O sistema operacional é o programa (ou conjunto de programas) responsável por gerenciar os recursos de um dispositivo. Assim como os computadores precisam de um sistema operacional para funcionar, como Windows, Linux e macOS, os smartphones possuem softwares semelhantes, que administram todos os aplicativos e funções que o aparelho venha a oferecer.

Atualmente, os sistemas operacionais de celulares mais populares são o Android e o iOS. O primeiro é usado em uma grande variedade de smartphone de diversas marcas, enquanto o segundo é exclusivo dos telefones da Apple. Abaixo, você vai entender melhor como funciona o sistema operacional de celular e qual é o mais adequado para você. Veja também algumas opções de aparelhos que rodam cada uma dessas plataformas.

O que é sistema operacional de celular?

O sistema operacional é a plataforma de interação entre você e o celular, onde todos os seus aplicativos ficam armazenados e vão rodar. Ele também funciona como uma ponte entre o usuário e o hardware do smartphone, enviando os comandos para o processador. Ou seja, além de gerenciar os recursos, ele é a interface visual que promove essa interação.

O conceito de sistema operacional veio dos computadores, mas atualmente esse programa gerenciador já está presente em diversos dispositivos, como smartphones, smart TVs e outros eletrônicos inteligentes.

Android e iOS são os sistemas operacionais de celulares mais populares atualmente (Foto: Shutterstock)

Se você teve um celular no início dos anos 2000, deve lembrar que os aparelhos eram bem mais simples do que os modelos atuais. Isso porque, naquela época, os celulares não tinham sistemas operacionais.

Esses aparelhos só se tornaram smartphones ("celulares inteligentes", em inglês) quando ganharam seus sistemas operacionais, combinando funções já conhecidas em computadores com recursos voltados para uso portátil, como GPS, Wi-Fi e Bluetooth. Além disso, obviamente, também houve um aprimoramento na parte tecnológica, com processadores mais rápidos, maior quantidade de memória, entre outros.

Nos celulares tradicionais, sempre que você fosse acessar um aplicativo ou recurso, precisaria fechá-lo para abrir outro. Nos smartphones isso não acontece, porque a presença de um sistema operacional deixa que você utilize diversos apps ao mesmo tempo, como em um computador. O sistema operacional oferece a função multitarefa e ainda permite baixar aplicativos úteis ou divertidos, de acordo com sua necessidade.

Como já falamos, os principais sistemas operacionais móveis atuais são o Android e o iOS. Eles estão presentes não só em smartphones, mas também em tablets. A seguir, você vai conhecer mais detalhes das duas plataformas e ver aparelhos que rodam cada uma delas.

Sistema operacional Android

O sistema operacional Android foi desenvolvido pelo Google e lançado em setembro de 2008. A plataforma costuma ser atualizada anualmente, com novos recursos, interface e ferramentas de segurança. Sua versão mais recente, anunciada em 2021, é o Android 12, mas ele ainda não foi liberado para todos os usuários.

Por ser uma plataforma de código aberto, ele é adotado por diversas fabricantes em seus smartphones, como Samsung, Motorola e Xiaomi, entre outras. Além disso, também é usado pelo próprio Google em seus smartphones da linha Pixel, que não são vendidos por aqui. Por isso, é o sistema operacional de celular mais utilizado no mundo.

Sistema operacional Android está presente em aparelhos de diversas marcas (Foto: Shutterstock)

Uma característica interessante do Android é que as fabricantes costumam personalizar o sistema para oferecer recursos adicionais. A Samsung, por exemplo, utiliza uma interface chamada One UI, enquanto a Xiaomi usa o MIUI. Já a Motorola faz poucas modificações e entrega o chamado "Android puro", uma versão mais próxima do sistema criado pelo Google. Isso também acaba impactando nas atualizações do sistema. Por isso, os modelos não recebem a versão mais recente ao mesmo tempo.

Os celulares Android costumam vir com diversos aplicativos do Google pré-instalados. Alguns exemplos são YouTube, Gmail, Google Drive, Google Assistente e teclado Gboard, entre outros.

No entanto, o sistema operacional Android também oferece uma loja de aplicativos chamada Google Play Store. Nela, você encontra os principais apps e jogos da atualidade, sejam gratuitos ou pagos. Além disso, nesses aparelhos, há ainda a possibilidade de baixar arquivos fora da loja oficial, os APKs, embora essa prática ofereça perigo para a segurança do smartphone. Entenda o que é APK e quais são os riscos.

Por ser um sistema operacional de código aberto, o Android acaba mais suscetível a vírus e malwares. De qualquer forma, o Google e as fabricantes de smartphones vêm trabalhando muito nessa questão de segurança. Por isso, se você baixar aplicativos apenas na loja oficial e evitar clicar em links desconhecidos, não deve ter problemas com a plataforma.

Além da versão para smartphones, o sistema operacional Android também pode ser encontrado em diversos outros dispositivos, com tablets, smart TVs (Android TV), smartwatches (Wear OS) e até carros (Android Auto). Em cada um, ele apresenta uma interface específica.

Celulares com sistema operacional Android

A seguir, selecionamos alguns modelos de smartphones com sistema operacional Android para comprar em 2021. Se quiser conhecer outras opções, vale conferir as listas de melhores celulares Android 2021 e de smartphones baratos com Android.

Sistema operacional iOS

O iOS é o sistema operacional dos celulares Apple. A plataforma foi anunciada em 2007 e estava presente no primeiro iPhone, com o nome de iPhone OS. Por ser um sistema de código fechado, incialmente, não permitia a instalação de aplicativos de terceiros.

No entanto, conforme foi evoluindo, o iOS ganhou a App Store, uma loja de aplicativos por onde os usuários podem baixar diversos programas para incrementar os recursos do celular. Em relação ao Android, as principais diferenças desse sistema operacional de celular são a interface e os aplicativos instalados, visto que a Apple prioriza seus próprios serviços, como a Siri e o Safari.

Aliás, o iOS sempre foi um ponto de destaque dos celulares da Apple. A empresa produz tanto o hardware (componentes físicos do aparelho) como o software (sistema operacional). Por isso, consegue uma ótima integração entre essas duas partes do smartphone, garantindo um bom desempenho nos telefones. A fabricante também trabalha muito na parte de segurança, garantindo a privacidade dos seus usuários.

iOS é o sistema operacional da Apple, presente nos iPhones (Foto: Shutterstock)

Outro ponto positivo são as atualizações. Ao contrário dos aparelhos Android, os updates do sistema operacional iOS dependem exclusivamente da Apple. Por isso, empresa costuma manter seus smartphones atualizados por vários anos. Atualmente, o iOS está na versão 14, mas o iOS 15 já foi anunciado e deve chegar em breve com diversas novidades.

Além dos iPhones, o iOS também já esteve presente nos tablets da Apple, os iPads. No entanto, desde 2019, a fabricante adaptou o iOS para o dispositivo com tela maior. A partir daí, os tablets da marca passaram a rodar o sistema iPadOS, que trouxe novos recursos para os iPads.

Celulares com sistema operacional iOS

A seguir, selecionamos alguns iPhones, smartphones da Apple com sistema operacional iOS para comprar em 2021. Se você quiser conhecer outros modelos, vale conferir a lista de iPhone barato para comprar em 2021.

Outros sistemas operacionais de celulares

O Android e o iOS são os principais sistemas de celulares da atualidade, mas não são os únicos. A Huawei, por exemplo, desenvolveu uma plataforma própria, o HarmonyOs, após se envolver em uma polêmica com o ex-presidente americano Donald Trump. A empresa foi proibida de usar os serviços do Google em seus aparelhos, incluindo o Android, e criou um sistema próprio como alternativa.

Na década passada, quando os smartphones se popularizaram, era comum encontrar outros sistemas operacionais de celulares. É o caso do Windows Phone, desenvolvido pela Microsoft e muito usado nos smartphones da Nokia, e do BlackBerry OS, utilizado nos celulares da marca BlackBerry. No entanto, eles foram descontinuados e não aparecem mais nos aparelhos atuais.

Windows Phone foi um sistema operacional da Microsoft (Foto: Shutterstock)

Agora que você já entendeu o que é um sistema operacional, aproveite para conferir o artigo "O que é melhor: iPhone ou Android?". Ele vai te mostrar as vantagens e desvantagens de cada celular e te ajudar a escolher o modelo mais adequado para as suas necessidades.

A gente também recomenda dar uma olhada na lista de melhores celulares 2021, que tem opções de aparelhos de várias marcas, com os dois sistemas operacionais.