Testei o Galaxy S25 Ultra: o que faz dele o melhor Android do mercado?
Confira impressões sobre os principais atributos do mais potente top de linha da Samsung em 2025

Após quase dois meses de testes, é seguro dizer que o Galaxy S25 Ultra, lançado em janeiro de 2025 pela Samsung, já é o melhor Android top de linha do ano – e dificilmente será batido.
Ainda que seja possível encontrar opções superiores em atributos específicos, como modelos gamers com baterias mais duradouras e taxas de atualização maiores, é muito improvável que outro conjunto Android faça frente ao Galaxy S25 Ultra ainda este ano.
Nessa análise, vou contar minha experiência com o novo flagship da Samsung, que investiu pesado em inteligência artificial com o Galaxy AI e trouxe muitas novidades para o modelo, algumas realmente excelentes, outras nem tanto.
- E falando sobre o melhor que o mercado tem a oferecer, montamos uma lista com as principais celulares do ano!
Galaxy AI expande possibilidades com Inteligência Artificial em mobiles
A Samsung dedicou um bom tempo do Galaxy Unpacked, evento oficial de anúncio da linha S25 realizado no dia 22 de janeiro, apresentando as novas possibilidades do Galaxy AI, então nada melhor que começar esse artigo comentando as minhas preferidas.
Eliminador de Ruído
Se o primeiro contato que tive o Eliminador de Ruído ao longo da apresentação oficial da Samsung foi no mínimo interessante, testar o recurso em primeira mão foi impressionante, sem exageros.
Por meio de uma interface simples e intuitiva, e em questão de segundos, consegui retirar completamente vários tipos de ruídos dos meus vídeos: de música alta a carros passando na rua, barulho de avião e gritos de crianças brincando, só para citar alguns.
Ainda é possível ajustar a altura de vozes humanas, identificadas pela inteligência artificial, tudo de forma manual ou com um simples clique, usando o modo automático.
Só vale pontuar que o processamento das vozes pode ser um dos poucos resultados imperfeitos, dependendo da altura e clareza de falas e cantos alheios.
No geral, o Eliminador de Ruídos é algo fácil de usar e super útil, principalmente para quem quer criar conteúdo pelo celular sem gastar muito tempo com edição.
Pesquisa de fotos por voz na Galeria
Outra possibilidade bem legal que o Galaxy S25 Ultra oferece é a busca de imagens da Galeria por voz, apesar de ainda precisar de melhorias, na minha opinião.
Usando características marcantes da imagem buscada, como o objeto principal em foco, cor predominante ou local, pude encontrar várias fotos com pedidos simples: “garrafa preta”, “escultura de mulher”, “gata cinza”.
Os resultados foram satisfatórios em boa parte do tempo, e traziam todas as fotos que eu tinha tirado, dentro das características pedidas.
Em alguns casos, porém, essa identificação não era feita corretamente, mesmo com pedidos mais detalhados, e a busca me retornava fotos totalmente diferentes, ou até mesmo nenhum resultado.
É até possível que essa pesquisa fique mais precisa com mais tempo de uso, mas dá para dizer que, pelo menos a curto prazo, a experiência ainda pode melhorar bastante. De qualquer forma, já uma novidade interessante e de grande potencial.
- Comentei as minhas preferidas, mas você pode conhecer todas as funções que o Galaxy AI tem a oferecer!
Gemini e Botão de ação
O Galaxy S25 Ultra introduziu um botão de ação na lateral do aparelho, o que permite acionamento do Gemini, inteligência artificial do Google e integrada ao modelo, com apenas um toque.
E falando em Gemini, a novidade da vez é que, para além de responder perguntas, resumir, traduzir textos selecionados na tela e identificar objetos com o Circle to Search, ele também executa ações mais complexas dentro dos aplicativos.
Durante os testes, pedi para o Gemini levantar a data e o horário do jogo mais próximo da Seleção Brasileira de Futebol e adicionar a informação completa na minha agenda, por exemplo.
A resposta foi exata na grande maioria das vezes, o que pode realmente facilitar o dia a dia de acordo com a necessidade de cada um.
