Se você ainda não sabe para que serve e o que é uma TV box, você chegou ao lugar certo! Esse aparelho nada mais é que um dispositivo que, ao ser conectado à TV, possibilita o acesso a diversos recursos da internet, como serviços de streaming, aplicativos e jogos. Por isso, se você tem uma TV comum e não quer gastar dinheiro em uma nova, investir numa TV box é uma solução com bom custo-benefício para transformá-la em um modelo smart.

Quer saber melhor como funciona a TV box? Continue lendo, pois vamos responder algumas dúvidas comuns, como “TV box e IPTV são a mesma coisa?” e outras. Daremos ainda, algumas dicas de como escolher um modelo para comprar e quais são as melhores TV box de 2021 disponíveis no mercado.

Quer saber mais sobre produtos que transformam a TV em smart? A gente explica a diferença entre TV box e Chromecast.

TV box é um aparelho que transforma a TV convencional em smart TV (Foto: Shutterstock)

TV box: como funciona e o que é

Ainda não sabe o que é TV box? Bom, se você quer assistir a um filme na Netflix ou curtir uns vídeos no YouTube, mas tem uma TV comum, os seus problemas podem ser resolvidos com uma TV box. Quer entender para que serve a TV box? Ela transforma qualquer TV em uma smart através da conexão à internet. Grandes marcas como Xiaomi, Apple e Google já exploram este mercado e oferecem aparelhos de alta qualidade, sendo possível encontrar tanto modelos mais em conta quanto mais salgados. Marcas menos conhecidas também oferecem opções mais em conta e mais básicas, para quem tem um orçamento mais apertado.

Mas como funciona a TV box? De forma geral, dá para comparar o funcionamento desta caixinha com o de um computador, ou notebook, já que ele conta com processador interno e memória RAM para rodar os aplicativos (você pode até baixar alguns jogos). A diferença é que, no caso da TV box, o monitor é a TV. Assim como no caso dos computadores, a qualidade do processador e a quantidade de memória RAM vão determinar o desempenho do aparelho. Por isso, preste bastante atenção às especificações.

Além disso, vale ficar ligado também na resolução máxima da TV box, visto que é possível encontrar modelos que rodam vídeos em 4K e outros em Full HD. Mas lembre-se que, para transmitir conteúdos em ultra definição, por exemplo, é preciso que a televisão aceite esta resolução, do contrário a TV box vai reproduzir o máximo que a TV aceitar.

Confira alguns aplicativos que você pode baixar na sua TV box além da Netflix e Globoplay.

TV box e IPTV são a mesma coisa?

Não, eles não são a mesma coisa. Apesar de muitas pessoas confundirem, os dois são diferentes. A Internet Protocol Television, ou IPTV, é um tipo de TV a cabo que chega ao usuário através do IP do computador e permite assistir a diversos canais abertos ou fechados. A diferença para as TVs a cabo convencionais é que, em vez de vir por satélite e cabos, como estamos habituados, o sinal da IPTV vem pela internet.

Por mais que existam vantagens nesse tipo de TV, como um leque amplo de canais com alta definição e a possibilidade de armazenar conteúdo para assistir quando quiser, é preciso ficar ligado, já que alguns serviços de IPTV estão sujeitos à pirataria. Mas também existem serviços legais, viu? Para ter acesso a uma IPTV, sua televisão precisa ter conexão com a internet e, se ela não for smart, a TV box é uma boa forma de acessar esse tipo de serviço.

Quer saber mais sobre o IPTV? Entenda como funciona e quais são os perigos desse serviço.

A Apple TV 4K é uma das melhores TV box do ano (Foto: Shutterstock)

Como escolher uma TV box

Agora que você já sabe o que é TV box, está na hora de escolher um modelo ideal para você. Mas, antes de tudo, você precisa conferir se a sua TV tem, pelo menos, uma entrada HDMI. Mas, fique tranquilo! Mesmo os modelos mais antigos, como as de tubo, conseguem se conectar a uma TV Box, já que contam com saídas áudio e vídeo. Para garantir que o aparelho seja compatível com a sua televisão, fique atento ao tipo de conexão disponível na TV box na hora de comprar.

Leve em consideração a resolução da TV box (4K, Full HD ou HD)

Se a TV que você tem em casa for um modelo Full HD, tenha ciência de que mesmo com uma TV box 4K, ela só irá alcançar resolução Full HD. Ou seja, a escolha da resolução depende da qualidade de imagem da sua televisão. Se a resolução Ultra HD é o que você está procurando, fique por dentro dos melhores modelos de TV box 4K de 2021.

Será que ainda vale a pena comprar TV Full HD? Venha descobrir!

TV box Android, FireOS e outros: escolha um bom sistema operacional

Assim como as smart TVs e os smartphones possuem sistemas operacionais diferentes, as TVs boxes também variam de acordo com a marca fabricante. A Mi TV Stick e a Mi Box S, ambas da Xiaomi, por exemplo, chegam com sistema Android TV. Enquanto a Fire TV Stick, da Amazon, tem o sistema operacional exclusivo FireOS. Mas o que muda na prática? Essa variação significa que alguns aparelhos têm mais aplicativos e interface mais convidativa do que outros.

É importante lembrar que o FireOS não conta com Globoplay e HBO Max. Por isso, se você está buscando uma TV box com o objetivo de assistir essas plataformas de streaming, melhor ficar atento para não comprar errado. Ainda existem outras opções disponíveis, como a Apple TV, que vem com sistema iOS e pode ser uma boa escolha para os fãs da marca da maçã.

Curtiu a ideia de ter o sistema Android na sua TV? Confira a lista de melhor TV box Android em 2021.

Melhor TV box 2021: qual comprar?

Mas afinal, qual a melhor TV box 2021 disponível no mercado? Com tantas marcas e modelos disponíveis, fica difícil escolher, não é mesmo? Por isso, preparamos um artigo detalhando as funções, sistemas e recursos para você escolher com calma a opção ideal para você. Confira os melhores modelos de TV box 2021.

E confira também alguns reviews que podem te ajudar na hora de escolher a sua TV box.

Quer usar a TV box para assistir TV a cabo? Veja como colocar canais fechados no aparelho.

Leia mais sobre