O iPhone 12 Mini é uma versão menor do iPhone 12, celular da Apple. O smartphone é a primeira variante "Mini" apresentada pela fabricante, mas mantém boa parte das especificações do modelo maior, incluindo o processador Apple A14 Bionic. O modelo chegou ao Brasil em novembro de 2020 junto com os iPhone 12, iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

O smartphone traz uma tela OLED de 5,4 polegadas, conjunto de câmera dupla de 12 MP e diversas novidades, como carregamento sem fio com o sistema MagSafe. Ficou curioso para conhecer mais do iPhone 12 Mini? Veja todos os detalhes da ficha técnica e preço do smartphone a seguir.

iPhone 12 Mini tem tamaho pequeno, mas mantém ficha técnica potente (Foto: Shutterstock)

Melhores ofertas para o iPhone 12 Mini

O smartphone da Apple pode ser encontrado em versões com três quantidades de armazenamento diferentes, característica que também influencia no preço. A seguir, você confere as melhores ofertas para o iPhone 12 Mini 64GB, iPhone 12 Mini 128GB e iPhone 12 Mini 256GB.

Ficha técnica do iPhone 12 Mini

  • Tela: 5,4 polegadas, com painel OLED, tecnologia Super Retina XDR, HDR, True Tone, Dolby Vision, brilho de 1200 nits e resolução de 1080 x 2340 pixels
  • Processador: Apple A14 Bionic
  • Armazenamento interno: 64 GB, 128 GB ou 256 GB
  • Câmeras traseiras: 12 MP (f/1.6) + 12 MP ultra-wide (f/2.4)
  • Grava em: 4K a 60 fps com Dolby Vision ativado
  • Câmera frontal: 12 MP (f/2.2)
  • Bateria: Até 15 horas de autonomia em reprodução de vídeo contínua
  • Carregamento turbo: sim, suporta carregadores de até 20W
  • Carregamento sem fio: sim, com sistema MagSafe
  • Proteção contra água: sim, com IP68
  • Face ID: sim
  • Dimensões e peso: 131,5 x 64,2 x 7,4 mm e 133 gramas
  • Cores: preto, branco, vermelho, verde, azul e lilás

Design pequeno e confortável

iPhone 12 Mini é o menor modelo da linha iPhone 12 (Foto: Shutterstock)

Para o design da linha iPhone 12, a Apple manteve parte das características do iPhone 11, mas deu um toque de "nostalgia" para os fãs da marca. O smartphone possui as laterais retas com curvas nos cantos, visual que foi adotado pelo iPhone 4 e fez sucesso entre os usuários. Por isso, assim como os demais modelos da família, o iPhone 12 Mini segue esse visual.

Aliás, essa é a principal diferença do iPhone 12 Mini em relação ao iPhone 12. Como o nome sugere, o smartphone é menor que o modelo convencional. Por isso, tende a ter uma pegada mais confortável, principalmente para quem tem mãos pequenas. Em relação às dimensões, ele tem 131,5 x 64,2 x 7,4 mm, com peso de 133 gramas.

O aparelho tem peças traseira e frontal em vidro, com proteção Gorilla Glass, que evita arranhões acidentais. As laterais são em aço inoxidável "com qualidade cirúrgica", conforme ressalta a fabricante.

iPhone 12 Mini tem traseira de vidro e está disponível em seis cores (Foto: Shutterstock)

Na parte frontal, o design do iPhone 12 Mini é semelhante ao do iPhone 11. A tela OLED preenche quase todo o espaço do corpo e deixa as bordas ainda mais reduzidas. O notch retangular também continua, com espaço para a câmera de selfie, sensores e alto-falante. Na parte traseira temos uma pintura lisa, com um módulo quadrado para as câmeras e o logo da Apple ao centro.

Em 2020, o iPhone 12 Mini chegou em cinco cores: preto, branco, vermelho, verde e azul. Em abril de 2021, o modelo ganhou uma nova versão na cor roxa. É válido ressaltar que ele não possui entrada para fones de ouvido. Por isso, o usuário precisará usar modelos sem fio ou adaptador lightning. Outra característica interessante é a proteção IP68, que o torna resistente à água.

Tela OLED de alta qualidade

Nas gerações passadas, a Apple optou por colocar telas com resolução HD+ nos modelos mais simples. Dessa vez, a fabricante não economizou e todas as versões do iPhone 12 trazem tela Full HD+. O iPhone 12 Mini é indicado para quem prefere painéis menores, já que possui apenas 5,4 polegadas.

