A Samsung AU8000 é um dos principais lançamentos de 2021 da marca sul-coreana. Essa TV 4K chega para substituir a popular Samsung TU8000, que foi lançado ano passado e fez muito sucesso entre os consumidores. Mesmo ainda sendo novidade, a AU8000 já aparece em várias das nas nossas listas de melhores TVs de 2021, como na seleção de melhores modelos de 75 polegadas.

Se você se interessou por essa smart TV, que tal conferir nossa análise da ficha técnica da TV Samsung AU8000 para tirar todas as dúvidas sobre esse novo modelo? Contamos tudo sobre seus recursos, tamanhos, preço e também as diferenças em relação à antecessora TU8000, de 2020.

Aproveite para conferir nossa comparação entre as TVs Samsung TU8000 e a LG UN7310.

Conheça as principais características da TV Samsung AU8000 (Foto: Divulgação/Samsung)

Ficha técnica da TV Samsung AU8000

  • Tipo de tela: LED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: Tizen 6.0
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Potência de som: 2x 10 watts
  • Conexões: 3 HDMI 2.0, 1 RF, 1 saída de áudio óptica digital, 2 USB 2.0, Wi-Fi 802.11ac, Bluetooth 4.2, Ethernet
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Dimensões: 111,8 x 64,4 x 2,5cm  (considerando a Samsung AU8000 50 polegadas sem a base)

Design e tela

Disponível em 50, 55, 60, 65, 75 e 85 polegadas, a Samsung AU8000 tem painel LED e taxa de atualização de tela de 60Hz, que é o mais comum em aparelhos de entrada. É no design que ela se destaca na comparação Samsung AU8000 vs TU8000: o novo modelo Crystal UHD tem um perfil ultrafino, com apenas 2,5cm de espessura e sem bordas aparentes. Ou seja, ela é quase 3,5cm mais fina que o modelo anterior.

Ela vem com o suporte de parede Slim-mount, que é fácil de instalar e deixa a TV bem próxima à parede, integrando-se naturalmente ao ambiente. Além disso, a AU8000 tem canaletas na parte traseira - que já são comuns nos modelos da marca -, para organizar os fios e deixar o ambiente mais clean.

Procurando uma smart TV grande? Confira a lista com as melhores TVs 70 polegadas.

Qualidade de imagem

A Samsung AU8000 é uma TV 4K, o que significa que ela tem quatro vezes mais pixels que os modelos Full HD, disponibilizando imagens nítidas e vívidas. Ela tem a tecnologia Dynamic Crystal Color, que proporciona cores puras e reais e nuances das cores como na vida real, de acordo com a fabricante. Já o HDR aumenta o alcance dos níveis de luz na TV oferecendo um enorme espectro de cores e de detalhes visuais, mesmo em cenas mais escuras.

Esse aparelho tem Upscaling e, graças ao processador Crystal 4K, a AU8000 tem um poderoso aperfeiçoamento que garante uma resolução próxima a 4K para ver qualquer conteúdo - mesmo que ele tenha sido filmado em uma resolução inferior.

Com poucos recursos voltados para gamers, a TV Samsung AU8000 tem modo de jogo automático que é acionado automaticamente ao ligar um console conectado à TV e reduz o input lag para ajudar na performance em jogos mais movimentados. Na verdade, ela perde para a TU8000 nesse quesito, já que o modelo anterior aciona funções extras, como o Game Motion Plus, que minimiza a quebra das imagens e otimiza a exposição de luz nas cenas mais escuras.

Sistema de som

A Samsung AU8000 tem dois canais de áudio: a potência de 20 W – a mesma em todos os tamanhos - se divide nos dois falantes de 10W. Esse modelo tem tecnologia Dolby Digital Plus, garantindo ótima qualidade e potência de som. Ela também apresenta o modo Som Adaptativo que dá uma boa sensação de detalhamento, oferecendo um áudio definido em volumes normais.

Essa smart TV 4K ainda conta com Sincronia Sonora e permite que os alto-falantes da TV e da soundbar funcionem de forma simultânea e em sintonia. Um recurso que proporciona um melhor efeito de surround sem silenciar os alto-falantes da TV.

A TV AU8000 tem Modo Ambiente que exibe fotos quando o aparelho não está sendo usado (Foto: Divulgação/Samsung)

Sistema operacional: aplicativos compatíveis e interface

O sistema operacional da Samsung AU8000 é o Tizen 6.0, da própria marca, que continua com uma interface bem semelhante à do modelo TU8000. Esse sistema tem uma boa navegabilidade e a smart TV já vem com os principais apps de streaming instalados, como Netflix, Youtube, Amazon Prime Vídeo, Apple TV+, HBO Max e Disney+. Na loja de aplicativos, você também pode encontrar aplicativos populares, como Spotify, Apple Music, DirecTV Go e até jogos.

Aproveite para conferir nosso artigo com tudo que você precisa saber sobre as TVs Samsung.

Desempenho

A Samsung destaca que a AU8000 é uma smart TV com múltiplos assistentes virtuais. Isso porque o modelo chega com Alexa, Google Assistente e Bixby, da própria Samsung, e permite controle por comandos de voz. Falando em controle, a TV Samsung AU8000 vem com o exclusivo Controle Remoto Único, que tem botão dedicado para dar comandos de voz.

Esse controle remoto reconhece todos os aparelhos compatíveis conectados à TV e pode controlá-los também. Além disso, é importante ressaltar que, ao contrário de modelos mais antigos da marca, a AU8000 tem sistema fluido e responde rapidamente a todos os comandos.

Conectividade

Em relação à conectividade, o aparelho tem 3 portas HDMI 2.0, uma Ethernet, 2 USB, 1 saída de áudio digital (óptica) e um vídeo composto. Essa é uma quantidade de conexões comum em modelos de entrada e é o suficiente para quem precisa ligar outros dispositivos à TV, como videogames, aparelhos de TV a cabo e até soundbar.

Além disso, a Samsung AU8000 oferece suporte a redes Wi-Fi na frequência de 5 GHz e Bluetooth, o que permite ligá-la a dispositivos externos sem precisar de cabos.

Quer entender melhor sobre o consumo de energia da sua TV? A gente explica como calcular o consumo dos aparelhos elétricos.

Recursos extras

A Samsung AU8000 não traz muitas novidades em relação a recursos extras se comparada ao modelo antecessor. O destaque fica para o Modo Filmmaker, uma configuração que exibe conteúdos no formato original em que foram gravados, ideal para os apaixonados por cinema. A smart TV também dispõe do Samsung TV Plus, app de IPTV da marca que oferece uma variedade de canais sem dispositivos extras. A plataforma é gratuita e inclui canais como Record News, Turma da Mônica, Nick e NetMovies.

A TV permite fácil acesso ao PC ou laptop, o que é uma ótima opção para aproveitar todas as possibilidades numa tela grande, como videochamadas, aulas e até controlar seu desktop remotamente. Com o Tap View, pode-se fazer o espelhamento entre celular e TV com apenas um toque. É só encostar o smartphone na TV e ver o conteúdo dele automaticamente espelhado na tela grande. Assim, pode-se também compartilhar fotos, vídeos e apresentações.

Por ser uma Samsung Smart TV, a AU8000 conta ainda com AirPlay 2 integrado. Com ele, é possível fazer streaming ou compartilhar conteúdos de dispositivos Apple - como iPhone, iPad ou Macbook - com a tela da TV.

Quer saber mais recursos que sua smart TV pode ter e você não sabe? Confira 5 funções de smart TVs que você precisa conhecer!

Samsung AU8000 vs TU8000

A Samsung AU8000, lançamento da marca sul-coreana de 2021, não traz muitas inovações em relação à antecessora TU8000. Seu grande diferencial fica por conta do design, pois a AU8000 é muito mais fina, com apenas 2,5 cm de espessura, contra 5,9 cm do modelo anterior. Por isso, no quesito design e leveza, essa TV realmente ganha pontos extras.

Além disso, a AU8000 vem com uma opção de tamanho a mais (60 polegadas) e sua maior versão tem 85 polegadas, enquanto a TU8000 chegava a até 82 polegadas. As duas têm o mesmo consumo de energia e trazem o processador Crystal 4K. Um recurso extra que vale ser destacado é o Modo Filmmaker, que exibe as produções originais da forma como foram gravadas.

Em relação a funções para incrementar jogos, a TU8000 fica um pouco na frente, já que traz o Game Motion Plus que minimiza os efeitos de desfoque de movimento e de halo, permitindo uma experiência de jogo mais suave. Já o Modo Game Automático está presente nos dois modelos.

Parece que o critério de desempate pode ser mesmo o valor dos aparelhos, já que pode-se dizer que não há diferença considerável entre um e outro. E, no momento, o novo modelo está com preços mais em conta que o lançado ano passado. Confira abaixo a vitrine da Samsung AU8000 65 polegadas, que está custando a partir de R$ 4.300, enquanto a Samsung TU8000 de mesmo tamanho pode ser encontrada a partir de R$ 5.200.

Ainda está em dúvida sobre os dois modelos? Então, vem conferir nosso review sobre a Samsung TU8000.

Leia mais sobreTV