O notebook Ryzen é aquele equipado com um dos processadores da famosa linha fabricada pela AMD, a principal concorrente da Intel nesse setor. E se você faz questão de ter um chip Intel no seu novo notebook, talvez seja hora de rever os conceitos.

Claro, fabricantes diferentes tem produtos distintos. Na comparação entre os processadores AMD Ryzen e os da Linha Intel Core, na maior parte dos casos, a primeira leva vantagem na mesma faixa de preço por ter arquitetura mais avançada e placa de vídeo integrada mais poderosa.

Mas vale a pena ir um pouco mais a fundo nessa comparação. Vem com a gente!

Qual a diferença entre um notebook Ryzen e um notebook Intel?

Bom, a primeira é na faixa de preços, já que quando falamos sobre processadores equivalentes, os da AMD costumam ser um pouco mais em conta, indicando um custo-benefício mais alto.

Em uma mesma faixa de preço, o processador Ryzen pode ter um desempenho melhor do que um Intel Core (Foto: Shutterstock)

Para explicar um pouco melhor, é preciso saber que a linha Intel Core conta com os modelos i3 (o mais básico), i5 (intermediários), i7 (de alto desempenho) e i9 (os top de linha). Quanto maior for a geração, mais avançado é o chip. A atual geração é a 12ª, embora apenas os notebooks que ainda serão lançados em 2022 contarão com estes processadores atuais. Pelo menos até março de 2022, considere que a 11ª geração é a mais atual para notebooks com Intel Core.

Já os processadores AMD Ryzen são separados em Ryzen 3 (mais básicos), Ryzen 5 (intermediários), Ryzen 7 (alto desempenho) e Ryzen 9 (top de linha). A atual geração da linha Ryzen é a 4ª, com a promessa de que a 5ª chegará aos notebooks Ryzen ao longo deste ano.

Escolher um notebook com um processador de geração mais recente certamente é mais dispendioso. No entanto, é uma opção que deve ser considerada. O computador é um tipo de produto que, ao comprarmos, esperamos usá-lo por alguns anos. A escolha por um modelo mais avançado significa ter notebook com a tecnologia ainda atual até que seja necessária a troca. Ficar de olho nesse ponto faz com que a vida útil seja maior.

Explicadas essas semelhanças e diferenças é hora de conhecermos os 6 melhores notebooks Ryzen para comprar em 2022. Acompanhe!

Asus M515DA-EJ502T

Antes de começar a lista é importante citar que não traremos um notebook Ryzen 3 por aqui. Optamos por modelos mais potentes como melhores opções de compra em 2022. O primeiro deles é o Asus M515DA-EJ502T, equipado com o processador AMD Ryzen 5 3500U, com o clock de 2.1GHz e 4MB de memória cache.

Esses parâmetros indicam um ótimo desempenho para as tarefas do dia a dia, mas como o processador não faz nada sozinho, é importante mostrar as demais configurações. Esse notebook Ryzen Asus tem 8GB de RAM, armazenamento SSD de 256GB e tela Full HD de 15,6 polegadas. Ótima opção para estudantes, home office e até para curtir um filme ou série na hora do descanso.

Porque esse notebook Ryzen é uma boa opção?

  • Ryzen 5 é excelente para estudos e trabalho do dia a dia
  • Monitor Full HD de 15,6 polegadas é ótimo para ver filmes e séries
  • Ideal para o usuário médio, que não quer gastar muito e precisa de bom desempenho

Lenovo IdeaPad 3 82MF0000BR

As capacidades da memória RAM e de armazenamento do Lenovo IdeaPad 3 82MF0000BR são exatamente as mesmas do notebook AMD anterior (8GB e SSD de 256GB, respectivamente). O monitor de 15,6 polegadas e resolução Full HD é outro item similar. Mas há uma grande diferença: o processador.

Nesse caso, o chip é o AMD Ryzen 7 5700U, com velocidades que vão de 1,8GHz a 4,3GHz quando é necessário maior poder de processamento. A memória cache dele é de 8MB, o dobro do modelo anterior.

  • Vale a pena conhecer mais sobre o que significa cada uma dessas configurações antes de fechar a compra. Nós temos um guia de compras de notebook que pode ajudar você bastante nessa hora.

Porque esse notebook Ryzen é uma boa opção?

  • Processador Ryzen 7 garante um maior poder de processamento
  • Configurações adequadas para estudos e trabalho do dia a dia
  • Perfeito para quem quer um desempenho além do básico

Lenovo IdeaPad S145 81V70009BR

O Lenovo 81V70009BR da linha IdeaPad S145 mais um notebook Ryzen 7, mas dessa vez o chip é o 3700. Esse é um processador levemente inferior ao 5700, mas que tem tudo para fazer bonito no dia a dia de estudos e trabalho.

Por outro lado, a capacidade de armazenamento é bem maior, já que esse modelo da Lenovo conta com uma unidade SSD de 512GB, aliando velocidade na busca pelos dados com um maior espaço para guardar arquivos. A RAM tem 8GB e o monitor é Full HD, com 15,6 polegadas.

Porque esse notebook Ryzen é uma boa opção?

  • Processador Ryzen 7 garante um maior poder de processamento
  • Unidade SSD de 512GB alia velocidade com maior espaço de armazenamento
  • Ideal para quem não abre mão de manter arquivos no computador

Acer Aspire 5 A515-45G

O Acer Aspire 5 A515-45Gjá vem com o novo Windows 11 (enquanto os modelos anteriores saem de fábrica com o Windows 10). Já sobre o hardware, ele conta com o processador AMD Ryzen 7 5700U, RAM de 8GB, SSD de 512GB e monitor Full HD de 15,6 polegadas.

Um diferencial da linha Aspire 5 da Acer é a possibilidade de fazer melhorias, já que há um slot livre para a instalação de um HD ou até de mais um SSD de até 2TB. O design slim também chama a atenção, com apenas 17,95mm de espessura.

Porque esse notebook Ryzen é uma boa opção?

  • Processador Ryzen 7 garante um maior poder de processamento
  • Design slim favorece bastante a portabilidade
  • Para quem quer uma máquina moderna que pode ser levada facilmente para a escola ou o escritório

Dell G15 G15-a0500-MM10P

O notebook AMD Ryzen Dell G15 mostrado acima fez sucesso em 2021 (ficou até no topo da nossa lista de melhor notebook Ryzen do ano passado). Isso porque as configurações são poderosas: processador Ryzen 5 5600H otimizado para performance e jogos, 8GB de RAM, armazenamento SSD de 512GB e monitor de 15,6 polegadas, resolução Full HD com taxa de atualização de 120Hz.

A maior taxa de atualização (os modelos mais básicos costumam ter apenas 60Hz) favorece uma melhor experiência com os jogos. Por falar nos games, outro ponto importante desse notebook Dell é a presença de uma placa de vídeo dedicada, a GeForce RTX 3050. Essas especificações permitem trabalhar com programas pesados, jogar games leves com boa taxa de FPS e ainda usar o sistema de forma fluida e rápida

  • A escolha de um notebook para games depende da escolha de um chip que aguente esse tipo de aplicação. Nós temos uma lista com o melhor processador para jogos. Confira!

Porque esse notebook Ryzen é uma boa opção?

  • Processador Ryzen 5 otimizado para jogos
  • Placa de vídeo e configurações adequadas para gamers intermediários
  • Ideal para profissionais e gamers que não querem gastar com modelos top de linha

Acer Aspire Nitro 5 AN515-43-R4C3

Encerrando a nossa lista com o melhor notebook Ryzen, o Acer Aspire Nitro 5 AN515-43-R4C3 é mais um modelo gamer intermediário. Isso significa configurações que oferecem performance suficiente até para encarar jogos mais atuais, desde que seja com os gráficos mais baixos.

O processador é o AMD Ryzen 7 3750H (que tem frequências de 2.30GHz a 4.00GHz), 8GB de RAM, armazenamento híbrido (SSD de 128GB + HD de 1TB), monitor Full HD de 15,6 polegadas (com apenas 60Hz – um ponto negativo do modelo) e placa de vídeo dedicada GeForce GTX 1650.

Ah! Fique atento! Esse é um modelo com sistema operacional com o sistema operacional Linux. Se você faz questão de usar o Windows, essa não é a opção mais adequada para comprar em 2022.

  • Quer mais opções para jogos? Conheça a nossa lista com o melhor notebook gamer e escolha o modelo perfeito para você.

Porque esse notebook Ryzen é uma boa opção?

  • Sistema operacional Linux é excelente, mas desagrada quem é fã do Windows
  • Configurações adequadas para gamers iniciantes e para quem usa programas gráficos
  • Perfeito para profissionais e gamers intermediários já habituados com o Linux
Leia mais sobreInfo+