Logo Buscapé
Logo Buscapé

Já era possível espelhar a tela de celulares Android em Smart TVs ou aparelhos ligados ao Google Chromecast e Apple TV. Agora, essa função também é possível no PC com Windows 10 a partir de um programa que já vem instalado no sistema. O recurso é útil para mostrar algo que está no celular em um computador sem transferir arquivos para a nuvem, por exemplo.

Para espelhar do Android para o Windows 10, é necessário que os dois dispositivos estejam conectados na mesma rede de internet. Confira, no tutorial abaixo, como fazer.

Obs: o passo a passo foi realizado em um Xiaomi Mi A2 Lite, que possui o Android One, mas o recurso é possível em todas as versões que contam com a função de transmitir ou espelhar tela. É possível que alguns dispositivos não tenham acesso à tecnologia.

Leia também: Como gravar a tela do PC ou notebook?

Como espelhar a tela do Android no Windows 10

Passo 1. Aperte o botão Windows no seu teclado e digite: conectar. Escolha a opção com o mesmo ícone da imagem abaixo.

Procure pelo programa "Conectar", que já vem instalado no Windows 10 (Imagem: Reprodução/Arte Bruno Caron)

Passo 2. No seu smartphone Android, desça a tela desde o topo com dois dedos e selecione o ícone Transmitir e depois a opção do seu computador. O nome do ícone de transmissão pode mudar entre modelos. Você pode encontrar como Espelhamento de Tela, por exemplo. Caso não encontre essa opção no menu rápido, é possível encontrá-la nas configurações do aparelho e editar para aparecer no menu rápido do celular.

Passo 3. Você verá uma notificação de conexão no seu smartphone e também no aplicativo Conectar do Windows 10.

Aguarde o processo de conexão (Imagem: Reprodução/Arte Bruno Caron)

Passo 4. Com a conexão estabelecida após poucos segundos, você verá a tela do seu Android no aplicativo Conectar do Windows. É possível deixar a tela em modo cheio (selecionando a flecha de aumentar e diminuir) ou minimizada por meio da barra superior.

É possível visualizar a transmissão em tela cheia (Imagem: Reprodução/Arte Bruno Caron)

O Conectar suporta também o modo paisagem (normalmente ele fica em modo retrato, como a tela do celular) caso você acesse aplicativos como o YouTube e o Netflix. A imagem abaixo exemplifica isso.

Se quiser, pode mudar a exibição para o modo paisagem (Imagem: Reprodução/Arte Bruno Caron)

Esse método de espelhamento é interessante para situações de reuniões, cursos e workshops quando é necessário mostrar algum arquivo que está no smartphone de forma rápida. Abaixo, confira uma das melhores combinações de celular Android e notebook com Windows 10 desse ano!

Aprenda em vídeo como espelhar celular no PC!

Leia também:

especialista

Ainda está na dúvida? Nossos especialistas em produtos estão prontos para te ajudar!