Se você está em busca da melhor TV 4K de 2021, a Samsung AU8000 e a LG UP7750 com certeza irão aparecer como opções para você. Os dois modelos são lançamentos 2021 e opções de entrada, mas que trazem recursos bem interessantes, como a inteligência artificial e compatibilidade com comando de voz, além do bom custo-benefício.

Como esses dois modelos estão na lista de melhor TV 4K 2021 e são bem semelhantes em seus recursos, decidimos comparar os modelos para ajudar você na hora da compra. Para a comparação, usamos como base o modelo de 50 polegadas de ambas. Veja ponto a ponto das características da AU8000 e da UP7750 e descubra qual o seu lado na disputa entre a TV Samsung ou LG.

Nós já comparamos as versões anteriores dessas smart TVs: confira o comparativo entre a Samsung TU8000 e a LG UN7310.

A TV Samsung AU8000 tem design superfino e bordas infinitas (Foto: Divulgação/Samsung)

Ficha técnica da TV Samsung AU8000

  • Tipo de tela: LED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: Tizen 6.0
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Potência de som: 20W
  • Conexões: 3x HDMI | 2x USB | 1x LAN | Bluetooth
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Dimensões: 111,8 x 64,4 x 2,5cm (sem a base)

Ficha técnica da TV LG UP7750:

  • Tela: LED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: webOS 6.0
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Potência de som: 20W
  • Conexão: 3x HDMI | 2x USB | 1x LAN | Bluetooth
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Dimensões: 111,2 x 65,1 x 5,7cm (sem a base)

Tela

Tanto a Samsung AU8000, quanto a LG UP7750 têm painel LED e taxa de atualização de tela de 60Hz, que é o mais comum em aparelhos de entrada. Mas elas diferem um pouco em relação às tecnologias disponíveis: a AU8000 tem a tecnologia Dynamic Crystal Color, que garante cores puras e reais, com imagens em ultrarresolução. Ambas têm processadores que transformam imagens de resoluções mais baixas no mais próximo possível do 4K.

Além disso, se você está em dúvida entre a Samsung ou LG, saiba que ambas contam com suporte a HDR10, que proporciona mais contraste e brilho para a tela, trazendo mais detalhes tanto para as cenas escuras, quanto para as imagens coloridas. Por isso, no quesito tela e qualidade das imagens, a Samsung AU8000 sai um pouco à frente da concorrente.

Para saber mais sobre o modelo da Samsung, confira nossa análise de ficha técnica da AU8000.

Design

Entre a LG ou Samsung, a TV 4K AU8000 também ganha pontos a mais no quesito design. Isso porque o novo modelo Crystal UHD tem um perfil ultrafino, sem bordas aparentes e com apenas 2,5cm de espessura. Ela vem com o suporte de parede Slim-mount e Modo Ambiente, que permite transformar a TV em um mural de fotos quando ela não está sendo usada. Além disso, a AU8000 tem canaletas na parte traseira para organizar os fios e deixar o ambiente mais clean. Seus pés são em formato de T invertido, que deixam o aparelho mais próximo da superfície.

A LG UP7750 também tem design moderno e elegante, com visual fino e sem bordas aparentes. Ela possui base com pés em V invertido, que deixam a TV um pouco mais alta, mas garante ótima sustentação. Mas, embora seja mais fina que a maior parte dos modelos de entrada, ela é duas vezes mais grossa que a Samsung AU8000, tendo 5,7cm de espessura. Além disso, o modelo da LG também não tem canaletas para esconder os fios.

A gente te conta tudo sobre as linhas de smart TVs Samsung e seus principais modelos.

Desempenho

A Samsung AU8000 e a LG UP7750 estão na lista de melhor TV custo-benefício 2021 e seu desempenho é um dos principais motivos. Elas são smart TVs com assistentes virtuais Alexa e Google Assistente, e o modelo da Samsung conta ainda com a Bixby, da própria marca. Nos dois aparelhos, você pode escolher a assistente virtual de sua preferência e controlar a TV por comandos de voz, além de controlar outros aparelhos inteligentes diretamente pela televisão.

Os controles remotos são bons diferenciais nesses dois modelos de melhor smart TV 4K 2021. O Controle Remoto Único da Samsung é feito em plástico reciclável e tem botão para comandos de voz e atalhos para Netflix, GloboPlay e Prime Video. Ele reconhece todos os aparelhos compatíveis conectados à TV e pode controlá-los também, dispensando o uso de vários controles. Enquanto isso, a navegação no sistema da LG é facilitada com o controle Magic Remote. A LG UP7750 vem com a nova versão do Magic Remote, mais anatômico que o anterior e que, além da função mouse, tem botão para comandos de voz e atalho para Netflix, Prime Video, Disney+ e LG Channels.

