Os jogos para PC são um mercado a parte. As opções são infinitas, desde jogos de grandes franquias até de pequenos desenvolvedores. É fácil encontrar jogos mais baratos do que os de console, por exemplo. Principalmente por conta de promoções nas lojas digitais como Steam, Epic Games e Origin. Assim, você tem acesso aos melhores jogos para PC sem necessariamente ter que pagar caro por isso.

Uma vantagem desta variedade é que cada jogador pode achar facilmente um videogame que caia no gosto dele. No entanto, diferente dos consoles, não é só comprar um PC ou notebook e sair jogando. Você precisa ficar atento aos componentes para ter o mínimo necessário para rodar seus jogos para PC favoritos.

Mas não se preocupe porque você não precisa ter uma máquina potente, já que existem jogos pra PC fraco. Inclusive nós temos um guia de como montar PC gamer barato capaz de rodar vários jogos. Ou, se não quiser ter o trabalho de escolher peça por peça, vale ver a lista de melhores computadores de mesa e a de melhor notebook gamer.

Não importa a potência do computador ou notebook que escolher, você vai encontrar um bom jogo para se divertir em 2022. Confira a nossa lista com os melhores jogos para PC deste ano, incluindo opções de jogos grátis para PC e os já citados jogos para PC fraco.

Melhores acessórios para melhorar sua experiência em jogos para PC

Para aproveitar os jogos para PC, você precisa de um setup completo. Enquanto qualquer conjunto de teclado e mouse pode servir, investir um pouco mais em peças de qualidade são garantia de melhorar a sua experiência.

Você não precisa nem desembolsar quantias exorbitantes. No nosso blog, nós temos listas de ofertas de mouse gamer de vários preços e também de teclado gamer barato. Assim você tem produtos com bom custo-benefício para jogar. Se preferir um pouco mais de conforto e velocidade para jogos competitivos, confira nossa seleção de melhor teclado gamer mecânico.

Ter um mouse e um teclado é indispensável para usar um computador. Mas, para aproveitar os jogos para PC, periféricos como headset e controles e videogame podem fazer a diferença. Um headset é útil para aproveitar a sonoplastia dos jogos. Além disso, o microfone dos headsets é indispensável para conversar nos jogos multiplayer. Você pode conhecer opções em conta na nossa lista de headset gamer barato.

Já o controle de videogame é um extra que depende da pessoa e do game. O teclado e o mouse são mais conhecidos pela precisão de mira em jogos e tiro. Em jogos de plataforma, por exemplo, o controle é mais popular. Por isso, é interessante ter um controle de videogame para ter a melhor experiência em cada jogo. Se não sabe como escolher, veja o nosso artigo sobre controle de videogame para PC.

Melhores jogos para PC de Battle Royale

Jogos de PC de Battle Royale são repletos de ação contra dezenas de jogadores em uma luta que apenas um sai vitorioso.

1. Call Of Duty: Warzone

Call of Duty: Warzone é um Battle Royale ambientado em cenários de guerra (Foto: Divulgação/Activision)

Call of Duty: Warzone é um dos jogos grátis para PC e o jogo Battle Royale da conhecida franquia de guerra. Ao todo, são 150 jogadores disputando em um campo de batalha. Um diferencial desse para outros jogos para PC de Battle Royale é que o jogo não acaba com a eliminação. Em vez disso você vai para o Gulag, onde enfrenta outro eliminado e o vencedor ganha uma segunda chance na partida.

2. Fortnite

Fortnite é um dos Battle Royale responsáveis pela popularização do gênero (Foto: Divulgação/Epic Games)

O Fortnite é um dos jogos grátis para PC e para consoles mais populares. Ele foi responsável pela popularização do gênero nos últimos anos. Números oficiais relatam que, até maio de 2020, o jogo já tinha atraído 350 milhões de jogadores em todo o mundo. As mecânicas divertidas e as frequentes novidades, com colaborações com franquias como Marvel e DC só aumentam a popularidade do jogo. Além disso, Fortnite é um dos jogos para PC fraco grátis, então qualquer um pode jogar.

3. Apex Legends

Em Apex Legends, jogue em time e use habilidades especiais de cada lenda (Foto: Divulgação/Respawn Entertainment)

Apex Legends é um dos jogos grátis para PC e consoles de Battle Royale. Mas, em vez de partidas de um contra todos, é um jogo em equipe. O principal modo é em trios e cada pessoa do trio pode escolher um dos personagens disponíveis do jogo. As lendas, como são chamadas, têm suas habilidades especiais. Então mais do que ser bom de mira, você precisa fazer estratégias aproveitando ao máximo os poderes dos membros do seu esquadrão.

4. Fall Guys

Fall Guys é um Battle Royale único em formato de gincana colorida com várias fases (Foto: Divulgação/Mediatonic)

Fall Guys: Ultimate Knockout é um Battle Royale como nenhum outro. Nada de armas ou poderes. O objetivo aqui é sobreviver as disputas alucinadas com circuitos e provas de resistência bem coloridos. Sobreviva até o final das várias rodadas e seja coroado o vencedor entre os 60 jogadores iniciais. Fall Guys é um jogo divertido e para todas as idades. Assim como típico do gênero de Battle Royale, Fall Guys é um dos jogos para PC fraco, mas, diferente dos concorrentes anteriores, ele não é gratuito. Felizmente, seu preço não é alto e vale pela diversão.

Melhores jogos para PC de mundo aberto

Os jogos para PC de mundo aberto tem exploração de sobra para quem gosta de passar horas se aventurando em cada parte do mapa.

5. Red Dead Redemption 2

As terras inexploradas do faroeste americano são o cenário ideal para duelos entre foras da lei (Foto: Divulgação/Rockstar Games)

Explore o Velho Oeste americano como um fora da lei em Red Dead Redemption 2. A jogabilidade é bem livre e o jogador pode escolher as missões que faz e como agir em cada caso. As ações e decisões interferem na honra do protagonista Arthur Morgan no mundo e como as pessoas reagemaa ele.Além de um bom sistema de mundo aberto, Red Dead Redemption 2 foi elogiado por sua história, recebendo prêmios de melhor narrativa e atuação.

6. The Witcher 3: Wild Hunt

The Witcher 3: Wild Hunt tem cenários medievais e inúmeras maneiras de melhorar o equipamento de batalha (Foto: Divulgação/CD Projekt RED)

The Witcher 3: Wild Hunt é um dos jogos para PC de RPG e mundo aberto. Essa combinação gera infinitas possibilidades de exploração, com inúmeros monstros, NPCs e side quests. Para superar cada desafio e encontrar sua filha adotiva, Ciri, o caçador de monstros Geralt de Rívia tem a sua disposição um extenso arsenal de equipamentos e poções. The Witcher 3: Wild Hunt recebeu várias condecorações de jogo do ano e é considerado um dos melhores jogos pra PC da história.

7. Death Stranding

Death Stranding tem um mundo aberto inovador que pode ser melhorado com ajuda de outros jogadores (Foto: Divulgação/Kojima Productions)

O mundo aberto pós-apocalíptico de Death Stranding é um grande campo aberto com perigos a todo lado. Sam Bridges precisa transportar todo tipo de coisa para ajudar a reconstruir cidades. É um jogo lento, na qual buscar caminhos seguros e encontrar maneiras eficientes de locomoção neste mundo são pontos importantes. Para ajudar, o recurso social do jogo permite usar pontes e estruturas de outros jogadores no seu jogo.

É um jogo com narrativa forte e bem elogiada, mas precisa de um bom PC gamer para jogar. Para não ficar perdido, veja nosso guia sobre Death Stranding!

8. Horizon Zero Dawn

Horizon Zero Dawn tem um dos visuais de mundos abertos mais belos de se explorar (Foto: Divulgação/Guerrilla Games)

Horizon Zero Dawn era um jogo exclusivo do PS4, mas entrou para a lista de jogos para PC em 2020. O jogo tem um mundo aberto bonito e extenso, mas é necessário ter uma máquina potente para jogar. O jogo para PC se passa em um mundo pós-apocalíptico, dominado por monstros mecânicos, mas inseridos no meio de um cenário natural de florestas.

Neste mundo, a caçadora Aloy se aventura em terras perigosas e enfrenta as máquinas para conseguir recursos para seguir adiante. Em 2022, teremos a sequência, Horizon Forbidden West, então esta é uma boa hora para jogar o primeiro da franquia. Inclusive, já confere esse artigo sobre Horizon: Forbidden West para acompanhar todas as novidades!

9. Grand Theft Auto V (GTA V)

Em GTA V, a cidade de Los Santos é sua para explorar e completar as missões como desejar (Foto: Divulgação/Rockstar Games)

GTA 5 é um jogo de mundo aberto que tem horas de jogabilidade de missões variadas. Na história do jogo, você intercala entre os personagens Michael, Franklin e Trevor. Cada um deles tem uma vida de crimes a seu modo. Se quiser se sair bem, pode conferir os códigos GTA 5 de macetes do jogo.

Além de poder andar ou dirigir pelas ruas livremente enquanto faz as missões, GTA V tem um modo online. No multiplayer online do jogo, você encontra ainda mais desafios e missões para fazer com outros jogadores.

10. Hitman 3

Hitman 3 é um jogo focado em abordagens furtivas e assassinatos (Foto: Divulgação/IO Interactive)

Hitman 3 é o jogo de 2021 que encerra a trilogia World of Assassination do Agente 47. Seu objetivo no jogo é completar as missões de assassinato em seis cidades ao redor do mundo. Mas como você fará o trabalho é uma escolha do jogador. E olha que não faltam opções de como prosseguir.

O mundo de Hitman 3 permite várias abordagens criativas, então você pode fazer as mesmas missões de diversas maneiras. Assim, você pode jogar mais de uma vez se desafiando a pensar em novas estratégias.

11. Watch Dogs Legion

Watch Dogs Legion deixa você explorar a cidade na pele de diversos personagens (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Em Watch Dogs Legion, não só o mundo é aberto, os personagens também são. Você joga como os integrantes de um sindicato hacker, que visa liberar uma Londres futurística de um governo opressor. Só que os personagens não são fixos. Você pode recrutar praticamente qualquer NPC ao concluir suas missões. Uma vez recrutado, você pode então jogar com o dito personagem, tendo acesso a diferentes habilidades e vantagens.

Um segurança, por exemplo, pode ter acesso mais fácil a um prédio protegido. Com isso, você tem uma variedade inigualável de personagens para jogar.

12. Valheim

Valheim é um jogo de sobrevivência no purgatório viking (Foto: Divulgação/Iron Gate AB)

Valheim é um jogo de sobrevivência no mundo aberto de um purgatório viking. O mundo é gerado proceduralmente, então você nunca sabe o que esperar na próxima curva. Para sobreviver e mostrar seu valor como viking, precisa coletar materiais, forjar armas, derrotas criaturas lendárias e navegar pelos oceanos.

O jogo ainda não lançou oficialmente, mas está desde 2021 em uma versão beta com acesso antecipado. Mesmo tecnicamente incompleto, Valheim já tem legiões de fãs que elogiaram o jogo e acompanham as novidades.

13. No Man’s Sky

A infinidade do universo espera você em No Man’s Sky (Foto: Divulgação/Hello Games)

A exploração espacial é o ponto principal de No Man’s Sky. O mundo aberto do jogo tem geração processual infinita e dá liberdade para o jogador se aventurar como quiser. Com isso, a experiência é de um verdadeiro astronauta desbravando novos planetas no universo. No Man’s Sky foi lançado em 2016, mas é um caso interessante de jogo que ficou melhor ao longo dos anos. As críticas iniciais foram corrigidas e o jogo continua recebendo atualizações para otimizar e expandir o jogo.

Melhores jogos para PC para jogar com amigos

Certos jogos para PC ficam ainda melhores com amigos, seja para jogar com eles, seja para jogar contra eles.

14. Among Us

Among Us é um dos melhores jogos para PC para jogar com amigos (Foto: Divulgação/Innersloth)

Quem no seu grupo de amigos é o mais suspeito? Em Among Us, a tripulação precisa determinar quem são os impostores que querem sabotar a nave antes que seja tarde demais. É um jogo online e multiplayer que fica ainda mais divertido jogando com amigos enquanto conversa usando um headset. Mentiras, traição e muita brincadeira surgem das partidas.

Among Us virou uma febre pela diversão e por ser um dos jogos para PC fraco e com crossplay com consoles e smartphones. Por causa disso, é bem fácil de jogar com amigos.

15. Genshin Impact

Genshin Impact é um jogo de mundo aberto que você pode explorar com até quatro amigos (Foto: Divulgação/miHoYo)

Genshin Impact é um jogo de RPG com mundo aberto e personagens cativantes. Além de uma história principal em andamento, o jogo tem um mapa extenso para explorar e desvendar enigmas escondidos. Apesar de poder fazer tudo sozinho, o jogo permite até quatro jogadores no mesmo “mundo”. Então, você pode chamar os amigos para explorarem juntos e ajudarem uns aos outros nas lutas contra os monstros mais poderosos.

Se estiver com dificuldade, pode aprender a usar o mapa interativo. É um dos jogos grátis para PC e ainda funciona bem em computadores mais modestos, como pode ver nos requisitos do jogo.

16. Minecraft

Solte a sua imaginação com as criações de mundo do Minecraft (Foto: Divulgação/Mojang Studios)

Minecraft é o jogo perfeito para quem não quer só explorar outros mundos, mas criar seus próprios. Minecraft é um fenômeno que permanece como um dos jogos mais populares desde 2011. Além de criar sua base e enfrentar os creepers sozinho, você pode chamar os amigos para mostrar suas obras e construírem juntos. Vocês podem passar horas jogando e se divertindo com os desafios que a comunidade do Minecraft cria neste que é um dos mais versáteis jogos para PC fraco.

17. Stardew Valley

Stardew Valley é um jogo tranquilo e que você ainda pode trazer os amigos para viverem na sua fazenda (Foto: Divulgação/ConcernedApe)

Stardew Valley é um jogo de simulação do dia a dia em uma fazenda. Você cria seu personagem, escolhe um terreno e coloca a mão na massa para transformar o lugar abandonado em uma fazenda de respeito. É um jogo tranquilo, no qual você cria os seus objetivos e pode se divertir no seu ritmo.

Se quiser, ainda pode trazer os amigos para ajudarem na sua fazenda ou então criar uma fazenda coletiva para todos participarem igualmente. Mais mão de obra é sempre útil para cuidar de tudo que o jogo proporciona. Se quiser saber mais, confira o nosso guia com tudo sobre Stardew Valley!

18. Uno

O clássico jogo de cartas, Uno, tem uma versão digital para jogar com os amigos a uma distância segura (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Não tem quem não conheça Uno. O jogo de cartas é popularmente conhecido como um jogo que testa amizades, mas tipicamente isso não passa de brincadeira. A ideia é simples: descarte as cartas da sua mão seguindo a ordem de cores ou números antes do adversário. Mas nem sempre estamos perto dos nossos amigos e parentes para jogar a versão de cartas físicas. Por isso, a versão digital do Uno é um daqueles jogos para PC ideal para jogar com os amigos à distância.

Dica: mas se você acha boa ideia ter a versão física, dá uma olhada nas ofertas abaixo!

19. Brawlhalla

Brawlhalla é um jogo de luta gratuito para enfrentar os amigos até cansar (Foto: Divulgação/Blue Mammoth Games)

Brawlhalla é um jogo de luta online para enfrentar jogadores aleatórios ou então seus amigos em plataformas de duas dimensões. O jogo é simples e colorido, contando com inúmeras referências a personagens de outros jogos. Os vários modos de jogo diferente tornam a disputa com seus amigos ainda mais divertida. Brawlhalla é um dos jogos para PC fraco grátis, então não tem desculpa para não experimentar o game.

20. Rocket League

Rocket League é um jogo de futebol, mas com carros no lugar de jogadores (Foto: Divulgação/Psyonix)

Carro de corrida e futebol em um mesmo jogo. Essa mistura tem tudo para agradar os brasileiros e trazer partidas animadas. Dirija um carro e use-o para empurrar uma bola gigante até o gol adversário. Assim como a ideia do jogo, as mecânicas são bem malucas e fogem das leis da física, mas é isto que torna o jogo mais interessante. Como um jogo entre equipes, você pode chamar os amigos para jogarem juntos ou uns contra os outros.

21. Overcooked: All you can Eat!

Em Overcooked, cada jogador precisa fazer a sua parte para terem sucesso nesse restaurante maluco (Foto: Divulgação/Team17)

Overcooked é um jogo caótico para dizer o mínimo. No jogo, até quatro jogadores trabalham em um restaurante fazendo os pratos pedidos e entregando antes que os clientes desistam. A premissa lembra o mundo real, mas as cozinhas não. Cozinhe em barcos e caminhões, em cima do gelo ou no meio da lava de um vulcão. As circunstâncias extremas obrigam os jogadores a trabalhar em equipe para fazer todas as etapas da receita e entregar os pratos completos.

É um dos jogos para PC multiplayer que divertem na mesma medida que testam suas habilidades de trabalho em equipe. Essa versão conta com os dois games lançados, além de todo o conteúdo baixável, sendo uma espécia de "edição definitiva" da franquia.

Melhores jogos para PC de FPS

Os jogos de tiro em primeira pessoa, ou FPS, são jogos que demandam atenção, estratégia e reflexos rápidos.

22. Counter Strike: Global Offensive (CS:GO)

CS:GO é um FPS clássico e competitivo (Foto: Divulgação/Valve)

Counter-Strike: Global Offensive, ou CS:GO, é um dos jogos para PC de FPS mais populares por causa de seu estilo multiplayer. O jogo é composto de dois times, um de terroristas e outro de contraterroristas. Os objetivos das partidas estão de acordo com esta dinâmica.Enquanto o primeiro grupo tem missões como plantar bombas, o segundo precisa desarmá-las ou então resgatar reféns. CS:GO é um dos jogos para PC grátis com uma ampla base de jogadores para quem gosta de games competitivos.

23. Valorant

Valorant é o novo jogo FPS da Riot Games, a empresa do League of Legends (Foto: Divulgação/Riot Games)

O Valorant é o jogo da Riot Games voltado para o mercado de FPS competitivos. As mecânicas lembram jogos de tiro como o próprio Counter Strike, desde fases de compra de equipamento até o sistema de objetivos diferentes para cada time. A diferença maior é que Valorant tem personagens específicos, com visuais e poderes únicos. Assim, você tem um recurso a mais para ajudar a vencer cada rodada. Valorant foi lançado com expectativa de ser um grande jogo competitivo. Por causa disso, é um jogo para PC fraco grátis, mesmo sendo um jogo novo no mercado.

24. PUBG

PUBG é um jogo de tiro em primeira pessoa com sistema de Battle Royale (Foto: Divulgação/PUBG Corporation)

O PlayerUnknown's Battlegrounds (PUBG) é um dos jogos FPS que também é um dos primeiros Battle Royales criados. Assim, este é um jogo de tiro em primeira pessoa que coloca o jogador em um grande campo de batalha contra uma centena de outros jogadores. Use as armas, carros e o seu ambiente para desenvolver estratégias para ser o último sobrevivente na partida. Você pode escolher entre jogar sozinho ou em equipe. Além disso, também pode jogá-lo em terceira pessoa.

25. Tom Clancy's Rainbow Six Siege

Tom Clancy's Rainbow Six Siege é um jogo de FPS com muita destruição e táticas alternativas (Foto: Divulgação/Ubisoft)

Tom Clancy's Rainbow Six Siege é mais um do grupo de jogos para PC de FPS renomados. São vários modos diferentes que colocam forças policiais contra grupos de terroristas. Além do uso de armas, Rainbow Six tem equipamentos e tecnologias diferentes para ajudar ambos os lados a saírem vitoriosos. Bombas, drones, rapel e mais podem ser usados nas táticas de batalha do Tom Clancy's Rainbow Six Siege.

26. Deathloop

Deathloop é um jogo FPS sobre assassinatos e “looping” temporal (Foto: Divulgação/Arkane Studios)

Deathloop é um dos jogos para PC de FPS mais novos atualmente. O jogo é sobre o assassino Colt e sua missão de eliminar seis alvos no mesmo dia, em uma ilha misteriosa. Só que toda vez que ele falha no objetivo, o dia recomeça. Desta forma, o jogador precisa aprender com as informações de cada parte da ilha para descobrir a melhor maneira de concluir a missão dentro do prazo.

Para dificultar, a assassina Julianna é incumbida com a tarefa de atrapalhar Colt. Com isso, Deathloop é um jogo de FPS com narrativa única que promete prender o jogador tanto quanto o looping temporal. Não foi à toa que o game foi indicado a diversas premiações de games em 2021.

Melhores jogos para PC de esporte

Em jogos de esporte você pode jogar como seus atletas e times favoritos de diversas modalidades.

27. Tony Hawk’s Pro Skater 1+2

Jogue como um skatista real e faça manobras nas pistas e nas ruas de Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 (Foto: Divulgação/Activision)

Tony Hawk's Pro Skater 1+2 é uma remasterização dos dois primeiros jogos da famosa franquia de skate. A nova edição mistura as pistas, músicas e skatistas dos jogos originais com referências mais recentes. A brasileira Letícia Bufoni é uma das skatistas presentes no jogo. Para se dar bem na pista de Tony Hawk’s Pro Skater 1+2 você precisa combinar manobras para marcar pontos. Além do modo para um jogador, você ainda pode jogar com e contra outros jogadores online.

28. FIFA 21

Em FIFA 21, você pode jogar com seus jogadores de futebol favoritos nas maiores ligas do mundo (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

FIFA 21 é uma das atualizações anuais da maior franquia de jogos para PC de futebol. No jogo, você tem a sua disposição uma centena de jogadores icônicos para disputar em times e campeonatos famosos. É a segunda edição do jogo a trazer o Volta Football, um modo com história e partidas de futebol de rua. Você pode saber tudo sobre a jogabilidade do jogo no nosso artigo sobre o FIFA 21.

29. F1 2021

Em F1 2021, você pode disputar nas pistas reais da temporada da Fórmula 1 (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

F1 2021 é o jogo oficial dos campeonatos de corrida de Fórmula 1 e Fórmula 2. O videogame replica a temporada de 2021 da corrida, com pilotos, equipes e pistas oficiais. O F1 2021 manteve até os circuitos que foram posteriormente cancelados por conta da pandemia que vivemos atualmente.Além disso, o modo história Ponto de Frenagem tem uma narrativa completa com personagens fictícios. A história conta todo o drama dentro e fora das pistas de dois colegas de equipe ao longo de três anos.

30. FIFA 22

FIFA 22 é a versão mais recente da franquia de jogos de futebol (Foto: Divulgação/Electronic Arts)

O FIFA 22 segue o padrão dos últimos anos, trazendo melhorias gráficas e novas adições à seleção de jogadores e times do jogo. Para deixar os movimentos mais realistas, o FIFA 22 usou tecnologia de captura de movimento em jogadores em uma partida. Outra novidade é que agora, no modo carreira, você pode criar o seu clube do zero, escolhendo não apenas a seleção como nome e escudo.

31. NBA 2K22

Em NBA 2K22, você se junta a estrelas da liga americana de basquete (Foto: Divulgação/Visual Concepts)

Para quem gosta de basquete, o NBA 2K22 é o jogo para se divertir nas quadras. Com representações reais dos times e atletas da NBA e da WNBA, você pode montar o seu time dos sonhos. No NBA 2K22, ainda pode botar à prova as suas capacidades como dono de um time de alto rendimento. É uma maneira de se colocar dentro e fora das quadras de basquete.

Melhores jogos para PC de MOBA

O MOBA, uma arena de batalha online para múltiplos jogadores, é um gênero popular e competitivo que mistura elementos de RPG com estratégia de equipe e ação em terceira pessoa.

32. League of Legends

League of Legends faz tanto sucesso que gerou jogos derivados e até série animada na Netflix (Foto: Divulgação/Riot Games)

O League of Legends, ou LoL, é um dos jogos para PC de MOBA mais conhecidos. O jogo segue o padrão do gênero, com dois times de cinco jogadores cada que precisa simultaneamente proteger a sua área e atacar a base inimiga. Cada jogador pode escolher um personagem para jogar entre os mais de 150 disponíveis hoje.

League of Legends é um dos jogos para PC fraco grátis que se tornou um fenômeno dos eSports e mantém uma fiel base de jogadores até hoje. Inclusive, não deixe de conferir nosso guia sobre as melhores skins do game!

33. Dota 2

Dota 2 é um MOBA de sucesso que começou como mod de outro jogo (Foto: Divulgação/Valve)

No cenário dos eSports, o Dota 2 é outro MOBA de grande relevância. O jogo que surgiu como um mod feita por fãs de Warcraft III: Reign of Chaos hoje tem vida própria. Dota 2 usa o padrão de cinco contra cinco e tem atualizações constantes como um dos jogos para PC grátis. Em 2022, já são mais de 120 personagens disponíveis para jogar.

34. Smite

Smite é um MOBA com deuses e outros seres mitológicos (Foto: Divulgação/Hi-Rez Studios)

Smite é um MOBA que tem como premissa uma batalha entre deuses. Os mais de 100 personagens são baseadas em divindades de todo o mundo. Zeus, Loki e o Rei Macaco Sun Wukong se enfrentam com seus poderes nessa arena dos deuses, por exemplo. O cenário dos mapas também segue a temática mitológica para ter toda a pompa para uma batalha deste porte.

Além disso, o jogo é em terceira pessoa com foco maior no seu personagem em comparação aos outros do gênero. Como você pode imaginar, Smite também é um dos competitivos jogos para PC grátis.

Melhores jogos para PC - Metroidvania

Os jogos do tipo Metroidvania são repletos de ação e pegam emprestado elementos de jogabilidade dos clássicos Metroid e Castlevania.

35. Hollow Knight

Hollow Knight acompanha a história de um pequeno herói tentando achar seu propósito (Foto: Divulgação/Team Cherry)

Hollow Knight é um jogo de metroidvania bem típico, desde o estilo em plataforma de duas dimensões até a jogabilidade desafiadora. Como um dos jogos para PC fraco e de origem indie, os gráficos são simples, mas bem charmosos. Mas não se deixe enganar pela simplicidade da arte, porque Hollow Knight é um jogo com uma história profunda e um combate que recompensa a paciência e o uso adequado dos upgrades.

Atualmente está em desenvolvimento a sequência Hollow Knight: Silksong. Então 2022 é um bom momento para jogar e se preparar para o próximo capítulo.

36. Ori and the Blind Forest e Ori and the Will of the Wisps

Ori and the Blind Forest é um jogo lindo que é impossível esquecer depois de jogar (Foto: Divulgação/Moon Studios)

Ori and the Blind Forest é um jogo de plataforma 2D à moda metroidvania. O jogo indie tem um design gráfico digno de obras de artes, com todo um cenário que parece desenhado à mão. A história do jogo não fica para trás. A narrativa impactante e emotiva tira lágrimas do jogador em poucos minutos de jogo.

]Sua jogabilidade é marcada por quebra-cabeças e combinação de movimentos para superar os obstáculos e os adversários no caminho. O jogo tem uma sequência chamada Ori and the Will of the Wisps, que continua a história de Ori e vale a pena jogar ambos em 2022.

Melhores jogos para PC de corrida

Os jogos para PC de corrida foram feitos para você experimentar toda a adrenalina dos carros de corrida mais rápidos do mundo.

37. Forza Horizon 4

Forza Horizon 4 é um jogo de corrida realista que se passa no Reino Unido (Foto: Divulgação/Playground Games)

Forza Horizon 4 é um jogo de corrida com gráficos para lá de realistas, incluindo carros licenciados idênticos aos reais. Esse jogo não tem fases marcadas por circuitos soltos. Em vez disso, ele tem uma continuidade entre as corridas e um mundo aberto que replica o norte do Reino Unido.

O jogo muda com quatro estações bem marcadas e corridas temáticas. Em um momento, você dirige um carro moderno no asfalto. Em outro, manobra com um carro antigo em uma cidade do interior. O terreno nem sempre é fácil e por vezes você enfrenta pistas na lama, na chuva ou na neve.

38. Need For Speed Heat

As corridas de Need For Speed Heat acontecem na cidade e nem todas estão dentro da legalidade (Foto: Divulgação/Ghost Games)

Need For Speed Heat é o título mais recente de uma das principais franquias de jogos para PC de corrida. O mapa de jogo é em mundo aberto e baseado na cidade americana Miami. O tipo de corrida de Need For Speed Heat depende da hora do dia, que o jogador pode mudar livremente. De dia, as corridas legais são uma boa maneira de ganhar dinheiro para upgrades. De noite, a adrenalina aumenta com corridas ilegais que aumentam a reputação nas ruas mas correm risco de perseguições policiais.

39. Forza Horizon 5

Em Forza Horizon 5, a ambientação está mais fiel do que nunca (Foto: Divulgação/Playground Games)

Forza Horizon 5 é o jogo mais novo da franquia Forza, lançado em novembro de 2021. O jogo segue o padrão de corridas em mundo aberto, mas agora o cenário escolhido foi o México. O mapa é 50% maior que o jogo anterior e tem circuitos mais diversos e inclui praias, florestas, montanhas e vulcões, além de vilas e cidades.

O jogo tem um novo sistema de clima que replica os biomas do México ao longo das quatro estações. Forza Horizon 5 foi bastante elogiado em pouco tempo, já recebendo prêmios de melhor jogo de corrida e de inovação em acessibilidade.

40. Hot Wheels Unleashed

Hot Wheels Unleashed é um divertido jogo de corrida com carros de brinquedo (Foto: Divulgação/Milestone S.r.l.)

Hot Wheels Unleashed é um jogo com imagem realista, mas com outra abordagem. O videogame é inspirado pela linha de brinquedos e coloca os pequenos carrinhos em pistas radicais em espaços comuns. Sala, quarto, cozinha, biblioteca, garagem, pista de skate e mais viraram cenários das corridas em Hot Wheels Unleashed.

Os carrinhos e a jogabilidade são bem-feitos como carros de verdade, mas em pistas impossíveis que lembram os invejados brinquedos da infância de muitos. É um daqueles jogos para PC únicos e divertidos para voltar a ser criança.

Melhores jogos para PC de terror

Nunca baixe a guarda em jogos para PC de terror, porque quando você menos espera pode se deparar com uma criatura assustadora.

41. Resident Evil 2

O remake de Resident Evil 2 deixou esse jogo de terror ainda melhor do que já era (Foto: Divulgação/Capcom)

Resident Evil 2 ganhou um remake em 2018. A nova versão deste que é um dos clássicos jogos pra PC de terror é praticamente um jogo novo. A movimentação com câmera fixa foi substituída pela visão em terceira pessoa sobre o ombro do personagem. Os gráficos melhores deixam o jogo mais assustador, sem estragar a narrativa. A história e os principais elementos do Resident Evil 2 estão presentes sem grandes mudanças, mantendo o mais importante na missão de Leon e Claire em Raccoon City.

42. Resident Evil Village

Resident Evil Village tem antagonistas marcantes e reviravoltas que prendem os jogadores (Foto: Divulgação/Capcom)

Resident Evil Village é o jogo mais novo da franquia e é uma sequência direta do Resident Evil 7: Biohazard. Ethan Winters acaba em uma vila misteriosa com ares de Europa da Era Vitoriana atrás de sua esposa Mia e sua filha Rosemary.

Chris Redfield, protagonista de títulos anteriores, retorna com um papel importante em Resident Evil Village. O novo jogo tem adversários tenebrosos e marcantes, a começar pela gigante Lady Dimitrescu, que chamou atenção desde os trailers. Resident Evil Village é um jogo de terror intenso, com foco nos personagens já conhecidos da franquia.

43. Little Nightmares II

Little Nightmares II é um jogo de terror que aterroriza o jogador aos poucos conforme a história avança (Foto: Divulgação/Tarsier Studios)

Little Nightmares II é um jogo de plataforma de 2.5 dimensões com quebra-cabeças em um cenário de terror. Em vez de focar em sustos, esse é um dos jogos para PC de terror que traz tensão e suspense através da ambientação sombria e das tentativas de fuga do pequeno Mono.

O segundo jogo da série mantém a jogabilidade focada em furtividade para esconder dos inimigos e atacar na hora certa com elementos do cenário. A atmosfera aterrorizante prende o jogador a cada momento, principalmente para quem jogou o anterior, visto a conexão das histórias.

44. Back 4 Blood

Back 4 Blood é um dos jogos para PC de terror cooperativo que você precisa confiar nos seus aliados para sobreviver (Foto: Divulgação/Turtle Rock Studios)

Back 4 Blood é um jogo de sobrevivência contra zumbis desenvolvido dos mesmos criadores de Left 4 Dead. Similarmente, Back 4 Blood tem uma jogabilidade multiplayer cooperativa.

Um time de quatro jogadores precisa cooperar para enfrentar as hordas de zumbis e cumprir missões, como chegar em uma zona segura para progredir na história. Cada jogador representa um dos personagens cheios de personalidade do jogo. O sistema de cartas ao começo da partida cria modificações que deixam cada rodada diferente. Back 4 Blood fica ainda mais divertido jogando com amigos e ainda tem o modo PvP contra outros jogadores.

45. The Medium

Em The Medium, você intercala entre duas realidades para desvendar os mistérios de um resort abandonado (Foto: Divulgação/Bloober Team)

The Medium é um jogo de terror psicológico em terceira pessoa. A protagonista da história é Marianne, uma médium capaz de entrar na realidade espiritual. Ela vai até um resort abandonado para decifrar os mistérios do local usando suas habilidades.

É um dos jogos para PC de terror que foca em enigmas, ao invés de sobrevivência e lutas. O jogador precisa transitar entre as duas realidades para solucionar os quebra-cabeças, uma mecânica interessante que ajuda a contar a história. Por ser um jogo recente e também pesado, verifique se o seu PC roda antes de comprar.

Melhores jogos para PC de simulação

Com os jogos para PC de simulação você pode ser o que quiser e experimentar novos ambientes e vivências que não costuma ter acesso.

46. Microsoft Flight Simulator

Microsoft Flight Simulator usa dados reais do planeta para simular os voos (Foto: Divulgação/Asobo Studio)

Microsoft Flight Simulator é o jogo de simulação de voo da própria Microsoft como um dos jogos para PC e Xbox. A edição de 2020 marca o retorno da franquia depois de 14 anos, com gráficos realistas e novas tecnologias. Para tornar a experiência o mais verossímil possível, o jogo usa informações da topografia da Terra e inteligência artificial para gerar os cenários.

As aeronaves e os aeroportos também são recriações dos modelos reais. Ao mesmo tempo, Microsoft Flight Simulator é fácil de jogar por ser um simulador para amadores.

47. The Long Dark

The Long Dark simula uma situação de sobrevivência individual no frio canadense (Foto: Divulgação/Hinterland Studio Inc.)

The Long Dark é um jogo que simula uma situação de sobrevivência. Em vez de dar muitos recursos e ajuda para o jogador sobreviver, The Long Dark tenta recriar mais fielmente a sensação de tentar sobreviver sozinho na selva canadense após uma tempestade de neve.

O jogo usa temperatura do corpo, fome, sede, fatiga e mais para determinar a sobrevivência do protagonista. Essas informações são mostradas em um display minimalista para aumentar a imersão na situação. A jogabilidade em primeira pessoa e o mundo aberto dão ênfase ao cenário simultaneamente belo e avassalador.

48. The Sims 4

Em The Sims 4, você controla a vida de cada personagem que cria do começo ao fim (Foto: Divulgação/Maxis)

The Sims 4 é quase sinônimo do própiro gênero e simulação. O jogo é, de forma simples, um simulador da vida real. O jogador pode criar e controlar um personagem do zero, do visual até a casa, da profissão às ações cotidianas. Você tem a liberdade para construir histórias, criar relacionamentos positivos e negativos entre os moradores da cidade e o que mais desejar.

The Sims 4 foi lançado em 2014 e já recebeu inúmeras DLCs com incrementos. Além disso, foi reportado que o The Sims 5 está em produção. Se quiser saber mais, veja as notícias sobre The Sims 5 até então!

49. Goat Simulator

Deixe a sua noção de realidade de lado e faça manobras irreais no Goat Simulator (Foto: Divulgação/Coffee Stain Studios)

E que tal uma simulação um pouco menos realista? Ou melhor, nada realista?Em Goat Simulator você é colocado no lugar de uma cabra. O jogo tem ambientação realista, mas as mecânicas estão longe de seguirem as leis da física. Se em outros jogos os bugs e deformações são problemas, em Goat Simulator eles são recursos.

É um jogo bem inusitado na qual o objetivo é fazer as maiores loucuras possíveis e impossíveis usando uma cabra. Quanto mais estrago e mais manobras fizer, melhor. Goat Simulator é um jogo que foi inicialmente feito para celulares, então pode ser classificado como um dos jogos para PC fraco.

50. Cities: Skylines

No jogo Cities: Skylines, você é um prefeito que precisa cuidar de cada detalhe da sua cidade para agradar a população (Foto: Divulgação/Colossal Order Ltd.)

Cities: Skylines é um simulador de cidade. Nesse jogo, você é um prefeito e tem a responsabilidade de gerenciar toda uma cidade. Mais do que apenas construir, você precisa acompanhar o funcionamento da cidade com um todo.

O simulador de tráfego mostra a quantidade de carros em cada rua e as ferramentas de administração permitem criar políticas públicas em cada distrito. Cities: Skylines é um dos jogos para PC de simulação de cidade mais completos que existem por conta da camada de detalhes e ferramentas disponíveis.

Melhores jogos para PC de luta

Nos jogos para PC de luta, fazer combinações de ataques é chave para reduzir a barra de vida do adversário.

51. Mortal Kombat 11

Não existe a palavra “misericórdia” no dicionário do Mortal Kombat 11 (Foto: Divulgação/NetherRealm Studios)

Mortal Kombat 11 é um jogo de luta brutal. Os golpes violentos de finalização, os fatalities, são uma marca da franquia e estão ainda mais feroz e detalhados. Para tornar os movimentos das lutas mais reais, foi usada a tecnologia de captura de movimento de atores.

Além disso, o jogo usa visual de 2.5D, com a maior parte do jogo em duas dimensões, mas com momentos em terceira dimensão, especialmente nos fatalities. O jogo base tem 25 personagens amados da franquia e ainda pode adicionar mais com as DLCs lançadas posteriormente.

52. Street Fighter V

Street Fighter V é um dos clássicos jogos para PC, consoles e arcades (Foto: Divulgação/Capcom)

Street Fighter V é outro dos jogos para PC de luta clássicos. Dos arcades aos computadores, Street Fighter V traz os personagens clássicos para gráficos mais modernos. O jogo base começou com 16 personagens jogáveis, mas o passe de batalha inclui novos personagens a cada ano.

Mostrando que a franquia também não parou no tempo, foram apresentados lutadores novos para a arena. Se você quer jogar o Street Fighter V completo, em dezembro de 2021 foi lançada uma versão do jogo chamada “Champion Edition – All Characters Pack”, que inclui todos os personagens disponibilizados até agora.

53. Injustice 2

Injustice 2 é o jogo de luta com os heróis e vilões do universo da DC Comics (Foto: Divulgação/NetherRealm Studios)

Em Injustice 2, os lutadores são conhecidos até por quem nunca jogou um videogame de luta. O jogo é baseado no universo da DC Comics, de heróis até os vilões. Super-homem, Batman, Mulher-Maravilha, Coringa, Arlequina e Senhor Destino são alguns dos mais de 30 personagens jogáveis. Além do modo multiplayer, o modo história une vários dos personagens em uma narrativa digna dos cinemas.

54. Tekken 7

Tekken 7 faz parte de uma das franquias de jogos para PC de luta mais populares e com motivo (Foto: Divulgação/Bandai Namco)

Tekken 7 é a renovação de mais uma franquia bem-sucedida de jogos para PC, arcade e afins, centrados nas lutas 1x1. A jogabilidade é similar das edições anteriores, mas com novos movimentos especiais e mecânicas para causar dano. Tekken 7 é, atualmente, um dos jogos com maior quantidade de lutadores, sendo 54 personagens jogáveis ao todo.

Além dos clássicos como Kazuya e  Heihachi, Tekken 7 trouxe personagens inusitados de outras franquias. Akuma do Street Fighter, Noctis do Final Fantasy XV e Negan do seriado The Walking Dead foram algumas das adições.