Optar por um fogão de indução na cozinha é uma maneira bem moderna de aumentar a tecnologia no seu ambiente. O Philco PCT05IFP, que analisamos nesta matéria, é um dos principais modelos no mercado brasileiro. De forma geral, o cooktop de indução tem despertado cada vez mais a curiosidade de diferentes tipos de consumidores. Para te ajudar a descobrir se ele é funcional para a sua casa, aqui embaixo, falamos das funcionalidades e características do modelo que funciona sem fogo. Saiba tudo sobre o fogão de indução 5 bocas PCT05IFP da Philco aqui embaixo!

Não sabe qual comprar? Veja tudo o que você precisa saber para escolher um cooktop!

O fogão de indução Philco 5 bocas tem painel touch e display digital para as funções (Foto: Divulgação/Philco)

Ficha técnica do fogão de indução Philco PCT05IFP

  • Material da mesa: Vidro Temperado
  • Quantidade de bocas: 5
  • Níveis de potência: 9
  • Acendimento: Superautomático
  • Recursos e funções: Zona Flex, função Turbo Calor, Timer de até 99 minutos, Desligamento Automático de Segurança, Trava de Segurança
  • Dimensões: 6 x 90 x 52cm (A x L x P)
  • Peso: 16,5kg

Funcionamento desse cooktop de indução

Entre os três tipos de cooktop que existem, o fogão por indução é o que gera mais dúvidas por conta do funcionamento "diferente". Nesse caso, o Philco PCT05IFP tem, em seu interior, uma bobina de cobre. Com o fogão ligado diretamente à rede elétrica da casa, essa bobina gera uma corrente de eletricidade que, por sua vez, gera ondas eletromagnéticas responsáveis pelo calor característico do aparelho. Por isso, ele só esquenta materiais compatíveis.

Essa é a razão pela qual as panelas para fogão de indução precisam ser específicas: seu material deve ser compatível com as ondas geradoras de calor. Ou seja: para usar esse cooktop de indução Philco (e outros com o mesmo funcionamento), é necessário ter panelas de ferro fundido, aço inox ou fundo triplo. Uma boa maneira de descobrir se elas são ou não indicadas é usar um imã: se ele grudar, a panela serve.

Quer saber mais sobre as panelas para fogão de indução? Confira a nossa explicação sobre elas!

Por causa desse tipo de funcionamento, o fogão de indução Philco PCT05IFP é mais seguro que outros modelos, já que esquenta apenas a panela (e bem rápido, inclusive). Se você colocar a mão na superfície enquanto estiver cozinhando, ela permanece fria. Outra característica que garante o uso com mais segurança é que ele não precisa do gás que pode ser inflamável, no caso do botijão, ou tóxico, no caso do encanado.

Cooktop de indução, a gás e elétrico: saiba a diferença entre eles na nossa matéria!

Acabamento e tamanho

Assim como outros modelos da categoria, esse fogão de indução Philco tem mesa feita em vidro temperado preto. Na parte da frente, ele tem um pequeno painel sensível ao toque por onde você consegue controlar as diferentes funções do aparelho. Por ser um modelo de fogão de indução 5 bocas (são quatro de 19cm e uma de 28cm), ele tem as dimensões maiores - vale a pena checar se a sua bancada tem espaço para a instalação. São 90 centímetros de largura, 52 de profundidade e seis de altura. Além disso, ele pesa 16,5kg.

Recursos e funções

Uma das principais vantagens de apostar nesse fogão de indução Philco é a quantidade de funcionalidades que ele tem para deixar o dia a dia mais prático. Ele funciona com nove níveis de potência e tem função Turbo para acelerar o processo de cozimento de alguns pratos. O timer de até 99 minutos ajuda a programar o preparo sem que você precise se preocupar em monitorar o tempo. Além disso, ele conta com desligamento automático em caso de derramamento sobre o painel e também tem trava de segurança.

Outro destaque é a Zona Flex, que permite que você use panelas maiores que o normal numa determinada posição que fica entre as duas bocas laterais. Assim, a potência das duas fica concentrada nesse ponto específico.

Vai equipar a cozinha e está buscando aparelhos bons e baratos? Veja a nossa lista de cozinha com bom custo-benefício!

Custo-benefício

Mesmo que as opções de cinco bocas não sejam as mais comuns do mercado, o cooktop de indução Philco PCT05IFP tem preço competitivo e bom custo-benefício. Isso é graças às funcionalidades que entrega e à quantidade maior de bocas disponíveis para uso simultâneo. Ao pesquisar, é possível encontrar, por exemplo, modelos de fogão de indução de quatro bocas que são mais caros que ele - o que tira o valor da opção da Philco.

Produtos similares