Quando chega a hora de trocar os pneus, a procura por um modelo mais barato sempre vem à tona. E, com ela, bate a dúvida, pneu remold é bom? Para te ajudar a acabar de vez com este questionamento, preparamos um artigo que vai te explicar todos os pontos sobre este tipo de pneu remoldado.

Com um preço de 30 a 50% mais barato que os modelos novos, o pneu remold atrai uma grande procura. Mas você sabe o que é pneu remold? Tem ideia de como são feitos? Sabe se tem alguma entidade que regulamenta este tipo de pneu? Existem riscos? Para responder a tudo isso e te explicar se o pneu remold presta, acompanhe as dicas que preparamos para você.

Quer saber mais? Então confira a nossa página sobre pneus para carrros. Veja também a nossa lista com os melhores pneus aro 13 de 2021. Ao todo, são 14 opções incluindo kits de 2 e 4 pneus. Está na dúvida? Leia sobre quando fazer a troca de pneu nesse artigo.

O que é pneu remold?

Pneu remold é bom? Saiba o que é e como é feito (Foto:Shutterstock)

O pneu remold é um pneu usado. Ele passa por um processo de remanufatura. Este tipo de pneu é bem comum e existe em todo o mundo. No processo, as fabricantes usam pneus que ainda estejam em bom estado. Ou seja, que não estejam furados ou com a ferragem aparecendo, por exemplo.

Os fabricantes fazem a raspagem de toda a lateral dos pneus. Eles também raspam a banda rodagem e aplicam uma nova camada. Os pneus também ganham novas inscrições laterais. Com isso, os pneus remold chegam ao consumidor com um preço até 50% mais barato que os pneus novos.

Pneu remold é bom? Veja as vantagens!

Pneu remold é bom? A maior vantagem é a economia (Foto: Shutterstock)

Infelizmente, para quem acha que o pneu remold é bom, a lista de vantagens dele não é tão grande. Na verdade, a grande vantagem - e o que é o foco da maioria das pessoas que procuram este tipo de pneu - é o seu preço.

Como falamos, ele chega a custar até metade do valor investido em um pneu novo. Mas esta vantagem vem acompanhada de muitos riscos e sobre eles que vamos falar agora.

Quais são os riscos do pneu remold?

Pneu remold presta? Conheça os riscos antes da compra (Foto:Shutterstock)

Para quem acha que o pneu remold presta, infelizmente ele tem muitos riscos. Para começar, o primeiro ponto fraco do pneu remold é que ele dura em média de 30 a 50% menos que os pneus novos. Mas os riscos não param por aí. Um problema bem comum, que é relatado por muitos usuários, é a dificuldade na hora de balancear os pneus.

Mas o maior problema deste tipo de pneu é o fato de não ser possível identificar a procedência de um pneu remold. Mesmo que eles passem pela regulamentação do Inmetro, no Brasil não é necessário manter as inscrições originais do pneu.

Com isso, você não consegue saber de que marca ele era antes de receber a nova camada de borracha, nem o seu estado anterior a ser remoldado. E o pior: não consegue saber para que tipo de carro ele foi fabricado (passeio, pick-up, esportivo). E isso é um grande problema.

Você corre o risco de ter um jogo de pneus com marcas e características diferentes, e que foram cobertos com nova borracha e, agora, são aparentemente iguais. E isso faz com que a estabilidade seja comprometida, aumentando as chances de sofrer acidentes.

Quanto tempo dura um pneu remold?

Pneu remold presta: saiba quanto tempo ele dura (Foto: Shutterstock)

Como falamos um pneu remold dura bem menos que um pneu novo. Ele chega a durar até 50% menos, o que faz com que ele não seja tão econômico assim, já que a diferença entre o preço de um remold e um novo variam nesta mesma porcentagem.

Um pneu novo de boa qualidade chega a rodar de 50 a 60 mil quilômetros, já os pneus remoldados, duram em média de 25 a 30 mil quilômetros. Mas essa quilometragem pode ser ainda menor, se o remold rodar mais na estrada, já que estes pneus são mais indicados para a cidade.

Com isso, a única economia que você vai ter com o pneu remold é a curto prazo, já que na prática, eles custam a metade do preço, mas rodam a metade do tempo.

Pneu remold vale a pena?

Descubra finalmente se o pneu remold presta (Foto:Shutterstock)

Para responder de forma definitiva se o pneu remold é bom, a resposta é não! Como falamos, apesar de ter um preço melhor que um pneu novo, dura bem menos tempo e tem muitos riscos em seu uso, aumentando as chances de sofrer acidentes. Portanto, vale muito mais a pena, comprar um pneu novo feito por uma empresa de qualidade.

Agora, se você ainda acha que o pneu remold vale a pena e está realmente decidido a comprar um, confira se ele tem o selo do Inmetro. E não confunda pneus remold com pneus recauchutados, já que estes últimos costumam receber uma nova borracha somente na parte que vai da banda de rolagem até os ombros do pneu, e não nele inteiro.

Para te ajudar a escolher um pneu, confira todas as ofertas de pneu remold em nosso site.