Vai começar uma atividade física? Saiba que escolher o tênis esportivo mais adequado é uma das partes mais importantes para evitar lesões ou incômodos durante a prática. Além da estética que agrada, também é preciso ficar de olho em outras características, como o tipo de pisada que o tênis é indicado, o material da sola e da entressola, recursos e tecnologias. Isso para que o seu treino seja o mais confortável e prazeroso possível para você.

Para te ajudar nessa busca, nós fizemos uma seleção, com a colaboração da influenciadora digital e maratonista Rafa Arlotta (@rafaarlotta), com 10 opções de tênis esportivos, sendo cinco masculinos e cinco femininos. Aqui, você vai encontrar modelos das marcas mais requisitadas do mercado: tênis esportivo Nike, Adidas, Fila, Puma e Vans. Também separamos opções de preços diversas para você escolher a que melhor se encaixa no seu bolso. Está pronto para escolher o seu tênis esportivo? Então, vem com a gente!

Tênis Esportivo Masculino: as 5 melhores opções

Para ir à academia, correr, caminhar ou se divertir: separamos as opções mais recomendadas de tênis esportivo para você escolher! (Foto: Shutterstock)

Encontrar um tênis esportivo masculino está longe de ser uma tarefa difícil. Mas, afinal, quais são as melhores opções? Para te auxiliar nessa escolha, separamos aqui embaixo os 5 modelos masculinos de tênis para malhar, correr e caminhar que mais se destacam no mercado. E, antes mesmo de conferir, dá só uma olhada no que Rafa acredita ser o essencial em um tênis esportivo:

"Ele deve ser, acima de tudo, confortável e estável, para que você se sinta bem executando qualquer tipo de atividade. Existem tênis que são híbridos, podendo ser utilizados para diferentes práticas esportivas. Porém, quando a atividade se torna muito específica, como por exemplo, corrida de longa distância, talvez um tênis que você utilize normalmente para caminhadas, musculação, ou até corridas curtas, não seja suficiente para proteger suas articulações contra o impacto".

1. Tênis Esportivo Nike Downshifter 11

Se você está começando a entrar no mundo dos esportes agora e está em busca de um tênis esportivo para atividades leves, esta opção da Nike é uma boa aposta. O Downshifter é um tênis esportivo de entrada ideal para corridas e caminhadas sem muito esforço. Ele tem espuma em EVA, que é bastante confortável, e boa ventilação para deixar os pés arejados durante a realização das atividades. Sabia que nós já testamos ele por aqui? Basta clicar nesse link para conferir o review do Downshifter 11!

Ah! E uma boa notícia é que ele também é indicado para uso casual. Pode usá-lo a vontade para sair! Do lado negativo, ele não é indicado para longos treinos e corridas, e também tem pouca tecnologia de amortecimento. Mas, se isso não for um problema para você, vale a pena conferir algumas ofertas abaixo.

Características do tênis esportivo Nike Downshifter 11

  • Modo de fechar: cadarço
  • Tipo de pisada: neutra
  • Material da entressola: espuma EVA
  • Indicado para treinos e caminhadas leves
  • Também é de uso casual

Veja 8 opções de tênis de caminhada masculino para comprar!

2. Tênis Esportivo Puma Flyer Runner

A Puma é uma das marcas favoritas quando o assunto é tênis esportivo. E essa fama não é à toa: o tênis Flyer Runner foi feito para você usar do treino para a rua, do esporte ao casual. Ele tem entressola em EVA para maior amortecimento e revestimento de borracha na parte da frente e no calcanhar. Superconfortável! Além disso, esse tênis esportivo tem a icônica listra da Puma nas laterais, que dá todo charme à peça.

Por fim, o seu modo de fechar é através do cadarço para que você possa ajustar como quiser. Apesar disso, ele não tem muitas tecnologias. Portanto, se você procura um tênis esportivo para treinos mais puxados, pode ser que não goste tanto desse.

Características do tênis esportivo Puma Flyer Runner

  • Modo de fechar: cadarço
  • Material da entressola: EVA
  • Tipo de pisada: não informado pelo fabricante
  • Indicado para treinos leves
  • Também é de uso casual

Procurando por mais conforto? Confira a nossa seleção com os 10 tênis mais confortáveis para homens!

3. Tênis Esportivo Adidas Runfalcon 2.0

O tênis esportivo Runfalcon da Adidas é uma opção com excelente custo-benefício. Ótimo para ser usado em treinos, caminhadas leves e atividades na academia, além de também ser indicado para uso casual. Outro ponto positivo é que você consegue encontrar esse modelo em várias cores para escolher a que melhor combina com você.

O seu cabedal é em mesh, que é um material que permite maior respirabilidade dos pés durante o uso do tênis esportivo. Ele também tem solado de borracha e entressola em EVA. São vários atributos interessantes por um baixo preço!

Características do tênis esportivo Adidas Runfalcon 2.0

  • Modo de fechar: cadarço
  • Material da entressola: EVA
  • Tipo de pisada: não informado pelo fabricante
  • Cabedal em mesh
  • Indicado para treinos leves e uso casual

Em busca de um tênis de corrida? Separamos 7 opções para você aqui!

4. Tênis Esportivo Nike Renew Ride 2

A sua prioridade é um por tênis esportivo que você possa usar para fazer as suas corridas e, ao mesmo tempo, para ficar o dia todo com eles nos pés? Se sim, você acabou de encontrar! O model Casual Renew da Nike foi feito para ser o seu calçado que vai te acompanhar tanto nas atividades físicas quanto no uso diário.

Ele possui espumas mais altas na entressola, oferecendo uma sensação muito mais macia e confortável o dia inteiro. O seu cabedal é em mesh, para maior respirabilidade e leveza, e ele tem borracha no calcanhar para estabilização. Dessa forma, evita que acidentes aconteçam durante o seu treino.

Características do tênis esportivo Nike Renew Ride 2

  • Modo de fechar: cadarço
  • Material da entressola: EVA
  • Tipo de pisada: não informado pelo fabricante
  • Cabedal em mesh
  • Indicado para corridas casuais e uso diário
  • Borracha no calcanhar

5. Tênis Esportivo Fila Recovery

O tênis esportivo Recovery da Fila é indicado para quem gosta de praticar corridas, dos treinos mais leves aos mais longos. A sua sola é toda feita no material Energized Rubber, que é uma tecnologia desenvolvida pela própria marca e oferece ao lançado maior maciez, amortecimento e uma ótima tração. Dessa forma, você ganha muito mais estabilidade durante as suas atividades favoritas!

Para ajustá-lo no seu pé, basta manusear os cadarços e amarrar como preferir. Esse tênis esportivo é indicado para pessoas que têm a pisada neutra - o tipo de pisada que começa com a parte externa do calcanhar e o pé gira levemente para dentro. Se esse é o seu tipo de pisada, então vale a pena ver alguns dos melhores preços desse modelo!

Características do tênis esportivo Fila Recovery

  • Modo de fechar: cadarço
  • Material da entressola: EVA
  • Tipo de pisada: neutra
  • Cabedal em mesh e materiais fusionados
  • Indicado para corridas
  • Sola com tecnologia Energized Rubber (maciez, amortecimento e tração)

Tênis Esportivo Feminino: os 5 tipos mais indicados

Modelos de calçados ou slip on, para academia ou para corrida: escolha o seu tênis esportivo feminino favorito aqui! (Foto: Shutterstock)

Mulheres que se exercitam sabem bem como um bom tênis pode ser o melhor aliado para uma prática mais dinâmica. Mas, e quando ele combina com os looks? Melhor ainda, né? Pensando em tudo, separamos aqui embaixo os modelos de tênis esportivo feminino que entregam boa qualidade, conforto e um design bem interessante. Desliza a tela só pra conferir!

"Um tênis não deve nem estar muito justo e nem muito folgado. Ele deve estar ajustado ao pé, mas dando espaço para os inchaços (naturais) que ocorrerão durante a prática esportiva. Considerando um tênis de corrida, por exemplo, na maioria das vezes recomenda-se comprar um par de tênis com uma numeração acima do que costuma usar, não só por conta do inchaço, mas também por conta da movimentação e posição do pé durante a corrida", explica Rafa.

1. Tênis Esportivo Nike Revolution 5

O Nike Revolution 5 é um tênis esportivo indicado para todas as mulheres que querem correr com muito conforto por aí. Ideal para corridas leves ou extensas, ele é todo feito em material knit, que é reconhecido por trazer mais leveza ao calçado e permitir que seus pés respirem durante o uso.

Dessa forma, evita que ocorram bolhas e também odores desagradáveis. E se você não gosta de chamar muita atenção nos pés, vai curtir saber que o seu design é mais minimalista se comparado com outros modelos da marca. Legal, né?

Características do tênis esportivo Nike Revolution 5

  • Modo de fechar: cadarço
  • Uso: corrida
  • Tipo de pisada: não informado pelo fabricante
  • Material Knit: mais leve e respirável

Gostou deste modelo? Confira a nossa análise completa sobre o Nike Revolution 5.

2. Tênis Esportivo Fila Recovery Feminino

É conforto que você procura? Então, dá uma olhada neste tênis esportivo da Fila! O modelo Recovery é o calçado ideal para quem quer correr muito por aí, mas sem abrir mão do máximo conforto. Ele tem a sola inteira feito no material Energized Rubber, uma tecnologia exclusiva da marca que entrega um produto com muito mais maciez, amortecimento e boa tração.

Além disso, o seu cabedal é uma mistura de Mesh e materiais fusionados que dão excelente suporte ao pé. Isso tudo sem falar no seu design que é superdiferenciado e muda qualquer visual!

Características do tênis esportivo Fila Recovery Feminino

  • Modo de fechar: cadarço
  • Uso: corrida
  • Tipo de pisada: não informado pelo fabricante
  • Material da entressola: EVA
  • Sola em Energized Rubber (maciez, amortecimento e tração)
  • Cabedal em Mesh e materiais fusionados

3. Tênis Esportivo Vans UltraRange Rapidweld

Quando o assunto é tênis esportivo, pode ser que a marca Vans não seja muito lembrada, mas a verdade é que existem, sim, tênis que podem ser usados na prática de esportes. O UltraRange Rapidweld, por exemplo, foi criado para suprir as necessidades dos surfistas que precisavam de um tênis que fosse confortável o suficiente para viagens muito longas.

Por isso, ele tem uma entressola que foi pensada para oferecer máximo conforto; tecido sem costura para reduzir o peso e um design básico para ser usado onde você quiser.

Características do tênis esportivo Vans UltraRange Rapidweld

  • Modo de fechar: cadarço
  • Uso: esporte ou causal
  • Tipo de pisada: não informado pelo fabricante
  • Material da entressola: UltraCush Lite
  • Cabedal sintético
  • Tecido em camurça

Confira 8 opções de tênis feminino para caminhada!

4. Tênis Esportivo Nike Metcon 6

Com o tênis esportivo Nike Meton 6, você não precisa se preocupar com o suor e odores desagradáveis. Isso porque, segundo a marca, esse é o modelo mais ventilado da linha. Ele tem uma tela leve que reveste todo o calçado e garante a ventilação do ar e os pés mais frescos, mesmo em treinos mais intensos. Ótima notícia, né?

Além disso, ele também tem boa estabilidade e durabilidade. É um modelo, no entanto, indicado para quem tem a pisada neutra, que são as pessoas que pisam com a parte externa do calcanhar.

Características do tênis esportivo Nike Metcon 6

  • Modo de fechar: cadarço
  • Uso: esporte
  • Tipo de pisada: neutra
  • Boa estabilidade e durabilidade
  • Muito respirável

5. Tênis Esportivo Fila Trend

O tênis Trend da Fila é o único modelo da nossa lista de melhores opções de tênis esportivo que é Slip On, ou seja, ele não tem cadarço. O seu modo de fechar é muito simples: basta enfiar o pé e ajustar o elástico que fica na parte superior do jeito que fique mais confortável para você. Outros pontos bem bacanas são o seu visual: muito mais moderno, adiciona um toque de estilo ao seu look esportivo. Além do elástico na parte superior, ele também tem um reforço de espuma para garantir mais estabilidade durante as atividades, evitando qualquer acidente.

Características do tênis esportivo Fila Trend

  • Modo de fechar: slip on
  • Uso: academia
  • Tipo de pisada: não informado pelo fabricante
  • Visual moderno
  • Elástico no dorso do pé

Procurando por um tênis prático? Confira o nosso artigo com as melhores opções de tênis sem cadarço!