Consideradas TVs 4K de entrada, tanto a LG UN7310 quanto a Samsung TU8000 vem fazendo sucesso desde os seus lançamentos, que ocorreram em 2020. Embora as duas marcas já tenham lançado novos modelos, a TU8000 e a UN7310 continuam sendo muito procuradas no nosso site. Ambas chegam com inteligência artificial e comando de voz, além de outros recursos bem bacanas, como o Modo Game, da Samsung.

Para fins de comparação, utilizamos os modelos de 50 polegadas de cada uma, mas vale lembrar que ambas chegam também em outras versões. Continue com a gente e confira mais detalhadamente essa batalha entre a TV Samsung TU8000 e a LG UN7310.

Quer uma TV com excelente qualidade de imagem? Confira o ranking com as melhores smart TVs 4K do ano.

TV LG UN7310TV Samsung TU8000
Lançamento
20202020
Tela + tamanhos
LED de 50", 55", 60", 65" e 70"LED de 50", 55", 65", 75" e 82"
Frequência
60Hz60Hz
Design
Tela com bordas finasTela com bordas finas (slim)
Áudio
2.0 canais de 20W2.0 canais de 20W
Bluetooth
SimSim
Comando de voz
SimSim
Espelhamento de tela
SimSim
Wi-Fi integrado
SimSim
HDMI
33
USB
22
Ethernet
Não informado pela fabricanteSim
AV
Não informado pela fabricanteSim
Consumo
140 W145 W
Dimensões (modelos de 50" com base)
1130 x 722 x 231 mm1116.8 x 719.1 x 250.2 mm
Peso (modelos de 50" com base)
11.5 kg11.6 kg

Tela

As TVs 4K trazem uma qualidade de imagem quatro vezes superior aos modelos Full HD e são ótimas opções para quem quer grandes telas em casa, de 50 polegadas para mais. Isso porque, com displays maiores, é necessário ter uma quantidade de pixels também bem maior para que as imagens sejam ricas em detalhes e não fiquem borradas.

Tanto a TV da LG quanto a Samsung conseguem fazer upscaling, ou seja, transformar as imagens gravadas em resoluções menores para o mais próximo do 4K. Inclusive, a TU8000 chega com o processador Crystal UHD, da própria marca, que é capaz de otimizar as imagens de maneira mais assertiva e próxima à realidade, de acordo com a fabricante.

A fim de melhorar, ainda mais, a exibição das imagens, ambas as TVs chegam com suporte ao HDR (High Dynamic Range), que deixa as cenas com cores mais vivas e realistas. A LG tem suporte aos formatos HDR 10 Pro e HLG Pro, enquanto a Samsung chega com HDR 10+ e HLG.

TV LG chega com suporte aos formatos HDR, HDR 10 Pro e HLG Pro (Imagem: Divulgação/LG)

No quesito tamanho, ambas têm displays em cinco versões, com diferença que a mais tela da LG é de 70 polegadas, enquanto a Samsung chega com displays de 75 e 82 polegadas.

Para conhecer melhor essa smart TV Samsung, confira nosso review sobre a TU8000.

Design

No quesito design podemos dizer que a TV Samsung ganha, pois sua tela conta com bordas bem finas, dando a impressão de uma maior imersão no conteúdo. A fabricante segue o que ela tem feito nos smartphones, colocando a famosa borda infinita também em seus televisores.

Além disso, outro ponto positivo da Samsung TU8000 é o seu suporte, que funciona com encaixe em formato V. Ou seja, com ele é ainda mais fácil montar a televisão, não sendo necessário fazer maiores esforços. Esse modelo ainda tem o Modo Ambiente Foto, em que você escolhe imagens da galeria da TV ou uma foto de sua preferência, utilizando o aplicativo SmartThings, e deixa como descanso de tela quando o aparelho não estiver sendo usado.

TV Samsung TU8000 chega com Modo Ambiente Foto (Imagem: Divulgação/Samsung)

Com relação à LG, podemos dizer que ela também tem bordas finas - mas não tão finas quando as da Samsung - e prometem uma grande imersão no conteúdo. Seus pés são em formato V, para apoiar em móveis ou racks, por exemplo, mas também é possível encaixá-la na parede, já que ela vem com os furos no formato universal - os encaixes e parafusos precisam ser adquiridos separadamente.

Não deixe de ler nossa análise sobre a LG UN7310 para conhecer melhor essa smart TV.

Desempenho

Como podemos ver, até o momento, tanto a TV LG quanto a TV Samsung são bem parecidas, certo? Bom, e no quesito desempenho elas também empatam, já que ambas chegam com processadores inteligentes e com comando de voz.

Começando pela LG, ela vem a plataforma ThinQ AI, própria da marca, e com acesso a dois assistentes virtuais, a Alexa, da Amazon, e a Google Assistente, do Google. Através deles, é possível pedir para aumentar ou diminuir o volume, desligar o aparelho, trocar de canal e até mesmo perguntar a previsão do tempo.

Além disso, você pode conectar outros dispositivos inteligentes, como ares-condicionados e pipoqueiras, por exemplo, desde que também tenham acesso à uma dessas assistentes virtuais citadas acima. Ainda é possível criar rotinas de funcionamento para que toda a casa fique conectada. E, para os fãs da Apple, vale dizer que ela também vem com o Apple Air Play 2 e Apple HomeKit, sendo possível interagir com a Siri, assistente virtual da marca.

Tanto a LG UN7310 quanto a Samsung TU8000 chegam com Alexa Bult-In (Imagem: Divulgação/Samsung)

Por fim, vale que dizer que, ao contrário do que acontece com a UN7300, que podemos considerar como sua irmã mais nova, a UN7310 chega com o controle remoto inteligente da marca, o Smart Magic e, com ele, é possível acessar todas as funções inteligentes do aparelho.

Passando para a TV Samsung TU8000, ela vem com o Controle Remoto Único, famoso por conseguir mexer em todos os aplicativos conectados à TV, e que também tem acesso às assistentes virtuais. Por falar nisso, os lançamentos de 2020 da marca são os primeiros a chegar com assistentes além da Bixby. A TU8000, por exemplo, vem também com a Alexa, que consegue comandar todo o aparelho, da mesma maneira que acontece na LG.

Além disso, a Samsung usa a plataforma Tizen, também própria da marca e que traz um catálogo grande de aplicativos que podem ser baixados, como Netflix, Youtube e GloboPlay. A plataforma da LG já é a webOS, considerada uma das melhores e mais fluidas do mercado, e também oferece uma grande gama de apps.

As TVs LG chegam com a plataforma webOS (Imagem: Divulgação/LG)

Passando para a frequência de tela, ambas as TVs tem 60Hz, mas a Samsung passa a frente com o Clear Motion, que consegue simular até 120Hz para deixar as imagens mais fluidas e sem borrões em cenas muito rápidas, como em jogos ou filmes de ação. E para os gamers de plantão, vale dizer que essas duas smart TVs podem ser boas escolhas para quem não quer gastar tanto em um aparelho, já que elas chegam com Modo Game, que diminui o tempo de resposta entre o joystick e o comando dado.

Conexões

No quesito conexões a Samsung tem alguns destaques bem legais. O primeiro deles é o espelhamento de tela Tap View, em que você precisa apenas encostar o smartphone Android na TV para que o conteúdo seja compartilhado na tela. Além disso, ela também chega com a função Multi Tela, em que o display é dividido em dois: de um lado fica a programação que você deseja, e do outro a tela do celular.

Aproveite e confira nosso tutorial de como conectar o celular na TV Samsung.

Já o espelhamento de tela na TV LG funciona através do Miracast, além de ser possível também ser feito através do aplicativo da marca LG ThinQ. Em termos de conectividade, ambas as TVs contam com 3 entradas HDMI, 2 portas USB, bluetooth, para conectar fones de ouvido ou soundbars, por exemplo, e wi-fi dual band (2.4GHz e 5GHz).

Áudio

A smart TV LG UN7310 chega na frente quando falamos em áudio, embora as duas TVs em análise tenham potência de 20W com 2 canais. Seu sistema Ultra Surround é composto por múltiplos canais de áudio virtuais, com objetivo de oferecer uma experiência mais realista em cada cena.

Inclusive, a UN7310 ainda ganha pontos extras com o Bluetooth Surround Ready, em que é possível usar dois alto-falantes Bluetooth para ter o áudio surround amplificado.

Extras

Além dos recursos citados anteriormente, a LG UN7310 chega com outros dois bem bacanas e que valem a pena serem destacados. O primeiro deles é o Filmmaker Mode, que permite assistir a filmes no formato original em que foram gravados. Nesse caso, o processador da marca desliga o recurso de suavização dos movimentos para que as cenas não percam nenhum detalhe.

O segundo destaque é voltado para quem é fã de esportes. O Sports Alert te dá diversas informações sobre o seu time do coração antes, durante e após as partidas. Inclusive, é possível colocar alarmes para que a TV te avise dos próximos jogos, mesmo se você estiver assistindo a outra programação.

TV LG UN7310 chega com função Sports Alert (Imagem: Divulgação/LG)

Custo-benefício: Samsung TU8000 x LG UN7310

Bom, como foi possível perceber, as duas TVs são bem parecidas e trazem excelentes recursos, levando em consideração que são TVs 4K de entrada. O custo-benefício também é outro ponto bem positivo de ambos os modelos.

Mas, olhando detalhadamente para a quantidade de funções que cada uma delas oferece, damos o ouro para a LG UN7310 por vir mais completa, com recursos bem interessantes, como o Filmmaker Mode e o Sports Alert, além de chegar com inteligência artificial e comando de voz. Agora, a Samsung TU8000 pode ser uma ótima opção para quem quer conectar videogames, pois consegue simular frequência de 120Hz.

Essa batalha foi bem acirrada mas, por entendermos que a LG UN7310 traz mais recursos, como inteligência artificial, comando de voz, Filmmaker Mode e Sports Alert, ela é a vencedora desse comparativo. Porém, vale dizer que a Samsung TU8000 também é um ótimo modelo, completo e com bom custo-benefício.

Samsung TU8000

LG UN7310

Quer saber quais são as melhores TVs do ano?

Leia mais sobreTV