As duas TVs também são compatíveis com diversos outros aplicativos, como HBO Max, Star Plus, Apple TV+, entre outros. A LG UP7750 apresenta também o Magic Tap, recurso inteligente que conecta o telefone à TV com facilidade. Na Samsung, esse recurso é chamado Tap View, onde basta encostar o smartphone na TV e ver o conteúdo automaticamente espelhado na tela grande. Por isso, podemos considerar um empate nesse quesito.

Procurando uma TV premium? Confira nosso review sobre a Samsung Neo QLED QN90A.

Conexões

Em relação à conectividade, tanto a Samsung AU8000 e a LG UP7750 têm 3 portas HDMI 2.0, uma Ethernet, 2 USB e 1 saída de áudio digital (óptica). Essa é uma quantidade de conexões comum em modelos de entrada. O número é suficiente para ligar outros dispositivos à TV, como videogames, aparelhos de TV a cabo e até soundbar.

A Samsung AU8000 oferece suporte a redes Wi-Fi na frequência de 5 GHz e Bluetooth, o que permite ligá-la a dispositivos externos sem precisar de cabos. A LG também tem Wi-Fi e Bluetooth, além da tecnologia Bluetooth Surround Ready, que conecta facilmente as caixas de som e soundbars Bluetooth e proporciona uma experiência diferenciada de som surround sem fios. Por isso, a LG vence nesse critério.

A LG UP7750 é uma TV 4K com ótima conectividade (Foto: Divulgação/LG)

Áudio

A potência de 20W que se divide nos dois falantes de 10W é comum a ambos os modelos. Esse é o esperado em modelos de entrada e é suficiente para alcançar bons volumes em ambientes médios, como quartos de casal ou salas de estar não muito grandes. Sobre as tecnologias de áudio, a LG UP7750 tem som Ultra Surround, que garante um som potente e envolvente. Já a Samsung AU8000 tem tecnologia Dolby Digital Plus e modo Som Adaptativo, que dá uma boa sensação de detalhamento, oferecendo um áudio definido em volumes normais. Ou seja, mais um empate entre os dois modelos.

Extras

O Modo Filmmaker, uma configuração que exibe conteúdos no formato em que foram gravados, preservando cores e taxas de quadros originais, é comum aos dois modelos. A Samsung AU8000 dispõe do Samsung TV Plus, app de IPTV da marca que oferece uma variedade de canais gratuitos. A TV também permite fácil acesso ao PC ou laptop, o que é uma ótima opção para aproveitar todas as possibilidades numa tela grande. Já a LG tem o Alerta de Esportes, que mostra notificações dos seus jogos favoritos diretamente na tela da TV, mesmo que você esteja assistindo a outro canal.

Agora, se a busca é por um aparelho que seja melhor smart TV 4K 2021 com bons recursos para gamers, a LG UP7750 é a mais indicada. Ela conta com o Gamer Optimizer, que garante baixo input lag e gráficos HDR detalhados, para melhorar a experiência com os jogos. Esse modelo também tem HGiG, que reconhece o desempenho da TV e a qualidade da imagem para ajustar os gráficos HDR. O otimizador ainda permite gerenciar todas as configurações em um mesmo lugar, para melhorar a visualização de diferentes tipos de games.

Já a Samsung AU8000 possui apenas o Modo Game automático, que é acionado automaticamente quando o console é ligado e simula a frequência de 120Hz. Por ter recursos mais completos, a LG ganha nesse quesito.

Se quiser conhecer mais as TVs da marca, confira tudo sobre a smart TVs LG e suas linhas.

Custo-benefício

Qual a melhor TV custo benefício 2021: a TV Samsung ou LG? Em relação ao preço, os dois modelos têm valores similares. A Samsung aparece com ofertas a partir de R$ 2.870 e a LG tem valor começando em R$ 2.599. Elas apresentam recursos bem similares, com destaques que agradam diferentes tipos de consumidor. A Samsung AU8000, por exemplo, atrai pelo design. Ela tem uma das telas mais finas do mercado, com apenas 2,5cm de espessura. A LG UP7750, por sua vez, é atraente para os gamers por conta do Game Optimizer que oferece melhor desempenho durante os jogos.

O resultado é um empate, com cada smart TV ganhando em dois quesitos. Ou seja, ambas apresentam bom custo-benefício e a escolha do melhor modelo vai depender do seu perfil e, é claro, do que você procura em uma TV 4K.

Aproveite para conferir algumas TVs 4K que eu já testei e recomendo!

Leia mais sobreTV