Os modelos da Samsung AU8000 e AU7700 são dois grandes destaques, entre os lançamentos de TVs 4K de entrada em 2021. Enquanto a primeira chega para substituir o modelo TU8000, bastante popular em 2020, e já figura entre as melhores TVs de 2021, a segunda é uma opção mais básica e pouco mais barata.

As duas opções de TV Samsung 4K chegam com foco em custo-benefício, mas contam com diversas diferenças. Como ambos são modelos relativamente baratos para o que oferecem - como inteligência artificial, controle por voz e designs elegantes -, nós decidimos comparar as duas opções da marca sul-coreana. Assim, você pode entender as principais diferenças entre elas e decidir qual a melhor TV Samsung para a sua casa!

Confira também nosso comparativo entre a Samsung AU8000 e a LG UP7750, a 4K custo-benefício da LG em 2021!

Conheça as TVs Samsung AU8000 e Samsung AU7700 e descubra qual é a melhor para você (Foto: Divulgação/Samsung)

Ficha técnica da TV Samsung AU8000

  • Tipo de tela: LED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: Tizen
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Potência de som: 20W
  • Conexões: 3x HDMI | 2x USB | 1x LAN | Bluetooth | 1x AV
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Dimensões: 1118.3 x 644.5 x 25.7 mm (sem a base)

Ficha técnica da TV Samsung AU7700

  • Tipo de tela: LED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: Tizen
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Potência de som: 20W
  • Conexões: 3x HDMI | 1x USB | 1x LAN | Bluetooth
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Dimensões: 1116,8 x 644,2 x 59,9 mm (sem a base)

Tela

Samsung AU8000 e AU7700 têm tela LED com resolução 4K (Foto: Divulgação/Samsung)

Para quem quer telas com 50 polegadas ou maiores, as TVs 4K são boas opções devido à maior necessidade de pixels para que as imagens não fiquem borradas ou sem detalhes. Nesse caso, tanto Samsung AU8000, quanto AU7700 não deixam nada a desejar. Ambas contam com o processador Crystal 4K e Upscaling, o que faz com que todas as imagens tenham grande aperfeiçoamento. A resolução sempre será próxima ao 4K, mesmo que tenha sido filmado em resolução inferior.

As duas opções de TV Samsung 4K contam com algumas opções de suporte a HDR, como HLG, além de Micro Dimming. Vale dizer que a Samsung AU8000 também conta com a tecnologia Dynamic Crystal Color, que proporciona cores puras e reais e nuances das cores como na vida real, de acordo com a fabricante. Podemos dizer que, em termos de tela, os modelos os dois modelos são boas opções para sua melhor TV Samsung, mas a AU8000 fica um pouquinho à frente.

Veja também nosso artigo com dicas para te ajudar na hora de escolher sua nova smart TV!

Design

Em termos de design, a Samsung AU8000 começa na frente. Ainda que ambas tenham perfil fino, essa TV tem espessura de apenas 2,5cm, contra quase 6cm da Samsung AU7700. As duas contam com visual sem bordas aparentes, com foco total na tela, e visual livre de cabos - graças às canaletas organizadoras na parte traseira.

Entretanto, é preciso ressaltar que a Samsung AU8000 conta com suporte de parede Slim-mount, que é fácil de instalar e deixa a TV bem próxima à parede. Ela também tem o Modo Ambiente, em que a sua TV Samsung 4K tem acesso a uma galeria pessoal e vira um mural de fotos quando desligada.

Portanto, mais uma vitória da nossa concorrente Samsung AU8000.

Gostou das opções de TV 4K? Então, confira nossa análise completa da Samsung AU8000, uma das novidades da marca sul-coreana!

Desempenho

As duas TVs contam com o sistema operacional Tizen, da própria Samsung (Foto: Divulgação/Samsung)

O Tizen, sistema operacional próprio da Samsung, é um dos melhores da atualidade. Tem navegação fluida e intuitiva, além de ser compatível com os principais aplicativos de streaming e jogos. Além disso, o processador Crystal 4K garante bom funcionamento dos dois aparelhos.

Vale ressaltar que Samsung AU8000 e AU7700 são compatíveis com Alexa e Google Assistente, além da Bixby, assistente pessoal da marca. Assim, é possível controlar sua TV por comandos de voz - assim como dar comandos a outros aparelhos inteligentes também.

Elas contam também com o Controle Remoto Único, que tem o botão exclusivo para controle por voz, além de reconhecer os aparelhos conectados à TV. Também dispõe de atalhos para Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay. Nesse sentido, vale ressaltar que ambas são compatíveis com outros streamings importantes, como Disney+, HBO Max, Apple TV e Star+.

Samsung AU7700 e AU8000 contam também com o espelhamento de tela através do Tap View, que funciona com apenas um toque entre telefone e TV. Neste quesito, portanto, temos nosso primeiro empate.

Se você ainda não escolheu sua nova smart TV 4K, dê uma olhadinha no nosso comparativo entre a Samsung AU7700 e a LG UP7550!

Conexões

Em relação à conectividade, os aparelhos tem três entradas HDMI, além de USB, Ethernet (LAN), saída de áudio digital óptica e RF. Entretanto, há duas diferenças que precisam ser ressaltadas. Enquanto a Samsung AU7700 conta com apenas uma entrada USB e não tem acesso a vídeo composto, a Samsung AU8000 dispõe de duas USB, além do AV.

Além disso, ambas oferecem suporte a redes Wi-Fi e Bluetooth, o que permite ligá-las a outros dispositivos externos sem a necessidade de cabos. Ainda que a quantidade de conexões seja o normal para modelos de entrada - e suficiente - a Samsung AU8000 sai um pouco na frente por ter algumas poucas opções a mais.

E, para você que gosta da Samsung, nós preparamos um artigo completinho com tudo o que você precisa saber sobre os melhores modelos de smart TVs da marca!

Áudio

Em termos de som, ambas contam com mais uma especificação normal para modelos de entrada. Com 20W de potência divididos em dois canais de 10W, Samsung AU7700 e AU8000 dispõem de potência ideal para ambientes médios.

Entretanto, o modelo AU8000 sai na frente como melhor TV Samsung devido aos seus diferenciais, como o modo Som Adaptativo, que oferece som mais definido em volumes normais, além de Sincronia Sonora. Esta tecnologia permite que os alto-falantes da TV e da soundbar funcionem de forma simultânea, o que proporciona efeito de surround, sem silenciar os alto-falantes da TV.

Vale dizer também que ambas dispõe de tecnologia Dolby Digital Plus, que oferece um áudio definido em volumes normais. Assim, temos mais uma vitória para dar para a Samsung AU8000.

Não deixe de conferir nossa lista com cinco TVs 4K com excelente custo-benefício e descubra qual delas tem mais a ver com você!

Extras

Tanto a Samsung AU8000 quanto a AU7000 vêm com Samsung TV Plus (Foto: Divulgação/Samsung)

Sobre funcionalidades extras, os modelos de melhor TV Samsung contam com Samsung TV Plus, app de IPTV da marca que oferece uma variedade de canais sem dispositivos extras. A plataforma é gratuita e inclui canais como Record News, Turma da Mônica, Nick e NetMovies. Esses modelos de TV Samsung 4K ainda permitem fácil acesso ao PC ou laptop, ótima opção para aproveitar videochamadas, aulas, ou mesmo controlar seu desktop pela tela grande.

Elas dispõem também do Tap View, já citado, que permite espelhamento do celular na TV com apenas um toque. Também vale dizer que a Samsung AU8000 conta com o Modo Filmmaker, configuração que exibe conteúdos no formato original em que foram gravados. Essa é uma funcionalidade ideal para os apaixonados por cinema.

Além disso, o modelo Samsung AU8000 ainda conta com com o Modo Ambiente Foto. Esta funcionalidade transforma sua TV em um porta-retratos em tamanho família, e já foi citada anteriomente. Mesmo com todas essas funcionalidades, é importante destacar que elas não dispõem de nenhum recurso extra especial para os gamers.

Assim, chegamos à conclusão de mais uma vitória para a Samsung AU8000.

Custo-benefício: Samsung AU8000 x Samsung AU7700

Em termos de custo-benefício, vale dizer que as opções são um pouco equivalentes. Ainda que a Samsung AU7700 seja um pouco mais barata, encontrada a partir de R$ 2.480* no modelo 50 polegadas, a concorrente não fica longe. A Samsung AU8000, no modelo 50 polegadas, pode ser encontrada a partir de R$ 2.560*, e conta com tamanhos até 85".  A outra, AU7700, pode ser encontrada até 75", mas dispõe do total de oito opções de tamanho, inclusive a partir de 43".

São duas concorrentes a melhor TV Samsung de entrada que contam com boa qualidade de imagem e boas funcionalidades. Mesmo sendo modelos de entrada, as duas opções da Samsung saem na frente de muitas outras concorrentes. Entretanto, devemos ressaltar que a AU8000 é uma opção de TV Samsung 4K com mais diferenciais, já que a AU7700 é um pouco mais básica. Por isso, a AU8000 é a vencedora do nosso duelo.

Entretanto, vale a pena destacar que tanto a Samsung AU8000, quanto a Samsung AU7700 são excelentes opções de TV 4K. Você precisa identificar suas necessidades, além de verificar seu orçamento, para decidir qual a melhor opção para sua casa.

*Valores observados no dia 30/11/2021.

Leia mais sobreTV