Antes universos totalmente diferentes um do outros, hoje os consoles e PCs costumam receber os mesmos jogos. Pelo menos quando falamos no mercado AAA, que são os games que recebem investimentos na casa dos milhões. Mas como são criados com os consoles em mente, o ideal é ter um controle de videogame para PC.

Não que seja impossível controlar bem no teclado e mouse, especialmente quando consideramos os mouses gamers dessa lista. Porém, alguns dos melhores jogos para PC são mais fáceis de jogar com um controle.

Felizmente, a maioria dos controles de videogame recentes também apresentam compatibilidade com games de PC. Mas vale lembrar que é sempre bom investigar se o seu jogo favorito tem suporte para controle de videogame. Títulos bem populares como os jogos competitivos League of Legends ou CS:GO, por exemplo, só podem ser jogados no teclado e mouse.

Dito isso, dê uma conferida abaixo na nossa seleção dos melhores controles de videogame para PC e já comece a preparar seus alertas de preço para pegá-los no melhor valor!

Muitos games desenvolvidos para controle de videogame hoje estão disponíveis para PC. O melhor de tudo: a maioria dos controles hoje já funciona também no computador! (Fonte: Shutterstock/Julia Zavalishina)

1. Dualshock 4 e réplicas

O controle original para aproveitar os jogos de PS4 também é um dos melhores controles de videogame para PC. Suas réplicas também cumprem esse papel, mas é importante verificar se essas réplicas contam com bom tempo de garantia.

Na dúvida, o Dualshock 4 original é o controle de videogame ideal para aproveitar seus jogos no PC. Você pode conectar o Dualshock 4 ao PC tanto por Bluetooth quanto por fio, usando o próprio cabo micro USB que acompanha o controle. Nas réplicas, é importante conferir o manual ou as instruções para fazer a conexão.

2. Controle Xbox Series

Uma das principais vantagem do controle do novo Xbox é que é possível conectá-lo ao PC por meio de qualquer cabo Micro USB que tenha disponível em casa. Além disso, ele também pode se conectar por meio de Bluetooth, o tornando um dos controles de videogame com melhor compatibilidade com o PC.

Para jogar sem fio, vale o aviso: o controle do Xbox Series funciona à pilha, então pode ser interessante jogá-lo cabeado ou investir em pilhas recarregáveis. Veja com a gente também quais são os melhores jogos de Xbox One e Xbox Series!

3. Controle Xbox One

O antecessor dos Xbox Series também é um dos melhores controles de videogame que existem. Dependendo do modelo, ele conta com conexão Bluetooth, ou pode ser conectado via cabo micro-USB. As primeiras versões do controle do Xbox One, no entanto, só fazem conexão sem fio caso compre um adaptador em separado.

Sendo assim, é importante pesquisar na descrição do controle de videogame se ele é compatível com Bluetooth, caso sua intenção seja o de usá-lo no seu PC sem fio. Em relação aos botões, ele é basicamente igual ao do Xbox Series, com exceção do botão de capturar imagem, que não existe aqui.

4. Nintendo Switch Pro Controller

Em nosso review do Joy-Con, notamos que é possível conectá-los por Bluetooth ao PC. Porém, não podemos colocá-lo entre os melhores controles de videogame para PC pois você não pode usar os dois Joy-Con em simultânea, como acontece no Nintendo Switch (que também fizemos review!).

Ou seja, a experiência de usar apenas um Joy-Con no PC não é indicada. Por outro lado, a coisa muda de figura quando falamos no Pro Controller do console. Com formato tradicional, ele é bastante elogiado pelos próprios usuários do videogame da Nintendo. Por contar com conexão Bluetooth, você também pode utilizá-lo em seus games favoritos para PC.

5. 8bitdo SF30 Pro

O 8bitdo SF30 Pro é um controle baseado no joystick do Super Nintendo (Foto: Divulgação)

Procure as melhores ofertas do 8bitdo SF30 Pro!

Uma empresa conhecida por criar controles baseados em consoles antigos, a 8bitdo é bastante elogiada por modernizar controles de videogame que eram muito queridos pelos fãs. O SF30 Pro, por exemplo, homenageia o Super Nintendo, mas mantém botões que são usados no Nintendo Switch.

Embora o controle seja indicado para o videogame da Nintendo, ele tem conexão Bluetooth, o que também o torna um excelente controle de videogame para PC e até mesmo para celulares com Android. Alimentado por baterias recarregáveis, ele também conta com função de vibração e um modo turbo, interessante para os famosos "jogos de navinha".

6. Controle Xbox One Elite Series 2

Esse controle é para quem quer poder e tem bolso pra investir. O Elite Series 2 para Xbox One é um controle de videogame que pode ser personalizado em quase todos os seus aspectos. Por exemplo, você pode ajustar a tensão necessária para se movimentar com os analógicos. Se você for muito bruto, pode diminuir a sensibilidade para conseguir se movimentar melhor.

A área de pegada dele tem revestimento em borracha, dificultando que o controle escorregue. Essa função foi tão popular entre os usuários que passou a fazer parte do já citado controle do Xbox Series X|S.

Seus gatilhos também são mais curtos, oferecendo mais velocidade em jogos de tiro, por exemplo. Você pode remapear os botões e criar até três perfis diferentes, de acordo com o tipo de jogo que você quer jogar no momento. O Elite Series 2 é capaz até mesmo de reconhecer comandos por voz. Você pode usá-lo no PC tanto de modo cabeado quanto por meio de conexão Bluetooth.

7. Controle DualSense PS5

O controle do PS5 também pode ser usado no PC, embora ele perca algumas das funções que existem no console, como o uso do sensor háptico. Ou seja, no computador ele funciona como se fosse um Dualshock 4 que já citamos aqui.

Ainda assim, se você tem um PS5 em casa e também jogue no PC, nada te impede de usá-lo nas duas situações. Se essa é a sua configuração, ter um segundo controle Dualsense fará bastante sentido, já que te permitirá aproveitar jogos com amigos independente da plataforma onde você comprou o jogo.

8. Logitech Gamepad F710

Fechando a lista de controles de videogames para PC, temos um criado especificamente para jogar no computador. O Logitech Gamepad F710 é uma opção mais econômica que boa parte dos controles oficiais mencionados até aqui.

Sem fio, ele vem com um adaptador USB que, encaixado o PC, permite a conexão wireless. Porém, a desvantagem dele é que sua alimentação é por pilha, o que pode significar um investimento adicional em pilhas recarregáveis.

9. Controle Xbox Series Enhanced Wired - Power A

Com produtos estilizados e valores acessíveis, a marca Power A se destaca na venda de acessórios para videogames. Seu controle Xbox Series Enhanced Wired se mostra uma ótima opção. Além da linha Xbox Series, esse produto também é um controle de videogame para PC e Xbox One.

O controle possibilita a utilização de headsets, desde que tenham conexão P2, e ainda possui um atalho para alterar o volume ou se mutar. Além disso, 2 botões extras na parte de trás, configuráveis para as teclas que você desejar. Não é necessário se preocupar com baterias, pois esse controle funciona totalmente com fio. E, com três metros de comprimento, esse cabo USB não prende o jogador de forma alguma.

10. Controle Nintendo Switch - Power A

Ainda na linha Power A, outro ótimo controle de videogame para PC é o Controle Nintendo Switch da Power A. O grande destaque dele é que a maioria de suas versões é completamente personalizada. Para os fãs da Nintendo, esse controle possui estilizações baseadas nos melhores jogos do Nintendo Switch.

Esse controle oficialmente licenciado pela Nintendo possui entrada de áudio de 3.5 mm e design ergonômico focado no conforto. Para o desagrado de alguns, ele não possui vibrações, o que pode tirar um pouco da emoção. O controle também só funciona conectado a um cabo e possui compatibilidade tanto para Switch, quanto para PC.

11. Controle Nintendo Switch GameCube Style - Power A

Assim como o produto acima, esse controle da Power A possui compatibilidade tanto para Nintendo Switch, quanto para PC. Também tem entrada de áudio P2 3.5mm e só funciona enquanto conectado ao cabo USB. Mas seu grande diferencial é seu design nostálgico. Retorne ao início do século XXI com esse controle de videogame baseado completamente no saudoso GameCube.

A Power A trouxe um redesign do controle do console sucessor do Nintendo 64, mas adaptado para o atual Nintendo Switch. Seus botões e analógicos foram revisados para maior conforto possível durante a jogatina. Além disso é indicado pela fabricante como a melhor forma de se jogar Super Smash Bros Ultimate.

Leia mais sobreGames