O Lenovo Legion Y540 é um notebook gamer de alto desempenho para jogos. O modelo conta com a placa de vídeo dedicada RTX 2060 que conta com muito poder gráfico e arquitetura semelhante à versão de desktops. O processador Intel Core i7 de nona geração proporciona um rendimento otimizado em games como Final Fantasy XV, Far Cry 5 e Shadow of the Tomb Raider.

O tamanho menor do notebook traz mais discrição e facilita o transporte sem perder a elegância do modelo. O sistema de resfriamento e processamento do Lenovo Legion Y540 consegue potencializar tarefas pesadas.

Entretanto, o Lenovo Legion Y540 foi descontinuado. Em maio de 2020 a Lenovo lançou o seu sucessor, o Lenovo Legion 5i.

Leia também: Os Melhores Notebooks para Comprar em 2021

Lenovo Legion Y540: Design

A carcaça do Lenovo Legion Y540 é simples, não existem cores nos detalhes ou iluminação decorativa na traseira. O acabamento dele tem uma estrutura mais fina que os concorrentes. Na tampa, você perceberá linhas de relevo que dão um toque minimalista sem tirar a modernidade. A cor preta combina com a discrição que o aparelho tem em sua forma.

A traseira o Lenovo Legion Y540 apresenta um ressalto e uma área vazada estrategicamente posicionada para potencializar a refrigeração. As entradas e conexões ficam atrás, o que torna mais fácil a organização de cabos e remove o típico amontoado de fios da lateral.

Lenovo Legion Y540: Tela

A tela antirreflexo do Lenovo Legion Y540 tem 15,6 polegadas e resolução Full HD (1920 x 1080 pixels) com tecnologia IPS, que aumenta o ângulo de visão. As bordas mais finas deixam o estilo do notebook ainda mais sofisticado. A visibilidade tem uma qualidade excelente devido aos mais de 2 milhões de pixels em Full HD. O ângulo de visão da tela passa a ter uma amplitude maior, o que traz mais qualidade para jogadores e profissionais de diferentes áreas.

Contudo, o display alcança frequência máxima de 60Hz, o que pode ser um ponto negativo, considerando que um dos concorrentes direto, o Samsung Odyssey 2, já apresenta tela de 144Hz que ajuda bastante em jogos mais competitivos.

Lenovo Legion Y540: Desempenho

O processador do Lenovo Legion Y540 é o Intel Core i7 da nona geração com 12 MB de cache. A memória RAM é de 16 GB DDR4 de 2666MHz. O suporte a overclock permite que os entusiastas de melhoramentos aumentem ainda mais a performance da máquina. Essas configurações do modelo trazem uma capacidade excelente para games atuais, modelagem em 3D e edição de vídeos.

O rendimento do jogo com a placa de vídeo NVIDIA RTX 2060 apresenta um desempenho que está entre um dos melhores do mercado de notebooks para games. A boa capacidade para jogos se deve principalmente pelos grandes ajustes de frequência de hardware e temperatura.

Lenovo Legion Y540: Armazenamento

O armazenamento do Lenovo Legion Y540 é duplo. Há um SSD de 128 GB PCIe e um HD de 1TB (5400rpm). É possível trocar o HD para um SSD do tipo 2.5 polegadas para aumentar a capacidade do notebook. As configurações de unidade dupla estão disponíveis (HDD + SSD).

Teclado do Lenovo Legion Y540 é retroiluminado em LED branco (Foto: Divulgação/Lenovo)

Lenovo Legion Y540: Bateria

A bateria do Lenovo Legion Y540 tem três células com 57Wh e conta com um Slot Kensington Lock para garantir a segurança. Em tarefas simples, a duração da bateria chega a 3 horas. Para uso mais pesado, recomenda-se conectar o notebook à tomada. O sistema de resfriamento, chamado de Legion Coldfront, consegue deixar a dissipação do calor mais eficiente, o que impedirá um desgaste constante da bateria, pois existem quatro condutas térmicas para melhorar o fluxo de ar.

Lenovo Legion Y540: Recursos extras

O teclado do Lenovo Legion Y540 é retroiluminado em LED da cor branca, o que facilita a digitação em lugares com baixa luminosidade. O teclado numérico deixa ainda mais ágil a digitação em planilhas, por exemplo. O touchpad tem o Windows Precision para o uso de gestos que deixam mais prático o uso do cursor e demais movimentos.

É possível ter um controle maior de funcionalidades do aparelho com o uso do programa Lenovo Vantage. Você terá mais tempo de jogo porque poderá configurar opções de energia precisas. Além disso, o sistema de áudio tem a tecnologia Dolby Atmos, responsável por proporcionar uma sobreposição Sound Radar e um tipo de som Surrond.

Lenovo Legion Y540: Conclusão

Como o Lenovo Legion Y540 foi descontinuado, se você quer um desempenho que supera expectativas na hora de jogar, pode escolher o Lenovo Legion 5i. O notebook conta com processador Intel Core i7 de alta performance, memória RAM de 16GB, armazenamento híbrido de 1TB em HD e 128GB de SSD, além da placa de vídeo GeForce RTX 2060. Essa configuração permite que o notebook rode até mesmo jogos como Apex Legends, Fortnite, GTA V, FIFA 21 e Assassin’s Creed Valhalla com bons gráficos.

Lenovo Legion 5i é o sucessor do Lenovo Legion Y540 (Foto: Divulgação/Lenovo)

Outras sugestões

Lenovo IdeaPad Gaming 3i

Outro notebook gamer da Lenovo, o IdeaPad Gaming 3i conta com especificações que não vão decepcionar o público gamer. Seu processador é o Intel Core i7 de 10ª geração, ele conta com 16GB de memória RAM, armazenamento híbrido com 1TB de HD e 256GB de SSD e placa de vídeo GeForce RTX 1650, que é indicada para rodar jogos medianos, como Fortnite ou The Sims 4.

Acer Predator Helios 300

O Acer Predator Helios é um notebook gamer com especificações parecidas com o Lenovo Legion 5i. Seu processador é o Intel Core i7 de nona geração, ele conta com 16GB de memória RAM, armazenamento híbrido de 1TB em HD, porém com 256GB de SSD, um espaço maior. Sua placa de vídeo é a GeForce RTX 2060, que roda jogos exigentes com boa qualidade.

Dell Alienware Área 51m R2

Considerado o notebook gamer mais poderoso do mundo, o Dell Alienware Área 51m R2 é a opção perfeita para quem pode desembolsar uma boa quantia na hora de escolher um modelo. O Dell Alienware Área 51m R2 conta com um processador Intel Core i9 de 10ª geração, 16GB de memória RAM, armazenamento híbrido de 1TB em HD e 256GB em SSD e placa de vídeo GeForce RTX 2080 Super. É possível rodar os games mais recentes e mais exigentes em boa qualidade e o usuário ainda pode contar com melhorias gráficas como o Ray Tracing.

Leia mais sobre