Ao montar uma cozinha, seja pela primeira vez ou para renovar o ambiente, não há como fugir: você vai precisar investir um dinheiro considerável. Entre geladeiras, fogões e outros eletrodomésticos essenciais para o cômodo, o que não falta são opções no mercado. Por isso, escolher bons modelos com o melhor preço pode ser uma tarefa difícil.

Pensando em te ajudar a se planejar e a fazer a melhor compra, eu selecionei boas opções de eletrodomésticos e portáteis com bom custo-benefício, para você conseguir montar uma cozinha funcional gastando o mínimo possível. Para chegar nessa lista, considerei alguns produtos que eu já testei por aqui e opções que fazem bastante sucesso no mercado. Confira a nossa Seleção do Editor!

A air fryer Mondial Grand Family é um dos destaques dessa lista - e eu já testei essa na foto! (Foto: Mosaico)

1. Geladeira para famílias pequenas e grandes

Geladeira Electrolux TF39

Um dos principais modelos do mercado em custo-benefício para quem não precisa de uma geladeira muito grande é a Electrolux TF39. Seus 310 litros de capacidade se dividem em 247 no refrigerador e 63 no freezer e, por isso, ela é a opção indicada se você mora sozinho ou com apenas mais uma pessoa. A principal vantagem dessa geladeira é que ela é Frost Free, mas tem um preço bem próximo das opções Cycle Defrost, ou seja: o investimento extra vale a pena pela praticidade no dia a dia. Além disso, ela também tem painel Blue Touch na porta e está disponível em branco e inox.

Geladeira Electrolux TF55

Também disponível em branco ou inox, a geladeira Electrolux TF55 é uma opção um pouco maior no catálogo da marca. Com 431 litros de capacidade que se dividem em 303 no refrigerador e 128 no freezer, ela é indicada para casas de até quatro ou cinco pessoas. Aqui, uma vantagem é o freezer espaçoso a um preço menor do que outros modelos com capacidade equivalente. A TF55 também tem painel Blue Touch para controle de temperatura, modos Férias, Compras e Festa e as funções Turbo, Drink Express e Ice Express.

2. Fogão com mesa de vidro

Fogão Atlas Mônaco Top Glass

Com opções de quatro e cinco bocas, o fogão Atlas Mônaco Top Glass é um dos mais buscados por aqui. O sucesso se dá, principalmente, porque ele é um modelo de mesa de vidro temperado com preço baixo. Na prática, isso significa que esse fogão é bem mais fácil de limpar do que as opções com mesa de inox. Eles têm acendimento automático, queimadores com tamanhos diferentes e grades individuais. No forno, o Mônaco Top Glass de quatro bocas tem 50 litros de capacidade e o de cinco, 86,5 litros.

Fogão Consul CFO4VAR

Para quem tem uma folga um pouco maior no orçamento, o fogão Consul CFO4VAR também é uma opção com ótimo custo-beneféicio. Ele tem quatro bocas, a mesma mesa de vidro temperado, grades individuais e queimadores de tamanhos diferentes. Em comparação com o modelo da Atlas, o Consul ganha em espaço no forno: são 58 litros de capacidade. Além disso, o seu revestimento interno também é antiaderente, outra característica que facilita a limpeza. Ele tem versões mais baratas com mesa de inox: o CFO4NAB, com acabamento branco, e o CFO4NAR, com acabamento em inox.

3. Micro-ondas de tamanho médio e longa duração

Micro-ondas Electrolux MEO44

O micro-ondas é um grande aliado no dia a dia de qualquer cozinha. Seja apenas para esquentar pratos prontos ou, até mesmo, para preparar diferentes receitas, ele funciona com praticidade e rapidez. O micro-ondas Electrolux MEO44 é um dos principais modelos do mercado e tem seu tamanho médio como vantagem: com 34 litros de capacidade, ele funciona tanto para famílias pequenas quanto para as maiores. Como é um aparelho de longa duração, o investimento vale a pena mesmo se você morar com apenas mais uma pessoa, já que ele pode ser usado por vários anos.

Eu já testei esse micro-ondas branco em casa - e escrevi um review desse modelo - e ele é super eficiente e fácil de mexer. Mas, se a sua cozinha tiver eletrodomésticos em inox, vale a pena conferir o Consul CMS45 ou o Electrolux MI41S. Os dois têm capacidades e funções parecidas com o MEO44 e são mais caros, mas a variação de preço é comum com a diferença de acabamento.

4. Air fryer de capacidade alta e tamanho compacto

Air Fryer Mondial Grand Family Inox

Outro ótimo produto que eu também já testei em casa é a air fryer Grand Family Inox. Nessa categoria, a Mondial é quase imbatível no que se trata de custo-benefício: esse modelo, por exemplo, tem cinco litros de capacidade, mas preço parecido com modelos médios de outras marcas. As funcionalidades da Grand Family Inox são básicas: temperatura até 200°C, timer de até 60 minutos e cesto antiaderente, mas ela ganha na possiblidade de preparar quantidades maiores de comida de uma vez só.

Se você mora sozinho ou com mais uma pessoa e não vê necessidade de investir num aparelho tão grande, essa air fryer Mondial tem uma versão menor: a Family IV AF-30, com 3,5 litros de capacidade e as mesmas funcionalidades.

  • Saiba mais sobre esse aparelho no review da Mondial Grand Family Inox de cinco litros!

5. Liquidificador com jarra grande e muitas velocidades

Liquidificador Philco PH900

Entre os eletroportáteis de cozinha, o liquidificador é um dos principais, já que é usado no preparo de diferentes tipos de alimentos e bebidas. Nessa categoria, a minha dica com bom custo-benefício é o modelo que eu uso em casa há alguns anos: o Philco PH900. Ele pode ser encontrado em três versões: as de 900W e 1000W têm jarras de dois litros totais e quatro lâminas e a de 1200W, que tem três litros de capacidade e seis lâminas de inox. Com 12 velocidades, ele te garante possibilidades de uso eficiente para várias receitas, das mais leves às mais pesadas. Além disso, esse liquidificador Philco tem função pulsar, auto-limpeza, tritura gelo e vai com filtro para o preparo de sucos.

Quer conferir outras opções de produtos nessas categorias? Veja as nossas apostas para a Black Friday 2021: