Logo Buscapé
Logo Buscapé

A série Ryzen 6000 da AMD é composta de processadores poderosos para notebooks. Entres suas diversas características, esses chips têm até oito núcleos e 16 threads. As velocidades podem chegar a até 5,0GHz.

Se você conhece um pouco sobre especificações, é gamer, ou trabalha com programas mais pesados, já deve ter se empolgado logo nesse comecinho de conteúdo. Se não conhece muito, a gente explica!

Um processador com essas especificações é capaz de rodar jogos modernos ou fazer renderizações em boa velocidade.

Claro, para tudo isso ele precisa estar ao lado de outros componentes igualmente poderosos, como um SSD para o armazenamento de dados, uma boa RAM com capacidade mais alta e uma placa de vídeo que contribua para o alto rendimento.

O fato é que ter um processador AMD Ryzen 6000 é um excelente começo para um notebook focado no desempenho.

Nós vamos te ajudar a entender essas e outras características positivas e negativas para entender se o investimento em um chip dessa série é um bom negócio em 2023.

Mais uma curiosidade, os processadores Ryzen 6000 são batizados de “família Rembrandt”, uma homenagem ao pintor holandês Rembrandt Harmenszoon van Rijn, que viveu no século XVII.

Esse nome dá continuidade a série de homenagens que começou na família Ryzen 5000 e levou o nome de Veemer. Essa foi uma homenagem ao pintor Johannes Vermeer, outro holandês do mesmo século.

  • Com mais informações a sua compra fica muito melhor! Por isso, temos conteúdos para que você entenda o que é uma CPU e para que ela serve e um guia com tudo sobre os processadores. Acesse!
Um processador da série Ryzen 6000 é para quem quer maior poder de processamento, seja para jogos ou programas mais pesados. (Foto: Shutterstock)

AMD Ryzen 6000: detalhes técnicos

Você já sabe que os processadores AMD Série 6000 são para quem quer maior desempenho.

Mas por que eles têm esse poder de processamento? Quais são os pontos que o levam a ser uma boa opção de compra em 2023?

Bom, a palavra-chave para responder essa pergunta é tecnologia! Confira alguns dos recursos:

Arquitetura Zen 3+

Essa é uma arquitetura que estreou na Série Ryzenn 5000 e foi mantida na “família” 6000, mas com algumas atualizações.

Esse tipo de construção de processadores tem o foco no desempenho de núcleo único, eficiência de energia e latências reduzidas.

Segundo a AMD, a arquitetura Zen 3+ está entre as melhores para processadores voltados para os games.

Ainda segundo o fabricante, ela pode extrair uma média de 19% a mais de desempenho de cada MHz de frequência em relação à geração anterior.

RDNA 2

Ainda falando sobre o desempenho para jogos, os processadores Ryzen 6000 tem a arquitetura gráfica RDNA 2.

Projetada para oferecer alto desempenho e eficiência de energia, essa arquitetura tem unidades de computação com aceleradores de traçado de raios de primeira geração, um novo pipeline visual e tecnologia AMD Infinity Cache.

O que é isso?

Bom, cada um dos recursos dá um pouco mais de poder de processamento e velocidade para tarefas gráficas.

Dessa forma, os processadores Ryzen 6000 têm desempenho otimizado para rodar games com maior qualidade e fluidez.

Alguns dos melhores notebooks gamer da atualidade têm o processador AMD Ryzen 6000. (Foto: Shutterstock)

Eficiência Energética

A portabilidade é cada vez mais uma necessidade para os notebooks. A cada ano, modelos mais finos e leves são lançados e isso implica em uma necessidade de componentes que possibilitem esse tipo de estrutura.

Para notebooks ultrafinos, os chips precisam de alto desempenho com baixo consumo de energia.

Os modelos de processador Ryzen 6000 contam, segundo a AMD, com mais de 50 recursos novos e avançados para otimizar a eficiência.

Além de controles aprimorados sobre o nível de energia e a velocidade do clock de cada thread de processamento.

Com isso, a linha oferece alta potência, mas com um consumo de energia controlado. Um Ryzen 6000 possibilita que a bateria do notebook dure um dia inteiro longe das tomadas, dependendo do tipo de uso.

Mais dica para você!

Conectividade

A conectividade dos chips Ryzen 6000 inclui memória DDR5 de baixa potência, USB 4, PCI-E, Wi-Fi 6E, BT LE 5.2, HDMI 2.1 e DisplayPort 2.

Isso significa processos de trocas de informação mais rápidas e eficientes com os demais componentes do notebook.

Segurança

A série AMD Ryzen 6000 tem suporte às ferramentas de segurança do Windows 11, como o Microsoft Pluton.

Esse é um projeto liderado pela dona do Windows que reuniu uma série de parceiros, inclusive a AMD, para integrar os processadores a um novo protocolo de segurança.

A ideia é criar uma criptografia segura e integrada, garantindo integridade do código e a proteção dos dados com atualizações entregues por Microsoft por meio de Windows Update.

O Pluton é, assim, uma plataforma flexível e atualizável para executar firmwares com funcionalidades de segurança de ponta a ponta.

Processadores poderosos como o Ryzen 6000, são ótimos para quem trabalha com edição de vídeos e outras aplicações mais pesadas (Foto: Shutterstock)

Quais são os processadores Ryzen 6000?

Antes da lista de processadores, é preciso explicar que os chips da AMD são divididos em Ryzen 3 (os mais básicos), Ryzen 5 (modelos intermediários), Ryzen 7 (com foco no alto desempenho) e Ryzen 9 (os top de linha).

Claro, à medida em que o nível de processamento sobe, o preço também acompanha a evolução.

A linha Ryzen 6000 já começa com modelos Ryzen 5, ou seja, intermediários.

No entanto, mesmo os membros mais simples da família Rembrandt já têm um poder de processamento bem interessante e são capazes de entregar boa performance.

No caso da série 6000, o sufixo da nomenclatura aponta o tipo de processador.

Há a Série U, para notebooks ultrafinos; Série HS, para notebooks gamer e profissionais que trabalham com programas mais pesados ; e a Série H, para quem quer altíssima performance. Conheça os modelos:

Série U

  • Ryzen 5 6600U
  • Ryzen 7 6800U

Série HS

  • Ryzen 5 6600HS
  • Ryzen 7 6800HS
  • Ryzen 9 6900HS
  • Ryzen 9 6800HS

Série H

  • Ryzen 5 6600H
  • Ryzen 7 6800H
  • Ryzen 9 6900HX
  • Ryzen 9 6800HX
A linha Ryzen 6000 tem modelos para notebooks ultrafinos, para games e uso profissional, e para quem quer altíssimo desempenho. (Foto: Shutterstock)

Afinal, vale a pena comprar um notebook Rysen 6000 em 2023?

Sem dúvida esse é um bom investimento e com uma vantagem adicional.

A compra de um membro da família Ryzen 6000 em 2023 vai garantir quer o usuário terá um processador moderno, com bom desempenho e atualizado por uns bons anos.

Com sempre, há um outro lado. Essa série, por todas as vantagens e novidades tecnológicas que ela traz, ainda é um pouco mais cara que alguns chips concorrentes.

Assim, não dá para esperar um notebook Ryzen 6000 baratinho. Se você quiser economizar, há outras opções no mercado com boa qualidade e preço mais em conta.

Melhores notebooks com AMD Ryzen 6000

Curtiu o AMD Ryzen 6000 e quer um notebook com essa CPU? Separamos para você excelentes modelos.

Veja os preços, compare os recursos e escolha o modelo perfeito!

Dell G15 AMD Ryzen 5 6600H, 8GB de RAM, SSD 256GB e GPU RTX 3050

Lembra que falamos que o Ryzen 5 é um processador intermediário?

Pois bem, quando ele tem a terminação do seu nome em H, isso é um bom sinal em termos de capacidade de processamento. Claro, esse é o caso do Ryzen 5 6600H.

O chip tem seis núcleos e 12 threads, cache de 16MB, e velocidades de clock de 3,3GHz a 4,5GHz. O conjunto de especificações aponta que ele tem poder de fogo suficiente para rodar até jogos mais modernos.

Para ajudar a melhorar as especificações, esse Dell G15 tem ainda 8GB de memória RAM, SSD de 256GB para o armazenamento e GPU RTX 3050, um modelo intermediário muito bom da Nvidia.

Para completar, o monitor tem resolução Full HD, 16,5 polegadas, taxa de atualização de 120Hz e 250 nits de brilho.

Dell G15 AMD Ryzen 5 6600H, 8GB de RAM, SSD 512GB e GPU RTX 3050

O notebook Dell Ryzen 6000 é o mesmo, mas agora com mais espaço para o armazenamento. Em vez dos 256MG do modelo anterior, esse aqui tem 512GB para o armazenamento de dados.

Isso significa que dá para guardar muito mais informações dos jogos ou do trabalho, além de contar com a velocidade que o SSD oferece.

Excelente para profissionais que trabalham com edição de vídeo e programas de engenharia e arquitetura. Esse tipo de aplicação gera arquivos pesados e ter mais espaço para guarda-los é sempre bom.

Dell G15 AMD Ryzen 5 6600H, 16GB de RAM, SSD 512GB e GPU RTX 3050

E que tal mais um upgrade. Esse outro notebook Dell conta com as mesmas características dos modelos anteriores, mas dessa vez com mais memória RAM: 16MB.

A vantagem em ter mais memória RAM é que o desempenho geral do notebook fica ainda melhor.

No caso dos games, por exemplo, o tempo para abrir fases e mapas é bem menor quando temos mais espaço na memória RAM para trabalhar.

Dell G15 AMD Ryzen 7 6800H, 16GB de RAM, SSD 512GB e GPU RTX 3060

Agora trocamos o Ryzen 5 série 6000 para o Ryzen 7 série 6000. Isso significa um poder de processamento ainda maior.

Esse Dell G15 tem oito núcleos e 16 threads, clock básico de 3,2GHz e que chega a 4,7GHz no modo turbo, além de 16MB de memória cache. Excelentes especificações!

O notebook tem ainda um conjunto de memórias de 16GB (RAM) + 512GB (SSD), placa de vídeo dedicada Geforce 3060 e um ótimo monitor.

Ele tem 15,6 polegadas, resolução Full HD e taxa de atualização de 120 Hz. Gamers ou apaixonados por séries e filmes em streaming não têm do que reclamar sobre a qualidade das imagens!

Ainda não encontrou o modelo ideal?

Confira nossas listas com o melhor notebook com processador AMD, melhor notebook com processador Intel e veja também quais foram os eleitos para melhor notebook para comprar em 2023 pelos nossos especialistas!

Alerta e histórico de preços é no Buscapé!

Curtiu um dos notebooks com o AMD Ryzen 6000, mas está em dúvida em relação ao preço? A gente te ajuda!

Aqui você encontra uma ferramenta desenvolvida para que você possa acompanhar o Histórico de Preço.

Nela, é possível acompanhar as variações do valor de um produto nos últimos seis meses. Assim dá para saber se a hora certa para fazer a compra é agora.

E se o preço não está do jeito que você queria, há uma outra ferramenta, o Alerta de Preços.

Você define o quanto quer pagar por um produto e, quando o preço chegar ao valor determinado, nós te notificamos. Veja o vídeo abaixo, saiba mais e não perca as melhores oportunidades de compra!

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!