A Bixby, inteligência artificial da Samsung, também consegue executar algumas dessas tarefas, mas as respostas passam longe de serem tão boas.
Busca inteligente nas configurações
Outro ponto que adorei foi a busca inteligente nas configurações do aparelho, que veio para resolver o problema de quem se perde no meio de tantas funcionalidades avançadas e nomenclaturas diferentes.
Inserindo palavras-chaves simples ou até mesmo frases mais longas no campo de pesquisa, consegui respostas precisas para o que procurava, o que me ajudou durante todo o período de testes do S25 Ultra e tornou a navegação bem mais simples e acessível. Golaço!
Now Brief
O Now Brief foi apresentado pela Samsung como um assistente personalizado de rotina e bem-estar, centralizando lembretes, agenda do dia, previsão do tempo e sugestões de conteúdo – além de ter conectividade com Samsung Health e wearables da marca.
Achei a novidade sem graça e os resumos pobres. As sugestões personalizadas eram óbvias - músicas que eu já tinha escutado, por exemplo –, e várias das informações destacadas já são acessíveis de qualquer forma, então o Now Brief não agregou valor ao meu uso diário.
Um ponto relevante é que, com a experiência integrada ao smartwatch e ao anel inteligente da Samsung, é até possível que a funcionalidade seja útil para um monitoramento mais prático de saúde e melhore com o tempo.
Como não testei o S25 Ultra junto aos wearables, a impressão que ficou foi apenas medíocre.
- A gigante coreana conta com outros ótimos celulares em seu catálogo. Selecionamos os melhores smartphones da Samsung para você conhecer!
Câmeras são o ponto forte do Galaxy S25 Ultra
O conjunto de câmeras do Galaxy S25 Ultra é, talvez, o atributo mais forte do modelo, e isso diz muita coisa.
A Samsung investiu pesado nas quatro lentes do smartphone, sendo elas: câmera principal de 200MP, câmera ultra-wide de 50MP (eram 12MP no S24 Ultra!), sensor periscópico de 50MP e zoom óptico de 5x e lente telefoto de 10MP.
Na prática, essas especificações resultam em imagens super nítidas e de alta definição, mesmo à noite, e facilmente editáveis com auxílio da inteligência artificial da Samsung.
O zoom óptico também é um grande destaque, como veremos em breve.

Nas imagens acima, podemos ver como o Modo Retrato do S25 Ultra consegue desfocar o segundo plano e capturar detalhes e texturas muito específicas em alta definição, ainda que em ambiente interno de iluminação limitada. Na câmera frontal, o modo também se sai muito bem.
- Também listamos os celulares com as melhores câmeras da atualidade!

A edição de imagens com o Galaxy AI está ainda mais prática. Identificando formatos, sombras e texturas de forma mais precisa, como vemos acima, a inteligência artificial da Samsung consegue apagar objetos e substituí-los de acordo com o plano de fundo.
O recurso não é novidade, mas foi melhorado em comparação à última geração.

Como já adiantado, a lente de zoom óptico do Galaxy S25 Ultra é espantosa. Mesmo na capacidade máxima 100x, ela é capaz de capturar detalhes e ajustar a iluminação para cliques impressionantes.
A estabilidade da câmera garante resultados quase sempre excelentes.

O Modo Nightography, ou noturno, também foi aprimorado e devolve imagens mais nítidas e claras em ambientes de pouca iluminação.
Dependendo do clique, o processamento pode passar da conta e deixar a foto um pouco saturada demais, mas o sensor de captura de luz faz um bom trabalho no geral.
Vídeos
A gravação de vídeos no Galaxy S25 Ultra traz qualidade altíssima e várias possibilidades de configuração, das mais simples às avançadas, com destaque para o Audio Eraser, como já comentei.
Com resolução 8K e estabilidade e captura de áudio ótimas, o modelo não pode ser ignorado por quem busca um smartphone ideal para criação e edição de conteúdo em alta definição, sem perder praticidade.
