"Por que os BBBs estão usando relógio?". Essa é a dúvida que vem agitando a web desde que os participantes apareceram usando um smartwatch no programa ao vivo da última terça-feira (25). Os confinados surpreenderam o público por estarem utilizando o acessório, algo que era proibido até então. Nesta quarta-feira (26), o diretor do reality Boninho deu mais detalhes sobre a novidade e revelou que se trata de um dispositivo para monitorar a saúde dos jogadores do BBB 22, como batimentos cardíacos e qualidade do sono.

Em contato com a assessoria da Samsung, descobrimos que o relógio utilizado pelos participantes é o Galaxy Watch 4, modelo premium da marca e que está à venda no Brasil. Mas se você ainda não conhece os smartwatches ou não sabe para que esses dispositivos servem, a gente te explica todos os detalhes a seguir. Veja também quais são os melhores modelos para comprar em 2022.

Participantes do BBB apareceram usando smartwatch da Samsung e causaram dúvidas nos telespectadores (Foto: Divulgação/Samsung)

Curte o reality show da Globo? Saiba tudo que tem na cozinha do BBB!

Por que os participantes do BBB estão usando relógio?

A dúvida sobre os relógios dos participantes do Big Brother Brasil 22 começou a surgir na web na última terça-feira (25), quando os confinados passaram a usar o acessório. Até então, eles não De acordo com dados do Google Trends, nas últimas 24 horas, houve um aumento de interesse para a pergunta "Por que os BBBs estão de relógio?" e para os termos "relógio BBB" e "relógio BBB 22".

Além disso, a novidade também gerou diversos comentários por parte dos telespectadores, que se surpreenderam com o acessório usado pelos brothers.

A dúvida, no entanto, só foi esclarecida nesta quarta-feira (26) à tarde. O diretor da atração, Boninho, confirmou por meio de suas redes sociais que se trata de um novo acessório para ser usado pelos jogadores.

Como os participantes não podem receber informações do mundo externo, o smartwatch fica bloqueado, com a tela apagada. Assim, apenas a equipe do programa tem acesso aos dados coletados pelo dispositivo, como batimentos cardíacos e qualidade do sono.

No post publicado no Instagram, Boninho explica: "Esse é o relógio do BBB! Como nosso celular, é apenas para uso interno, bloqueado. Ele não tem nenhuma conexão, é bloqueado. Como ficamos felizes e confiantes com o uso do celular, partimos para esse novo dispositivo. Ele fica apagado para eles o tempo todo. Mas a gente monitora para o nosso game, tempo que dormiu, coração e outras medições pra gente brincar de olhar eles ainda mais".

Entretanto, o diretor não esclareceu ainda se esses dados serão utilizados apenas para o uso interno ou se o público poderá visualizar de alguma forma.

Vale lembrar que os participantes têm acesso a um smartphone compartilhado que pode ser usado para registrar os momentos da casa. Assim, o público pode ver fotos e vídeos gravados pelos próprios confinados. No entanto, o aparelho utiliza um software personalizado que bloqueia recursos tradicionais do nosso dia a dia, como acesso a internet.

Galaxy Watch 4 é um smartwatch da Samsung que monitora a saúde do usuário (Foto: Divulgação/Samsung) 

Qual o relógio do BBB 22?

O diretor do programa já satisfez a curiosidade do público sobre o acessório, mas nós fomos atrás de descobrir qual é o modelo utilizado pelos participantes. Em contato com a assessoria da Samsung, confirmamos que o famoso relógio do BBB 22 é o Galaxy Watch 4. Esse é o smartwatch mais avançado da marca e que chegou ao Brasil em setembro de 2021.

A assessoria também revelou que a empresa cedeu os smartwatches ao programa para monitorar os participantes. No entanto, apenas a equipe do BBB 22 tem acesso a esses dados.

"A Samsung cedeu os smartwatches Galaxy Watch4 para a Globo utilizar no programa. O aparelho usado é apenas para monitoramento físico dos participantes. E, como pode ser visto por todos no PPV e no Globoplay, os participantes não têm acesso a nenhuma informação através do aparelho que, assim como o celular do Feed, tem suas funções desabilitadas", explica a nota da Samsung.

O Galaxy Watch 4 é um relógio inteligente que oferece diversos recursos para monitoramento da saúde, como medição da pressão arterial, dos batimentos cardíacos, bioimpedância, análise de sono, monitoramento do ciclo menstrual, entre outros.

Além disso, para quem pratica atividades físicas, o aparelho permite acompanhar diversos exercícios diferentes. O smartwatch também também possibilita receber e interagir com notificações do celular, atender chamadas e até mesmo baixar aplicativos.

Abaixo, confira as melhores ofertas para o Galaxy Watch 4. O modelo pode ser encontrado em versões com diferentes tamanhos e conectividade. Para conhecer mais detalhes do relógio da Samsung, veja também este artigo com tudo sobre o Galaxy Watch 4.

Vale lembrar que a Samsung tem uma parceria antiga com o BBB. Na edição de 2021, a marca realizou uma ação para promover sua linha de celulares dobráveis, a família Galaxy Z. Na ocasião, Juliette ganhou a última prova do líder da temporada e levou um smartphone Galaxy Z Flip, da fabricante sul-coreana.

Quer montar uma academia igual à do BBB 22? Veja de onde são os aparelhos usados casa.

O que é um smartwatch?

Mas se você ainda não entendeu muito bem o que é um smartwatch e quais são os seus recursos, a gente te explica. Trata-se de um relógio inteligente que, além de mostrar as horas, pode se conectar com o smartphone e exibir diversos tipos de informações.

A maioria dos modelos permite, por exemplo, ver e interagir com as notificações do celular, acompanhar diversos tipos de atividades físicas e monitorar a saúde do usuário. Além disso, alguns produtos estão disponíveis em versões com conexão LTE, que oferece acesso à internet de forma independente do smartphone, desde que seja contratado um plano com a operadora.

Vale ressaltar que os smartwatches se diferenciam das smartbands justamente por serem mais completos e apresentarem uma variedade maior de recursos. Além disso, as pulseiras são mais dependentes do smartphone e precisam estar o tempo todo conectadas ao celular.

Galaxy Watch 4 é um dos smartwatches da Samsung à venda no Brasil (Foto: Divulgação/Samsung)

Aqui no Brasil, é possível encontrar modelos de smartwatches de diferentes marcas à venda. A Samsung, por exemplo, possui a linha Active, mais voltada para quem pratica atividades físicas, e a família premium, que inclui o Galaxy Watch 4, modelo usado pelos brothers. Já a Apple tem o famoso Apple Watch, que oferece variedade de recursos e apresenta ótima integração com o iPhone.

A Xiaomi, por sua vez, é conhecida pelos smartwatches mais baratos com bateria de longa duração da linha Amazfit. Há ainda as fabricantes chinesas, que fazem modelos visualmente semelhantes aos relógios caros, mas com funções bem mais simples.

A seguir, selecionamos alguns artigos sobre smartwatches que vão te ajudar a escolher o melhor modelo para você.

Melhores ofertas de smartwatches

Se você gostou do relógio do BBB e quer comprar um smartwatch para você, confira a seguir algumas das melhores ofertas disponíveis aqui no site: