Em busca de um celular da China? Já faz algum tempo que as marcas de celulares chineses chamam a atenção no mundo dos smartphones. Marcas como a Huawei, Xiaomi, OnePlus, Realme, entre outras, já são as “queridinhas” de muitos consumidores do Ocidente.

Preparamos uma lista com as melhores opções de celular da China para comprar em 2022. Você vai encontrar alternativas de marcas chinesas de celular como Xiaomi e Realme. Mas, primeiramente, como chegamos à lista? A propósito, nós sempre atualizamos o artigo quando novas opções (melhores) surgem.

Como chegamos à lista de melhor celular da China?

Selecionamos celulares chineses de diferentes categorias, desde o básico até alguns dos melhores modelos do mundo. Portanto, você verá alternativas de diversos preços para agradar aos diferentes tipos de usuários e necessidades. A propósito, entre as marcas de celulares chineses aqui estão Xiaomi e Realme.

Demos preferência para aparelhos que são vendidos no Brasil, mas também colocamos algumas opções que ainda não chegaram no país. Leia nosso artigo completo abaixo para descobrir o melhor celular da China para você.

O Xiaomi Mi 11 é um dos melhores celulares chineses da atualidade (Foto: ShutterStock)

Poco M3

O Poco M3 é um ótimo celular da China para quem busca bom custo-benefício. Ele usa o processador Snapdragon 662, um chip indicado para uso no dia a dia e que mostra bom desempenho em apps leves ou até mesmo jogos menos exigentes, como o Free Fire.

Este celular chinês tem 4 GB de memória RAM e pode ser encontrado em duas versões: 64 GB ou 128 GB de armazenamento interno. Outro ponto positivo é a sua bateria, que impressiona pelos 6.000 mAh de capacidade e autonomia para até dois dias de uso.

O Poco M3 possui três câmeras traseiras: 48 MP (principal) e duas de 2 MP cada (sensor de profundidade e macro). Graças a tecnologia quad-pixel, ele consegue captar mais luz e deixar as fotos com um bom nível de detalhes, mas não deve se sair tão bem durante a noite, em baixa iluminação.

A Xiaomi é uma das marcas chinesas de celular mais conhecidas do mundo, e a Poco é uma de suas subsidiárias, que traz aparelhos principalmente com foco em quem curte jogar.

Principais características do Poco M3:

  • Bateria de 6.000 mAh tem uma ótima autonomia
  • Snapdragon 662 mostra bom desempenho no uso do dia a dia
  • Possui tela Full HD para imagens em alta resolução
  • É vendido em variantes com 64 GB e 128 GB de armazenamento interno
  • Câmera principal tem 48 MP

Redmi Note 10

Como dissemos anteriormente, a Xiaomi é uma marcas chinesas de celular mais conhecidas mundialmente e, certamente, a linha Redmi é uma de suas mais famosas e queridinhas dos usuários. E, com o Redmi Note 10, não poderia ser diferente.

Esse celular da China tem design fino e elegante, com acabamento feito em plástico com traseira em 3D curva. Sua tela é uma Super AMOLED, de 6,43 polegadas, com 60 Hz de taxa de atualização, resolução Full HD+ e proporção 20:9, o que gera maior conforto. Ela conta ainda com ajuste de brilho automático, graças ao sensor 360° e modo leitura 3.0, que imita as páginas de um livro, diminuindo o índice de luz azul e protegendo os olhos.

O celular chinês Redmi Note 10 conta com processador Qualcomm Snapdragom 678 com velocidade de até 2.2Ghz, que junto aos seus 4 GB de memória RAM, promete um desempenho de alto nível até em alguns jogos. Em relação à memória interna, ele tem uma versão com 64 GB e outra com 128 GB. Já a sua bateria de 5.000 mAh, com autonomia de mais de um dia longe das tomadas, tem suporte a carregamento rápido de 33W.

