Ter um computador ideal para seu tipo de uso é muito importante. Por isso, é fundamental que você monte seu PC com as peças corretas para isso. Existe um mercado muito variado de peças e componentes de PC e é normal que o usuário se sinta um pouco perdido para montar seu PC. Mas não se preocupe! Fizemos essa lista com as principais dicas de peças e componentes para três principais tipos de uso:

  • PC para trabalhar/estudar
  • PC gamer básico, para jogos que exigem menos da máquina
  • PC gamer avançado, para jogos que exigem muito

Entre os componentes, iremos levar em conta o custo-benefício e a disponibilidade destes componentes no mercado brasileiro. Não perca tempo e confira agora mesmo nossas dicas e monte seu PC da melhor maneira possível!

Veja como montar o seu PC (Foto: Shutterstock)

Monte seu PC: Processador

O processador é um dos principais componentes em um PC. Como seu nome sugere, ele irá processar as tarefas feitas no computador. Quanto mais avançado e potente o processador, melhor o desempenho do PC. Para conhecer os melhores modelos, basta ver essa lista atualizada com a nossa seleção.

Mas isso não significa que não há opções com valores atrativos e com um desempenho bom para uma usabilidade que não exija muito processamento. Monte seu PC com as dicas de processador a seguir.

Processador de PC para trabalhar/estudar

É possível que você monte seu PC com processadores de ótimo custo-benefício sem abrir mão da qualidade. Geralmente PC para trabalhar ou estudar não necessitam de processadores muito potentes. Isso pode significa uma economia maior no momento que você for montar seu PC.

Um processador de PC para trabalhar/estudar que indicamos é o Intel Core i3 10100, com ótimos números de desempenho e um preço atraente. Com toda certeza, esse modelo de processador dá conta do recado.

Processador de PC gamer básico, para jogos que exigem menos da máquina

Se você busca um processador que tenha um melhor desempenho, mas não pode investir em um processador de última geração, o AMD Ryzen 5 3600 é uma ótima opção. Contando com velocidade de 4,2GHz máxima e com 12 threads, o Ryzen 5 3600 não é muito caro e suporta processar jogos mais leves.

Processador de PC gamer avançado, para jogos que exigem muito

Processadores de PC gamer avançado suportam jogos que exigem muito da máquina. E por consequência, eles também são ótimos para os trabalhos e tarefas do dia a dia.

Mas por conta de sua potência, eles possuem um preço mais alto se comparado aos outros da nossa lista. A nossa sugestão para que você monte seu PC com um processador que suporta jogos pesados é o AMD Ryzen 7 3700X.

Contando com 16 threads e uma velocidade máxima de 4,4GHz, esse processador garante ótimo desempenho com jogos e até edições de vídeo mais pesadas.

Monte seu PC: Placa-mãe

A placa-mãe é o componente responsável por integrar todo o sistema de um PC. É nesse componente que as peças são instaladas, tornando possível que você monte seu PC. Como em todos os casos, existem placas-mãe sugeridas para cada tipo de uso. Temos aqui um artigo com as melhores placas-mãe gamer para comprar em 2021.

Placa-mãe de PC para trabalhar/estudar

A placa mãe é parte fundamental para que você monte seu PC (Foto: Divulgação/Gigabyte)

Para quem precisa de uma placa-mãe básica, mas que suporte processadores mais rápidos, um bom modelo é a placa-mãe Asus TUF B360M-Plus. Este modelo é indicado para quem não vai instalar peças mais avançadas no PC. Por isso, seu preço é bem atrativo.

Placa-mãe de PC gamer básico, para jogos que exigem menos da máquina

A placa-mãe da Asus B450M-Plus TUF Gaming II é uma boa opção de componente para quem busca um ótimo custo benefício. Esse modelo conta com vários slots para instalação de memória RAM e pode ser encontrado por valores interessantes no mercado para que você monte seu PC gamer não gastando muito dinheiro.

Placa-mãe de PC gamer avançado, para jogos que exigem muito

Monte seu PC com essa potente placa mãe da Asus (Foto: Divulgação/Asus)

Para que você monte seu PC gamer avançado, será necessária uma placa-mãe de primeira qualidade. O modelo indicado para quem busca alta performance é a Asus TUF Gaming X570-Plus.

Essa poderosa placa-mãe garante o máximo desempenho de todos os componentes, além de permitir upgrades posteriores.

Monte seu PC: Placa de vídeo

A placa de vídeo é essencial para quem busca desempenho no PC. Seja para tarefas simples, como edições de imagem e vídeo básicas ou até mesmo jogos de última geração, ter uma placa de vídeo ideal para seu uso é fundamental para que você monte seu PC. Você pode entender melhor o que é placa de vídeo e como comparar placas de vídeo aqui com a gente.

Placa de vídeo para PC para trabalhar/estudar

Quem tem um PC para trabalhar e estudar, não precisa ter uma placa de vídeo de última geração. Isso porque, as tarefas do dia a dia são básicas e podem ser executadas sem maior esforço.

Para que você monte seu PC para trabalhar e estudar, indicamos o modelo AMD RX 550 2GB. Esse modelo irá suportar todas as tarefas do dia a dia sem maiores esforços e travamentos.

Vale mencionar que, se o seu processador tiver placa gráfica integrada, não chega a ser necessário investir nessa placa de vídeo. Processadores com a letra "F" após seu número de modelo não possuem gráficos integrados. Aí sim a RXX 550 de 2GB será necessária.

Econômica, essa placa de vídeo é opção para quem não quer gastar muito (Foto: Divulgação/AMD)

Placa de vídeo para PC gamer básico, para jogos que exigem menos da máquina

Mesmo para jogos básicos, ainda é preciso ter uma boa placa de vídeo. Isso porque, todo o processamento das imagens e dos gráficos é feito neste componente. Pensando nisto, para que você monte seu PC gamer básico, indicamos a NVIDIA GeForce GTX 1050 Ti.

Essa placa de 4GB suporta os games com uma ótima atualização de taxa de quadros, sem perder a qualidade dos gráficos. Por um preço interessante, você consegue encontrar esse modelo de placa de vídeo.

Placa de vídeo para PC gamer avançado, para jogos que exigem muito

Se você é um gamer exigente e quer os melhores gráficos em sua máquina, esteja preparado para as placas high ends. O preço destes componentes pode surpreender, mas a qualidade é garantida.

Para que você monte seu PC gamer avançado, indicamos a placa de vídeo GeForce RTX 3060 Ti 8GB. Este modelo já conta com o Ray Tracing, uma tecnologia que emula como os raios solares em um game são na vida real.

Monte seu PC: Memória RAM

A memória RAM é um componente responsável em auxiliar o processador durante a execução de tarefas. A memória é a responsável por permitir programas abertos ao mesmo tempo. É fundamental ter mais capacidade a medida que suas tarefas no PC também aumentam.

Memória RAM para PC para trabalhar/estudar

A memória RAM é fundamental para agilizar o PC (Foto: Divulgação/Kingston)

Até pouco tempo atrás, ter somente 4GBs de memória RAM era suficiente para quem precisasse do PC apenas para trabalhar ou estudar. No entanto, com o avanços dos programas, hoje já é necessário possuir mais memória.

Indicamos a memória RAM Kingston HyperxX Fury 8GB. Por ser uma memória RAM com 8GB, ela irá suportar mais aplicativos abertos simultaneamente. Por um preço acessível, é possível comprar esse componente.

Memória RAM para PC gamer básico, para jogos que exigem menos da máquina

Os jogos básicos também exigem uma boa quantidade de memória RAM. Com diversos processos e tarefas ocorrendo ao mesmo tempo, é natural que para um desempenho melhor seja necessário um investimento maior.

Indicamos o modelo de memória RAM Crucial Ballistix Blister 16GB 2x8. Neste conjunto, você compra duas memórias de 8GB cada, mas que trabalham na placa-mãe de forma conjunta, para ter uma melhor performance.

Confira aqui as melhores ofertas para Memória RAM Crucial Ballistix Blister 16Gb 2x8GB

Essas duas memórias RAM funcionam em conjunto (Foto: Divulgação/Crucial)

Memória RAM para PC gamer avançado, para jogos que exigem muito

Um PC gamer necessita de memória RAM que suporte rodar os jogos de última geração sem nenhum tipo de engasgo. Para esse tipo de tarefa, também recomendamos memória RAM de 16GB, mas que venha em apenas uma placa. Assim, você pode incrementar a memória para 24GB ou 32GB no futuro.

A memória RAM Adata XPG Spectrix D80 é uma opção aqui, que irá elevar seu nível de processamento. Monte seu PC com essas memórias e não tenha que substituí-las em um futuro próximo.

Confira aqui as melhores ofertas para memória RAM Adata XPG Spectrix

Potência alinhada a design neste modelo de memória RAM (Foto: Divulgação/Adata)

Monte seu PC: Armazenamento

Todo PC, seja para trabalho ou para games, precisa ter um armazenamento rápido, para que o sistema consiga acessar os arquivos mais rapidamente. Indicamos o uso de SSD em todos os casos, pois ele é uma tecnologia mais avançada, que aumenta muito a velocidade do seu PC.

Armazenamento SSD de PC para trabalhar/estudar

O armazenamento em PCs para trabalhar e estudar não precisa ter uma capacidade muito grande. A depender do uso, é possível que tenha espaço extra em nuvem para guardar seus arquivos.

Recomendamos o SSD de 250GB da WD. De fácil instalação, esse SSD aumenta consideravelmente a velocidade do seu PC.

