Logo Buscapé
Logo Buscapé

O Wi-Fi 7 foi lançado oficialmente em janeiro de 2024, prometendo trazer melhorias na conexão sem fio em relação aos padrões de conexão anteriores. Neste artigo, vamos explicar o que é Wi-Fi 7, para que ele serve e o que muda em relação ao Wi-Fi 5 e 6.

O que é Wi-Fi 7?

O Wi-Fi 7 deve ser um salto na tecnologia de conexão sem fio (Imagem: Shutterstock)

Oficialmente chamado de IEEE 802.11be Extremely High Throughput (EHT), o Wi-Fi 7 é o novo padrão de conexão de rede sem fio, redefinindo assim as especificações pelas quais roteadores e equipamentos de rede transmitem dados para dispositivos.

A Wi-Fi Alliance afirma que o Wi-Fi 7 é a primeira geração construída do zero para a banda de 6 GHz, a faixa mais rápida e ampla do espectro sem fio no momento.

Ele promete melhorias na velocidade de acesso, latência e capacidade de transmissão, o que deve impulsionar aplicações como streaming de vídeo 8K, jogos com AR/VR e dispositivos IoT.

O novo padrão conta com as seguintes especificações:

  • Velocidade máxima de transferência de dados: até 46 Gb/s
  • Largura de canal: até 320 MHz por canal
  • Frequência de operação: 2,4 GHz, 5 GHz e 6 GHz
  • Modulação: 4096QAM
  • MIMO: 16×16 MU-MIMO para download e upload
  • Protocolo de segurança: WPA3
  • Outras tecnologias: OFDMA, BSS Coloring, TWT, compatibilidade com padrões anteriores

Com essa velocidade máxima, o Wi-Fi 7 deve trazer um salto de quatro vezes em comparação com a taxa de dados do Wi-Fi 6 e Wi-Fi 6E. Graças à tecnologia Multi-Link Operation (MLO), ele funciona em três frequências simultâneas, 2,4 , 5 e 6 GHz, o que deve permitir um aumento nas velocidades de tráfego, redução de latência e melhorias na estabilidade da conexão.

Para que serve o Wi-Fi 7?

O Wi-Fi 7 promete maior velocidade e agilidade nas redes (Imagem: Shutterstock)

Com maior velocidade, agilidade e o funcionamento em três frequências simultaneamente, essa nova tecnologia deve melhorar não só conexões de redes públicas mais movimentadas, como em aeroportos e shoppings, como também atender a demanda por streaming de vídeos em qualidade 8K, suportar jogos em nuvem de alto padrão e futuros aplicativos de Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA).

A transferência de dados também deve melhorar com o Wi-Fi 7, se tornando mais rápida, com projeções indicando que o padrão apresentará velocidade de 46 Gb/s em comparação aos 9,6 Gb/s do Wi-Fi 6. Isso trará mais velocidade não só para downloads, mas para navegação online no geral.

A largura de banda do Wi-Fi 7 pode atingir até 320 MHz, o que permite que mais dados sejam transmitidos simultaneamente, aumentando a eficiência e a capacidade geral da rede.

A nova banda de 6 GHz funciona apenas com dispositivos compatíveis, os demais aparelhos existentes funcionam normalmente com as demais frequências.

Diferenças em relação ao Wi-Fi 6E e 6

Apesar de se conectar às mesmas frequências do Wi-Fi 6E, o Wi-Fi 7 é mais rápido e estável, e garante menos latência nas conexões.

O Wi-Fi 6E permite velocidades de até 9,6 Gb/s, o Wi-Fi 7 pode chegar a até 46 Gb/s. Na utilização das frequências, apenas o Wi-Fi 7 utiliza a modulação 4096QAM e a operação Multi-Link, que permite aos dispositivos se comunicarem com o roteador em mais de uma frequência simultânea.

Já o Wi-Fi 6 permite velocidades de acesso de até 9,6 Gb/s, utiliza as frequências de 2,4 GHz e 5 GHz, modulação 1024QAM e os canais têm largura máxima de até 160 MHz.

O Wi-Fi 7 tem canais com largura de banda de até 320 MHz, no que supera tanto o Wi-Fi 6 quanto o 6E, significando uma capacidade de transmissão de dados muito superior.

Oficialmente chamado de IEEE 802.11be Extremely High Throughput (EHT), o Wi-Fi 7 é o novo padrão de conexão de rede sem fio, redefinindo as especificações pelas quais roteadores e equipamentos de rede transmitem dados para dispositivos.

Qual a velocidade do Wi-Fi 7?

Sua velocidade máxima de transferência de dados é de até 46 Gb/s.

Quando chega o Wi-Fi 7 no Brasil?

Segundo a Abranet, a TP-Link está em processo de homologação de seus produtos Wi-Fi 7, tanto residenciais quanto corporativos, e deve fazer lançamentos no Brasil ainda em 2024.

Alguns aparelhos já são compatíveis com o Wi-Fi 7, como o Xiaomi 14 e 14 Pro, o Xiaomi 13 e 13 Pro, o iPhone 16, o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max, o Motorola X40, entre outros. Além disso, empresas como TP-Link, Netgear e Eero já anunciaram modelos de roteador Wi-Fi 7.

O Buscapé tem Cashback nas compras online!

Você pode aproveitar o benefício de receber parte do seu dinheiro de volta através do Cashback Buscapé! Interessado em entender como isso funciona?

Visite a página do Cashback Buscapé, onde explicamos todos os detalhes sobre essa vantagem, e assista ao vídeo informativo disponível para esclarecer qualquer dúvida:

Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade