás. Uma dica para escolher bem é verificar, no manual do cooktop, as medidas de cada queimador e também as medidas das panelas ideais para cada um deles.

No caso dos cooktops a gás, você pode usar panelas de diversos materiais, como cerâmica, ferro, aço inox, alumínio e até vidro. Mas atenção: se for usar vidro, evite as panelas feitas com material refratário, não tão resistente a altas temperaturas.

Além das panelas, o que levar em consideração na hora de escolher um fogão cooktop?

Se você ainda não comprou o seu fogão cooktop e precisa decidir entre os modelos disponíveis, além dos tipos de panela que cada um usa, deve levar em consideração um outro detalhe: o gasto de energia elétrica. O fogão cooktop a gás pode ser ligado ao gás de botijão ou ao encanado e precisa de eletricidade apenas para o acendimento, que pode ser automático ou semiautomático.

Com os modelos de cooktop elétrico e por indução, o funcionamento é diferente: eles dependem completamente da eletricidade. O primeiro modelo deve ser ligado à tomada e o outro, instalado diretamente na rede elétrica da casa. Ou seja: caso você fique sem energia, também não vai conseguir usar o fogão. Além disso, dependendo da frequência de uso, o impacto deles dois na conta de luz pode ser maior do que o do botijão ou da conta de gás. As panelas para fogão de indução, inclusive, costumam ser mais caras que as outras. Vale a pena analisar tudo isso antes de decidir, ok?

Precisa de mais dicas sobre como comprar um cooktop? Confira o nosso guia de compras!

Saiba mais sobre fogões e cozinha:

Leia mais sobreFogão