O painel utilizado é do tipo OLED, que oferece ótima qualidade e ainda conta com tecnologia Super Retina XDR. Além disso, o iPhone 12 Mini tem recursos para melhorar as cores do display, como HDR, brilho de até 1200 nits e True Tone, que ajusta a tonalidade das cores de acordo com o brilho do ambiente.

iPhone 12 Mini tem tela de 5,4 polegadas com painel OLED (Foto: Divulgação/Apple)

O smartphone também tem uma camada antioleosidade e impressão digital, que evita marcas de dedos. No entanto, a principal novidade é a tecnologia Ceramic Shield que, de acordo com a Apple, suporta até quatro vezes mais impacto do que as proteções adotadas em modelos anteriores.

Desempenho gigante

De pequeno, o iPhone 12 Mini só tem o nome e o tamanho. Isso porque o smartphone conta com o mesmo processador usado nos demais aparelhos da linha iPhone 12 e vai oferecer ótimo desempenho. O modelo vem com o Apple A14 Bionic, novo chipset de fabricação da própria Apple.

Esse é o primeiro processador a ter fabricação em 5 nanômetros e tem 11,8 bilhões de transistores. Além de ser mais rápido do que a geração passada, a empresa ressalta que o chip entrega um desempenho melhor que qualquer outro processador de celular do mercado.

Sua rede neural está 80% mais rápida e consegue trabalhar com até 16 núcleos. Além disso, os aceleradores de aprendizado de máquina estão 70% mais rápidos, com até 11 trilhões de operações por segundo. Graças ao processador, o iPhone 12 Mini consegue gravar vídeos com o recurso de Dolby Vision. Segundo a Apple, essa tecnologia não está presente nem mesmo em câmeras profissionais.

iPhone 12 Mini tem processador Apple A14 Bionic, o mesmo dos modelos mais potentes (Foto: Shutterstock)

A fabricante não costuma revelar a quantidade de memória RAM dos seus smartphones. No entanto, testes de benchmarking indicam que o iPhone 12 Mini tem 4 GB, valor suficiente para rodar diversos aplicativos e jogos com eficiência.

Em relação ao armazenamento, o smartphone da Apple é vendido em três versões diferentes: o iPhone 12 Mini 64GB, iPhone 12 Mini 128GB e iPhone 12 Mini 256GB. Como já é de costume, nenhuma delas aceita cartão de memória. Por isso, a gente recomenda que você opte pelos modelos com mais espaço para evitar problemas com memória.

O celular roda o sistema iOS 14, versão mais recente da empresa e que trouxe interface renovada e recursos mais inteligentes. O smartphone já está na lista para receber a atualização para o iOS 15 ainda em 2022.

Além disso, o iPhone 12 Mini oferece suporte a redes móveis 5G, embora esse tipo de conexão ainda não esteja disponível no Brasil.

iPhone 12 Mini tem conjunto de câmera traseira dupla, com sensor de 12 MP (Foto: Shutterstock)

Câmera dupla para fotos impressionantes

O iPhone 12 Mini tem câmera dupla, com sensores de 12 MP. A câmera principal tem abertura de lente f/1.6, dual-pixel, foco automático por detecção de fase e estabilização óptica. A secundária tem abertura f/2.4 e lente ultra-wide, para fotos com o enquadramento maior que o convencional. Esse celular consegue fazer gravações em 4K a 60 fps.

O modo noturno foi o destaque da câmera da linha iPhone 11 e recebeu melhorias no iPhone 12 Mini. Agora, a câmera secundária, com lente ultra-wide, também tem o recurso e capta 27% mais luz, deixando as imagens nítidas e com mais detalhes. É válido destacar que o celular consegue identificar ambientes com pouca luz e ativa o modo noturno automaticamente.  

Foto tirada pelo iPhone 12 Mini em ambiente de baixa luminosidade (Foto: Divulgação/Apple)

Entre outros recursos de destaque do iPhone 12 Mini está o Deep Fusion, que analisa várias exposições para aumentar os detalhes em cenários com iluminação comprometida. O smartphone também conta com HDR 3, que usa aprendizado de máquina e inteligência artificial para destacar os detalhes do objeto principal da cena, preservando a cor do restante da cena.

Além disso, o celular oferece diversos modos de fotografia, como modo retrato com controle avançado de profundidade e seis efeitos diferentes de iluminação.

