Para quem está na dúvida entre Fire TV Stick 4K ou Chromecast 4, nós preparamos um artigo completinho com o comparativo entre essas TV boxes 4K. Os dois aparelhos transformam sua TV em smart e contam com boas funcionalidades. Ah, e vale ressaltar que ambos os aparelhos contam com resolução 4K!

Diferente das versões anteriores, o Chromecast 4 - ou Chromecast 4K, como também é chamado - não depende do celular para funcionar. Assim como o Fire TV Stick 4K, ele conta com sistema operacional: enquanto o aparelho da Amazon dispõe do FireOS, a TV box do Google traz o sistema Google TV. Agora, o Chromecast também é uma TV box, assim como o aparelho da marca da Alexa. Confira, a seguir, o comparativo para decidir entre Fire TV Stick 4K ou Chromecast 4 para a sua casa!

Procurando uma TV box? Confira as melhores opções TV box 4K, que oferecem navegação mais fluida e acesso aos seus apps favoritos.

O Chromecast 4K conta com controle remoto com botões de atalho para Netflix e Youtube, além de acesso rápido ao Google Assistente (Foto: Shutterstock)

Design

O Fire TV Stick 4K é muito semelhante aos aparelhos anteriores da família. Ele é retangular e lembra um pendrive, com 9,9cm de comprimento, 3cm de largura e 1,4cm de espessura. O  dispositivo é bem compacto e é discreto na parte traseira da TV. Por outro lado, o Chromecast 4 lembra bastante o modelo anterior, o Chromecast 3. Entretanto, ele é um pouco maior. Ainda assim, pode ficar super discreto na parte traseira da TV.

O Amazon Fire TV Stick 4K ainda tem a vantagem de usar um extensor que o acompanha  para o caso da entrada HDMI da sua TV ser próxima à parede. O Chromecast 4K também conta com cabo em silicone para plugá-lo na entrada HDMI da televisão - até mesmo nas TVs presas à parede. Além disso, o novo Chromecast vem na cor branca.

O dispositivo da Amazon também vem com controle remoto prático e funcional, que conta com botão dedicado para dar comandos de voz à Alexa. Além disso, ainda dispõe de botões de atalho para Netflix, Prime Video, Disney+ e Amazon Music. Com ele, você pode acessar  aplicativos e conteúdos do seu Fire TV Stick 4K sem precisar do celular. E, assim como o dispositivo da Amazon, o Chromecast 4 também vem com controle remoto. Ele permite controlar o aparelho com mais facilidade e dispensa o uso do smartphone. O controle remoto do Chromecast Google TV também dispõe de botões de atalho para a Netflix e Youtube, além de acesso rápido ao Google Assistente.

Ou seja, no quesito design, temos um empate. Os dois dispositivos são compactos, discretos e vêm com controle remoto.

Quer conhecer melhor o Google Chromecast 4K? Confira nosso review completo do TV box que conta com imagem de qualidade e sistema operacional intuitivo!

Imagem

O Fire Stick 4K conta com resolução 4K, que garante imagens com boa qualidade e detalhamento. Além disso, é importante destacar que a TV box da Amazon também é compatível com HDR, HDR 10, HDR10+ e HLG. Os recursos ajudam na melhora dos níveis de brilho e contraste. Vale destacar que até as cenas mais escuras têm seu resultado melhorado. O Amazon Fire TV Stick 4K ainda conta com a tecnologia Dolby Vision, que ajuda mais ainda na transmissão de imagens com alta qualidade.

Em dúvida entre Realme TV Stick vs Mi TV Stick Xiaomi? Comparamos as duas opções de TV box com sistema operacional do Google para te ajudar a encontrar a melhor para você!

Ao contrário das versões antigas, que chegavam apenas ao Full HD, o Chromecast 4K é uma TV box com resolução 4K. O aparelho do Google ainda conta com suporte ao formato HDR, assim como seu concorrente. Se você gosta de assistir a filmes e séries com ótima qualidade de imagem, o formato vai ajudar a contribuir para imagens com mais qualidade e riqueza de detalhes.

Apesar de serem duas TV boxes com suporte a 4K a resuloção só será aproveitada caso sua TV também seja compatível. Caso contrário, a resolução máxima do aparelho será a mesma da televisão.

Conheça mais da Fire TV Stick 4K, TV box da Amazon que vem com imagem e som de qualidade, por preço acessível, e descubra se esse é o aparelho ideal para você!

O Fire TV Stick 4K conta com tecnologia de áudio Dolby Atmos para experiência imersiva de som (Foto: Shutterstock)

Áudio

Em termos de áudio, vale dizer que o Fire TV Stick 4K conta com áudio Dolby Atmos. O recurso, que entrega som surround imersivo, é mais do que suficiente para ajudar você a montar seu cinema em casa. É possível usar os volumes altos do TV box da Amazon com ótima qualidade de áudio sem problemas.

Sobre o Chromecast 4K, é importante dizer que as versões anteriores não contavam com nenhum aprimorador de áudio. A nova versão, entretanto, conta com Dolby Audio, que entrega áudio de alta qualidade, sem distorções, e bem envolvente. Por isso, mais uma vez as duas TV boxes ficam praticamente empatadas nesse critério.

Quer saber se vale a pena apostar na Mi TV Stick, a TV box Xiaomi que vem com Chromecast integrado? Então, confira o nosso review completo e veja nossas principais impressões.

Sistema operacional

Outro bom ponto de se analisar é o sistema operacional de cada um dos TV boxes 4K. O utilizado pelo Fire TV Stick 4K é o Fire OS, que é desenvolvido pela própria Amazon. Ainda mais fluido, rápido e intuitivo, ele conta com navegabilidade muito simples. O único problema desse sistema operacional é que ele não é compatível com Globoplay. Por isso, se o streaming da Globo é indispensável para você, é importante levar isso em conta.

Enquanto isso, o Chromecast 4K conta com o novo Google TV. O sucessor da Android TV promete trazer uma experiência bem mais fácil na hora de pesquisar e consumir conteúdos. Conta com interface mais fluida e pesquisa mais fácil, além de rodar sem travamentos. Por ter Google Play Store, ele é compatível com uma grande variedade de aplicativos e plataformas de streaming - incluindo a Globoplay.

Se você busca uma TV box de entrada, confira a comparação entre TV Box Aquário e TV box MXQ e descubra qual modelo básico é melhor para você!

Conectividade

Tanto Fire TV Stick 4K quanto Chromecast 4 têm ótima conectividade. Ambos os aparelhos têm conexão com redes Wi-Fi e aceitam redes 2,4 e 5GHz. Vale ressaltar que o dispositivo da Amazon pode usar extensor HDMI no caso de algum problema com a conexão Wi-Fi. O aparelho Google, entretanto, precisa dela para funcionar.

Como não é necessário usar um smartphone para instalar o Fire Stick 4K, é importante dizer que o dispositivo não conta com conexão Bluetooth. Não que faça alguma falta, já que é possível transmitir seus conteúdos para a TV box sem precisar deste tipo de conexão. De outro lado, o Chromecast 4K precisa do Bluetooth, de qual dispõe, apenas para a configuração inicial.

Ambos os aparelhos são ligados à TV por entrada HDMI. A diferença é que as entradas para ligar cabo de energia são micro USB, para o Fire TV Stick 4K, e USB-C para o Chromecast Google TV. As TV boxes de Amazon e Google também são compatíveis com a maior parte de aplicativos. Incluem-se os principais streaming, como Netflix, Prime Video e Disney+. O único destaque negativo para o Fire TV Stick fica pela ausência do Globoplay, como já falamos.

Está com problemas para o GloboPlay carregar na smart TV? Confira cinco motivos para o aplicativo não rodar no seu televisor e como resolver o problema.

Desempenho

Para começar a usar o Fire TV Stick, basta conectá-lo a uma entrada HDMI da sua TV e ligá-lo a uma tomada ou porta USB da TV. Toda a configuração é feita pelo controle remoto e não é necessário usar o smartphone. Aliás, é possível usá-lo para fazer login nos aplicativos, se você quiser.

A TV box da Amazon tem em seu controle remoto um botão dedicado para Alexa, então é possível dar comandos de voz diretamente por ele. Porém, se você tem em casa algum aparelho da linha Echo, pode controlar o Fire TV Stick 4K sem mesmo usar o controle.

Enquanto isso, o Chromecast 4K pode ter sua configuração feita diretamente pelo app Google Home em seu smartphone ou tablet. É possível, assim, agilizar o processo e ainda, se seu dispositivo for Android, usar configurações da sua conta Google. Esse passo pode ajudar a pular algumas etapas na hora de fazer login em aplicativos. Também não é necessário um celular para configurar o seu Chromecast 4 - basta usar diretamente o controle remoto. Vale dizer que o aparelho dispõe de Google Assistente para quem quer usar o TV box via comandos de voz.

Depois de configurados, as TV boxes funcionam com seus sistemas operacionais bastante potentes. Tanto FireOS quanto Google TV dão conta do recado e garantem não ter nenhum travamento - como retratado acima.

Se você não conhece a função do Aptoide TV, confira nosso artigo e conheça alternativas mais seguras para substituir o serviço.

Custo-benefício: Fire TV Stick 4K ou Chromecast 4?

Tanto Fire TV Stick 4K quanto Chromecast 4K são boas TV boxes com resolução 4K do mercado. Com qualidade incrível de imagem e som, ambos são compatíveis com inúmeros aplicativos de streaming e contam com recursos interessantes, como suporte a HDR e recursos Dolby.

Sendo encontradas a partir de valores por volta de R$ 390, os dois modelos contam com as assistentes de voz das marcas - Alexa e Google Assistente - integradas. Por isso, se você procura um aparelho com bom custo-benefício para transformar sua TV em smart, tanto Fire TV Stick 4K ou Chromecast 4K podem ser ótimos.

Ainda que sejam bastante equivalentes, a presença de Dolby Atmos no Fire TV Stick 4K e a conexão do Chromecast 4K com as funcionalidades Google podem pesar na hora de escolher. Assim, vale analisar o que se planeja com o TV box antes de efetuar a compra.

Aproveite para conferir nosso vídeo com o comparativo entre as duas TV boxes

Leia mais sobreCasa+