Saber como comprar cooktop é essencial para quem quer equipar a cozinha com aparelhos elegantes e modernos. Além de escolher entre os modelos de 4 e 5 bocas, porém, as medidas do cooktop e a instalação de um cooktop devem chamar a sua atenção antes da decisão final.

Pensando em te ajudar, montamos um guia de compras do aparelho tecnológico e prático. A seguir, veja tudo o que você precisa saber antes de comprar o seu primeiro cooktop.

Leia também: Quais as diferenças entre depurador de ar e coifa?

O cooktop 4 bocas pode ter diferentes acabamentos na mesa de cocção (Foto: Shutterstock)

Cooktop elétrico, por indução ou a gás: pense na instalação do cooktop

O primeiro ponto a ser analisado é como instalar o cooktop. Se você já tem um ponto de gás em casa, então o cooktop a gás, que funciona com gás encanado ou de botijão, pode ser a melhor escolha. Melhor ainda se você tem mais afinidade com fogões tradicionais. Ele é o mais vendido, por ser adequado a diversos tipos de panelas, como cerâmica e aço inox e, também, por ser mais barato.

Os modelos de cooktop que funcionam com eletricidade dispensam o uso de gás, mas têm a desvantagem de não poderem ser usados em caso de falta de energia. O cooktop elétrico é ligado diretamente na tomada e o mais moderno é o cooktop por indução, que se diferencia do elétrico na hora da instalação porque é ligado diretamente na rede elétrica da casa.

A instalação de qualquer modelo de fogão cooktop requer a presença de um técnico especializado. Nos modelos a gás, é necessário usar as mangueiras regulamentadas pelo Inmetro e, nos elétricos, as tomadas no novo padrão, com três pinos.

Também vale lembrar que além de escolher cooktop, você também vai precisar decidir qual o melhor forno para a sua casa, já que esse tipo de fogão tem apenas a mesa de cocção. É necessário comprar um separadamente e considerar a instalação do aparelho, seja ele elétrico, a gás, de bancada ou embutido.

Quer entender melhor a diferença entre os tipos de fogão cooktop? Veja a nossa matéria!

Cooktop de 4 ou 5 bocas? Se atente às medidas do cooktop

O principal ponto para escolher um cooktop de 4 ou 5 bocas é pensar nas suas demandas diárias. Para famílias pequenas, a versão menor costuma ser suficiente, mas para casas com mais habitantes ou que são bem movimentadas, um modelo maior pode otimizar o preparo das refeições. Além dessas opções mais populares, você também pode encontrar cooktops de uma, duas ou três bocas. Eles são indicados para quem mora sozinho, com mais uma pessoa ou para auxiliar em áreas gourmet fora da cozinha.

Com o número de bocas escolhido, é hora de pesquisar as medidas do cooktop. Lembra do passo anterior, sobre a instalação? Agora que já sabe como será feita, pense no espaço que tem disponível no ambiente para comprar o cooktop que encaixe sem problemas na pia, bancada ou ilha. Modelos de cinco bocas, por exemplo, podem ter até 90 centrímetros de comprimento em seu lado maior, enquanto os de quatro bocas, também populares, ficam numa média de 60 centímetros. Por isso, antes de escolher cooktop e finalizar a compra, é ideal checar essas medidas.

Lembre-se que fogões de indução demandam panelas específicas

Se você optou por comprar um cooktop por indução, também vai precisar investir em panelas adequadas para ele. Como a geração de calor, nesse caso, se dá por meio de ondas eletromagnéticas, ele só é ativado com panelas que tenham o fundo compatível (ou seja: também magnético). Nesse caso, elas devem ser de ferro fundido, aço inox ou fundo triplo.

Quer conhecer alguns modelos de panelas para fogão de indução? Veja a nossa lista!

Qual o melhor cooktop atualmente?

Agora que você já sabe escolher o melhor cooktop para a sua necessidade, pode começar a olhar diferentes modelos. Aqui embaixo, juntamos algumas opções de cooktop a gás, cooktop de indução e cooktop elétrico com 4 e 5 bocas que têm feito sucesso atualmente. Confira:

Quer equipar ainda mais a sua cozinha? Saiba como escolher uma lava-louças!

Saiba mais sobre cooktops e cozinha:

Leia mais sobreFogão