O iPhone 12 Mini promete selfies de qualidade mesmo em ambientes escuros (Foto: Divulgação/Apple)

Na parte frontal, o iPhone 12 Mini tem câmera de 12 MP, com abertura de lente f/2.2 e recurso de HDR. Ao lado dela, fica o sensor SL 3D que, além de melhorar o recorte das selfies no modo retrato, também deixa o reconhecimento facial (Face ID) mais seguro e rápido.

Em relação aos vídeos, o iPhone 12 Mini grava em 4K a 60 frames por segundo em ambas as câmeras. Vale ressaltar que o conjunto de câmeras do iPhone 12 Mini é o mesmo do iPhone 12. O modelo se diferencia apenas dos iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max, que trazem câmera tripla.

Bateria que dura 15 horas

O iPhone 12 Mini tem bateria para até 15 horas de vídeos contínuos (Foto: Divulgação/Apple)

Como de costume, a Apple não informa o tamanho da bateria do iPhone 12 Mini. De qualquer forma, a empresa promete uma autonomia de até 15 hora de reprodução de vídeo contínua ou 10 horas de streaming de vídeo. O celular ainda tem suporte ao carregamento rápido de até 20W, conseguindo recuperar 50% da sua bateria em 30 minutos.

Além disso, o iPhone 12 Mini tem suporte ao carregamento sem fio, com o sistema MagSafe. A novidade permite usar o carregamento sem fio de modo aprimorado. Para isso, a traseira do celular possui um conjunto de ímãs e NFC para identificação de acessórios. A fabricante oferece diferentes carregadores, capas, capa-carteira, entre outros acessórios que "grudam" no celular pelos imãs, ativando algumas funções específicas.

Outra novidade anunciada na linha iPhone 12 é que o celular não vem mais com carregador na caixa, apenas o cabo USB-C para Lightning. A Apple afirma que essa é uma medida para diminuir a emissão de carbono na atmosfera. O fone de ouvido também foi retirado.

Vale ressaltar que a capacidade da bateria do iPhone 12 Mini também é inferior à do iPhone 12, considerando que o aparelho e o display são menores.

iPhone 12 Mini não traz carregador e fone de ouvido na caixa (Foto: Shutterstock)

Preço do iPhone 12 Mini e custo-benefício

O iPhone 12 Mini chegou ao Brasil em novembro de 2020 pelos seguintes preços:

  • iPhone 12 Mini 64GB: R$ 6.999
  • iPhone 12 Mini 128GB: R$ 7.499
  • iPhone 12 Mini 256GB: R$ 8.499

Os modelos permanecem com esses valores na loja da Apple, mas já saem mais baratos no e-commerce. Aqui no site, é possível encontrá-los com preços a partir de:

  • iPhone 12 Mini 64GB: R$ 4.950
  • iPhone 12 Mini 128GB: R$ 5.150
  • iPhone 12 Mini 256GB: R$ 6.000

Depois de ver os valores, você deve estar se perguntando se o iPhone 12 Mini vale a pena. Avaliar o custo-benefício dos smartphones da Apple é sempre uma questão delicada, porque os aparelhos costumam ter preços bem elevados. Por outro lado, os usuários que gostam da marcam já estão acostumados com isso e aceitam pagar o preço.

Por isso, se você está disposto a pagar pela nova geração do celular da Apple, o iPhone 12 Mini é uma boa opção. O modelo é ideal para quem quer um aparelho menor, mas que seja potente. Além de ter o mesmo desempenho da linha Pro, o celular entrega tela Full HD+, tem um bom conjunto de câmeras e traz as demais novas tecnologias da linha, como o MagSafe.

De qualquer forma, se você quiser conhecer outras opções, vale dar uma olhada no iPhone 12, que tem praticamente a mesma ficha técnica, mas é um pouco maior. Se a diferença de preço for pequena, pode ser interessante investir no modelo convencional. Para quem quer o máximo em desempenho e tecnologia, a dica é conhecer os iPhone 12 Pro e iPhone 12 Pro Max.

No entanto, se você quer economia, vale conferir o iPhone 12. O modelo da geração passada já teve redução de preço e permanece como boa opção de compra. Aproveite para conferir outros detalhes do aparelho no review do iPhone 11.

Por fim, se você está disposto a conhecer modelos de outras marcas, recomendamos dar uma olhada na lista de melhores celulares de 2022 e de smartphones com melhor custo-benefício, com opções em diferentes faixas de preço.

Quer conhecer detalhes dos outros modelos da linha iPhone 12? Confira a ficha técnica de cada um:

Quer economizar na compra do iPhone 12 Mini? Crie um alerta de preço que nós te avisamos quando ele estiver mais barato!