Logo Buscapé
Logo Buscapé

Entre tantas placas de vídeo da NVIDIA, a RTX 3050 se destaca por ser uma das mais em conta da série RTX 30. É claro que essa não é a GPU mais barata da marca, mas ainda oferece um excelente custo-benefício para quem deseja ter as vantagens dessa linha.

Lançada ainda no início de 2022, a RTX 3050 possui suporte para tecnologias muito desejadas pelo público gamer, como o Ray Tracing e DLSS, que permitem gráficos mais imersivos e melhor performance nos jogos.

Sem dúvidas, esses são fatores que atraem consumidores que ainda estão na dúvida sobre qual GPU comprar para um upgrade no PC. Mas ainda há um elemento importante a se considerar antes de fechar a compra.

Como essa é a placa mais básica da série RTX 30, é preciso analisar se o investimento vale a pena em relação aos outros modelos desta linha. Ou até mesmo em comparação com a série RTX 20.

Pensando nisso, nós fizemos uma análise detalhada explicando tudo o que você precisa saber sobre a RTX 3050 e se ela vale a pena atualmente. Confira logo a seguir!

Ficha técnica da RTX 3050

  • Lançamento: 01/2022
  • Linha: GeForce
  • Série: RTX
  • Fabricante: NVIDIA
  • Velocidade do clock: 1,55GHz
  • Memória de vídeo (VRAM): 8GB
  • Módulo da memória: GDDR6
  • Interface da memória: 128 bits
  • TDP: 130 Watts

Especificações técnicas da RTX 3050

A RTX 3050 é a placa mais em conta da série 30 da NVIDIA‌ ‌Fonte: Divugalção/NVIDIA

Conforme mencionamos anteriormente, a RTX 3050 é a placa de vídeo mais básica da série RTX 30, mas isso não a impede de entregar resultados bem interessantes. Ela foi feita com a arquitetura Nvidia Ampere, que é uma tecnologia visada em melhorar o desempenho da placa.

Como esperado de um modelo RTX, ela também conta com o Ray Tracing de segunda geração, a tecnologia responsável por tornar os gráficos mais realistas e imersivos. Algumas especificações importantes incluem os 2.560 núcleos CUDA e clock básico de 1,55GHz, que pode chegar em um boost de até 1,78GHz.

A sua memória VRAM é GDDR6 e tem 8GB, enquanto sua interface de memória é de 128bits. No geral, a NVIDIA recomenda a RTX 3050 para quem quiser aproveitar seus jogos na resolução 1080p, mas ainda é possível desfrutar no máximo em 1440p.

Nestes quesitos, a RTX 3050 só perde para a RTX 2060 (a GPU mais básica da série RTX 20) na interface de memória, já que a placa mais antiga conta com 190bits em vez dos 128bits da mais recente.

Desempenho em jogos

Esta GPU é uma ótima porta de entrada para aproveitar o Ray Tracing nos jogos‌ ‌Fonte: Divugalção/NVIDIA

Para a maior parte do público interessado em uma placa de vídeo da linha RTX, o que realmente importa é seu desempenho em jogos. Por se tratar do modelo de entrada desta série, já era de se esperar que sua performance não fosse igual às das placas mais caras.

De acordo com os testes do site Techspot, vários jogos atuais, como Assassin's Creed Valhalla e Shadow of the Tomb Raider, conseguem uma média acima dos 79 quadros por segundo (também chamado de frames per second, ou fps) nas configurações médias e em resolução 1080p.

Essa média cai para baixo dos 60 quadros por segundo na resolução 1440p, o que já era esperado. Talvez o mais decepcionante para quem está de olho nesta placa seja o fato de que a RTX 2060 ainda consegue resultados melhores no desempenho desses jogos nas mesmas configurações, então vale ter isso em mente.

Desempenho em renderização

A performance em Assassin's Creed ainda é boa nas configurações médias‌ ‌Fonte: Reprodução/TechSot

Caso esteja interessado na RTX 3050 para trabalhar com a edição de vídeos em 4K, imagens, animações ou renderizações em 3D, podemos dizer que ela dá conta do recado. Ainda assim, vale a pena investir em um bom processador e na memória RAM se realmente quiser resultados rápidos na hora de renderizar seu trabalho com softwares mais pesados.

Consumo de energia

O preço da RTX 3050 está valendo cada vez mais a pena‌ ‌Fonte: Divugalção/NVIDIA

Muita gente não pensa nisso quando está procurando por uma nova placa de vídeo, mas é bem importante considerar o seu consumo de energia antes de comprar o modelo desejado. No caso da RTX 3050, seu consumo é de 130W, sendo que a NVIDIA recomenda o uso de uma fonte de, no mínimo, 500W em seu PC.

É preciso lembrar que essa fonte será usada pelos outros componentes do seu computador, então não use o mínimo recomendado se as outras peças juntas exigirem um quantidade maior de energia.

O lado bom é que esse consumo é menor do que outras placas da série RTX 30 e 20, já que a RTX 3060 precisa de 170W e a RTX 3060 Ti precisa de 200W, por exemplo.

RTX 3050: Preço

Nos últimos meses, o preço das placas de vídeo da NVIDIA se estabilizaram bastante e, agora, é possível encontrar modelos da RTX 3050 das marcas Galax, MSI e Gigabyte na faixa entre R$ 1899 até R$ 2399.

Em muitas lojas, a RTX 2060 pode ser encontrada por preços mais elevados do que isso, o que deixa a GPU recente bem mais atrativa para quem procura bom custo-benefício.

Para quem procura por algo ainda mais em conta e não se importa em perder o Ray Tracing e o DLSS, recomenda-se GPUs como a GTX 1650, a GTX 1660 e a RX 580, por exemplo.

Conclusão

Tendo as principais características da RTX 3050 em mente, podemos afirmar que a placa é bem interessante para os consumidores que querem o benefício da série RTX, mas sem pagar preços absurdos na hora de montar ou fazer um upgrade no PC.

Com uma placa desta linha, você desfruta do Ray Tracing e DLSS, ambas tecnologias só presentes nas placas RTX e que podem melhorar bastante a qualidade dos gráficos e desempenhos dos jogos. Também é possível encontrar muitos notebooks com a RTX 3050, como é o caso do Dell G15 e o Acer Nitro 5.

Fora isso, a placa não gasta tanta energia e deve proporcionar uma boa performance para diversas atividades de trabalho e lazer por alguns anos, especialmente quando acompanhada de um processador de qualidade.

Casotenha interesse em ter um desempenho incrível em configurações ou resoluções mais altas nos jogos, a nossa dica é esperar e adquirir pelo menos a RTX 3060 no futuro. Ou investir pesado nas placas da série RTX 40 que chegaram no final de 2022 aqui no país.

Cashback do Buscapé

Agora que você conferiu nossa análise sobre a RTX 3050 e já sabe mais sobre essa placa de vídeo, pode ser que tenha se decidido sobre ela ela ser ou não um bom investimento para o seu PC.

Só que antes de comprar essa ou outra GPU, vale muito a pena aprender sobre o nosso Cashback Buscapé!

Com essa ferramenta, você pode ter parte do dinheiro usado para comprar sua GPU (ou qualquer outro produto) de volta!

Desta forma, você terá um valor extra na carteira quando chegar a hora de realizar sua próxima aquisição. Curtiu? Então confira ainda mais sobre a nossa ferramenta de cashback no vídeo abaixo!

Leia mais sobreInfo+
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!