O seu conjunto de câmeras tem como destaque o seu sensor principal ultra nítido de 48 MP, que consegue fotos com cores e texturas incríveis. Ele ainda faz filmagens em 4K a 30fps. Já a câmera de selfies, de 13 MP de resolução, conta com modo retrato e filme em Full HD a 30 fps.

Características do Redmi Note 10:

  • Câmera filma em 4K, tem TimeLapse PRO e modo noturno
  • Bateria com mais de um dia de autonomia e carregamento rápido
  • Sensor 360° e Modo Leitura 3.0

Redmi Note 10s

Outra opção de celular chinês com bom custo-benefício é o  Redmi Note 10s. O aparelho tem uma ficha técnica balanceada e, graças ao processador Helio G985, consegue rodar vários apps e jogos com bom desempenho. Ele pode ser encontrado em modelos com 6 GB ou 8 GB de RAM, cujo armazenamento interno varia entre 64 GB e 128 GB.

Esse da China possui uma tela de 6,43 polegadas com tecnologia AMOLED, que deixa as cores mais vívidas. A resolução é Full HD, e a tela ainda possui proteção contra arranhões. A bateria não decepciona, pois são 5.000 mAh de capacidade e duração estimada de pelo menos um dia em uso moderado.

O Redmi Note 10s tem um ótimo conjunto de câmeras, com quatro sensores. O principal tem 64 MP, e além de fazer excelentes fotos, grava vídeo em 4K! As câmeras auxiliares são de 8 MP (ultra-wide), 2 MP (macro) e 2 MP (sensor de profundidade).

Principais características do Redmi Note 10s

  • Possui tela com tecnologia AMOLED com ótima qualidade de imagem
  • Processador Helio G85 roda boa parte dos apps e jogos do momento
  • É vendido em diferentes versões de RAM e armazenamento interno
  • Conjunto quádruplo de câmeras tira boas fotos e filma em 4K
  • Tem bateria com boa autonomia e carregamento turbo

Poco X3 Pro

Um dos celulares mais potentes da linha Poco, o X3 Pro tem design interessante, com acabamento em plástico e com listras na parte traseira, uma mais grossa e lisa ao centro, e outras foscas nas laterais. Conta ainda com bom aproveitamento da sua tela IPS LCD de 6,67 polegadas e resolução Full HD. O display tem proporção 20:9, que o deixa mais ergonômico, e taxa de atualização de 120 Hz, que deixa as transições mais fluidas.

O processador deste celular da China é o Snapdragon 860, que junto a memória RAM, que pode ser de 6 GB ou 8 GB, e o armazenamento interno de 128 GB ou 256 GB, são suficientes para rodar bem qualquer app. Ele conta, inclusive, com tecnologia de resfriamento aprimorado, para deixar a temperatura estável até mesmo com uso pesado. Sua bateria de 5.160 mAh tem autonomia de até 11 horas para jogos e 110 horas para músicas.

O conjunto de câmeras deste celular chinês tem quatro sensores, com destaque para o principal de 48 MP. O Poxo X3 Pro tem ainda inteligência artificial para aprimorar fotos e se destaca bastante na gravação de vídeos, fazendo filmagens em 4K, com recurso dual vídeo, que usa as câmeras traseiras e a frontal ao mesmo tempo. Falando na câmera de selfies, ela tem 20 MP de resolução e consegue boas imagens mesmo com pouca iluminação.

Características do Poco X3 Pro:

  • Carrega 100% da bateria em menos de uma hora
  • Faz gravações em 4K com modo dual vídeo
  • Alta taxa de atualização para imagens fluidas

Xiaomi Mi 11 Lite

Modelo mais "humilde" de sua linha, o Xiaomi Mi 11 Lite traz algumas das características de top de linha, como o seu design premium, com acabamento em vidro na traseira. Sua tela é uma AMOLED, com resolução Full HD+, HDR10 e 90 Hz de taxa de atualização. Com isso, e mais o seu sistema de cores que conta com mais de 1 bilhão de tonalidades, ele entrega imagens em alta definição.

O celular chinês tem ainda processador Snapdragon 732G, otimizado para games, que alcança até 2,3 GHz. Já a sua versão com 5G usa o Snapdragon 780G, que alcança 2,4 GHz. Os dois vão conseguir rodar quase todos os apps. Ele conta com versões com diferentes quantidades de RAM e memória interna. Em relação a bateria, ele traz 4.250 mAh e carregamento rápido de 33W.

Seu conjunto de câmeras tem três sensores, com destaque para o principal de 64 MP, que entrega imagens ricas em detalhes. Entre os recursos, destaca-se o modo noturno aprimorado. Ele faz filmagens em 4K e em TimeLapse. Já a sua câmera de selfies tem 16 MP na versão convencional e 20 MP na versão 5G, com efeito desfoque e modo embelezamento.

Características do Xiaomi Mi 11 Lite:

  • Design premium com acabamento em vidro
  • Tela com alta resolução e grande fidelidade de cores
  • Conta com versão em 5G
  • Câmera filma em 4K e TimeLapse

Poco F3 5G

Lançado em 2021, esse é um dos celulares chineses mais potentes dessa lista. Ele possui o processador Snapdragon 870 que, além de rodar qualquer jogo ou app, ainda conta com suporte ao 5G. É possível encontrar o Poco F3 em modelos de 128 GB e 256 GB de armazenamento interno.

Apesar de não ser o foco, esse celular da China dá um show em câmeras, com três sensores: 48 MP (principal), 8 MP (ultra-wide) e 5 MP (macro). O conjunto de câmeras se destaca pela versatilidade e qualidade na hora de tirar fotos, mas se você gosta de filmar momentos, o celular faz gravações em 4K!

Sua tela também não decepciona, com 6,6 polegadas e resolução Full HD. Graças à tecnologia AMOLED, as cores são mais vívidas, e com os 120 Hz de taxa de atualização, a experiência de uso fica ainda mais fluida. O celular chinês da Xiaomi ainda tem bateria com boa duração, modo para jogos e suporte ao carregamento turbo de 33W!

Principais características do Poco F3

  • Possui tela AMOLED com 120 Hz de taxa de atualização
  • Snapdragon 870 é um dos mais potentes do mercado
  • Oferece suporte às redes 5G
  • Faz filmagens em 4K e ótimas fotos
  • Tem carregamento turbo
  • Possui modo otimizado para jogos

Realme 7 Pro

Outro modelo da Realme aqui no Brasil é o Realme 7 Pro, que está fazendo sucesso. Esse celular da China traz uma tela de 6,4 polegadas, com resolução Full HD e tecnologia Super AMOLED. Sua bateria tem 4.500 mAh e suporte ao carregador Super Dart, que tem incríveis 65W.

Seu processador é o Snapdragon 720G, um modelo com otimizações para entregar bom desempenho em jogos pesados. Esse aparelho tem ainda 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno, com espaço para cartão de memória.

O conjunto de câmeras traseiras também foi mantido: são 64 MP para a principal; a secundária tem 8 MP e lente ultra-wide; a terceira tem 2 MP e lente macro; a quarta tem 2 MP e é usada como sensor de profundidade. A câmera de selfies recebeu um upgrade e agora tem 32 MP.

Principais características do Realme 7 Pro:

  • Carregamento ultra rápido de 65W
  • Tela com tecnologia Super AMOLED
  • Processador otimizado para jogos
  • Câmera de selfies de 32MP

Realme 8 Pro

O Realme 8 Pro tem design elegante, com construção toda em plástico. Na parte traseira ele traz uma pintura lisa com detalhes reflexivos e um módulo quadrado para alocar as câmeras. Sua tela de 6,4 polegadas conta com resolução Full HD e tecnologia Super AMOLED. Sua bateria de 4.500 mAh tem carregamento turbo de 50W, o que garante carga total em menos de 50 minutos.

O celular chinês da Realme tem o processador Snapdragon 720G otimizado para jogos, bastante usado em celulares intermediários. Ele conta ainda com 8 GB de memória RAM, e 128 GB de armazenamento interno, conseguindo rodar jogos e apps sem problema.

O seu conjunto de câmeras tem quatro sensores, com destaque para o principal de 108 MP. Esse celular da China consegue ótimas imagens em qualquer condição de luz, graças ao modo noturno. Ele é ainda capaz de filmar em 4K. Já a sua câmera frontal tem 16 MP com HDR integrado e faz vídeos em Full HD.

Características do Realme 8 Pro:

  • Carregamento de 50W consegue 100% de carga em menos de 50 minutos
  • Memória RAM suficiente para rodas qualquer app
  • Câmera principal de 108 MP

Realme GT Master Edition

A Realme é uma das marcas chineses de celular que está surpreendendo no Brasil, e um dos seus modelos mais potentes é o Realme Master GT Edition. Aqui, temos o chip Snapdragon 775G, um modelo intermediário com potência o suficiente para rodar praticamente qualquer jogo ou app do momento. Ao todo são 8 GB de RAM e 256 GB de armazenamento interno.

Um dos principais destaques deste celular da China é o seu carregamento turbo de 65W, capaz de carregar sua bateria completamente em apenas 33 minutos! Além disso, é válido destacar que o smartphone tem uma tela com tecnologia AMOLED, 120 Hz de taxa de atualização e resolução Full HD, recursos que proporcionam imagens em alta definição, fluidas e com ótimas cores.

Para completar o conjunto deste celular chinês, temos as três câmeras traseiras, sendo a principal de 64 MP. Além de ótimas fotos, ela faz gravações de vídeo em 4K, ideal para quem trabalha com criação de conteúdo ou mesmo gosta de registrar vários momentos.

Características do Realme GT Master Edition:

  • Tela com tecnologia AMOLED e 120 Hz tem imagem em alta definição, com cores vívidas e bastante fluidez
  • Processador Snapdragon 775G roda qualquer app ou jogo da Play Store
  • 8 GB de RAM evita travamentos mesmo em apps pesados
  • Câmera de 64 MP filma em 4K
  • Possui carregamento turbo de 65W
  • Tem 5G

Xiaomi Mi 11

O Xiaomi Mi 11 é um dos melhores celulares chineses e tem design robusto, acabamento em vidro na traseira, com proteção Gorilla Glass 5, e display com proteção máxima Gorilla Glass Victus. A tela é uma AMOLED de Cinema WQHD+ de 6,81” que, de acordo com a fabricante, garante 64x mais cores que outros modelos. Outro destaque é a sua taxa de atualização de até 120 Hz, com tecnologia que adapta esta taxa de forma automática.

Este celular chinês conta ainda com o melhor processador da Qualcomm, o Snapdragon 888, que junto aos 8 GB de memória RAM, fazem com que ele rode, na máxima qualidade gráfica, qualquer jogo ou aplicativo. Seu conjunto de câmeras é fantástico, com destaque para o sensor principal de 108 MP, com estabilização para fotos e vídeos. Já a sua bateria tem 4.600 mAh de capacidade, o que garante um dia longe das tomadas, e suporte a carregamento rápido de 55W, incluso na caixa.

Características do Xiaomi Redmi 11:

  • Suporte a rede 5G
  • Desempenho incrível em qualquer app ou jogo
  • Tela com 64 vezes mais cores que outros modelos
  • Carregamento ultrarrápido de 55W e suporte a carregamento sem fio

Apesar de não serem citados aqui, ainda temos alguns celulares Huawei à venda no Brasil, e dependendo do preço que você encontrá-los, podem ser uma boa escolha de celular da China.

Não encontrou o celular ideal para os seus gostos? Então dê uma olhada na nossa seleção de celulares com boas câmeras para fotos, bem como os smartphones com melhores baterias de 2022.  Veja também quais são os melhores celulares de 2022 e a nossa indicação de celulares custo-benefício para comprar no Brasil.