O que fazer quando o notebook trava? Esse é um momento em que muita gente não sabe para onde correr. Esse tipo de congelamento, infelizmente, é mais comum e repentino do que de fato todos nós gostaríamos. Mas a boa notícia é que existem dicas que podem ajudar a resolver o problema e seguir adiante no uso do seu dispositivo!

As causas associadas a um possível travamento podem ser inúmeras como, por exemplo, uma possível falha de aplicativos, panes gráficas ou até mesmo do próprio sistema. Dá um Busca e entenda o que fazer quando o notebook trava de maneira fácil e objetiva!

Saiba o que fazer quando o notebook trava (SFIO CRACHO/Shutterstock)

Não despreze a importância da calma

Saber o que fazer quando o notebook trava nem sempre é uma certeza para muitas pessoas! O fato é que em um momento de nervosismo ou apreensão por ter perdido algo importante, muita gente sai clicando em tudo ou forçando que o dispositivo seja reiniciado – não recomendamos que você faça isso. A questão é que isso pode até mesmo piorar o problema e acarretar outros mais complexos.

Se for possível, dê um tempo para que o notebook consiga processar o que for necessário e resolver por conta própria. Entre 15 e 30 minutos você já poderá ter uma resposta do sistema que tentará fazer a recuperação que motivou o travamento. Esse tempo de espera é indicado quando a máquina realmente trava, ou seja, quando não há sinal do teclado ou até mesmo do mouse, por exemplo.

Mantenha a calma quando o notebook travar (Olena Yakobchuk/Shutterstock)

Quando um aplicativo para de funcionar

Em geral, quando um aplicativo para de funcionar, o ideal é forçar que ele seja devidamente encerrado. Quem usa um notebook com sistema operacional do Windows, deverá clicar com o botão direito do mouse junto à barra de tarefas ou usar o atalho CTRL + Alt + Del.

O gerenciador de tarefas permite finalizar aplicativos que estejam apresentando problemas ou lentidão (Reprodução/Paula Barboni)

Feito isso, opte pela opção “gerenciador de tarefas” e encontre o aplicativo que está apresentando problemas. Aí, é só clicar em “finalizar tarefa”. Quem usa o sistema operacional do macOS, deverá abrir o menu Apple e optar por “forçar encerramento” – aqui, basta escolher o aplicativo e selecionar “forçar encerrar”.

Esse tipo de situação pode ser comum em diferentes momentos, como usar aplicativos de videoconferência, por exemplo.

Vírus e malwares podem estar travando seu notebook

Saber o que fazer quando o notebook trava nem sempre está associado a realizar comandos. Em alguns casos, pode ser que a lentidão tenha relação com vírus, trojans ou malwares.

Nesse caso, ao perceber que o dispositivo está apresentando um desempenho estranho (quando um site não abre como deveria, o mouse fica mais lento, janelas que se abrem seu o seu comando, entre outros), é interessante apostar no uso de um antivírus gratuito: AVG, Avast, Kaspersky, entre outros.

O antivírus é um aliado para manter seu dispositivo mais seguro (Reprodução/Paula Barboni)

Desfragmentar disco rígido

Se nada deu certo e você ainda não sabe o que fazer quando o notebook trava, outro caminho é considerar desfragmentar o disco rígido.

Em geral, dispositivos com sistema operacional do Windows usam arquivos que podem ficar alocados em pequenos espaços do disco rígido. O grande problema, na verdade, é que com o tempo, os espaços que “sobram” vão ficando separados e isso pode acarretar problemas.

O fato é que um arquivo grande, por exemplo, poderá acabar ficando dividido em muitas partes no disco rígido, o que mantém o processamento de forma desordenada e ainda promovendo lentidão. Portanto, a alternativa é usar a ferramenta de desfragmentação do Windows. Na busca ágil, digite “desfragmentar”.

Acesse o desfragmentador de disco na busca ágil do seu notebook (Reprodução/Paula Barboni)

Selecione a unidade que deseja desfragmentar e clique em analisar. Com isso, será possível analisar o grau de fragmentação. Logo depois que a análise for finalizada, clique em “otimizar”. O processo não é rápido, por isso, faça essa ação somente se não for preciso usar o notebook rapidamente.

Encontre a unidade que deseja desfragmentar e clique em analisar. (Reprodução/Paula Barboni)

Verifique os componentes

Componentes com defeito ou até mesmo conectados de maneira errada podem afetar o processo de iniciação do notebook também. Essa análise dependerá da complexidade do problema e até mesmo os sintomas que possam estar provocando o travamento. Além disso, isso dependerá do seu conhecimento técnico, principalmente quando é o momento de buscar ajuda profissional. Nesses casos, tirar um print da tela do notebook ou gravar a tela do pc, por exemplo, para falar com um profissional pode ser uma medida interessante.

A boa notícia é que tanto o sistema operacional Windows quanto o macOS possuem inúmeras redes de segurança para o autorreparo, bem como modos básicos para operação. No caso do Windows 10, ele geralmente entra em modo reparo após três tentativas mal sucedidas de inicializar corretamente. Nesse caso, basta clicar em “reiniciar” na tela para dar inicio às correções necessárias.

A tela de reparo do Windows 10 geralmente entra em modo reparo após três tentativas mal sucedidas de o dispositivo inicializar corretamente. (Reprodução/Paula Barboni)

Programas podem travar o notebook

Outra alternativa do que fazer quando o notebook trava é verificar os programas dele. Por meio do gerenciador de tarefas é possível avaliar quais foram os últimos programas instalados no seu notebook e verificar se eles podem ser os principais responsáveis pelo dispositivo travar. Um software instalado incorretamente ou corrompido pode deixar o computador lento ou até mesmo com outros problemas.

Nesse caso, o melhor caminho é desinstalar e depois reinstalar o programa em questão. Outra alternativa é usar a ferramenta “repair” que é disponibilizada pelo instalador. Se o problema não for sanado mesmo assim, pode ser necessário atualizar o software.

Sujeira e superaquecimento

Quem quer saber o que fazer quando o notebook trava certamente nem cogita o fato de que o motivo pode estar associado à sujeira ou ao superaquecimento do dispositivo. Mas, ambos os casos podem resultar em um computador mais lento.

É importante lembrar que é preciso fazer uma manutenção preventiva do seu computador, principalmente porque o acúmulo de sujeira dentro dele é algo praticamente inevitável. Essa sujeira pode afetar diretamente o funcionamento correto de vários componentes importantes.

O último caso

Se mesmo assim você ainda percebeu que seu notebook está com o desempenho bem abaixo do esperado e que ele continua travando mais do que deveria, um dos prováveis caminhos é optar pela formatação. Nesse caso, é importante fazer um backup antes de iniciar o processo e, assim, evitar que sejam perdidos arquivos e itens importantes!

Nós temos artigos aqui no Buscapé que ensinam como formatar o notebook e como formatar um notebook Samsung.

Depois disso, se não houver salvação para seu notebook, talvez você precise de um novo. Por aqui, temos várias listas que ajudam o usuário a escolher uma máquina nova. Confira algumas delas:

Leia mais sobre