A smart TV LG UN7310 de 50 polegadas está sempre entre os modelos mais vendidos no nosso site, além de ser uma TV queridinha dos consumidores. Mas será que essa TV 4K de entrada da LG realmente vale a pena? Para responder a essa pergunta, decidimos testar a televisão conhecida pelo bom custo-benefício e pelos recursos interessantes, como as assistentes virtuais e o controle remoto Smart Magic.

Eu testei a LG UN7310 de 50 polegadas com base em cinco critérios: design e acabamento, qualidade de imagem, desempenho, áudio e conectividade, além de avaliar seu custo-benefício, é claro. Confira o review completo a seguir e descubra se esse aparelho é a TV certa para você!

Clique aqui para entender, em detalhes, nossos critérios de avaliação.

Confira o review completo sobre a TV 4K LG UN7310 (Foto: Mosaico)

Prós e contras da LG UN7310

  • Prós: A LG UN7310 é uma smart TV com resolução 4K e bom custo-benefício que conta com duas assistentes virtuais, Alexa e Google Assistente, que permitem dar comandos de voz ao aparelho. Graças ao sistema webOS, ela é compatível com os principais apps e ainda conta com o controle remoto Smart Magic.
  • Contras: Por ser um modelo de 2020, o design da LG UN7310 não é tão fino quanto os modelos de 2021.

Encontre no Buscapé as melhores ofertas para a LG UN7310

Ficha técnica da LG UN7310

Design e acabamento

As bordas da UN7310 são finas, mas ainda são aparentes (Foto: Mosaico)

A LG UN7310 é uma TV 4K de entrada com um design elegante. Embora não seja tão fina ou tenha bordas infinitas como os modelos premium, essa smart TV LG tem bordas bem finas e design minimalista, o que garante um visual sofisticado. Embora alguns lançamentos de 2021 sejam mais finos, a UN7310 foi lançada em 2020. Por isso, seus 8,6 cm de espessura não chegam a ser um problema - afinal, ela é bem mais slim que outras televisões lançadas no mesmo ano. Mas talvez essa não seja a melhor opção para quem busca um aparelho super fino.

Particularmente, essa é a TV que eu tenho na sala de casa e acho que o design dela, além de ser muito funcional, fica bem discreto no ambiente. Por isso, a UN7310 ganha pontos positivos nesse quesito. Além disso, os pés em V invertido são discretos e garantem bastante suporte para o aparelho.

Outro ponto positivo que eu preciso destacar é o controle remoto Smart Magic, que acompanha o produto. Além de ser muito anatômico, o controle tem botões de atalho para Netflix e Prime Video, botão dedicado para dar comandos de voz à TV e funciona com Função Mouse. Ele é tão prático que foi um dos meus fatores de escolha na hora de decidir comprar esse modelo.

Se quiser saber mais sobre as TVs da marca, a gente conta tudo sobre as linhas e principais modelos de TV LG.

Imagem

Essa é uma TV 4K de entrada, então é esperado que a LG UN7310 tenha imagem de qualidade e com bom níveis de detalhes, mas sem recursos de imagem muito avançados. Nesse ponto, o aparelho surpreende positivamente. Em primeiro lugar, ela tem Processador Quad Core 4K que, além de fazer Upscaling, otimizando a resolução de conteúdos gravados abaixo do 4K, conta com redução de ruído e Dynamic Color, que garante cores vivas e reais na tela.

Como a maior parte dos conteúdos hoje em dia já são gravados em 4K, é difícil dizer o quanto o Upscaling realmente funciona. Mas, de fato, as cores exibidas são bem vibrantes, se comparadas a outras TVs de entrada. A UN7310 também é compatível com os principais formatos de HDR - como o HDR 10 Pro e HLG Pro -, o que proporciona imagens com excelentes níveis de contraste e brilho. De fato, quando comprei essa televisão, percebi imediatamente a superioridade da imagem dela em relação ao modelo anterior, que não era 4K e nem tinha tantas tecnologias disponíveis.

A frequência dessa TV é de 60 Hz, o que é comum em modelos de entrada e suficiente para um uso comum do aparelho, como para assistir a filmes e séries. Mas, se você costuma jogar videogame, os recursos disponíveis no UN7310 podem ajudar a deixar a experiência mais fluida. Mas falaremos sobre isso mais à frente.

Desempenho

O controle remoto Smart Magic acompanha a TV LG UN7310 (Foto: Mosaico)

Em relação ao desempenho, a LG UN7310 vai muito bem. O seu sistema operacional é o WebOS 5.0, que é fluido e muito fácil de usar. Inclusive, esse sistema é apontado pelos usuários como um dos melhores do mercado, sendo avaliado como bem simples de usar. Além disso, ele é compatível com os aplicativos mais populares, como Netflix, Prime Video, Disney Plus, HBO Max, Globoplay, Youtube, entre outros.

Essa smart TV LG também é compatível com Alexa e Google Assistente, permitindo dar comandos de voz para o aparelho usando sua assistente virtual favorita. Eu, particularmente, gosto muito dessa possibilidade e costumo dar comandos de voz a ela tanto pelo controle remoto, quanto usando minha Echo Dot. Isso também permite controlar outros dispositivos inteligentes conectados à mesma assistente virtual. Legal, né? E, se você usa dispositivos Apple, a UN7310 é compatível com HomeKit e AirPlay2.

A gente explica como baixar apps na sua TV LG.

Áudio

A UN7310 tem 20W de potência de som, o esperado para modelos de entrada. São dois alto-falantes de 10W cada, o que é suficiente para ambientes de tamanho médio, como quartos de casal ou salas pequenas. Aqui em casa, ela é usada na sala de estar de um apartamento de 50m² e a potência de som é suficiente - e é importante destacar que a minha rua é bastante barulhenta.

Quanto à qualidade de som, a LG UN7310 tem áudio Ultra Surround, que proporciona uma experiência mais imersiva e envolvente. Mas, se você busca aquele som de cinema, a tecnologia Bluetooth Surround Ready permite conectar duas caixas de som Bluetooth à TV para aproveitar ainda mais o som Surround.

Conectividade

A TV UN7310 apresenta boa conectividade para um aparelho de entrada (Foto: Mosaico)

Essa smart TV LG tem 3 entradas HDMI, 2 portas USB e saída Óptica. Isso permite conectar uma grande variedade de dispositivos externos simultaneamente, como videogames, TV boxes e aparelhos de TV a cabo. Para um aparelho de entrada, considero essa quantidade bastante satisfatória e, em um ano usando essa TV, nunca precisei de entradas extras.

A LG UN7310 também tem conexão Bluetooth, que permite ligá-la a dispositivos sem fio, como soundbars e caixas de som, e Wi-Fi. A conexão Wi-Fi é bem estável e, em todo esse tempo de uso, nunca foi necessário conectá-la novamente.

Recursos extras

Considerando que essa é uma smart TV 4K de entrada, a UN7310 tem uma boa variedade de recursos extras, inclusive para gamers. Em primeiro lugar, o Filmmaker Mode (ou Modo Filme) é ideal para os apaixonados por cinema e permite assistir aos conteúdos no formato em que foram gravados, além de desligar a suavização de movimento, para que a imagem não perca nenhum detalhe.

Além disso, o Sports Alert exibe, na tela, informações de jogos do seu time do coração antes, durante e depois da partida. Esse recurso é ideal para quem quer ficar por dentro dos principais resultados mesmo quando está assistindo a outros programas. Mas, se o que você quer mesmo é saber dos recursos gamers, a LG UN7310 não deixa a desejar. Ela tem Baixo Input Lag, que garante que não haja nenhum atraso entre os seus comandos e a resposta da TV.

Não deixe de conferir essas 5 funções de smart TVs que talvez você ainda não conheça.

Custo-benefício

Custando a partir de R$ 2.800 na versão de 50 polegadas, a LG UN7310 tem um bom custo-benefício, já que traz recursos bem interessantes para uma TV 4K de entrada. Mesmo sendo um modelo de 2020, ela ainda vale bastante a pena e promete ser uma boa opção ainda por alguns anos. Mas é importante ficar de olho na hora da compra: os modelos mais atuais podem ter promoções mais interessantes e, por isso, ficarem mais baratas que a UN7310.

Por isso, se esse modelo está mais em conta que opções mais atuais, como a LG UP7550 ou UP7750, pode apostar na UN7310 sem medo. Mas, se o preço dela for mais alto, vale a pena comprar uma das versões mais recentes.

Para conhecer mais opções, vem ver essas 5 TVs 4K com bom custo-benefício que eu testei e recomendo!

Produtos similares

Ainda não se convenceu de que essa é a smart TV certa para você? Separamos dois modelos que podem te agradar. Em primeiro lugar, a Samsung TU8000, outro modelo de 2020 que fez muito sucesso por aqui e é a principal concorrente da UN7310. Se quiser saber mais sobre ela, confira nosso review completo da TU8000.

Agora, se o que você procura é uma TV 4K mais atual, a LG UP7750 pode ser a escolha certa. Essa smart TV é a sucessora da UN7310 e traz algumas melhorias, como design mais fino com bordas infinitas e novos recursos gamers. Ela também tem a nova versão do controle remoto Smart Magic e sistema WebOS 6.0.

Aproveite para conferir nosso comparativo entre a LG UN7310 e a TU8000.

Conclusão

Mesmo sendo um lançamento de 2020, a LG UN7310 ainda merece nota 9. Isso porque seus recursos permanecem bem atuais e a imagem traz ótima qualidade, com riqueza de detalhes e bons níveis de contraste e brilho. Para quem busca uma TV 4K de entrada, a UN7310 segue sendo uma ótima opção e conta com bom custo-benefício.

Se o que você procura é uma TV mais atual, confira nossa lista com as melhores TVs LG em 2021.

Leia mais sobreTV