Dentre os lançamentos de 2021, as TVs de entrada Samsung AU7700 e LG UP7550 chegam como opções 4K mais básicas do que a AU8000 e da LG UP7750, que nos já até comparamos por aqui. Ainda assim, ambas contam com funcionalidades interessantes, como inteligência artificial e comando por voz, além de terem designs elegantes com borda quase imperceptível.

Por serem mais básicas, são também mais baratas e uma boa opção para quem quer investir em boa qualidade de imagem, gastando um pouco menos. Assim, por conta das semelhanças entre os modelos da Samsung e da LG, decidimos comparar os modelos para te ajudar na hora da compra. A seguir, descubra se você está do lado da Samsung ou LG nessa disputa.

Quer uma TV 4K ainda mais barata? Conheça os modelos de 2020 da Samsung, a TU8000, e da LG, a UN7310!

Descubra qual é a melhor TV 4K de entrada para você: Samsung AU7700 ou LG UP7550 (Foto: Divulgação/LG)

Ficha técnica da TV Samsung AU7700

  • Tipo de tela: LED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: Tizen 6.0
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Potência de som: 20W
  • Conexões: 3x HDMI | 1x USB | 1x LAN | Bluetooth
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Dimensões: 1116,8 x 644,2 x 59,9 mm (sem a base)

Ficha técnica da TV LG UP7550:

  • Tela: LED
  • Resolução: 4K
  • Sistema operacional: webOS 6.0
  • Taxa de atualização: 60Hz
  • Potência de som: 20W
  • Conexão: 2x HDMI | 1x USB | Bluetooth
  • Comando de voz: sim
  • Inteligência artificial: sim
  • Dimensões: 1130 x 663 x 86 mm (sem a base)

Tela

Para quem quer telas com 50 polegadas ou maiores, as TVs 4K são excelentes opções. Isso se dá porque quanto maior a tela, maior é a necessidade de pixels para que as imagens não fiquem borradas ou sem detalhes. Nisso, a Samsung AU7700 e a LG UP7550 garantem boa performance. Ambas contam com suporte a HDR, além de Upscaling, que consegue fazer as imagens chegarem até uma qualidade próxima ao 4K mesmo que sua geração tenha sido em qualidade inferior.

Para quem está em dúvida sobre Samsung ou LG nesse duelo, é importante saber que o modelo LG UP7550 conta com o Filmmaker Mode, que desativa a suavizaçao do movimento e mantém cores e taxas dos quadros originais. Assim, você tem acesso à visão original do conteúdo e assiste exatamente da maneira como o diretor concebeu. Enquanto isso, além do Modo Filme, a Samsung AU7700 conta com mais opções de suporte de HDR, como HLG, além de Micro Dimming. Podemos dizer que, em termos de tela, os modelos da Samsung e da LG são boas opções, mas a AU7700 fica um pouquinho à frente.

Procurando TV 4K com bom custo-benefício? Confira nossa lista de modelos que valem a pena comprar e descubra qual delas tem mais a ver com você!

Design

Samsung AU7700 e LG UP7550 chegam com resolução 4K e Upscaling (Foto: Divulgação/Samsung)

Quanto ao design, tanto Samsung AU7700 e LG UP7550 têm visual fino, mas o modelo da Samsung se destaca por ter bordas infinitas, com foco total na tela. Já o aparelho LG tem bordas finas, mas visíveis. Além disso, a AU7700 ainda conta com visual livre de cabos, graças às canaletas que permitem organizar os fios na parte traseira da TV e escondê-los. Este modelo, ao contrário da sua irmã AU8000, não conta com suporte Slim-mount ou modo ambiente.

A LG UP7550 ainda tem visual moderno, como sua concorrente, mas não há muito mais o que se falar sobre ela. Mesmo sendo considerada fina em relação a outros aparelhos básicos, o modelo da LG é um pouco mais grossa a Samsung AU7700. Ainda assim, se você quer melhorar a decoração da sua sala com um televisor bonito, além de ter resolução alta, ambas são excelentes opções de TV 4K barata.

Bateu a curiosidade sobre TVs da LG? Descubra tudo o que você precisa saber sobre os televisores da marca!

Desempenho

Samsung e LG contam com dois dos melhores sistemas operacionais de TVs atualmente. Tanto Tizen quanto webOS têm navegação fluida e intuitiva e são compatíveis com todos os principais aplicativos de streaming e jogos em suas lojas. As opções que estamos comparando também trazem processadores inteligentes, que garantem bom funcionamento dos aparelhos, sem travamentos ou demora para abrir aplicativos.

Samsung AU7700 e a LG UP7550 são smart TVs compatíveis com as assistentes virtuais Alexa e Google Assistente. Além disso, o modelo da Samsung conta ainda com a Bixby, da própria marca. Com ambos os aparelhos, você é capaz de escolher a assistente virtual de sua preferência e controlar a TV por comandos de voz - e outros aparelhos inteligentes também.

Vale ressaltar que os modelos de Samsung ou LG também contam com controles remotos diferenciados. A AU7700 tem o Controle Remoto Único, que pode reconhecer todos os aparelhos conectados à TV e controlá-los também. Além disso, conta com atalhos para Netflix, Amazon Prime Video e Globoplay. Enquanto isso, o novo Smart Magic da UP7550 tem Função Mouse, que deixa seu uso muito prático. Ele também oferece fácil acesso a serviços, com atalhos para os streamings Netflix e Amazon Prime Video. É importante destacar que tanto a Samsung AU7700 quanto a LG UP7550 são compatíveis com outros streamings importantes, como Disney+, Apple TV, HBO Max e Star+.

Independentemente de escolher a TV Samsung ou LG, os dois modelos oferecem recursos para espelhamento de tela. No caso da LG UP7550, é possível conectar o seu smartphone pelo Magic Tap, assim como ocorre na sua "irmã" UP7750. Já na Samsung AU7700, esta conexão é feita pelo Tap View, que funciona com apenas um toque entre telefone e TV, da mesma maneira como é feito na AU8000. Neste quesito, podemos dizer que tivemos outro empate.

Se você está em dúvida sobre TVs da Samsung, confira tudo o que você precisa saber sobre os televisores da marca sul-coreana!

Conexões

A TV Samsung AU7700 tem mais conexões que a LG UP7550 (Foto: Divulgação/Samsung)

Se você procura por uma TV 4K barata, deve saber que os modelos de entrada geralmente não possuem muitas opções de conexão. Neste caso, tanto a Samsung AU7700 quanto a LG UP7550 oferecem recursos básicos, mas suficientes para conectar tudo que você precisa.

Ambas contam com uma entrada USB, além de saída óptica, entrada RF, Wi-Fi e Bluetooth. Porém, em termos de HDMI a Samsung AU7700 sai na frente: são três entradas contra apenas duas da rival LG UP7550 - vale ressaltar que o modelo superior LG UP7750 conta com três entradas HDMI. Por fim, o modelo da Samsung ainda conta com saída Ethernet (LAN), enquanto o modelo da LG, não. Assim, mesmo não seja uma diferença muito grande, podemos dizer que a Samsung AU7700 vence este quesito.

Áudio

Mais uma especificação comum a modelos de TV 4K barata são os canais de áudio. Com potência de 20W que se divide nos dois falantes de 10W, Samsung AU7700 e LG UP7550 têm o suficiente para alcançar bons volumes em ambientes médios - como quartos de casal ou salas de estar não muito grandes.

Em relação às tecnologias de áudio, vale dizer que a LG UP7550 tem som Ultra Surround, assim como sua "irmã" mais avançada UP7750, que garante um som bem potente e envolvente. Já a Samsung AU7700, da mesma maneira que o modelo AU8000, tem tecnologia Dolby Digital Plus, mas não o modo Som Adaptativo, que oferece um áudio definido em volumes normais. Desta forma, podemos dizer que há mais um empate entre os dois modelos.

Se você procura um televisor de ponta, confira nosso review completo da Samsung Neo QLED QN90A, uma smart TV premium com painel mini LED.

Extras

A LG UP7550 vem com Alerta de Esportes, um recurso extra que garante pontos para o modelo (Foto: Divulgação/LG)

Em relação às funcionalidades extras, a Samsung AU7700 dispõe do Samsung TV Plus, um app de IPTV que oferece uma variedade de canais gratuitos. Já a LG UP7550 tem o Alerta de Esportes, que pode mostrar notificações dos seus jogos favoritos na tela da TV, mesmo que você esteja assistindo a outro canal.

Porém, se a busca é por uma TV 4K barata com bons recursos para gamers, a LG UP7550 é a mais indicada. Com o Gamer Optimizer, ela garante baixo input lag e gráficos HDR detalhados para melhorar a experiência com os jogos. Esse modelo também tem HGiG, que reconhece o desempenho da TV e a qualidade da imagem para ajustar os gráficos HDR. Além disso, o otimizador ainda permite gerenciar todas as configurações em um mesmo lugar, para melhor visualização de diferentes tipos de games.

Enquanto isso, a Samsung AU7700, por ser um modelo mais básico do que a AU8000, não possui nenhum recurso dedicado exclusivamente aos jogos. Por ter recursos mais completos, a LG UP7550 ganha com folga nesse quesito.

Custo-benefício: Samsung AU7700 x LG UP7550

Samsung ou LG? Bom, em relação ao preço vale dizer que tanto Samsung AU7700 quanto LG UP7550 têm preço a partir de aproximadamente R$ 2.500. Com recursos bem similares e bons desempenhos de imagem e som, o modelo da Samsung conta com design mais fino e adaptável, enquanto o da LG é mais atraente para gamers, devido a seus recursos exclusivos.

Considerando todos os quesitos, os modelos de Samsung e LG são excelentes opções para quem busca uma TV 4K barata. Vale dizer que, dependendo do perfil do consumidor, cada uma das duas pode se destacar um pouco mais. Assim, mesmo o resultado sendo um empate, é importante procurar as melhores ofertas, definir o que você procura em uma TV 4K de entrada e escolher o modelo que mais se adequa ao seu perfil.

Leia mais sobreTV