Escolher entre um notebook gamer e um PC gamer, eis a questão. Já que você veio aqui, está atrás de saber qual é a melhor opção, certo? Bom, a resposta depende de cada usuário, mas é bom saber que ambas as opções apresentam vantagens e desvantagens.

Apesar de terem o mesmo objetivo, ambos os dispositivos têm a mesma finalidade: rodar jogos com boa qualidade, é lógico. No entanto, isso traz outros benefícios.

O bom desempenho propicia a essas máquinas trabalhar com outras aplicações mais pesadas, por isso são procuradas por vários tipos de profissionais. Arquitetos, engenheiros, editores de imagens, entre outros, também fazem parte do público que se pergunta: o que vale mais a pena, notebook gamer ou PC gamer?

A comparação tem muitos outros pontos e a gente vai entender passo a passo qual é a melhor opção para cada tipo de usuário. Vamos nessa?

Notebook gamer ou PC gamer: praticidade x customização

Em uma primeira análise, as diferenças mais evidentes da comparação entre um notebook e um PC gamer dizem respeito à mobilidade.

Se você optar por um notebook, vai ganhar nesse quesito. Claro, transportar o laptop de um cômodo para outro de casa é super simples. Se você precisar ir para outro local com o notebook na mochila, também não é assim tão difícil.

Isso não acontece com um PC, que tem um gabinete grande e não é muito afeito a mudanças de local. No entanto, é bem mais fácil fazer upgrades ou customizações nesse tipo de computador.

Quem vence nessa comparação? Lembra que falamos lá no começo que isso depende de cada usuário? Tente entender o que é mais importante para você. Enquanto isso, vamos a outros pontos dessa comparação.

Publicidade

Notebook gamer ou PC gamer: desempenho

Homem usa notebook gamer para jogar
Notebook gamer se destaca pela facilidade de transporte, sem perder de vista as configurações de alto nível. (Foto: Shutterstock)

Aqui entra um pouco de conhecimento, mas também é preciso entender o que o usuário espera do sistema, seja ele um notebook ou um PC Gamer.

Um computador, portátil ou de mesa, com um nível intermediário e uma placa de vídeo, já pode receber o rótulo de gamer. Mas nesse caso, ele será um gamer de entrada, ou seja, para iniciantes ou gamers pouco exigentes.

Para esse público, especificações como um processador Intel i5 ou AMD Ryzen 5, uma placa mais simples, como a GTX 1650 ou a RTX 3050, e 8GB de RAM já são suficientes.

Agora, se você quer encarar os jogos mais pesados em uma qualidade mais alta, vai ter que investir em componentes mais pesados. Exemplos são os processadores de gerações mais recentes i7 ou i9 da Intel, um Ryzen 7 da AMD, placas de vídeo a partir da RTX 3060 Ti e RTX 4060.

Vale salientar que a séries 30 e 40 das GPUs Nvidia contam com tecnologias como o DLSS e o Ray Tracing, que na prática otimizam o processamento gráfico para jogos. Esse tipo de recurso é fundamental para jogos mais modernos.

Procure também, seja no notebook gamer ou PC gamer, sempre uma boa quantidade de RAM (16GB ou mais é o ideal) e uma boa capacidade de armazenamento SSD. Evite os HDs, essa é uma tecnologia de armazenamento mais antiga e lenta, que aos poucos tende a desaparecer.

Notebook gamer ou PC gamer: upgrades

Game room com computadores, periféricos e acessórios
Alguns periféricos e acessórios ajudam bastante a melhorar a experiência, seja com um notebook gamer ou com um PC gamer. (Foto: Shutterstock)

Pela própria natureza dos dispositivos, é muito mais fácil fazer melhorias em um PC, já que o acesso às placas internas é bem mais simples. Basta abrir a tampa do gabinete e todos os circuitos estão ao alcance das mãos.

Já em um notebook, tudo é mais apertado. Alguns modelos até permitem o acesso facilitado aos slots de memória, mas isso não é regra.

E lembre-se, é sempre bom contar com um técnico para ajudar nos upgrades. Alguns sistemas, por exemplo, não são compatíveis com unidades de memória mais modernas. Com um pouco mais de conhecimento você vai ter a certeza de não estar comprando componentes que não são compatíveis com as suas placas.

Então, no quesito “upgrades”, temos mais facilidade com os computadores desktop. Mas por outro lado, um notebook já vem prontinho e não exige grande conhecimento técnico por parte do usuário.

Notebook gamer ou PC gamer: custo-benefício

A performance depende diretamente do investimento que você está disposto a fazer. Mas também é importante saber que hoje em dia há modelos portáteis de alto poder de processamento.

Na ponta do lápis, um PC gamer com as mesmas configurações que um notebook gamer tende a ser mais barato. Isso, é claro, sempre é uma vantagem.

Placas e componentes de um PC Gamer
Um PC Gamer expande as possibilidades de upgrades e customizações . (Foto: Shutterstock)

Além disso, você pode montar do zero o seu próprio desktop, comprando uma peça de cada vez, até completar o sistema. Ou ainda, investir inicialmente em um PC gamer mais simples e, aos poucos, fazer as melhorias.

Quando a aposta é em um notebook gamer, o sistema é, em geral, um pouco mais caro, mas já vem pronto e com a comodidade de ser fácil de transportar de um lado para outro.

