Montar um PC gamer barato é um dos principais objetivos de quem procura um dispositivo capaz de rodar jogos atuais com bom desempenho. Entretanto, o que pode ser empolgante para alguns, pode se tornar uma verdadeira dor de cabeça para outros. Quais peças comprar? Como montar PC gamer barato?

Essas são algumas das perguntas que assombram quem está com planos de ter um setup gamer. Por conta disso, vamos te ajudar a montar uma máquina boa e com preço mais acessível, com dicas de peças com bom custo-benefício.

Selecionamos processador, memória RAM, placa de vídeo, placa-mãe, fonte, SSD, HD e gabinete para você montar um PC Gamer barato completo. A ideia é conseguir montar um computador com orçamento de R$ 4.500 que rode uma grande variedade de jogos com um bom desempenho, sem engasgos ou quedas de frame.

Esse é o mesmo preço de um notebook gamer com peças parecidas, como o modelo do Acer Aspire Nitro 5 abaixo. No caso do nosso PC gamer barato, a intenção é montá-lo para que fique apenas em sua casa.

Aviso sobre flutuação de preço

É importante ressaltar que, em 2021, estamos em meio a uma crise e, por isso, os preços de eletrônicos e peças para computador podem sofrer aumentos constantes.

Dependendo de quando você estiver lendo este texto, talvez o valor final já tenha subido em relação ao orçamento que mostramos acima. Veja abaixo as nossas indicações de peças.

Leia também - PC Gamer na Black Friday 2021: dicas para comprar peças com desconto

Placa-mãe Asus Prime B450M Gaming

Para a placa-mãe, a melhor indicação para a montagem de um PC gamer barato é o modelo B450M Gaming. Ele possuem uma boa quantidade de recursos, são compatíveis com os processadores AMD e entregam um bom desempenho.

Ela conta com quatro slots para memória RAM e suporta até 64GB, podendo ser feito o overclock para aumentar a frequência. Falando nela, a placa-mãe aceita memórias com frequência de até 3466MHz.

Esse modelo da Asus também possui entrada para SSD M.2 NVMe. A B450M Gaming têm uma interface moderna para controle da BIOS e configuração de boot, além de terem USB 3.1 e portas SATA com velocidade de 6GB/s.

Por que indicamos a Asus Prime B450M Gaming para PC gamer barato?

  • Padrão atual de slot para processadores AMD (AM4)
  • 12 portas USB para instalar periféricos
  • Slot para encaixar SSD M.2
  • Capacidade de aceitar memórias RAM de 3466MHz de frequência, possibilitando melhor performance

Processador AMD Ryzen 5 3600

A melhor forma de começar a montar um PC gamer barato é pela escolha do processador. Nessa categoria, selecionamos o AMD Ryzen 5 3600, que é uma das opções intermediárias da AMD. O processador AMD Ryzen 5 3600 tem seis núcleos e trabalha com até 12 threads, em um clock base de 3,6GHz, mas que pode chegar a até 4,2GHz.

Ele tem dois canais de memória e suporta modelos DDR4 com frequência de até 3200MHz, oferecendo uma boa velocidade de processamento de dados e quase com a mesma compatibilidade que a placa-mãe oferece, principalmente para rodar jogos de aventura em mundo aberto. Por isso, é uma boa opção para montar um PC gamer barato.

Por que escolhemos o AMD Ryzen 5 para montar PC gamer barato?

  • Processador intermediário com boa performance para jogos e programas pesados
  • Possibiltia memórias RAM com frequência de 3200MHz, possibilitando maior performance nessas peças
  • 3ª geração dos processadores AMD Ryzen continuam relevantes
  • Boa performance no modo Boost

Placa de vídeo GeForce GTX 1050 Ti

De volta ao mercado, a GTX 1050 Ti voltou a ser uma alternativa de placa de vídeo barata (Fonte: Shutterstock/PhotoVectorStudio)

Outra categoria fundamental na hora de montar um PC gamer barato é a escolha da placa de vídeo. Afinal, ela é responsável pela qualidade gráfica dos jogos. Para montar essa máquina, recomendamos a GeForce GTX 1050 Ti, da NVIDIA, que é o modelo de entrada mais indicado para quem quer montar um PC gamer barato.

Mesmo sendo uma GPU mais básica, ela consegue rodar vários títulos famosos como LoL, Fortnite, Dota 2 e CS:GO sem problemas. Além disso, apesar de ser um PC gamer barato, é interessante saber se a placa consegue executar jogos mais pesados.

Apesar da necessidade de diminuir as configurações gráficas, a GPU também aguenta títulos como Monster Hunter World e Shadow of the Tomb Raider. Dê uma olhada em mais algumas das melhores placas de vídeo dedicadas para tomar a sua decisão.

Por que escolhemos a GTX 1050 Ti para PC gamer barato?

  • Apesar de caro, adinda é o melhor custo-benefício
  • Permitirá rodar bem jogos multiplayer ou competitivos
  • É capaz de rodar jogos mais recentes, embora não na qualidade ideal

Memória RAM Kingston HyperX Fury 8GB

Memória RAM Kingston HyperX Fury. (Foto: Divulgação/Kingston)

É recomendado ter pelo menos 8GB de memória RAM, mesmo que seja para um uso mais leve. Por conta disso, atualmente, para quem deseja um PC gamer barato, a melhor escolha é pela memória RAM Fury de 8GB e velocidade de 2666Mhz, que pode ser utilizada tanto em sistemas Intel quanto AMD.

Com esse componente, você conseguirá executar tranquilamente seus jogos enquanto ouve música, por exemplo, sem que isso atrapalhe a sua jogatina com travamentos irritantes e perda constante de quadros por segundo (FPS).

Por que escolhemos essa memória RAM para PC gamer barato?

  • Bom custo-benefício
  • Capacidade de rodar a maioria dos jogos, exceto os mais exigentes
  • Boa frequência permite melhorar a performance do PC

HD Western Digital 1TB

Embora mais lento que o SSD, os HDs costumam ter mais capacidade para armazenar seus jogos (Fonte: Divulgação/Western Digital)

Entretanto, apesar de o SSD ser prioridade para que o seu computador fique rápido, não tem como montar PC gamer barato hoje sem sacrificá-lo. O modelo da Western é uma boa opção de custo-benefício e oferece 1TB de espaço, o suficiente para instalar muitos jogos.

Para o futuro, no entanto, recomendamos que pegue um SSD assim que puder. Assim, você pode dedicá-lo para a instalação do sistema, programas e seus jogos mais jogados, enquanto o HD fica livre apenas para você guardar tudo que não precisa de instalação. Assim, você consegue unir o desempenho do SSD e o grande espaço de armazenamento do HD.

Nesse sentido, recomendamos o SSD Adata XPG Gammix S11 Pro, que é um SSD NVMe de 256GB que fará toda a diferença na velocidade do seu PC gamer.

Dica: você também pode fazer o processo inverso! Ou seja, instalar primeiro o SSD e, no futuro, colocar um HD complementar. Você terá o ganho em performance, mas ficará com pouco espaço para instalar jogos.

Por que escolhemos esse HD para PC gamer barato?

  • Boa capacidade para armazenar jogos
  • Pode ser usado com o sistema, caso não se importe de ter menos velocidade
  • Melhor quando instalado depois do SSD

Por que escolhemos esse SSD para PC gamer barato?

  • Irá deixar todo o seu sistema mais rápido
  • Conexão M.2 é a melhor em SSDs atualmente
  • Capacidade é baixa, mas é possível aproveitar alguns jogos, especialmente os mais leves

Fonte Corsair 450W 80 Plus Bronze

Corsair 450W 80 Plus Bronze. (Foto: Divulgação/Corsair)

Entrando nos últimos componentes fundamentais para a montagem de um PC gamer barato, chegou a hora da fonte. Muitas pessoas não dão a devida atenção para essa parte, mas é importante lembrar que, sem uma boa alimentação de energia, as peças não funcionam bem e podem até sofrer danos com o tempo.

Para toda essa configuração que montamos, escolhemos uma fonte de 450W, que é uma potência de energia suficiente para alimentar tudo com folga. Porém, é importante escolher essa peça por último, já que precisará somar o quanto cada peça exige de energia para rodar bem.

Por que escolhemos essa fonte para PC gamer barato?

  • Boa saída de energia consegue segurar a demanda de muitos setups

Gabinete Aerocool Shard Acrylic

O Aerocool Shard Acrylic é uma boa opção de gabinete bom e barato. (Foto: Divulgação/Aerocool)

Para finalizar a montagem de nosso PC gamer barato, é importante ficar atento ao gabinete. Por ser um computador para jogos, os componentes tendem a ficar mais quentes. Por isso, para não ter problemas de superaquecimento, recomendamos escolher uma torre com bom fluxo de ar e ventoinhas já instaladas.

Outro ponto importante para prestar atenção é o tamanho da placa-mãe. Há gabinetes que suportam placas EATX, ATX, micro-ATX e mini-ITX. Aqui no Buscapé, recomendamos marcas que oferecem bons gabinetes por preços justos, como Aerocool, Corsair e Cooler Master.

Monitor, mouse e teclado: os melhores para montar PC gamer

É difícil a vida de quem quer jogar no computador. Além do investimento considerável ao montar PC gamer, ainda é primordial que tenha um monitor, mouse e teclado para conseguir usar o PC que acabou de montar.

A seguir, confira nossa lista com os melhores periféricos com custo-benefício e, logo depois, uma indicação nossa de cada um.

Monitor gamer AOC 24G2

Apesar de não ser a opção mais barata entre os monitores gamers, nós avaliamos o AOC 24G2 e podemos atestar que ele vale cada centavo. Com suporte articulado, permitindo até mesmo que o use na vertical, o monitor entrega resolução Full HD e pode reproduzir jogos em até 144 quadros por segundo, caso sua placa de vídeo também tenha essa capacidade.

Teclado gamer Knup 2043/A

Esse teclado gamer baratinho custa menos de R$ 100 reais e conta com a sonhada iluminação RGB, que dá o toque necessário para montar seu quarto gamer. Além da iluminação, ele não tem grandes características, te oferecendo o necessário para aproveitar os seus games favoritos.

Mouse gamer Logitech G203

Esse mouse gamer da Logitech já vai te dar um pontapé inicial para se tornar mais competitivo. Custando pouco mais de cem reais, ele tem sensibilidade máxima de 6.000 DPI, oferecendo movimentação mais ágil, ideal para fãs de jogos de tiro. Além disso, ele também conta com seis botões, sendo dois deles personalizáveis.

Leia também: