Donos de carro sabem a importância de um pneu em boas condições. Pneus velhos podem causar uma série de problemas: maior consumo de combustível, prejuízo outras peças e até o impacto na segurança. Se fora a hora de trocar os pneus do seu carro, é capaz de você ter pesquisado: pneu Hankook é bom? Neste artigo, você conhecerá melhor a marca e os produtos que ela disponibiliza através da opinião dos nossos especialistas.

Em busca de pneus para seu carro? Aqui você vai saber tudo que precisa para fazer a melhor escolha!

Hankook: conheça a história da marca de pneus

Os pneus Hankook tem uma história sólida no Brasil. Os produtos tiveram dirigibilidade e confiança aprovadas pelos brasileiros. O pneu Hankook foi criado na Coréia do Sul e começou a ser vendido em 1941. Na ocasião, a marca ainda se chamava Chosun Tire Company.

Por se tratar da primeira marca de pneus produzidos no país asiático, o Hankook ganhou popularidade quando começaram a ser exportados com modelos de carros da Hyundai e Kia. Em mais de 50 anos de história, tornaram-se populares no país de origem e alcançaram com força mercados como o norte-americano.

O nome Hankook, porém, surgiu apenas em 1968. A Chosun Tire Company virou Hankook Tires. Presente em 180 países, a marca diversificou a atuação ao longo das décadas de 1970 e 1980. Atualmente, produz também pastilhas de freios, baterias e, é claro, as rodas para acompanharem seus pneus.

Aproveite leia nosso artigo que fala das principais diferenças entre os pneus Dunlop e Goodyear. Temos também um outros comparativos dos pneus Firestone e Goodyear e também entre Continental e Goodyear

Quais as características dos pneus Hankook?

O pneu Hankook é conhecido pela segurança e boa dirigibilidade. No Brasil, a marca trabalha com quatro linhas diferentes. São elas: Ventus, Kinergy, Optimo e Dynapro. Elas têm características bastante distintas. Portanto, é importante conhecê-las melhor antes de escolher o melhor pneu para o seu carro.

Os pneus da linha Ventus são modelos esportivos da marca. São feitos com uma borracha suave e capaz de suportar bem as altas velocidades nas estradas. Essa linha é diversa e oferece pneus de vários tamanhos, além de modelos para fora de estrada (off road).

O ponto alto do pneu Hankook Ventus em relação aos outros citados aqui é a excelente aderência. Isso é o que proporciona ao motorista a segurança ao dirigir em piso molhado ou ao fazer curvas.

Já os pneus da linha Kinergy são especialmente projetados para quem procura produtos com o mínimo de impacto no meio ambiente. Feitos com foco em durabilidade, proporcionam economia de combustível para os veículos e são ideais para carros de passeio.

A linha Kinergy também conta com design especial para reduzir ruídos e proporcionar mais conforto nas frenagens, além do excelente custo-benefício.

Já a linha Hankook Optimo é voltada para o mercado de carros de luxo. Ela atende a veículos maiores. Tem como diferencial o tamanho da banda de rodagem dos pneus. Quanto maior a banda, maior aderência e desempenho.

O preço do pneu Hankook nessa categoria é um pouco mais elevado, o que é raro, já que a marca costuma oferecer excelente custo-benefício.

A última linha disponibilizada pela Hankook no mercado nacional é a Dynapro. Ela tem foco nos veículos que rodam em diversos tipos de terrenos, como SUVs e 4x4. Essa linha oferece excelente equilíbrio entre desempenho e qualidade. Tem como diferencial o fato de ser tão eficiente no asfalto quanto no off road.

Pneu Hankook Dynapro equipa carros 4x4 e SUVs (Foto:Shutterstock)

Hankook Pneus: onde são fabricados?

Com o aumento da presença no Brasil, a Hankook Pneus passou a planejar a instalação de uma fábrica no país. Porém, ainda não há previsão para que isso aconteça.

Desde 2015 há conversas nesse sentido. Entretanto, a prioridade da empresa é aumentar a sua participação no mercado, atingindo os 6%. Isso significa vender pelo menos dois milhões e meio de pneus por ano.

Por enquanto, os produtos da Hankook vendidos aqui são feitos em fábricas na Coreia do Sul e na China.

O Pneu Hankook é bom?

O pneu Hankook é bom? Vale a pena levar para casa esse produto? A resposta é sim! A dirigibilidade oferecida por esses pneus é muito boa, já que possuem alta aderência ao solo e são apropriados para as diversas situações e terrenos. Eles também são eficientes nas estradas por garantirem ótima tração e baixo nível de ruído. Sua durabilidade é algo entre 60 e 80 mil quilômetros entre as trocas.

Mais barato do que os de marcas tradicionais, como Bridgestone e Dunlop, o pneu da Hankook cumpre bem seu papel e garante segurança e durabilidade. Se você tiver veículo sul-coreano ou quiser atualizar os pneus do seu carro nacional com os produtos de uma marca reconhecida e respeitada, a Hankook é uma excelente opção.

Ao contrário de muitas empresas de pneu, ela consegue proporcionar, simultaneamente, um bom preço e um produto de primeira linha. Se mesmo após nosso artigo sobre o pneu Hankook você ainda estiver na dúvida, veja qual melhor pneu aro 13 para comprar em 2021.