Os aparelhos de ar-condicionado com Wi-Fi têm sido cada vez mais procurados, principalmente com a popularização das assistentes virtuais e a possibilidade de controlar o aparelho por comandos de voz. Marcas conceituadas como LG, Samsung e Electrolux já têm modelos com Wi-Fi que fazem bastante sucesso. Mas será que vale mesmo a pena comprar um ar-condicionado com Wi-Fi?

A gente já adianta que, sim, os aparelhos com esse recurso costumam ser bons e podem ter bom custo-benefício, então são um bom investimento. Eles são, inclusive, mais econômicos e ajudam a economizar na conta de luz. Mas, se você ainda está em dúvida, listamos seis vantagens de apostar em um ar-condicionado com Wi-Fi. Confira a seguir para descobrir se essa é a melhor escolha para você!

Aproveite para conferir nossa lista com os melhores ares-condicionados de 2021.

Descubra se o ar-condicionado com Wi-Fi é a melhor opção para você (Foto: Shutterstock)

1. O ar-condicionado com Wi-Fi ajuda na economia

Grande parte dos aparelhos de ar-condicionado com Wi-Fi têm tecnologia Inverter, que garante menor consumo de energia - alguns modelos prometem até 70% de economia. Além disso, é possível ligar e desligar o ar-condicionado remotamente, usando o aplicativo. Assim, se você costuma esquecer o aparelho ligado, dá parar desligá-lo mesmo quando não está em casa.

Por isso, se você se preocupa que um aparelho desse tipo vá sobrecarregar a conta de luz, o efeito é exatamente o contrário. Mas, se o consumo de energia ainda te preocupa, lembre-se de procurar um modelo com selo Procel A de eficiência energética.

2. Você pode salvar suas preferências de temperatura

Não tem nada melhor que ligar o ar-condicionado e ele já estar perfeitamente configurado com o modo de ventilação e temperatura que você quer, né? Os aparelhos com Wi-Fi permitem salvar preferência no app, deixando a temperatura, intensidade de ventilação e outras funções pré-definidas. Assim, na hora de ligar o ar-condicionado você só precisa de um toque.

3. É possível controlar vários aparelhos de uma só vez

Se você tem vários aparelhos de ar-condicionado com Wi-Fi em casa, é possível controlar todos pelo mesmo aplicativo. Você pode ligar, desligar, alterar a temperatura e acessar as configurações dos aparelhos sem precisar ir de cômodo em cômodo. Prático, né? Ah, mas, para fazer isso, o ideal é que todos os modelos sejam da mesma marca.

4. O ar-condicionado faz parte de uma casa inteligente

Hoje em dia, cada vez mais eletrodomésticos e dispositivos usados na casa permitem a integração com seu smartphone. Além das smart TVs, geladeiras, máquinas de lavar e até aspiradores de pó robôs já podem ser controlados à distância. E é claro que o ar-condicionado não podia ficar de fora.

Optando por um ar-condicionado com Wi-Fi, você integra o aparelho aos demais dispositivos inteligentes e cria uma casa mais conectada. Alguns modelos podem ser controlados até por comandos de voz, seja pelo seu celular ou smart speaker.

5. Ares-condicionados com Wi-Fi não são caros

Com tantos recursos, você provavelmente deve estar pensando que o ar-condicionado com Wi-Fi custa uma fortuna, certo? Mas isso não é verdade. Existem modelos bem acessíveis e o preço desse tipo de aparelho costuma ficar bem próximo ao dos ares-condicionados mais simples.

Além disso, a economia de energia que você vai ter com um modelo desses compensa - e muito - a pequena diferença no preço. Por isso, os aparelhos de ar-condicionado com Wi-Fi têm ótimo custo-benefício.

6. Esse tipo de aparelho traz conforto e praticidade

Em dias de muito calor, quando você chega em casa e liga o ar-condicionado, ele ainda demora alguns minutos para deixar a temperatura agradável. Os modelos com Wi-Fi permitem que você ligue o aparelho enquanto estiver a caminho, para que a casa já esteja fresca para quando você chegar. Se preferir, você também pode ajustar o timer, para que o ar-condicionado ligue automaticamente na hora programada.

Procurando um aparelho econômico? Confira os melhores modelos de ar-condicionado Inverter para comprar.

Conheça modelos de ar-condicionado com Wi-Fi

Se você quer comprar um ar-condicionado com Wi-Fi, mas não sabe qual escolher, a gente pode te ajudar. Listamos três aparelhos com Wi-Fi que valem a pena comprar. O LG Dual Inverter Voice, por exemplo, é o ar-condicionado mais vendido no nosso site e, além de ter motor Inverter, é compatível com assistentes virtuais e tem selo Procel A. Aproveite e confira nossa análise sobre o LG Dual Inverter Voice.

O ar-condicionado Samsung WindFree Plus também é uma opção com Wi-Fi. Esse aparelho tem conectividade com o app SmartThings e pode ser controlado à distância. O WindFree tem motor Inverter e refrigera o ambiente sem fazer corrente de ar. Além disso, ele promete até 77% de economia de energia e resfriamento 43% mais rápido que os modelos convencionais.

Por fim, o Electrolux Smart Control é um ar-condicionado com Wi-Fi que tem motor Inverter, garantindo economia na conta de luz. Ele pode ser controlado diretamente pelo seu smartphone e permite salvar suas preferências de configuração. Além disso, a tecnologia Geofence usa o GPS do seu celular para saber quando você está em casa e ligar ou desligar o aparelho automaticamente.

Se você vai comprar um aparelho novo, confira como escolher ar-condicionado com a capacidade certa.

Leia mais sobreCasa+