HyperOS: tudo sobre o novo processador da Xiaomi
Conheça todos os detalhes do novo sistema operacional da Xiaomi, o HyperOS

No final de 2023, a Xiaomi anunciou a chegada do seu novo sistema operacional, o HyperOS. Ele vai chegar aos dispositivos da marca no primeiro trimestre de 2023 e contará com muitas novidades, já que foi totalmente repaginado.
Seu maior destaque é a compatibilidade com os demais dispositivos Xiaomi e com outros produtos inteligentes. Para conhecer tudo sobre ele, como a data de lançamento e os seus destaques, continue com a gente e confira nossa análise do novo HyperOS.
- Se procura saber quais os melhores celulares do momento, podemos te ajudar;
- Conheça o poder do snapdragon 888 e como ele eleva a performance dos smartphones de última geração!
HyperOS: quando vai lançar?
O HyperOS será lançado pela Xiaomi no primeiro semestre de 2024 com a linha Xiaomi 14. Mas ao longo do ano, diversos outros modelos da fabricante receberão a atualização para o novo sistema operacional da Xiaomi.
- Entenda se as baterias dos celulares ainda viciam e o que fazer para prolongar a vida útil do seu dispositivo.
Quais aparelhos vão atualizar para o HyperOS?
Até o momento a Xiaomi anunciou que os seguintes modelos receberão a atualização para HyperOS:
- Xiaomi 13, 13 Pro e 13 Ultra
- Mi Mix Fold
- Xiaomi Mix 4
- Xiaomi 12S, 12S Pro e 12S Ultra
- Xiaomi 12, 12 Pro e 12 Pro Dimensity
- Xiaomi 12X
- Xiaomi 11, 11 Lite, 11 Pro e 11 Ultra
- Xiaomi 10, 10 Pro, 10 Ultra e 10S
- Xiaomi Civi 3
- Xiaomi Сivi 2
- Xiaomi Civi 1S
- Xiaomi Civi
- Redmi K60E
- Redmi K50, K50 Pro, K50 Gaming e K50 Ultra
- Redmi K40, K40 Pro, K40 Gaming e K40S
- Redmi Note 13, 13 Pro e 13 Pro Plus 5G
- Redmi Note 13R e 13R Pro
- Redmi Note 12, 12 Pro, 12 Pro Plus, 12 Pro Speed Edition e 12 Turbo
- Redmi Note 12T Pro
- Redmi Note 12R e 12R Pro
- Redmi 12 5G e 12C
- Redmi Note 11, 11 Pro e 11 Pro Plus
- Redmi Note 11T, 11T Pro e 11T Pro Plus
- Redmi Note 11R, 11E e 11E Pro
Além dos tablets:
- Xiaomi Pad 6
- Xiaomi Pad 5 Pro 12.4
- Xiaomi Pad 5 Pro SG
- Xiaomi Pad 5 Pro
- Xiaomi Pad 5
- Redmi Pad SE
- Redmi Pad
Qual o antigo sistema operacional da Xiaomi?
O antigo sistema operacional da Xiaomi é o MIUI, lançado em 2010. Ele fez sucesso durante muitos anos, sendo uma das interfaces de maior sucesso no mundo. Mas como a Xiaomi cresceu bastante e não é mais uma fabricante apenas de celulares, criou-se a necessidade de um sistema operacional que unisse todos estes dispositivos.
Quais serão as novidades do HyperOS?
O novo sistema operacional HyperOS não é uma atualização do MIUI, ele foi todo repaginado. Conheça agora todos os detalhes sobre a nova interface da Xiaomi.
- Quer entender a importância da RAM no seu smartphone? Descubra o que é memoria ram do celular e como ela afeta o desempenho do seu dispositivo!
HyperOS é compatível com outros dispositivos inteligentes
Primeiro destaque do novo HyperOS é a sua compatibilidade com dispositivos que usam a IoT (Internet das Coisas). Ao contrário da MIUI, que era focada apenas em celulares, o novo está voltado para todos os dispositivos da marca, inclusive o novo carro criado pela fabricante.
Para ilustrar isso, a Xiaomi diz que o HyperOS foi “projetado para o ecossistema inteligente ‘Humano x Carro x Casa’.”
- Saiba como descobrir ficha tecnica celular android e explore todas as características do seu smartphone para fazer uma escolha consciente.
HyperOS teve a segurança reforçada

Outro ponto muito importante do novo HyperOS é a sua segurança. Ela, de acordo com a Xiaomi, foi bastante reforçada, indo de ponta a ponta. Sua estrutura de privacidade possui proteção extensiva em nível de hardware e de software, sendo reforçada no aplicativo do sistema.
- Para você que ainda não se decidiu sobre qual comprar, entenda as diferenças entre os modelos da Xiaomi,
Reestruturação do sistema gráfico e melhoria no multitarefas

Seu sistema gráfico foi reestruturado, trazendo um novo pipeline de renderização, que suporta uma renderização complexa e poderosa. Com o HyperOS você conseguirá reproduzir imagens, como o nascer e o pôr do sol, com cores incrivelmente reais.
Outras melhorias foram a sua moldura flexível, que se adapta a diferentes janelas e layouts em vários idiomas. Teve grandes melhorias no multitarefas, graças ao seu novo controlador de janela, que deixa a mudança entre elas bem mais fácil.
Possui ainda, janelas de tela dividida, que podem, de forma independente, ser abertas e fechadas.
- Quer economizar na compra de um Xiaomi? Veja os melhores smartphones Xiaomi baratos para comprar!
Design e sistema de fontes

A nova interface HyperOS da Xiaomi, trouxe também muitas melhorias em design. A fabricante destaca que ela é confortável, fluida e diversificada.
Uma novidade é a nova tela de bloqueio artística, onde você pode criar imagens que unem o design clássico com tecnologias avançadas. Você vai poder facilmente transformar as suas fotos em capas de revistas.
Outro ponto destacado pela Xiaomi é o MiSans Global, o seu sistema de fontes que está disponível para usuários do mundo todo. São mais de 600 idiomas compatíveis, mais de 100.000 Glifos e mais de 20 sistemas de gravação.
- Seu celular está lento? Descubra como limpar cache do celular pode aumentar a velocidade e a eficiência do seu aparelho.
Firmware e sistema de arquivos extremamente leves
Um ponto que deve agradar a praticamente todos usuários, é que ele possui firmware muito leve. O MIUI 14 por exemplo, ocupava 12,53GB de espaço interno, já o novo HyperOS ocupa apenas 9,14GB, sobrando bem mais espaço para os seus apps e arquivos.
Também teve uma diminuição no tempo gasto e na ocupação do armazenamento durante as atualizações. Outro destaque é o seu sistema de arquivos, que é extremamente leve. Isto garante um desempenho contínuo e suave.
HyperOS teve desempenho maximizado
Além de ser mais leve, o HyperOS também teve o seu desempenho maximizado. Ele maximiza de forma eficiente recursos de hardware do celular, garantindo um melhor desempenho.
O sistema da Xiaomi faz uma avaliação de carga precisa e integrada das relações de linha para avaliação da carga da CPU mais eficiente, garantindo um desempenho superior.
O HyperOS possui uma grande e heterogênea compatibilidade, de acordo com os requisitos de hardware. Ele suporta mais de 20 sistemas de arquivos, além de ser compatível com mais de 200 plataformas de processador.
A Xiaomi ainda destaca que o HyperOS consegue uma otimização do armazenamento que deixa as perdas de desempenho próximas de zero em 50 meses.
- Descubra tudo sobre sistema operacional de celular e veja como escolher o ideal para o seu estilo de vida.
HyperOS: veja dicas de aparelhos
Como falamos antes, a Xiaomi listou alguns aparelhos que receberão a atualização para o HyperOS. Confira a seguir algumas ofertas desses celulares:
Xiaomi 13 Pro 5G
Redmi Note 12 Pro Plus 5G
Redmi Note 12 Pro 5G
Redmi Note 11
Ferramentas Buscapé
Depois de conhecer o HyperOS, o novo sistema operacional da Xiaomi, aqui vão as nossas melhores dicas. Se você quer um celular no melhor preço, instale a extensão para navegador do Buscapé. Com ela, você poderá ter acesso ao Cashback e ganhar uma graninha de volta ao comprar determinado produto.


