Logo Buscapé
Logo Buscapé

Tanto a RTX 2060 quanto a RTX 3060 são placas de vídeo intermediárias da família GeForce, da Nvidia. Se você já conhece pelo menos um pouco sobre o assunto, sabe que essa é uma das principais desenvolvedoras das GPUs (Graphics Processing Unit, como também são chamadas as placas de vídeo).

Uma placa de vídeo intermediária, é claro, tem um poder de processamento gráfico superior aos modelos de entrada. Por outro lado, ela não tem tanta potência quanto os modelos top de linha. Isso significa também uma faixa de preço intermediária e um bom custo-benefício.

Sendo assim, a RTX 2060 e a RTX 3060 são excelentes opções para o usuário que busca dar uma turbinada no poder de processamento, melhorando a experiência em jogos e dando maior velocidade para processos de renderização.

Mas qual delas é a melhor opção de compra? Vamos analisar as características de cada uma para responder essa pergunta. Acompanhe!

RTX 2060 vs RTX 3060: especificações

RTX 2060

A RTX 2060 faz parte da Série 20 da Nvidia, o que significa que usa a arquitetura Turing e que tem suporte para Ray Tracing de 1ª geração em tempo real. Esse é recurso que melhora luzes e sombras, fazendo com que jogos fiquem ainda mais realistas.

A VRAM (a memória gráfica) é GDDR6 de 6GB. A interface de memória é de 192 bit, e a velocidade de 14GB/s. Outras especificações importantes da RTX 2060 são seus 1920 núcleos CUDA e o clock máximo de 1680MHz. Essa é uma GPU que suporta múltiplos monitores, tem três portas DisplayPort e uma HDMI.

RTX 3060

A GeForce 3060 apresenta um salto de tecnologia por ser de uma família superior, a Série 30 da Nvidia. Entre suas características estão o Ray Tracing de 2ª geração, a arquitetura Ampere (mais moderna que a Turing) e 3.584 núcleos CUDA.

A memória VRAM é GGDR6 com 192 bits, com 12GB. O clock base é de 1320MHz, mas seu clock boost chega a de 1777MHz.Tudo isso significa que ela é uma placa de vídeo mais moderna, com mais memória e recursos aprimorados.

Qual é melhor?

A conclusão no comparativo das especificações é que embora a RTX 2060 seja uma excelente GPU intermediária, sem dúvida a RTX 3060 é vencedora no quesito.

A placa de vídeo RTX 3060 tem especificações superiores às apresentadas pela RTX 2060. (Foto: Shutterstock)

RTX 2060 vs RTX 3060: desempenho

Obviamente, por ter especificações mais parrudas, a RTX 3060 também tem um desempenho superior. Isso não quer dizer que a RTX 2060 tenha um desempenho ruim. Na verdade, ela tem boa performance tanto em jogos quanto na hora de renderizações. Saiba mais!

Desempenho em jogos da RTX 2060

Além do Ray Tracing, a RTX 2060 também tem o DLSS, o Deep Learning Super Sampling, um recurso de inteligência artificial para aumentar a qualidade gráfica do jogo enquanto melhora sua performance. Isso faz uma boa diferença em relação a placas mais antigas.

Com ela, é possível rodar jogos como Valorant, CS:GO. Fortnite. Dota 2, Forza Motorsport 7, GTA V, The Witcher 3 em Full HD acima dos 60FPS. Claro, por ser uma placa intermediária, ela tem limitações e em jogos mais avançados (como por exemplo o Cyberpunk 2077) é necessária uma redução dos gráficos para manter os 60FPS.

E a RTX 3060?

A RTX 3060 vai além. A placa permite games em 2.560x1440 pixels com 60 FPS sem grandes dificuldades. Outro ponto importante é que a arquitetura Ampere, com o Ray Tracing de 2ª geração e o DLSS garante jogos com detalhes muito ricos e iluminação extremamente realista.

Já para games em 4K ela deixa a desejar e, neste caso, o melhor é partir para uma GPU superior.

Mesmo com um desempenho inferior ao da RTX 3060, a RTX 2060 apresenta bom desempenho em jogos para usuários não tão exigentes. (Foto: Shutterstock)

Desempenho em renderização

Lembre-se que neste comparativo RTX 2060 vs RTX 3060 estamos falando sobre placas de vídeo intermediárias, e, portanto, não vão entregar o melhor desempenho em jogos e nem em tempo de renderização.

Placas mais modernas e potentes certamente agradam mais a profissionais que necessitam de renderização no dia a dia. Hoje já é uma realidade a renderização em 4K, que é mais pesada e exige mais do equipamento. Para esses casos, o ideal é uma placa da série 40, como a RTX 4080 ou a RTX 4090.

No entanto, essas são placas bem mais caras e é bom lembrar que tanto a RTX 2060 6GB quanto a RTX 3060 12GB são placas que entregam um bom poder de renderização a um preço bem mais camarada. Lembre-se ainda que a Geforce 3060 tem especificações mais potentes e, assim, entrega mais velocidade às renderizações.

RTX 2060 vs RTX 3060: custo-benefício

Em dezembro de 2022, quando este artigo está sendo escrito, é possível encontrar a RTX 2060 por pouco mais de 3.100 reais. Já a RTX 3060 tem um preço no fechamento deste comparativo de cerca de 4.200 reais. Os valores podem ser explicados pelas diferenças de especificações e de desempenho.

Embora mais cara, a RTX 3060 tem especificações mais poderosas e um desempenho melhor do que a RTX 2060. (Foto: Shutterstock)

É evidente que placa de vídeo RTX 3060 é uma placa de vídeo mais potente e uma opção melhor para quem busca melhor desempenho em jogos e renderizações. Mas é bom ter em mente que o investimento é mais alto.

Quem não precisa de uma capacidade de processamento gráfico tão alto pode sim apostar sem medo na RTX 2060. Ela é uma GPU capaz de rodar jogos (ainda que não seja na capacidade máxima) e fazer renderizações (ainda que de forma um pouco mais lenta), ou seja, um bom equipamento. E não pesa tanto no bolso e no orçamento.

Cupom de desconto é no Buscapé!

Você já sabe que o Buscapé tem ofertas incríveis, mas talvez não conheça uma ferramenta que pode fazer você economizar ainda mais.

Se esse é o seu caso, está na hora de conhecer a nossa página de Cupons de Desconto para os mais diferentes produtos e serviços.

O mais legal que é bem fácil de usar. Veja o vídeo abaixo para saber como economizar de verdade!

Leia mais sobreInfo+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade