Você decidiu que vai correr sua primeira maratona - e já até se desafiou a fazer grandes percursos (o famoso "longão") algumas vezes durante os treinos para simular o grande dia. Mas, ainda falta um aliado indispensável: o tênis de corrida específico para a prova. Específico, não: perfeito! Afinal, tudo precisa ser impecável na sua estreia, né? Pois então, aproveite: nós convidamos uma especialista no assunto para te ajudar a encontrar o par de tênis ideal para a competição!

Com bastante experiência em maratonas, Rafa Arlotta (@rafaarlotta) já completou mais de 100 provas de diferentes distâncias e é corredora há 8 anos. Aqui no artigo, ela vai indicar quais modelos são os mais recomendados para a primeira maratona. Além disso, claro, Rafa vai compartilhar conselhos valiosos sobre como encontrar o tênis de corrida ideal - tudo com base no que aprendeu ao longo dos treinos e competições. Aproveite para tirar suas dúvidas, confere só!

Falando em treinos, o que é melhor: correr na esteira ou na rua? Entenda os benefícios de cada corrida

Como escolher um tênis para correr a primeira maratona?

O tênis de corrida para a primeira maratona deve ser específico para longas distâncias (Foto: Reprodução/Shutterstock)

Na hora de escolher um tênis para sua primeira maratona, a primeira dica (na verdade, um pré-requisito) é optar por um tênis próprio para corridas de longas distâncias. A partir daí, a boa notícia, segundo Rafa, é que existem diversas opções adequadas para essa modalidade no mercado. Mas, atenção: é preciso analisar bem o seu corpo e as suas preferências antes da compra, ok?

"A escolha certa passa por questões físicas do atleta (como peso, altura, pisada, etc.) e seu estilo de corrida (caso ele priorize conforto ou esteja buscando performance, por exemplo)", destaca a corredora.

Por isso, não deixe de se informar nas fichas técnicas de cada modelo de tênis de corrida que você vem procurando. Além de garantir que ele seja projetado para correr distâncias maiores, é importante ficar de olho em detalhes como tipo de tecido, amortecimento, solado, entressola e outros.

Precisa de ajuda para saber como considerar seu peso, altura e pisada na hora da compra? Veja nosso guia com dicas para escolher o melhor tênis de corrida!

Um tênis de corrida com placa de carbono vale a pena?

Ainda na dúvida se deve optar pelo tênis de corrida com placa de carbono? A gente te explica (Foto: Shutterstock/Reprodução)

E por falar em entressola, vale a pena se atentar a essa parte do tênis - afinal, é nela que as placas de carbono são inseridas. Essa é uma tecnologia que você provavelmente já ouviu falar, certo? Mas, pode ser que ainda não tenha ideia do quanto ela tem potencial de turbinar um tênis de corrida para a primeira maratona.

"Sem dúvidas, a melhor tecnologia hoje é a aplicada nos tênis de placa de carbono. Além de ganho de performance, a placa possibilita economia de energia (ou seja, você correndo por mais tempo sem sentir a fadiga), ponto importantíssimo para quem vai correr uma maratona", reforça Rafa.

Portanto, se o seu objetivo na prova é chegar entre os primeiros, essa é a melhor escolha! Uma vez que a placa de carbono absorve o impacto da passada e devolve em forma de energia, você consegue ter um desempenho superior no dia da maratona. Legal, né?

Por sinal, que tal saber mais sobre a trajetória da Rafa com o esporte? Veja essa matéria aqui!

Tênis de corrida com bom amortecimento ou tênis reto: qual é melhor para maratonas?

O tênis com bom amortecimento é a melhor opção para correr a primeira maratona (Foto: Shutterstock/Reprodução)

Agora, uma dúvida clássica pode estar na sua cabeça: um bom tênis de corrida para maratona deve ser reto e leve ou robusto e com bom amortecimento? Falando em provas, especificamente, Rafa afirma por experiência própria: é melhor dar preferência a modelos de tênis de corrida com bons amortecedores. Pode parecer que não, mas os tênis retos tendem a deixar a desejar em provas que causam tanto impacto no corpo.