Design e construção premium, como deve ser

Na minha opinião, o Galaxy S25 Ultra é ainda mais bonito que o S24 Ultra. Com sua construção feita em titânio e vidro fosco na traseira, que evita marcas de dedos, o resultado foi uma aparência sofisticada e premium, o que é obrigação nessa categoria.
O modelo tem bordas mais finas, quinas mais arredondadas e relevo maior dos aros das câmeras, contrastando com o antecessor sem perder a identidade visual da linha Galaxy S. As cores disponíveis são Cinza (versão testada), Prata, Azul e Preto Intenso.
O S25 Ultra veio mais leve e o encaixe na mão é bem confortável e agradável, apesar de não ser ideal para o meu gosto, considerando o tamanho da minha mão e do celular. De qualquer forma, não se pode esperar nada diferente de uma versão Ultra, então fica como observação específica, não crítica.
A certificação IP68 e a S Pen embutida de forma discreta continuam aqui, e o modelo traz o Gorilla Glass Armor 2 como upgrade para proteção. Durante todo o teste, o S25 Ultra permaneceu intacto, sem nenhum tipo de arranhão, o que comprovou a qualidade da composição.
- Quer saber o que mudou da geração passada para a atual? Listamos tudo no comparativo Galaxy S25 Ultra vs Galaxy S24 Ultra.
Tela está maior e continua excelente
A tela do Galaxy S25 Ultra está levemente maior que a do seu antecessor (6,9” vs 6,8” do S24 Ultra), trazendo display Dynamic AMOLED 2X, Certificação Eye Care para conforto da vista e os mesmos 2.600 nits de brilho máximo.
O atributo continua sendo um dos pontos mais fortes do top de linha Samsung, e para quem gosta de consumir vídeos, séries e jogos pelo celular, o S25 Ultra é praticamente perfeito e sai na frente da versão base e Plus.
Com transições fluidas, espaço amplo e cores muito vivas e nítidas, mesmo sob luz do sol forte de um dia de 30°C, o modelo definitivamente faz valer a resolução WQHD+ (3.120 x 1.440 pixels), a taxa de atualização de 120Hz com ajuste dinâmico e o HDR10+.
S Pen ficou, mas perdeu conectividade Bluetooth
A responsividade da S Pen do Galaxy S25 Ultra continua ótima e o acessório útil, mas um ponto negativo foi a perda da conectividade Bluetooth, que permitia o acionamento da câmera à distância, por exemplo, e não continuou na versão 2025 da linha por não ser muito usada por usuários, segundo a Samsung.
Se foi esse o caso, eu esperava pelo menos uma nova função extra – é pedir demais de um modelo lançado no Brasil a R$11.999, na versão mais barata? –, mas a Samsung não achou necessário, aparentemente.
Processador com chip Snapdragon 8 Elite aguenta tudo
O processador do Samsung Galaxy S25 Ultra é mais um atributo fortíssimo do modelo e, basicamente, o que se tem de mais potente no mercado atual de Android, seja qual for a necessidade.
Mais eficiente e rápido que o do S24 Ultra (4,47GHz vs 3,39GHz do seu antecessor), ele promete também um gerenciamento térmico melhor e um consumo de bateria menor, mas vamos falar sobre isso mais adiante.
Testei o novo chip Snapdragon 8 Elite for Galaxy de várias formas: uso mais casual em diferentes abas com apps utilitários e redes sociais, gravação e edição de vídeo, jogos pesados como Asphalt Legends e Call of Duty – tudo aberto ao mesmo tempo, às vezes – e o resultado foi o mesmo.
Navegação totalmente fluida, interface responsiva, zero travamento.
Cheguei a espelhar meu Playstation 5 Slim no modelo com o app PS Remote da Sony, controle DualSense emparelhado via Bluetooth, rodando nada menos que Red Dead Redemption 2 – que exige mais de 100GB de memória do videogame mais avançado da geração.
A jogabilidade é um pouco engasgada, mas me surpreendi com os gráficos e o delay, que existe, mas não inviabiliza a experiência. Não estamos tão longe de uma realidade gamer sólida e completamente integrada entre consoles e smartphones, o S25 Ultra que o diga.