Ou seja, o custo do PC gamer é menor, mas ele não possui alguns benefícios que o notebook gamer oferece. Cabe ao usuário pesar os prós e contras de cada sistema.

Notebook gamer ou PC gamer: afinal, qual é o melhor?

Não é que a gente queira ficar em cima do muro, mas essa é realmente uma pergunta que para ser respondida depende diretamente do usuário.

Precisa de mobilidade? Não quer esquentar a cabeça para descobrir quais são os melhores upgrades? Não tem conhecimento técnico suficiente para fazer as melhorias? Se a sua resposta for “sim” para essas perguntas, vá no notebook gamer sem medo de erra.

Outros usuários conhecem mais sobre as tecnologias, topam fazer um investimento inicial mais baixo e depois investir aos poucos em peças mais avançadas, e não precisam deslocar a máquina com muita frequência. Para eles, o PC gamer pode ser uma melhor opção.

A nossa conclusão é que para a maioria absoluta dos usuários, é mais simples e seguro investir um pouco mais em um notebook gamer. Ele é um pouco mais caro, é verdade, mas não requer grandes conhecimentos de informática, é mais fácil de transportar, e tem especificações na medida do que o usuário precisa.

Já que você chegou até aqui, não custa nada espiar alguns modelos, né? A gente escolheu opções de notebooks gamer passando pelas categorias de entrada (mais simples), intermediária (boa para um nível mais alto) e top de linha (com alta tecnologia). Confira!

Modelos de entrada

Acer Nitro 5 AN515-58-58W3

O processador é moderno, de 12ª geração, mas é apenas intermediário (um Intel Core i5). A placa de vídeo RTX 3050 segue a mesma linha (moderna, mas não tão poderosa). O conjunto de memórias é bacana, com 8GB de RAM e 512GB para o armazenamento SSD. O sistema operacional é o Linux.

Tudo isso significa um bom desempenho, bem acima do básico, mas também bem abaixo dos sistemas mais complexos. Assim, o Acer Nitro 5 AN515-58-58W3 é um bom exemplo de notebook gamer de entrada.

Dell G15 5530 G15-i1300-M10

Note que as configurações têm semelhança com o modelo anterior, como a GPU RTX 3050 e a memória RAM de 8GB, mas há diferenças claras.

O processador ainda é um i5, mas dessa vez de 13ª geração. Há menos espaço para armazenamento no SSD, agora de 256GB. O sistema operacional é o Windows 11. Ainda que as especificações sejam diferentes, elas ainda estão em uma categoria gamer mais simples.

Fique atento também à qualidade do monitor, que é fundamental para uma melhor experiência gamer. No caso desse modelo, ela é Full HD, de 15,6 polegadas e 120Hz de taxa de atualização. Simples, mas de boa qualidade.

Modelos intermediários

Lenovo Legion 5i 82TB0000BR

Subindo um pouco as especificações, e o preço, a tendência é alcançarmos performances mais altas, suficientes para rodar games em qualidade maior. Esse é o caso do Legion 5i 82TB0000BR.

Ele conta com um processador de 12ª geração i7, a linha da Intel voltada para a alta performance. O processamento gráfico tem mais potência com a RTX 3060 e ainda há um conjunto mais parrudo de memórias, com 16GB de RAM e um SSD de 512GB.

Acer Aspire Nitro 5 AN515-46-R5WF

Nem só de chips Intel vive o mundo dos notebooks gamer, e o esse Acer Aspire 5 é uma prova disso. O processador dele é o excelente Ryzen 7 6800H, da AMD. Ele não está entre os modelos super-top, mas dá conta de qualquer game ou programa mais pesado.

Para melhorar o sistema, esse notebook tem a placa de vídeo GeForce RTX 3070 Ti e um conjunto poderoso de memórias, com 16GB de RAM e 1TB na unidade SSD.

Modelos avançados

Asus ROG Strix G16 G614JV-N3094W

E que tal apimentar um pouco mais as configurações, dessa vez com um processador i9, a linha top da Intel? Mais especificamente, estamos falando do ROG Strix G16, um notebook gamer Acer com o potente Intel Core i9 13980HX.

Para acompanhar um super processador, há a GPU GeForce RTX 4060, 16GB de RAM, SSD de 512GB e tela IPS, de 16 polegadas, e 165Hz de taxa de atualização.

Acer Predator Triton 300 SE PT314-52S-71AR

Para encerrar, hora de conhecer um notebook gamer com um belo processador (Core i7 12700H), uma placa de vídeo de alta qualidade (a RTX 3060), um conjunto de memórias parrudo (16GB de RMAM +SSD de 1TB) e uma tela de altíssima qualidade.

Esse é o Acer Predator Triton 300 SE PT314-52S-71AR. A tela em questão é relativamente pequena, com 14 polegadas, mas é construída em OLED e tem resolução WQXGA (Wide Quad Extended Graphics Array), de 2880x1800. Na prática, isso significa imagens de altíssimo nível.

Segurança e vantagens com a Extensão Buscapé

Uma última dica para você!

Sua compra pode ficar ainda melhor com a extensão do Buscapé, uma ferramenta cheia de vantagens para você!Ela te acompanha até em outros sites, sempre monitorando as melhores ofertas e  com foco na segurança e com todo respeito à sua privacidade.

Saiba mais no vídeo e faça sempre as melhores compras!

Carregando comparador...
Leia mais sobre
especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Carregando artigos...
Publicidade