Armazenamento SSD de PC gamer básico, para jogos que exigem menos da máquina

Os games também exigem que o armazenamento seja o mais rápido possível. Isso evita que o jogo tenha quedas de desempenho. E se você gosta de games, precisa ter um SSD com boa capacidade para guardar todos os seus jogos.

Recomendamos o SSD da Patriot SATA III de 256GB. Monte seu PC com este SSD e tenha velocidade para ligar o PC e diminuir o tempo de carregamento dos jogos.

Armazenamento SSD de PC gamer avançado, para jogos que exigem muito

Os PCs gamers mais avançados contam com poderosos SSDs, com grande capacidade de armazenamento e de leitura dos dados. Existem modelos com ótimo custo-benefício, e indicamos o SSD da Samsung 860 QVO de 1TB de capacidade.

Com espaço suficiente para gravar diversos jogos e arquivos, este SSD é muito fácil de se instalar e facilita que você monte seu PC sem maiores dificuldades.

Confira aqui as melhores ofertas para SSD Samsung 860 QVO 1TB

Com 1TB de capacidade, este SSD é indicado para PCs gamers (Foto: Divulgação/Samsung)

Monte seu PC: Fonte

A fonte é o que mantém todos os componentes funcionando, servindo para distribuir a energia da rede elétrica e dar potência para cada componente. Conforme mais peças com mais recursos, maior é a fonte necessária para manter tudo em ordem.

Fonte para PC para trabalhar/estudar

Um PC para trabalhar e estudar consome pouca energia. Por isso, não é necessário que se tenha uma fonte muito potente para manter as coisas funcionando. Recomendamos o Atx Gamer de 300W da Fortrek. Com boa capacidade, ele conseguirá manter um PC de estudos sem maiores problemas.

Confira aqui as melhores ofertas para Fonte Atx Gamer 300W Fortrek

Essa fonte tem 300W e é indicada para uso do cotidiano (Foto: Divulgação/Fortrek)

Fonte para PC gamer básico, para jogos que exigem menos da máquina

Um PC gamer, mesmo que básico, pede uma fonte um pouco mais reforçada, para suprir a demanda de energia dos diversos componentes e não compromete o desempenho deles.

Recomendamos o modelo da Deepcool DA500, de 500W. Como as peças de um PC gamer exigem mais energia, esse modelo de 500W consegue suprir toda a demanda.

Confira aqui as melhores ofertas da fonte Deepcool DA500 500W

Essa fonte de 500W suporta mais componentes ao mesmo tempo (Foto: Divulgação/Deepcool)

Fonte para PC gamer avançado, para jogos que exigem muito

Com diversos componentes potentes, é natural que um PC gamer necessite de uma fonte mais forte. Por isso, a fonte Corsair RM1000x, de 1000W é a indicada. Sua capacidade é suficiente para manter diversos componentes de alto desempenho funcionando normalmente.

Confira aqui as melhores ofertas para fonte Corsair RM1000x 1000W

Com ótima capacidade, essa é a fonte indicada para PCs maiores (Foto: Divulgação/Corsair)

Monte seu PC: Gabinete

O gabinete é onde os componentes do seu PC são colocados. Existem inúmeros tipos de gabinetes no mercado e eles se diferenciam tanto pelo tamanho, quanto pelos detalhes. Há opções com LED para quem gosta, opções sem LED, com ventoinhas de ventilação e sem. Monte seu PC com algum dos modelos abaixo.

Gabinete de PC para trabalhar/estudar

Simplicidade e eficiência são as características deste gabinete (Foto: Divulgação/Fortrek)

Um gabinete de PC para trabalhar e estudar pode ser mais compacto e não ter nenhuma ventoinha extra de ventilação. Isso acontece por conta do PC não ter tantas peças que exijam um espaço maior ou mesmo um resfriamento diferenciado.

O modelo ATX Fortrek Sc501BK é um modelo interessante para quem busca descrição e preço acessível. Ele comporta todos os componentes do PC sem o menor problema.

Gabinete de PC gamer básico, para jogos que exigem menos da máquina

O PC gamer básico já pode ser incrementado com um gabinete com leds. O meio gamer oferece muito tipo de customização nesse sentido. Além disso, por ter peças e componentes um pouco maiores que o PC de trabalho, o gabinete precisa ser um pouco maior.

O modelo que selecionamos é o gabinete gamer K-Mex Jaeger I. Com opções de LED nas ventoinhas, este modelo ainda conta com vidro temperado do lado esquerdo, que dá uma beleza em seu quarto gamer, por exemplo.

Gabinete de PC gamer avançado, para jogos que exigem muito

O gabinete para PC gamer avançado precisa ter muito espaço, além de uma ótima ventilação. Pensando nestes quesitos, o gabinete Gamer Redragon Ironhide é o escolhido para que você monte seu PC.