Apesar do desempenho geral excelente, vale comentar que senti a parte superior traseira do aparelho, ao redor das câmeras, mais quente que o normal em momentos de maior exigência, principalmente em ações com a câmera, algo que já tínhamos pontuado no teste do Galaxy S24 base.
Não é nada gritante e passa longe de incomodar, mas fica o destaque negativo.
Sistema operacional é fluido e intuitivo
O Galaxy S25 Ultra conta com sistema operacional Android 15 e interface One UI 7, garantindo até 7 anos de atualizações a partir do seu lançamento, e a entrega é mais que satisfatória no dia a dia.
Na prática, o One UI 7 é intuitivo, prático e bonito. A nova interface traz mais opções de widgets e personalização de tamanho de pastas, por exemplo, um detalhe simples com potencial de otimizar bastante a navegação, o que adorei.
Não se pode negar que muita coisa lembra o iOS 16, mas não vejo como um problema - contanto que se inspirem nas coisas boas.
E falando em coisa boa, a Now Bar precisa ser destacada. Uma pequena barra na parte inferior da tela que te permite controlar algumas funções como gravador e cronômetro sem necessidade de desbloquear a tela, o que é super bem-vindo.
O recurso me lembra a Dynamic Island do iPhone, mas aqui é localizado em um lugar muito mais conveniente, então, ponto para a Samsung.
- A nova versão do sistema operacional promete mais fluidez e segurança, com atualizações interessantes. Te contamos tudo sobre o Android 15!
Bateria tem bom gerenciamento energético
A bateria do Galaxy S25 Ultra segue com os mesmos 5.000mAh do S24 Ultra, mas apesar de não ter tido upgrade, vale pontuar que a capacidade é a maior da nova linha e superior à bateria do iPhone 16 Pro Max.
A Samsung garante 31 horas de autonomia (1 hora a mais que o S24 Ultra), com suporte para carregamento rápido de 45W via cabo e carregamento reverso.
O celular pode ser carregado completamente em 1h15 minutos, em média. Com uso bem leve durante o carregamento, a bateria foi de 5% para 97% em pouco menos de uma hora durante um dos meus testes.
Em um dia, comecei o uso com 100% de bateria: baixei aplicativos, ouvi música com fone Bluetooth conectado por horas, assisti a vídeos nas melhores definições e joguei por um tempo. Terminei o dia com mais de 60%, o que considero um ótimo resultado.
Como ponto negativo, fica a queda acentuada durante a utilização mais intensa das câmeras, que exigem bastante do gerenciamento de energia e temperatura do processador.
- Conheça outras opções de celulares com baterias potentes!
Conclusão e custo-benefício do S25 Ultra
Se a ficha técnica do celular Samsung Galaxy S25 Ultra já chama atenção no papel, a experiência só confirma sua posição como o grande flagship Android de 2025.
Várias especificações relevantes foram apenas replicadas da versão anterior, é verdade, mas os upgrades feitos e as novidades apresentadas, principalmente com o Galaxy AI, destacam o smartphone top de linha da Samsung no mercado cada vez mais competitivo de inovações com inteligência artificial.
Como já pontuei no detalhe, alguns recursos mostram potencial enorme de facilitar o dia a dia dos usuários a longo prazo, ainda que haja muito espaço para melhoria.
Apesar disso, é impossível não comentar o preço elevado do modelo. A versão que testei, de 256GB de armazenamento e 12GB de RAM, pode ser comprada no Brasil, inicialmente, por R$11.999.
Hoje, o Samsung Galaxy S25 Ultra pode ser encontrado por R$6.479,10*, uma diferença de preço de 46% em pouco menos de 4 meses após seu lançamento. Para quem pode investir alto, o top de linha começa a ficar interessante, apesar da quantia ainda ser significativa.
De qualquer forma, poucos modelos vão fazer o investimento valer tanto, caso você busque o melhor que a tecnologia tem a oferecer em um smartphone, de ponta a ponta.
*Informação coletada no dia 28/05/2025.