Você provavelmente já conhece o Chromecast e sabe que ele é uma ótima opção para transformar TVs não smart em smart e facilitar o espelhamento do celular na tela grande. Não é novidade que esse dispositivo é ideal para quem quer assistir séries e filmes em plataformas de streaming, mas você sabia que o aparelho Chromecast tem várias outras funções muito interessantes - e menos conhecidas?

Se você já tem um Chromecast, ou pensa em comprar um, e quer saber tudo que ele pode fazer para deixar seu dia a dia mais prático e conectado, essa matéria é para você! Confira, a seguir, 7 funções que o Chromecast tem e talvez você ainda não conheça.

Confira funções do Chromecast que não são tão conhecidas (Foto: Shutterstock)

1. Assista lives na tela da TV

Se você tem um aparelho Chromecast, provalemente já usa o dispositivo para assistir programas em streaming na televisão, né? Mas sabia que você também pode assistir lives na tela grande? Esse tipo de conteúdo está cada vez mais popular e, seja pelo Facebook Watch ou pelo Youtube, você consegue espelhar as suas lives na TV usando o Chromecast.

2. Aproveite o Google apresentações

Essa função é muito interessante para ambientes de trabalho. Se você usa o Google Apresentações, você não precisa apresentar aquele projeto na telinha pequena do computador. Com um Chromecast, basta transmitir o conteúdo para apresentá-lo na TV. Para fazer isso, clique em Apresentar, selecione Apresentar em outra tela e escolha o aparelho Chromecast.

Aproveite para conferir como configurar o seu aparelho Chromecast.

3. Use a TV para jogar no celular

Se você curte jogar no celular, pode usar a tela da TV para curtir seus jogos favoritos. Não são todos, mas alguns jogos mobile são compatíveis com Chromecast. Nesses casos, você só precisa transmitir o jogo para o aparelho e usar o celular como controle para jogar.

4. Veja fotos e vídeos do celular na TV

Você é apaixonado por fotografas ou filmar os momentos importantes da vida? Então, vai gostar de saber que é possível mostrar fotos e vídeos do seu celular para a família na tela da TV usando um Chromecast. O processo é bem simples: é só abrir as imagens no Google Fotos pelo seu celular e tocar no ícone do Google Cast para transmitir para o aparelho.

O Chromecast permite usar a TV para jogar no celular (Foto: Shutterstock)

5. Transmita a câmera do Android em tempo real

Outra função para apaixonados por fotos que o aparelho Chromecast pode fazer é transmitir a câmera do celular em tempo real. Essa função funciona apenas em smartphones Android, mas é bem legal! Para isso, é só transmitir a tela do celular para o Chromecast e, em seguida, abrir a câmera.

6. Use o modo visitante

Se você está fazendo uma festinha ou reunião em casa, mas não quer dar a senha do Wi-Fi para todo mundo, seus visitantes ainda podem controlar o que é exibido na TV com aparelho Chromecast. Para isso, é só colocar o dispositivo em modo visitante e todos com um aplicativo compatível com Google Cast em um raio de 7 metros poderão transmitir conteúdos para a TV.

O dispositivo não está conectando no Wi-Fi? A gente conta como resolver o problema e conectar o Chromecast ao Wi-Fi.

7. Crie um painel pessoal para se organizar

O Chromecast também pode ajudar na organização pessoal. Para isso, você só precisa baixar o app Dashboard Cast no seu celular. O aplicativo pode ser sincronizado com a Google Agenda e, com ela, criar um painel pessoal com sua agenda do dia, bloco de notas, previsão do tempo, relógio e outros widgets que você queira incluir no painel. É ideal para quem tem o dia cheio e quer usar uma tela grande para se organizar melhor.

Confira as melhores ofertas para o Chromecast:

Quer conferir mais aparelhos para transformar sua TV em smart? Confira nossa lista!