Com um incrível espaço interno e muitas ventoinhas que auxiliam no momento de desaquecer o interior e todas as peças, essa opção é indicada para quem precisa de um gabinete robusto.

Confira aqui as melhores ofertas do gabinete gamer Redragon Ironhide Chroma

Gabinete robusto e com muita ventilação para um PC gamer avançado (Foto: Divulgação/Redragon)

Monte seu PC: Monitor

O monitor é fundamental em todas as categorias que apresentamos neste texto. Afinal, não tem como trabalhar da melhor maneira ou jogar no mais alto nível com equipamentos que não sejam ideais para cada tipo de uso.

Os monitores gamers possuem uma taxa de resposta muito rápida, visto que existem jogos que a mínima fração de milissegundos pode determinar a vitória ou a derrota.

Já os monitores de trabalho precisam ter uma resolução boa para não cansar quem o utiliza. Geralmente, os modelos indicados para trabalho são monitores Full HD.

Monitor para PC para trabalhar/estudar

Trabalhar por muito tempo no PC pode ser cansativo se você não tiver um monitor de qualidade. Por isso, o monitor da LG TN 21,5 polegadas Full HD possui ótimos pontos caso você monte seu PC de trabalho e o escolha.

Com um bom tamanho, ele tem ótima resolução e torna confortável a execução de trabalhos no dia a dia.

Monitor para PC gamer básico, para jogos que exigem menos da máquina

Quem busca melhor desempenhos nos jogos online, precisa ter um monitor preparado para esse tipo de atividade. O monitor TN 23,6 " LG Full HD 24GL600F-B é excelente para quem não pode gastar muito, mas não abre mão de ter um monitor de 144Hz.

Com 23,6 polegadas, ele é muito rápido no tempo de resposta, além de ter uma ótima resolução. Além disso, o visual dele é bem feito e combina com qualquer setup.

Monitor para PC gamer avançado, para jogos que exigem muito

Para quem busca o máximo de um monitor, existem modelos que possuem maiores resoluções e tempo de respostas quase que instantâneos.

O Asus Gamer ROG Strix XG32VQ de 32 polegadas possui a tela curvada para melhorar ainda mais a visualização do usuário em sua tela. Com um design sofisticado, este monitor agrada até mesmo o mais exigente dos jogadores.

Monte seu PC: Teclado e mouse

Essenciais para qualquer tipo de atividade no PC, teclado e mouse caminham juntos na escolha, afinal, o usuário deseja ter os dois periféricos com qualidade similar um ao outro.

Quem busca facilidade no dia a dia, pode optar por um modelo de teclado sem fio. Quem deseja economizar, pode encontrar kit de teclado e mouse por preços mais acessíveis. Há também a opção de periféricos mais caros, como mouse gamer e teclado gamer. O importante é que o usuário monte seu PC e tenha conforto durante o uso.

Teclado e Mouse para PC para trabalhar/estudar

Sem fios, esse conjunto de teclado e mouse é muito útil no dia a dia (Foto: Divulgação/Logitech)

Muitas pessoas trabalharam durante o dia inteiro com o PC e precisam ter conforto no teclado e no mouse. Isso evita lesões ao longo dos anos.

Uma boa opção para quem procura teclado e mouse para PC de trabalhar e estudar são os modelos sem fio. O combo Logitech MK235 conta com um teclado e mouse que se conectam com o PC através do conector que vem junto com o conjunto. Com ótimo alcance de sinal, essa opção é viável para quem não gosta de fios em cima da mesa de trabalho.

Teclado e Mouse para PC gamer básico, para jogos que exigem menos da máquina

Um kit de teclado e mouse é uma opção para economizar dinheiro (Foto: Divulgação/Redragon)

Um PC gamer básico exige produtos de qualidade. E uma ideia para que monte seu PC e economize nos periféricos é comprar combos. Diversas marcas possuem esses combos de teclado e mouse gamer e a qualidade é muito interessante.

O Combo Gamer Redragon S101-2 Teclado Vajra ABNT2 + Mouse Centrophorus é interessante. A Redragon é uma marca respeitada entre os gamers e a qualidade desse combo vai surpreender o usuário.

Teclado e Mouse para PC gamer avançado, para jogos que exigem muito

A Corsair é conhecida pela qualidade de seus equipamentos (Foto: Divulgação/Corsair)

Os jogadores mais exigentes precisam de um teclado e mouse com máxima qualidade. Os kits também são boas opções nesta categoria.

O Combo Gamer Corsair Teclado K55 RGB & Mouse Harpoon RGB - PN possui o consagrado teclado K55 juntamente com o ótimo mouse Harpoon. Garantia de melhores resultados em seus jogos e no uso diário. Monte seu PC e aproveite ao máximo com esse kit.