Se você é um atleta de corrida ou entusiasta do esporte, já deve ter ouvido falar sobre o tênis com placa de carbono. Como o nome já indica, esse tipo de calçado conta com um atributo extra que garante mais resistência e conforto durante as pisadas. E não para por aí: o tênis com placa de carbono ainda é conhecido por usar o próprio peso do usuário como vantagem nas corridas.

Não é de se estranhar que todos esses benefícios façam com que esse tipo de calçado apresente um alto custo, né? Mas, para garantir um bom investimento, o nosso time conversou com a influenciadora de corrida Rafa Arlotta (@rafaarlotta) e reuniu tudo sobre o assunto. Além da função desse modelo, ainda é possível conferir dicas das melhores opções da categoria. Desliza a tela para conferir!

É iniciante no assunto? Veja os melhores tênis de corrida para garantir uma boa estreia nas provas!

Tênis com placa de carbono: para que serve?

Embora seja considerado um dos melhores calçados para correr, é comum que muitos ainda não conheçam o tênis com placa de carbono. Como você já deve imaginar, o grande diferencial deste modelo é a presença da placa de carbono. Ao contrário do que se pode pensar, ela é extremamente leve e ainda é cinco vezes mais resistente do que o aço. Na prática, isso permite que o tênis com placa de carbono ofereça uma série de benefícios para os usuários.

"Por ser firme, a placa de carbono estabiliza o tornozelo e diminui a fadiga nos pés e panturrilha. Com isso, é possível aumentar a resistência do atleta", revela a especialista.

Diferente do que acontece em outros modelos, a placa absorve o impacto da passada e o devolve como forma de energia, impulsionando o movimento. Isso significa que o calçado usa o próprio peso do corredor como uma espécie de mola propulsora.

Quanto mais rápida for a passada, maior será o impulso. Em sua grande maioria, essa função reduz em até 4% a energia gasta pelo corredor na corrida e aumenta na mesma proporção a sua velocidade média", conta Rafa.

Tênis com placa de carbono serve apenas para atletas profissionais: mito ou verdade?

Mito. Ainda que a tecnologia do tênis com placa de carbono possa ser melhor aproveitada por profissionais, nada impede que os atletas amadores a utilizem.

"A economia de energia oferecida pela placa de carbono é sentida por qualquer corredor. Com menos desgaste, o atleta corre mais sem sentir a fadiga", afirma Rafa.

Além disso, é importante lembrar que essa tecnologia é a responsável por fazer com o que o atleta tenha um bom desempenho sem lesões. Com isso, é possível garantir ainda que o corredor se recupere rapidamente para a próxima corrida.

"O investimento nesse tipo de caçado é realmente alto. Mas, se o corredor puder adquirir certamente valerá a pena", aconselha.

Não sabe por onde começar? Veja 5 opções de tênis com placa de carbono

Ficou interessado no modelo? Então, chegou a hora de conhecer as melhores opções de tênis com placa de carbono! Para selecioná-los, contamos com toda a experiência da Rafa - afinal, depois de centenas de provas, a corredora já é capaz de escolher o melhor calçado de olhos fechados.

Mas, lembre-se: os modelos abaixo são considerados "top's de linha". Sendo assim, eles pedem um investimento alto, mas garantem um bom desempenho nas pistas. Confira, a seguir, as recomendações da especialista.

1. Tênis Nike Unissex Corrida ZoomX Vaporfly NEXT%

Um dos queridinhos não só da especialista, como também de outros atletas tem nome: Nike ZoomX Vaporfly NEXT%. Embora seja conhecido pelo seu design ultra leve, o modelo é sinônimo de velocidade nas pistas.

A placa de carbono garante uma sensação de velocidade tão grande que, nos primeiros instantes, é difícil parar de correr. Outra características que faz desse tênis uma boa aposta para corrida são os cadarços por faixas laterais. Na prática, isso ajuda a reduzir o peso do tênis e alivia a pressão na parte superior dos tendões

Características desse tênis com placa de carbono:

  • O seu cabedal é feito em material VaporWeave, o que permite mais ventilação, conforto e segurança para o usuário
  • A sua espuma oferece maior amortecimento reativo, criando uma sensação de impulso e uma passada mais leve
  • Pode ser encontrado em diferentes cores, incluindo preto e branco
  • Possui uma ponta mais ampla que proporciona mais espaço e conforto para os pés

2. Tênis Nike Feminino Corrida Air Zoom Alphafly NEXT% Flyknit

Outro tênis com placa de carbono que vale a pena é o Alphafly Next %, da marca Nike. Diferente do modelo anterior, ele têm mais espuma do que o Vaporfly NEXT%, oferecendo maior proteção contra impactos e amortecimento. Por outro lado, a placa de carbono presente em todo o seu comprimento proporciona mais agilidade ao atleta.

Além disso, é importante destacar a sola desse calçado, que foi construída baseada nos dados de centenas de corredores. Com isso, a marca pode produzir um calçado que atendesse todas as necessidades da categoria.

Características desse tênis com placa de carbono:

  • Conta com duas plataformas de amortecimento que se combinam para impulsionar a corrida durante a maratona
  • É feito com a versão mais recente do FlyKnit, o AtomKit, que é um tecido vaporizado e alongado para mais leveza, respirabilidade e ergonomia
  • É considerado um calçado coringa, que pode ser usado em corridas de 5 a 10km, meia maratona e uma prova completa
  • De acordo com avaliações, ele é fácil de calçar e possui um ajuste ideal

3. Tênis Fila Corrida Racer Carbon

O Racer Carbon é classificado como um dos melhores tênis com placa de carbono do mercado. Pensando em garantir o melhor rendimento do atleta, o modelo da Fila traz uma placa exclusive e mais leve: a Speed Tech Carbon. Presente em toda a extensão da sola, ela é testada e aprovada por atletas profissionais.

Outro destaque desse calçado é o seu formato curvado, que alavanca a pisada e diminui o gasto de energia por passada. Por fim, a entressola, construída em EVA com menor densidade, permite mais leveza ao usuário.

Características desse tênis com placa de carbono:

  • Feito com tela respirável e áreas de reforço na região do meio-pé para maior estabilidade
  • Oferece o ajuste perfeito aos pés
  • Possui a gola e a lingueta ergonômicas, que envolvem os músculos e melhora o desempenho
  • Disponível em diferentes cores, incluindo preto e branco, laranja e preto e outros

4. Tênis Adidas Mens Adizero Adios Pro 2

Adidas Mens Adizero Adios Pro 2 economiza energia em longas distâncias (Foto: Divulgação/Adizero Adios Pro 2)

Em busca de um tênis com placa de carbono que te faça quebrar recordes? Então, pode investir no Adizero Adios Pro 2 sem medo. Com um amortecimento atrativo, ele traz duas camadas de espuma Lighstrike Pro, que permitem mais retorno de energia. O modelo ainda traz um cabedal confeccionado em poliéster ultraleve, inclusive parcialmente reciclado, que oferece mais flexibilidade, respirabilidade e suporte.

Acesse as principais ofertas para tênis Adidas Mens Adizero Adios Pro 2!

Características desse tênis com placa de carbono:

  • É um tênis confortável que economiza energia em longas distâncias - o que deve ser levado em consideração caso conforto seja imprescindível para você
  • Possui um cabedal com, pelo menos, 50% de material reciclado
  • Apresenta uma tecnologia exclusiva Energyrods na entressola que oferece uma rigidez regulada e leve
  • Não é um dos calçados mais baratos da nossa lista

5. Tênis Puma Deviate Nitro

Puma Deviate Nitro proporciona o máximo equilíbrio (Foto: Divulgação/Puma)

Partindo para a família Puma, o tênis Deviate Nitro é a aposta certa para garantir o máximo desempenho nas corridas. Além da placa de carbono que impulsiona o corpo do usuário, esse calçado ainda conta com a tecnologia avançada Nitro Foam, que proporciona o máximo equilíbrio.

O modelo ainda conta com resfriamento Cooladpat, que é uma tecnologia de resfriamento para manter a temperatura confortável durante a corrida. De acordo com a marca, esse tênis é ideal para corridas longas.

Confira os melhores valores para tênis Puma Deviate Nitro!

Características desse tênis com placa de carbono:

  • Possui um cabedal ajustável e respirável
  • É composto de borracha Pumagrip com alta durabilidade proporciona tração sobre toda superfície
  • Apresenta mais amortecimento e responsividade do que outros modelos da marca
  • Recomendado para corrigas curtas, médias e longas

6. Tênis New Balance Fuel Cell

New Balance Fuel Cell possui boa resposta impulsiva (Foto: Divulgação/New Balance)

Por último, mas não menos importante: o New Balance Fuel Cell. Projetado para atender provas de qualquer distância, ele combina um peso leve à rápida resposta de impulsão. O modelo ainda traz uma placa de carbono posicionada no meio de duas camadas de espuma, o que proporciona retorno de energia e flexibilidade. Por fim, o seu solado em borracha  permite uma tração maior no solo enquanto aumenta a durabilidade do tênis.

Fique por dentro dos melhores preços do tênis New Balance Fuel Cell!

Características desse tênis com placa de carbono:

  • É um tênis que oferece conforto, leveza e respirabilidade aos pés
  • Recomendado para corridas de qualquer distância
  • De acordo com avaliações, é um calçado com boa resposta impulsiva
  • Disponível em diferentes cores, incluindo roxo com detalhes em rosa e branco

O seu foco não é corrida? Então, veja alguns modelos de tênis esportivo que combinam com diferentes modalidades!