“Apesar dos tênis mais retos serem mais leves - o que teoricamente seria melhor para quem vai ficar muitas horas correndo -, o amortecimento ainda é a melhor escolha para quem vai correr uma maratona, pois serão muitos quilômetros sustentando o impacto da corrida”, detalha a especialista.

Quer opções? Rafa indica 5 melhores tênis de corrida para a primeira maratona

E então, quer conhecer alguns modelos de tênis para corrida que serão seus melhores aliados na primeira maratona? Para selecioná-los, pedimos a ajuda especial da Rafa - afinal, depois de centenas de provas, a corredora já traz uma boa bagagem no assunto.

Os modelos aqui embaixo são numa pegada mais premium - ou seja, pedem um investimento alto, mas entregam ótimo desempenho. Confira só as indicações da especialista:

1. Tênis Nike Vaporfly Next %

Um dos queridinhos da corredora é o Nike ZoomX Vaporfly NEXT%. Ele é ideal para quem busca um tênis com design mais leve, mas sem perder em velocidade (especialmente no dia da prova). A sensação de mais rapidez é tão intensa que, nos primeiros usos, fica até difícil parar de correr. Nesse modelo, que é uma ótima pedida de tênis de corrida para uma primeira maratona, o amortecimento é reativo e o conforto é a palavra de ordem.

Por que é uma boa pedida?

  • A parte superior do Vaporfly Next % é confeccionado em material VaporWeave, uma tela estruturada que é bem leve e ventilada, garantindo um ajuste mais seguro e confortável nos pés;
  • Os cadarços desse modelo passam por faixas laterais que, segundo a Nike, eliminam a necessidade de uma faixa no arco do pé. Isso ajuda a reduzir o peso do tênis e, de quebra, pode aliviar a pressão na parte superior dos tendões;
  • A espuma do Nike ZoomX (uma placa de fibra de carbono), presente no Vaporfly Next %, oferece o maior amortecimento reativo do Nike Running até agora, de acordo com a marca. Isso significa que ela cria uma sensação de impulso e entrega uma passada suave.

2. Tênis Nike Alphafly Next %

Outra opção de tênis de corrida para a primeira maratona é o Alphafly Next %, da mesma família Nike Zoom X que o modelo anterior. E então, quais são as diferenças? Segundo a marca, o Alphafly NEXT% têm mais espuma do que o Vaporfly NEXT%, oferecendo maior proteção contra impactos e amortecimento.

Ah, e uma curiosidade: a sola do Alphafly foi criada pela Nike com base em dados de centenas de corredores! Com as informações dos atletas, a marca se dedicou a construir o design do tênis com diferentes ângulos de tração instalados onde são mais necessários.

Por que é uma boa pedida?

  • Conta com duas unidades Buscapé Air no antepé que se combinam para impulsionar a corrida durante a maratona. Lembrando que o Buscapé Air é a plataforma de amortecimento mais rápida e sensível aos movimentos já criada pela Nike;
  • O Alphafly Next % é confeccionado na versão mais recente do FlyKnit, o AtomKnit. Ele é um tecido vaporizado e alongado, que ajuda a proporcionar ajuste leve e mais ergonomia, tudo com absorção mínima de água e melhor respirabilidade;
  • Na prática, este é um tênis que pode ser usado para uma corrida de 5km ou 10km, para uma meia maratona ou uma prova completa.

3. Tênis Asics Metaspeed Sky

Agora, entrando no universo da Asics, o tênis Metaspeed Sky é conhecido por seu desempenho superior nas corridas, especialmente em maratonas. Segundo a marca, o modelo conta com uma espuma energética (Flytefoam Blast Turbo) na entressola e uma placa propulsora em carbono que permite mais economia de energia mantendo, simultaneamente, o ritmo nas últimas etapas da corrida.

Se quiser garantir o seu, veja aqui as melhores ofertas para o tênis Asics Metaspeed Sky!

Por que é uma boa pedida?

  • Usuários classificam o Metaspeed Sky como um tênis extremamente leve - até mais leve que o Adios Pro, que será citado aqui embaixo. Segundo comentários, apenas o Vaporfly Next% é mais leve que o modelo da Asics;
  • A sola do Metaspeed Sky usa tecnologia ASICSGRIP, um tipo de borracha macia e flexível que se mantém estável em todos os tipos de superfícies, garantindo boa tração na corrida.

4. Tênis Asics Metaspeed Edge

Ainda na família Metaspeed da Asics, o tênis Edge é um dos favoritos de maratonistas dentro e fora do Brasil. Para saber qual opção é melhor para você, tenha em mente que o Metaspeed Sky é mais adequado para corredores que, ao acelerar o ritmo, preferem dar passadas mais largas sem aumentar tanto a cadência. Já o Metaspeed Edge é mais adequado para corredores que, ao acelerarem, aumentam a cadência mantendo as passadas mais curtas.

Quer dar uma olhada em valores? Clique aqui e veja algumas ofertas do tênis Asics Metaspeed Edge!

Por que é uma boa pedida?

  • Garante uma sensação rápida a cada passada, tudo por causa da espuma energética da entressola FF BLAST e da placa de carbono propulsora. Segundo a marca, eles ajudam a conservar mais energia enquanto controlam o ritmo e aumentam a velocidade na corrida;
  • Sua estrutura de entressola é mais baixa e leve, por isso, é o modelo ideal para transições mais eficientes e melhor controle de ritmo durante as passadas.

5. Tênis Adidas Adizero Adios Pro 2

O Adizero Adios Pro 2 é classificado pela Adidas como um tênis de corrida feito para quebrar recordes. Ótimo para estrear nas maratonas em grande estilo, né? Ele conta com um amortecimento pra lá de interessante com duas camadas de espuma Lighstrike Pro, para mais retorno de energia, além de um cabedal confeccionado em poliéster ultraleve (inclusive, parcialmente reciclado!) que foi pensado em oferecer velocidade, flexibilidade, respirabilidade e suporte direcionado.

Já clica aqui para conferir as melhores ofertas e garantir o seu Adidas Adizero Adios Pro 2!

Por que é uma boa pedida?

  • Embora o Adios Pro 2 não tenha a maior propulsão de todos os modelos, ele é mais confortável e economiza energia em longas distâncias - o que deve ser levado em consideração caso conforto seja imprescindível para você;
  • A configuração exclusiva Energyrods na entressola desse tênis de corrida oferece uma rigidez regulada e leve. Tudo para uma transição mais anatômica, garantindo que não haja muita perda de energia durante as provas.

Dica final: teste o seu tênis de corrida antes da maratona

Agora que você já conheceu os melhores modelos de tênis de corrida para realizar sua primeira prova de longa distância, aproveite a dica final: nada de usar o calçado pela primeira vez logo no dia da maratona, viu? O teste do tênis de corrida - e de tudo que será feito/usado no dia da competição - deve ser feito com antecedência, garantindo que haja tempo para ajustes finos.

"Tudo que for usar na sua prova deve ser testado antes, nos treinos. Não experimente nada novo no dia da prova. Essa dica vale tanto para suplementação, quanto para equipamentos (roupas, tênis, meias, tudo)", aconselha Rafa.

Sendo assim, aproveite os dias de treino pré-maratona para experimentar tudo que você deseja fazer no dia da prova. Assim, a prática levará à perfeição em todos os sentidos!

Para sua primeira maratona, é preciso ir além do tênis ideal - por isso, não deixe de ver nosso artigo com tudo que você precisa ter para a prova!