É possível descobrir o IP do roteador por meio de comandos simples no celular ou no computador. Essa informação é útil para quando você precisa mudar alguma configuração do aparelho, como o nome da rede Wi-Fi e a senha. O IP do roteador também é fundamental para localizar outras informações, como frequência de operação, canal e encriptação. Caso contrário, não será possível acessar o painel de configuração dele.

Para te ajudar a ter acesso a esse parâmetro de forma simples, preparamos um tutorial de como descobrir o IP do roteador ao qual você está conectado pelo celular Android ou iPhone (iOS). Com o número, você pode configurar o dispositivo pelo próprio smartphone. Além disso, veja também como fazer o procedimento pelo computador, por meio do comando "ipconfig" no Windows.

O roteador funciona como um gateway padrão. Isso significa que ele é o dispositivo que roteia o tráfego da rede local para outras redes. O gateway padrão organiza o tráfego entre os IPs e a rede de internet, decodificando pacotes de dados e protegendo informações de ambos os lados. Por isso, localizar o IP do roteador é essencial para descobrir ou alterar informações da rede Wi-Fi.

Veja como descobrir o IP do roteador pelo celular e pelo computador (Foto: Shutterstock)

Como descobrir o IP do roteador pelo celular Android

Para descobrir o IP do roteador no celular Android, acesse as configurações do seu aparelho e selecione "Conexões". Depois, toque em "Wi-Fi" e vá no ícone de engrenagem. Lá, abra as configurações da rede a qual você está conectado.

Passo a passo para abrir configurações de rede no Android (Foto: Arte/Mosaico)

Agora, role a tela até "Avançado" e, no item "Definições IP", selecione "Estático".

Acesse as configurações avançadas de rede no Android(Foto: Arte/Mosaico)

O celular vai exibir o endereço IP do roteador no campo "Gateway".

IP do roteador exibido no celular Android (Foto: Arte/Mosaico)

Depois de fazer o procedimento, lembre-se de retornar as "Definições IP" para "DHCP". Vale ressaltar que o caminho pode ser um pouco diferente conforme a marca do seu smartphone. O procedimento, porém, é semelhante.

Como localizar o IP do roteador pelo iPhone

Para localizar o IP do roteador pelo iPhone, o procedimento é bem simples. Primeiro, acesse os Ajustes e entre na seção "Wi-Fi". Em seguida, toque no ícone de informação azul que está ao lado do nome da rede Wi-Fi a qual você está conectado.

Na próxima tela, você verá algumas informações referentes à sua rede. No campo "Roteador", você consegue descobrir o endereço IP do seu roteador.

Ação para descobrir IP do roteador pelo iPhone (Foto: Arte/Mosaico)

Como descobrir o IP do roteador pelo computador

Por fim, para localizar o IP do roteador pelo computador, você pode usar o comando "ipconfig" no Prompt de comando. Para isso, pesquise por "cmd" no Menu Iniciar. Então, basta digitar "ipconfig" e dar enter para descobrir o IP do roteador. A informação vai aparecer no campo "Gateway padrão".

Ação para descobrir IP do roteador pelo CMD do Windows (Foto: Arte/Mosaico)

Agora que você já tem o endereço IP do roteador, basta digitar o número na barra de endereços do seu navegador para acessar as configurações do seu dispositivo.

Aproveite para conferir também essas dicas para melhorar o sinal do roteador em casa e como mudar DNS do celular para ter Internet mais rápida.

Leia mais sobre